quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Confirmado vice, Beto Albuquerque promete defender legado de Campos

Em entrevista no início da manhã desta quarta-feira, Beto Albuquerque (PSB) falou sobre o desafio de assumir a candidatura à vice-presidência na chapa de Marina Silva após a morte de Eduardo Campos e confirmou que Pedro Simon (PMDB) deve substituí-lo na busca por uma vaga no Senado.

— Fui um dos responsáveis nos últimos dois anos para que ele (Eduardo Campos) fosse candidato à presidência. Não poderia agora me furtar de ser candidato a vice-presidente. Também significa um reforço na aliança nacional o fato de ter um gaúcho na chapa majoritária — disse.

Nesta quinta-feira, Simon deve ser confirmado como candidato da coligação (PMDB, PSD, PPS, PSB, PHS, PT do B, PSL e PSDC) em uma reunião com José Ivo Sartori (PMDB), que concorre a governador. Senador há 27 anos, Simon planejava aposentar-se.

— Nada mais do que justo que essa vaga que hoje disputo no Senado fique com o PMDB. O senador Pedro Simon é um grande nome — frisou.

PSD de Bom Jesus anuncia apoio a Henrique Alves


A pré-candidatura ao governo do deputado federal Henrique Alves (PMDB) recebeu nesta terça-feira (19) o apoio do grupo formado pelo PSD do município de Bom Jesus, no Agreste potiguar. O apoio foi confirmado durante encontro onde o presidente do partido vereador Clécio Azevedo, junto com os vereadores Zezé Vilela e Cida de Chagas anunciaram a decisão. O candidato a governador Henrique Alves recepcionou o grupo em seu apartamento, em Natal.

Apoio da Prefeitura fortalece o atletismo em Santa Cruz


Com incentivos da Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, o atletismo no município vem crescendo cada vez mais. O Poder Público municipal não tem medido esforços para incentivar a prática de várias modalidades esportivas, disponibilizando estrutura para treinos e também contribuindo para a participação de atletas santa-cruzenses em várias competições.

Com o apoio, os bons resultados já começaram a surgir. Recentemente, atletas de Santa Cruz participaram de uma competição em Natal-RN e o bom desempenho nas provas permitiu que todos conquistassem o índice para disputar o Campeonato Norte/Nordeste de Atletismo que será disputado também na capital potiguar no final deste mês de agosto.

Com os incentivos da Prefeitura de Santa Cruz o atletismo vem ganhando cada dia mais destaque e medalhas, como explica o professor, graduando em Educação Física, Carlos Cipriano: ”Com o apoio da Prefeitura, os atletas se sentem motivados, sabendo que vão treinar, terão o transporte e o apoio para participarem das competições, e isso tem proporcionado levar mais atletas a participar de competições importantes”, afirmou Carlos Cipriano.

Além do professor Carlos Cipriano, os atletas também são acompanhados pelo professor Fábio José, graduando em Educação Física.

Confira os resultados obtidos pelos atletas de Santa Cruz na competição realizada nos dias 09 e 10 de agosto em Natal:

Feminino

Mariana Alícia – 1º lugar nos 100 e 200 metros
Alessandra da Silva – 2º lugar nos 100 e 4º nos 200 metros
Fabiana da silva – 1º lugar no lançamento de dardo
Fabiana da silva – 2º lugar em arremesso de peso

Masculino

Pedro Henrique – 1º lugar nos 200 e 3º nos 100 metros
Eduardo Rodrigues – 3º lugar nos 800 metros e 7º lugar nos 200
Ivison Leandro 1º lugar em arremesso de peso e 4º lançamento de dardo

Analistas apontam os pontos fracos dos presidenciáveis Aécio, Dilma e Marina

Na arena de batalha das campanhas eleitorais, os marqueteiros dirão que nem sempre a melhor defesa é o ataque. Cada vez mais, também é importante blindar os pontos fracos dos candidatos.
No dia da oficialização da candidatura de Marina Silva à Presidência pelo PSB, em substituição a Eduardo Campos, que morreu em um acidente aéreo na semana passada, a BBC Brasil ouviu especialistas para apontar as maiores fraquezas dos três presidenciáveis mais bem colocados pelas pesquisas de intenção de votos – e o impacto que elas podem ter nas urnas. Confira.
Dilma Rousseff
Idade: 66 anos
Formação: Economista
Partido: PT (Partido dos Trabalhadores)
Cargos ocupados: presidente (atual); ministra da Casa Civil, ministra de Minas e Energia
Candidata à reeleição, Dilma Rousseff tenta sobrepor uma imagem de gestora eficiente à dos escândalos de corrupção que acometeram os últimos 12 anos do governo Partido dos Trabalhadores (PT).
Para o cientista político Ricardo Ismael, da PUC-Rio, Dilma apresenta “cansaço eleitoral” e seu maior desafio é propor uma “mudança, mas com continuidade”.
“Os desgastes relacionados ao tempo em que seu partido está no poder constituem, sem sombra de dúvida, um ponto fraco na candidatura de Dilma”, concorda Antonio Carlos Mazzeo, cientista político da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Marília.
O cientista político e sociólogo Paulo Baía, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), acredita que Dilma tem pouca empatia junto a uma classe média urbana que cobra “essência das instituições” e cujas insatisfações não foram “correspondidas”.
“Os escândalos ocorridos durante o governo PT ‘colaram’ na imagem da candidata. É difícil para ela se desvencilhar disso”, diz.
Fora do plano político, a economia é outro ponto que especialistas classificam como um dos pontos fracos na plataforma de Dilma.
“A economia não tem tido o mesmo desempenho do que na época de Lula e a inflação começa a pesar mais fortemente no bolso dos consumidores, sobretudo os mais pobres”, diz Ismael, da PUC-Rio.
Os especialistas ressaltam, contudo, que Dilma ainda tem grande capital eleitoral em regiões mais pobres do Brasil devido às políticas de transferência de renda implementadas durante o governo petista, como o Bolsa Família.
Além disso, tem a seu favor bons índices de aprovação. Segundo última pesquisa do Datafolha, 38% dos brasileiros avaliam o governo de Dilma como “bom” ou “ótimo”.
Aécio Neves
Idade: 54 anos
Formação: Economista
Partido: PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira)
Cargos ocupados: senador (atual), governador de Minas Gerais, deputado federal
Principal adversário de Dilma na corrida presidencial, o ex-governador de Minas Gerais e candidato do PSDB à Presidência ainda tem dificuldades de se firmar como uma alternativa à candidata do PT.
Para Mazzeo, da Unesp de Marília, “as recentes denúncias envolvendo Aécio Neves tiveram um impacto fortemente negativo na campanha do tucano, uma vez que minaram o ‘projeto moralizante’ que ele propunha para o Brasil, em relação a Dilma”.
Em julho, o jornal Folha de São Paulo publicou reportagem mostrando que o governo de Minas construiu um aeroporto em um terreno pertencente ao tio de Aécio.
Mazzeo acrescenta que, além de faltar “carisma” ao candidato do PSDB, o próprio partido sofre de um problema “estrutural”: “O PSDB não apresenta nenhuma proposta econômica profundamente diferente da do PT”, diz o cientista político.
Para Ismael, da PUC-Rio, o principal ponto fraco do tucano é “sua dificuldade de falar com eleitores mais pobres, especialmente os do Nordeste”.
“O maior desafio de Aécio é tentar mostrar que suas propostas para estimular o crescimento da economia não vão sacrificar as conquistas sociais obtidas ao longo do governo petista”, argumenta.
Já para Baía, da UFRJ, o tucano, apesar de ter sido governador de Minas Gerais durante oito anos, não “é um líder nacional testado”.
“Aécio ainda não conseguiu obter projeção nacional a partir de seus feitos como líder mineiro”, avalia.
Segundo Baía, essa lacuna é observada inclusive em São Paulo, tradicional celeiro da política tucana.
“Aécio precisou escolher um vice-presidente de São Paulo (Aloysio Nunes) para tentar ganhar eleitores no estado mais rico do Brasil e tradicionalmente simpático ao projeto político do PSDB”, acrescenta.
Marina Silva
Idade: 56 anos
Formação: Historiadora
Partido: PSB (Partido Socialista Brasileiro)
Cargos ocupados: senadora, ministra do Meio Ambiente, deputada estadual, vereadora
Despontando nas pesquisas de intenção de voto desde a morte do então candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, Marina Silva enfrenta o desafio de unir as fileiras do partido em torno de sua candidatura, de acordo com os especialistas.
Para Mazzeo, da Unesp de Marília, a candidata do PSB não “tem o apoio de todo o partido”.
“Marina não pertence à estrutura do PSB e só foi lançada candidata por causa de uma costura feita pelo grupo hegemônico da legenda. O nome dela nunca foi consenso e isso pode lhe causar problemas”, acredita.
Outro ponto fraco da candidata, dizem eles, está na falta de uma plataforma ampla e clara que mostre sua visão sobre os vários problemas do país.
Na avaliação de Ismael, da PUC-Rio, “Marina precisa mostrar aos eleitores que tem um programa de governo que não se restringe à questão ambiental”.
“Ela capitaliza um eleitorado de maior renda e escolaridade que já está cansado da alternância no poder do PT e do PSDB. Mas ainda mantém uma visão muito monotemática. Ela não é mais uma candidata do Partido Verde (PV) à Presidência, mas sim de uma coligação”, afirma o cientista político.
Ismael lembra, contudo, que a escolha de nomes como o dos economistas André Lara Resende (um dos pais do real) e Eduardo Giannetti para compor a equipe econômica da candidata agradam ao mercado e beneficiam sua proposta política.
Para Baía, da UFRJ, a fraqueza de Marina seria “a falta de experiência como gestora”.
“Marina é um nome conhecido por todo o país desde as eleições de 2010. Já foi senadora e ministra. Mas lhe falta no currículo uma experiência direta com o povo”, argumenta.
Baía não acredita, no entanto, que a aproximação de Marina com alas religiosas mais conservadoras possa interferir negativamente em sua candidatura.
“Não acho que o fato de ela ser evangélica tenha influenciado em suas decisões como senadora ou ministra. Além disso, as demais candidaturas têm os mesmos compromissos religiosos que ela”, conclui.

Seis motoristas são presos em blitz da operação Lei Seca


Seis condutores foram presos em nova blitz da operação Lei Seca durante a madrugada desta quarta-feira, 20, na avenida Engenheiro Roberto Freire, na zona Sul de Natal. A Polícia Militar e o Detran também autuaram administrativamente 19 motoristas. Ao todo, foram realizados 382 testes de bafômetros. A barreira foi montada de 0h às 3h30. 

De acordo com o soldado Márcio Alexandre, que participou da operação, uma mulher foi detida por dirigir sob efeito de álcool e desacatar os policiais, além de resistir à prisão. Ela se apresentou como servidora pública da Prefeitura de Parnamirim e teria ameaçado a equipe da PM. 

Esta foi a segunda blitz da Lei Seca que contou com o apoio da Delegacia Móvel de Polícia Civil. Um delegado e outros dez policiais auxiliaram o trabalho na operação.

Chacina deixa três mortos e uma mulher ferida dentro de residência em Nova Cruz


Por volta das 22h da noite desta terça-feira (19) um triplo homicídio ocorreu na rua São Pedro, Nova Cruz. A Polícia Militar do 8°BPM foi acionada e uma guarnição chegou em poucos minutos até a residência onde a chacina aconteceu.
De acordo com informações repassadas para a reportagem do pela PM, dois elementos invadiram a residência em que os três homens estavam e efetuaram vários disparos de arma de fogo. Dois homens morreram na hora e outras duas pessoas da casa ficaram gravemente feridas. Um terceiro homem não aguentou até a chegada de uma equipe da SAMU e morreu. Uma menor de 16 anos, de identidade preservada, também estava na casa e levou um tiro na cabeça. Ela foi levada as pressas para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurge, em Natal.
As vítimas foram identificadas como Marcos da Silva Coelho de 28 anos, Fernando Cícero da Silva de 25 anos e Sebastião Cordeiro, 24 anos. Cícero da Silva era o dono da residência onde aconteceu o crime.
A Polícia Militar já sabe que o que motivou o crime foi um acertos de contas. A PM ainda informou que os suspeitos de serem os autores da chacina foram elementos conhecidos na cidade. Ambos já haviam sido presos no mês passado quando tentaram matar um dos homens mortos ontem, dentro do Mercado Público de Nova Cruz, em um dia bastante movimentado de feira. Na ocasião, após serem presos, foram liberados e no dia seguinte fizeram outra tentativa de homicídio contra o mesmo desafeto, dessa vez na rua Frei Serafim de Catânea, em frente ao Supermercado RedeMais.
Até o fechamento desta matéria a adolescente gravemente ferida durante a chacina ainda estava em estado grave.
Até então, Nova Cruz havia registrado apenas dois homicídios no ano de 2014, número que agora saltou para cinco com as mortes desta terça.

Propaganda na TV começa com as fórmulas já conhecidas


Os marqueteiros dos principais candidatos ao governo do Estado recorreram às fórmulas já conhecidas, misturando cenas de campanha com depoimentos de populares e vídeos clipes das musicas das campanhas, para o primeiro dia da propaganda eleitoral na televisão. O horário é dividido com os candidatos à Câmara Federal e ao Senado. 

No primeiro caso, os programas são a mesma sucessão de candidatos que mal têm tempo de dizerem nome, numero e uma frase sobre o que pretendem fazer com um mandato de deputado federal. No segundo, até pela importância do cargo em disputa e pelo peso eleitoral, é possível ver e ouvir um pouco mais dos candidatos ao Senado. 

Ministério das Cidades libera R$ 340 milhões para obras em três municípios

Contratos assinados pelo Ministério das Cidades liberam recursos na ordem de R$ 340 milhões para investimentos nos municípios de Natal, Parnamirim e Mossoró. A solenidade de assinatura ocorreu hoje, às 11h, na Superintendência da Caixa Econômica Federal, em Natal.

Estavam presentes no evento o Ministro de Cidades, Gilberto Occhi, da Previdência, Garibaldi Alves, o superintende regional da Caixa, Roberto Linhares, e os prefeitos de Natal, Carlos Eduardo, de Parnamirim, Maurício Marques e de Mossoró, Francisco José Junior.

A maior parte dos recursos se destinam a elaboração de projetos para saneamento e esgotamento das cidades. No caso, para Parnamirim e Mossoró, serão destinados, aproximadamente, R$ 198,7 milhões – R$ 11 milhões para Mossoró, e R$ 187,7 milhões para Parnamirim. Para a capital do Estado, serão recursos na ordem de R$ 135 milhões, que além de saneamento e esgotamento, prevê também a reestruturação de dois bairros da Zona Norte, Nossa Senhora da Apresentação e Lagoa Azul, com a pavimentação, drenagem e construção de equipamentos sociais (escolas, posto de saúde e pontos de coleta seletiva).

Mais um motorista de ônibus é baleado durante tentativa de assalto na Grande Natal


Um motorista de ônibus de uma empresa de turismo foi baleado no abdômen, na noite desta terça-feira (19), durante uma tentativa de assalto na BR 101, em Goianinha. O veículo viajava com um grupo de comerciantes, tendo saído de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco, para Fortaleza, no Ceará.
Ao passar pela BR 101, em Goianinha, criminosos em um veículo se aproximaram e começaram a tentar interceptar o ônibus. Eles chegaram a atirar para que o motorista parasse. No entanto, um segurança que estava dentro do ônibus reagiu e começou a atirar contra o carro dos assaltantes.
Na troca de tiros, o motorista Carlos Benedito Argolo de Souza, de 52 anos, acabou sendo baleado no abdômen. Em seguida, os bandidos fugiram. O motorista baleado foi socorrido e levado ao Hospital Walfredo Gurgel, onde passou por cirurgia e está em recuperação.

Prefeitura e TJRN realizam com sucesso Programa Justiça e Escola em Santa Cruz


A Prefeitura de Santa Cruz foi a principal parceira do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) na realização do programa Justiça e Escola na capital do Trairi.

O programa, que é desenvolvido pelo Núcleo de Programas e Projetos Socioambientais do TJRN, ofereceu aos cerca de 180 professores da rede municipal de ensino oficinas sobre temas variados que serão trabalhados posteriormente com os alunos, tais como: noções básicas sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, Código de Defesa do Consumidor, deveres e direitos básicos do cidadão, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), violência doméstica, drogas, bullying, entre outros.

Foram dois dias de oficina, quinta (14) e sexta-feira (15), na Escola Municipal Miguel Lula.


Na tarde/noite desta sexta-feira (15) aconteceu no Teatro Municipal de Candinha Bezerra a festa de encerramento do programa em Santa Cruz. O evento contou com a presença da coordenadora do Justiça e Escola, Desembargadora Maria Zeneide Bezerra, da Prefeita Fernanda Costa, equipe de formadores, professores e várias autoridades locais.

A Desembargadora Maria Zeneide destacou o esforço da Prefeita Fernanda Costa para trazer o programa para Santa Cruz:“Resolvemos trazer para Santa Cruz pela insistência da Prefeita, e a gente vê que quando os prefeitos insistem é porque eles querem realmente mudar a sua terra, a sua gente e, principalmente, os seus estudantes”.

A Prefeita Fernanda Costa falou a felicidade de receber o Justiça e Escola em Santa Cruz e destacou o legado do programa.“Hoje é um dia em que estou muito feliz, de poder estar vivenciando esse momento como gestora do município e trazendo um programa que resgata, que coloca em pauta assuntos que os nossos educadores já trabalham no dia-a-dia. Acho que esses dois dias fizeram com que houvesse um momento de parada, de reflexão, para que a gente possa realmente intensificar, aplicar isso junto aos nossos alunos, no intuito principal da gestão que é formar verdadeiros cidadãos”, disse Fernanda Costa.

O encerramento do Justiça e Escola nesta sexta-feira (15) contou também com uma apresentação especial de alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) intitulada: “O Contador de Histórias”.