sábado, 31 de maio de 2014

Imprensa nacional destaca “guerra” entre Agripino e a governadora Rosalba no DEM


Contra Rosalba Ciarlini, o peso da desaprovação superior a 70% e das condenações na Justiça Eleitoral. A favor, o fato de ser a única governadora do DEM no País. E é este argumento principalmente que a chefe do Executivo Estadual levará na reunião marcada do partido marcada para esta segunda-feira, com a tentativa de convencer a sigla de que ela ainda deve disputar a reeleição pelo Governo do Estado. E o presidente nacional democrata, José Agripino, ainda será acusado de afundar o partido se não quiser tal candidatura.
Pelo menos, é isso que aponta o site da Revista Época, em texto assinado pelo jornalista Murilo Ramos, mostrando que a disputa interna do DEM no Rio Grande do Norte ganhou o noticiário nacional. “Agripino quer evitar que Rosalba tente a reeleição. Na próxima reunião do DEM, dirá que a popularidade de Rosalba está no subsolo e que ela corre o risco de se tornar inelegível em razão de processos na Justiça Eleitoral”, escreveu o jornalista.
“Rosalba acusará Agripino de afundar o DEM, já que é ela a única governadora do partido. Rosalba dirá que Agripino quer ajudar o candidato do PMDB, Henrique Alves, a derrotá-la nas urnas”, acrescentou Murilo Ramos, ressaltando qual será, em resposta, a estratégia rosalbista.
Ao falar da condição de “guerra”, inclusive, Murilo Ramos relembra a relação próxima dos dois “principais nomes do DEM são seu presidente, senador Agripino Maia, e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, que ele ajudou a eleger. Agora, os dois estão em campos opostos”.

Políticos e curiosos lotam novo aeroporto de Natal em seu primeiro dia de operação


Com 20 minutos de antecedência e sob um céu de brigadeiro, pousou às 9h20m deste sábado a primeira aeronave a tocar a pista do novo aeroporto internacional Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante. Foi uma aeronave da TAM Linhas Aéreas, prefixo JJ3306, procedente de São Paulo, com escala em Brasília.
A bordo, um dos primeiros passageiros a desembarcar foi o auditor de contas internas da Secretaria da Fazenda, Severino Marques de Oliveira, 72 anos, natural de São Gonçalo, há 54 anos radicado na capital federal. “Sou natural da terrinha (São Gonçalo), mas sou um candango também e estou numa felicidade danada de estar aqui”, disse Severino, tratado com uma espécie de celebridade. Candango é a expressão usada para definir as pessoas de várias partes do país que ajudaram a construir Brasília nos tempos do ex-presidente JK.
Mas o auditor não estava sozinho entre as “celebridades”. A poucos metros de onde ele estava, do saguão principal, a governadora Rosalba Ciarlini; a ex-governadora Wilma de Faria, atual vice-prefeita de Natal, e o presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves dividiam o mesmo espaço, primeiro a alguma distância regulamentar e depois praticamente ombro com ombro tendo a separá-los apenas o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado

Em apenas cinco meses, 741 assassinatos são registrados no Rio Grande do Norte


O Rio Grande do Norte chegou ao último dia do mês de maio com uma marca nada animadora. De acordo com o Conselho Estadual de Direitos Humanos (CEDH), 741 pessoas já foram mortas no RN apenas nos cinco primeiros meses do ano.
A média é de 4,9 pessoas assassinadas todos os dias, ou 148,2 por mês. As estatísticas apresentadas pela CEDH apontam a Grande Natal com a maior quantidade de ocorrências, com 441, com a capital potiguar disparada na liderança, com 244 homicídios. Em seguida vem Parnamirim, com 66, São Gonçalo do Amarante, com 32, Macaíba, com 30, Ceará Mirim, com 19 e Extremoz, com 15. Em relação por índice para cada 100 mil habitantes, São José do Mipibu apresenta o maior resultado, com 56,68, seguido de perto por Extremoz, que tem 56,23.
Os números traduzem bem o atual momento da segurança no Estado. No início da semana, o Mapa da Violência 2014 divulgado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), apontou o Rio Grande do Norte como o Estado com o maior percentual de crescimento nos casos de homicídios entre os anos de 2002 e 2012 no Brasil, com um aumento de 272%.
Esse crescimento registrado no território potiguar foi bem superior do que a média nacional, de 2,1%, e do que a média do Nordeste, de 73,5%. Segundo a pesquisa, em 2002 foram contabilizados 301 homicídios, enquanto em 2012 foram 1121 assassinatos.

“Sustentar candidatura de Rosalba Ciarlini é um desgaste politico para o DEM”, garante cientista

“Para o DEM sustentar a candidatura de Rosalba representaria um desgaste político a mais. É claro que isso cria uma cisão interna no interior do partido. Tem aí claramente uma ala agripinista e outra rosalbista. Nesse processo, eu vejo que o projeto politico pessoal do senador tem peso importante. Acho que a prioridade é garantir, desde já, a reeleição dele em 2018. Acho que o projeto é sustentado por isso, a reeleição, o que lhe daria mais oito anos de mandato no Senado, e provavelmente seria o coroamento da trajetória política e garantiria reeleição do seu filho Felipe Maia Já na eleição de 2014″, analisa.
Segundo Spinelli, este projeto de Agripino coincidiria, por sua vez, de certa forma, com a proposta do PMDB, particularmente dos primos Henrique Eduardo Alves e Garibaldi Filho, de viabilizar a eleição de Henrique para o governo do Estado, e garantir, também, a reeleição de Garibaldi em 2018 ao Senado, além de alavancar candidaturas dos herdeiros agora já em 2014, dos deputados e vereadores do partido e da família em particular.
“É uma composição que vislumbra o seguinte: 2018, se Wilma for eleita, o que não é certo, porque ela vai enfrentar uma candidatura bastante competitiva, da deputada Fátima, uma candidata que vai disputar com ela voto a voto, mas Wilma, em sendo eleita, daria apenas continuidade ao mandato, não seria candidata em 2018. Com isso, o espaço estaria aberto para apresentar as candiaturas de Agripino e Garibaldi o Senado. Portanto, vejo aí a estratégia política de duas familias, tradicionais na história política do Estado, e com isso elabora um caminho para se preservar no poder, e garantir a sucessão hereditária, o lugar dos herdeiros”, analisou.