quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Janot pede ao STF afastamento de Cunha do mandato


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu hoje (16) ao Supremo Tribunal Federal (STF) o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) do mandato. Para Janot, Cunha está utilizando seu cargo para intimidar parlamentares e cometes crimes. Ontem (15), Cunha foi alvo de buscas e apreensões em uma das fases da Operação Lava Jato. Ele é alvo de três inquéritos oriundos da operação no STF.

Para justificar o pedido, o procurador citou 11 fatos que comprovam que Cunha usa o mandato de deputado e o cargo de presidente da Casa para intimidar colegas, réus que assinaram acordos de delação premiada, advogados. Segundo Janot, as apreensões feitas ontem (15) pela Polícia Federal na residência oficial da Câmara e na casa de Cunha no Rio de Janeiro reforçam as acusações.

"O Ministério Público requer, com fundamento afastamento cautelar, de Eduardo Cunha do cargo de deputado federal e, por arrastamento, da função de presidente da Câmara dos Deputados, a fim de assegurar a higidez da investigação criminal, em curso contra o deputado, para garantir o regular andamento da instrução processual e da aplicação da lei penal no que se refere à denúncia proposta contra o parlamentar, para garantia da ordem pública e evitar a continuidade das práticas ilícitas, bem assim de todas as outras investigações que estão sendo adotadas no âmbito do Parlamento brasileiro", pede Janot ao Supremo.

Robinson mantém expectativa de pagar em dia salários de dezembro

Mesmo diante das dificuldades econômicas enfrentadas pelo estado no decorrer de 2015, o governador Robinson Faria (PSD) afirma que tem tomado todas as medidas necessárias para manter em dia o pagamentos dos servidores. “Eu espero terminar o ano com a folha em dia, diferente de estados como Paraná e Rio Grande do Sul, até então estados considerados ricos, mas que estão aí com dificuldade em realizar os seus compromissos”, alegou.
O governador comenta que tem realizado reuniões frequentes com os secretários da área financeira no Estado. “Ontem (15) estivemos reunidos até as 22h com o secretário de tributação e o secretário de planejamento. Diariamente estamos contando e economizando cada centavo para honrar o pagamento do mês de dezembro. Isso foi uma grande vitória para o Rio Grande do Norte”, disse Robinson.
Segundo o governador, o estado tem se esforçado para dinamizar áreas importantes para a economia do RN. Entre elas, o chefe do executivo estadual cita a cadeia do turismo. “Eu fui um governador subestimado, onde diziam que o Estado iria afundar na minha gestão, e estamos terminando o ano com obras importante, como o saneamento de Natal, o que vai preservar o nosso aquífero. Além disso, terminamos 2015 com o turismo crescente, com mais de 30%, movimentando mais de 55 atividades da nossa economia”, finalizou.

Secretaria Municipal de Educação reúne gestores para avaliação do ano letivo 2015


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta terça-feira (15) o último encontro de gestores da Rede Municipal de Ensino de Santa Cruz como objetivo de avaliar as ações desenvolvidas durante o ano letivo 2015.

Além do momento de confraternização, na oportunidade cada gestor apresentou um relatório das atividades realizadas ao longo do ano no âmbito escolar, mostrando os avanços e dificuldades, novas propostas para o próximo ano, bem como as suas prestações de contas da gestão escolar.

O encontro fez parte de uma agenda anual desenvolvida pela Secretaria de Educação que oportuniza o debate de temáticas inerentes a Rede Municipal de Ensino.

Perda do selo de bom pagador do Brasil significa retrocesso de uma década, diz Agripino

O presidente nacional do Democratas, senador José Agripino (RN) afirmou que a perda do selo de bom pagador do Brasil significa o retrocesso de uma década.
O senador comentou a decisão divulgada hoje pela agência de classificação de risco Fitch de retirar o grau de investimento do país. É a segunda agência a colocar o Brasil no grau especulativo.
"Em doze meses de governo desastrado perdemos o que levamos uma década inteira para conseguir”, avaliou o senador democrata.
Em setembro, a S&P já havia tomado a mesma decisão. Agora, a economia brasileira detém o selo de boa pagadora apenas pela Moody´s, que também já ameaça um novo rebaixamento do país.
“Sem o grau de investimento vai sumir o que restava do crédito com juros e dólar mais altos, empurrando a inflação e o desemprego. E o governo do PT impotente, está assistindo o pior acontecer”, finalizou. .

Justiça determina bloqueio do Whatsapp por 48 horas em todo país


A justiça determinou que o funcionamento do Whatsapp seja bloqueado por 48 horas a partir das 0h desta quinta-feira (17) em todo o país. De acordo com as empresas telefônicas, através do Sinditelebrasil, afirmaram que a determinação será cumprida.

Segundo o portal da Folha de S. Paulo, o pedido não foi feito pelas teles, que estão em uma disputa comercial há meses com o Whatsapp.

A decisão foi imposta pela 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, município do interior de São Paulo, por meio de medida cautelar. O autor da ação está sob sigilo, mas faz parte de uma investigação de "quebra de sigilo de dados".

Sine oferece 53 vagas de emprego no RN nesta quarta-feira (16)

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Rio Grande do Norte oferece nesta quarta-feira (16) 53 vagas de emprego para Natal e região metropolitana, Mossoró e municípios da região Oeste do estado. Todas as informações sobre como fazer o cadastro para concorrer às vagas estão disponíveis no site do Sine (clique AQUI).
São oferecidas vagas para vendedor de comércio varejista, eletrotécnico, entre outros. Os interessados devem levar aos postos de atendimentos o currículo e os seguintes documentos pessoais: RG, CPF, Carteira de Trabalho e Previdência, número do PIS e comprovante de residência.
Os candidatos devem se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, na unidade do Sine na rua Adolfo Gordo, no bairro Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal, ou nas centrais do cidadão de Natal e interior.
Vagas permanentes Natal e Grande Natal
1 vaga para auxiliar de cozinha
1 vaga para mecânico de autos
1 vaga para cozinheiro de restaurante
2 vagas para manobrista
4 vagas para mecânico de automóvel
1 vaga para operador de caixa
2 vagas para repositor de mercadorias
1 vaga para supervisor de manutenção eletromecânica industrial, comercial e predial
1 vaga para técnico eletrônico
Vagas temporárias Natal e Grande Natal
1 vaga para cozinheiro geral
Vagas Mossoró e região
1 vaga para chapeiro
1 vaga para costureira em geral
12 vagas para eletrotécnico
2 vagas para forneiro de padaria
12 vagas para instrumentista de precisão
1 vaga para lavador de carros
1 vaga para lavador de roupas
2 vagas para mecânico de instalações industriais (Manutenção)
1 vaga para montador de móveis de madeira
1 vaga para técnico em eletromecânica
2 vagas para torneiro mecânico
2 vagas para vendedor de comércio varejista

Natal e mais 21 cidades fazem manifestação em defesa de Dilma


Movimentos sociais e partidos políticos ligados às frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo promovem nesta quarta-feira (16), em 22 cidades, uma série de atos contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Além disso, os manifestantes vão pedir o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), alvo da Operação Lava Jato e de um processo no Conselho de Ética da Casa, além de mudanças na política econômica do governo federal. Natal será uma das capitais com manifestações a favor da presidente; 

Na capital potiguar, a mobilização está marcada para as 15h, em frente ao shopping Midway Mall, no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho/Hermes da Fonseca. Através das redes sociais, os dois principais nomes do PT no Rio Grande do Norte, o deputado estadual Fernando Mineiro e a senadora Fátima Bezerra, convocaram os correligionários à manifestação, tanto em Natal quanto em Brasília.

" Convidamos todas que lutam contra o patriarcardo e contra o machismo para participarem deste ato em defesa da Democracia, pois a luta pelo empoderamento das mulheres passa também pelo fortalecimento do mandato da primeira mulher eleita e reeleita Presidenta do Brasil", convocou Fátima Bezerra. "O ato se reveste de importância estratégica para os que não aceitam a volta ao passado. Será o momento decisivo de aglutinação dos mais amplos setores da sociedade no Fora Cunha, na defesa da democracia, contra o golpe e por uma nova política econômica", postou Mineiro.