quarta-feira, 11 de maio de 2016

Sem negociação com Ebserh, servidores de hospitais universitários ameaçam greve no RN


Profissionais de saúde que atuam nos hospitais universitários Onofre Lopes e Januário Cicco em Natal, e Ana Bezerra, em Santa Cruz, realizam ato de paralisação até esta quarta-feira (11), com indicativo de greve por tempo indeterminado. Os serviços básicos de saúde foram reduzidos, com exceção de urgências e emergências.

De acordo com o Sindicato Estadual dos Trabalhadores de Empresas Públicas de Serviços Hospitalares do RN (Sindserh), a paralisação é em decorrência do posicionamento da EBSERH em cancelar as reuniões do Acordo Coletivo de Trabalho sem previsão para retorno ou apresentação das respostas das cláusulas financeiras e pelo descumprimento dos acordos anteriores.

Um dos pontos destacados é o regime de trabalho dos servidores que seguem õ regime celetista de contratação pela Ebserh. “O Sindserh-RN sempre irá se posicionar ao lado dos trabalhadores, entendemos que não importa se o regime é Celetista ou RJU, prezamos pelo bom convívio e pelo desenvolvimento das relações interpessoais dentro e fora das unidades de trabalho. A segregação de trabalhadores não nos interessa, é necessário levantar a bandeira de união e valorização dos trabalhadores”, afirmou comunicado da coordenação do sindicato.

Os pontos reivindicados também estão 30 horas para todos os cargos, cumprimento da jornada 12×36, pagamento de horas extras, entre outros.

O que são as pedaladas fiscais, que podem selar o impeachment de Dilma hoje


Manobras no orçamento do governo, a expressão “pedaladas fiscais” começou a ser usada por veículos de comunicação para se referir à prática de um governante atrasar pagamentos de contas.
No caso da presidente Dilma Rousseff, trata-se de atrasos nos repasses do Tesouro Nacional para bancos públicos (Caixa Econômica, Banco do Brasil e BNDES) que financiam políticas públicas como o Bolsa Família e o Plano Safra.
As pedaladas são uma das fundamentações técnicas do pedido de impeachment, assinado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal. Para eles, houve intenção de aliviar a situação fiscal do governo, em uma espécie de “maquiagem fiscal”.
Isso acontece porque apesar de o gasto social ter de fato acontecido, ele não saiu dos cofres do governo, mas sim dos bancos públicos. Ao deixar de transferir o dinheiro para eles, o Executivo federal apresentava despesas menores do que as reais, o que dava uma impressão irreal para o mercado financeiro de que as contas estavam em dia.

Em dia de votação, Dilma prefere fazer caminhada à tradicional pedalada matinal


Poucas horas da abertura da sessão que votará a admissibilidade do processo de impeachment no Senado, a presidente da República, Dilma Rousseff, desistiu de fazer o seu passeio de bicicleta matinal, como de costume, e optou por caminhar a pé no bosque do Palácio da Alvorada. Dilma estava acompanhada apenas pelo chefe de sua segurança e um outro auxiliar. Nenhum ministro ou assessor especial de Dilma chegaram ao Alvorada até agora. Na manhã desta quarta-feira, 11, a presidente Dilma deverá ir ao Palácio do Planalto para reunião com todos os seus ministros, que foram convocados na terça à noite. Na ocasião, a presidente deve aproveitar para, mais uma vez, defender o seu mandato e reafirmar que está sendo injustiçada e vítima de um golpe. 

O encontro deve ocorrer às 10 horas. A sessão no Senado que votará o processo de impedimento da presidente terá início às 9 horas. O presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), estima que a sessão termine por volta das 22 horas desta quarta-feira. Pelo calendário proposto por Renan, a sessão terá três blocos: o primeiro começa às 9 horas e vai até o meio-dia; depois, a sessão é retomada às 13 horas e segue até 18 horas; por último, retorna às 19 horas para concluir os debates e dar início à votação, que será aberta e deverá ser realizada por meio do painel eletrônico do plenário.

Prefeita Fernanda Costa visita serviço de pavimentação asfáltica e ressalta seus benefícios



Na tarde desta terça-feira ((10), a Prefeita Fernanda Costa, acompanhada do Secretário de Transportes e Obras Públicas, Francisco Nogueira, fez uma visita às ruas que estão recebendo a pavimentação asfáltica. O trabalho já contemplou a Rua Augusto Severo e já foi iniciado na Padre João Jerônimo. As ruas Theodorio Bezerra, Aluízio Bezerra e a Coronel Ivo Furtado também estarão asfaltadas, conforme previsão da empresa. Esta etapa contemplará todo o percurso da procissão de Santa Rita, por isso foi denominado de “Caminho da Santa”.

Fernanda Costa ressaltou a rapidez com que a obra é executada, a satisfação de vê-la evoluindo rapidamente e aproveitou para destacar os seus benefícios. “Uma obra de grande importância, uma obra que vem a ajudar na mobilidade urbana, na valorização das casas, do nosso centro comercial. Nós estamos caminhando para reorganizar, para melhorar a estrutura e a organização turística da nossa cidade, bem como, dar uma qualidade melhor aos motoristas, aos pedestres da nossa cidade e cumprindo mais um compromisso feito durante a campanha eleitoral”, ressaltou.

A expectativa da Prefeitura de Santa Cruz é, ainda neste primeiro semestre, asfaltar ruas do bairro Paraíso, inclusive o acesso a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além do acesso ao Hospital Regional Aluízio Bezerra, no Conjunto Cônego Monte.


Gilcelly Adriano rompe com a situação, lança pré-candidatura a prefeita e atropela projeto antigo da oposição.


Na noite desta terça feira (10), a vereadora Gilcelly Adriano (PR), usou a tribuna da Câmara Municipal de Santa Cruz, para anunciar oficialmente o seu rompimento com a base governista, que tem como líderes o Deputado Estadual Tomba Farias e a sua esposa a prefeita Dra.Fernanda Costa.

Foi faltando apenas 2 meses para o início das eleições do pleito de 2016 que a vereadora passou a entender o pedido da população por mudança, a mesma comungou do mesmo entendimento de Tomba e Fernanda durante 3 anos e 5 meses de mandato.