quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Prefeita Fernanda Costa sanciona lei que beneficia Banda de Música de Santa Cruz


Um importante projeto de valorização da cultura local idealizado pela Gestão Municipal foi sancionado nesta terça-feira, 27 de dezembro, pela Prefeita Fernanda Costa e se transformou em Lei Municipal (Lei Nº 711/2016). A iniciativa denomina a banda de música como “Banda de Música Mestre João Roberto Paz e União”, além de torná-la patrimônio cultural, imaterial e histórico do município de Santa Cruz.

A iniciativa do Poder Público municipal foi recebida com muita alegria por apreciadores da música instrumental e por músicos da cidade. O Maestro Camilo Henrique, atual coordenador da Banda de Música de Santa Cruz definiu a criação da lei como um reconhecimento. “Esta lei é um nobre gesto de consideração e reconhecimento por toda a história da Banda de Música de Santa Cruz, por todos os músicos e maestros que contribuíram para a construção desta realidade e pela importância social e cultural que a nossa banda tem para o município”, ressaltou o Maestro Camilo.

Para Camilo Henrique, com a lei um novo horizonte se abre para o fomento da música instrumental.  “Um grande passo foi dado com a sanção desta lei. Acreditamos que teremos maiores possibilidades de crescimento e ampliação das ações que já são desenvolvidas pela Banda de Música, tanto no que concerne a formação de novos músicos, quanto ao fomento da música instrumental, e quanto à fluição da arte musical em nosso município”, explicou.

O Maestro Camilo Henrique agradeceu à Prefeita Fernanda Costa pela sensibilidade de reconhecer a importância da Banda de Música para o município. “À medida que somos reconhecidos, temos que ter a consciência de reconhecer e agradecer. Desta forma, agradeço à Prefeita Fernanda Costa pela sensibilidade em enxergar o quão importante é a uma banda de música para uma cidade e, particularmente, a agradeço pela consolidação de uma política pública voltada diretamente para a nossa banda, que vem através desta lei”, concluiu.

Banda de Santa Cruz
Foi na atual gestão da Prefeita Fernanda Costa que a Banda de Música de Santa Cruz foi revitalizada. Jovens do município têm a oportunidade de participar de aulas de iniciação musical e ingressarem na banda na medida em que suas habilidades musicais vão sendo aprimoradas.
Formada por 35 músicos, entre remanescentes de outras formações e novatos, e coordenada pelo Maestro Camilo Henrique, a Banda de Música de Santa Cruz tem abrilhantado os principais eventos do município.

RN registra mais 11 mil pessoas demitidas em novembro

O Rio Grande do Norte somou mais de 11 mil demissões em novembro 2016. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o saldo do mercado de trabalho está negativo por todo o ano. Foram contratados 131.652 trabalhadores e demitidos 144.154, o que contabiliza o fechamento de 12.502 vagas de trabalho.
No Brasil, o Ministério do Trabalho contabiliza que foram perdidas 116.747 vagas formais de emprego em novembro deste ano. Foram contratados 1.103.767 trabalhadores e demitidos 1.220.514 no mês passado.
O saldo negativo é menor do que o registrado em novembro do ano passado, quando foram fechados 130.629 postos. O resultado de novembro de 2015 foi o pior resultado para o mês desde o início da série histórica, em 1992.
O resultado do penúltimo mês de 2016 foi pior que as estimativas de analistas do mercado financeiro consultados pelo Projeções Broadcast, que projetaram num intervalo de 17 expectativas, todas negativas, de fechamento de 104.100 a 29.000 vagas formais, com mediana em 70.000.
No acumulado do ano até novembro, já foram fechadas 858.333 vagas na série com ajuste, ou seja, incluindo informações passadas pelas empresas fora do prazo. No acumulado dos últimos 12 meses até novembro, o País registrou o fechamento de 1.472 619 vagas formais, de acordo com os dados ajustados.
Desde abril, o ritmo de fechamento de postos de trabalho vem sendo menos intenso na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Em outubro, o saldo do Caged foi negativo em 74.748.

Chuvas enchem barreiros na Zona Rural de Santa Cruz e trazem esperança ao homem do campo


Em um longo período de estiagem, as chuvas quando surgem trazem consigo um sentimento de esperança, sobretudo para o sertanejo, de que dias melhores estão por vir. As precipitações registradas nesta quarta-feira (28) em Santa Cruz, de até 70 milímetros em alguns trechos da Zona Rural, fazem acreditar que, no ano novo que se aproxima, o cenário será diferente, de menos dificuldades para o homem do campo.

O Secretário Municipal de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros, comemorou bastante as chuvas que caíram no município. Para ele, mesmo que tenha sido uma chuva isolada e que na verdade todos precisem de um período de chuvas regulares, o volume de água em algumas comunidades já serviu para abastecer barreiros construídos com as máquinas da Prefeitura e que servirão para o uso dos animais e outras utilidades.

No Assentamento Pedra Grande, por exemplo, o barreiro construído na comunidade pela Prefeitura de Santa Cruz recebeu um bom volume de água. O reservatório, de uso coletivo, atenderá a dezenas de famílias.

União transfere R$ 50 milhões do Fundo Penitenciário para o RN

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte conseguiu a liberação de R$ 50 milhões do Fundo Penitenciário Nacional. O recurso será utilizado para a construção de unidades prisionais para até 200 apenados em todas as regiões do Estado, Centro de Detenção Provisória em Natal e penitenciária em Mossoró.
Além disso, os recursos também serão empregados no aparelhamento  do sistema penitenciário, equipamentos de raio-x, aquisição de armamento, viaturas. “Nosso objetivo é criar três mil vagas no sistema, dentro das regras da Lei de Execuções Penais”, afirmou Walber Virgolino, secretário estadual de justiça e cidadania. 

Prefeitura de Santa Cruz efetua pagamento de salários de servidores a partir desta quinta-feira (29)

A Prefeitura de Santa Cruz encerrará o ano com os salários de seus servidores em dia. Os vencimentos de todos os funcionários da administração municipal já estão disponíveis desde o meio-dia desta quinta-feira (29) em suas respectivas contas bancárias.

Segundo a Secretaria Municipal de Finanças, foram depositados recursos para o pagamento dos salários de todos os servidores referente ao mês de dezembro. Recebem os efetivos, comissionados, funcionários de todos os programas, inclusive, os ligados aos programas federais.

Manter os salários dos colaboradores em dia foi umas das principais metas alcançadas pela gestão da Prefeita Fernanda Costa durante os últimos quatro anos, mesmo com sucessivas quedas de arrecadação.