sábado, 16 de junho de 2018

DNIT libera viaduto da ABEL CABRAL na BR101 nesta sábado

RN registra 784 denúncias de violência contra idosos em 2017

Denúncias de violência contra idosos podem ser feitas pelo Disque 100  (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

O Rio Grande do Norte contabilizou 784 casos de violência contra idosos denunciados pelo Disque 100, em 2017. Os dados foram divulgados pelo Ministério Público Estadual nesta sexta-feira (15), quando é comemorado o Dia Mundial da Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa. Com isso, o estado ficou entre os 10 com maior quantidade de denúncias.

Para a promotora de Justiça e coordenadora dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Cidadania e de Inclusão do MP, Fladja Souza, a quantidade de casos supera o número do Disque 100.

“Muitos casos não são denunciados e um agravante é que boa parte das violações de direitos são cometidas por pessoas próximas à vítima”, ressalta.

Do total de 784 denúncias no ano passado, foram geradas 1.625 violações aos direitos dos idosos. As principais crimes são violência física e psicológica, negligência e abuso financeiro.

Todas as denúncias encaminhadas ao Disque 100 chegam ao Ministério Público. De acordo com o órgão, ao receber o registro, as promotorias de Justiça de Defesa do Idoso instauram procedimentos e começam as investigações.

“A atuação é focada na busca da solução para o problema, principalmente providenciando a adoção de medidas protetivas, de forma a cessar a violência que estiver ocorrendo”, afirma a promotora.

As denúncias também podem ser encaminhadas diretamente às Promotorias de Justiça de Defesa do Idoso, como também às delegacias de polícia.

A procuradora Iadya Gama Maio considera que a luta não deveria ser por mais direitos, e sim, pela implementação dos direitos que já existem. “Nós já temos as leis e políticas públicas, o que falta é implementá-las”, disse.

Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil em Santa Cruz será encerrada nesta sexta-feira (15)


A Prefeitura de Santa Cruz encerra nesta sexta-feira (15) a Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil. A programação, desenvolvida por meio de profissionais da secretaria municipal de Assistência Social, teve ações de conscientização sobre os malefícios do trabalho infantil.

Iniciada no último dia 07 de junho, a programação será finalizada com uma caminhada pela manhã, a partir das 8h, com alunos do Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no bairro Paraíso, e panfletagem no segundo dia do São João na Terra da Santa, no Ginásio Marcílio Furtado.

Com o tema: “Não proteger a infância é condenar o futuro”, a Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil promoveu nos últimos dias palestras em escolas do munícipio, mesa redonda na Rádio Santa Cruz AM, blitz de conscientização, encontro regional, grupos de convivência, atividades recreativas e panfletagem em eventos.

IV Fórum de Enfretamento ao Trabalho Infantil

Dentro da programação da Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil, foi realizado o IV Fórum de Enfrentamento ao Trabalho Infantil de Santa Cruz. O evento foi realizado pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Assistência Social, e pelo Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção e Aprendizagem do Adolescente do Adolescente Trabalhador (FOCA/RN), Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/RN) e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONSEC/RN).

O evento foi realizado na última terça-feira, 12 de junho, “Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil”.

No auditório do Instituto Cônego Monte foram realizadas as palestras: “Enfrentamento do trabalho infantil e o papel do FOCA/RN”, “Implicações do trabalho infantil no desenvolvimento de crianças e adolescentes”, “O enfrentamento ao trabalho infantil e a intersetorialidade com as politicas públicas” e “Boas práticas do município de Santa Cruz”. Na ocasião, também aconteceram debates entre os participantes sobre trabalho infantil.

O evento também contou com apresentações culturais de alunos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Santa Cruz.

Tomba comemora recuperação da BR-226 em Santa Cruz: "Lutamos diariamente por esta obra"

tombafarias_naassembleia

O deputado estadual Tomba Farias comemorou o início das obras de recuperação da BR-226 em seu trecho urbano.

O legislador destacou que a obra foi motivo por seis vezes de discursos na Assembleia Legislativa, além de diversos encontros com a chefia do DNIT no estado, cobrando que a obra fosse executada, minimizando os transtornos causados aos motoristas e pedestres.

Para Tomba Farias, a obra é essencial para minimizar acidentes no local. "Era um pleito antigo de nosso mandato, fizemos diversos encontros e pronunciamentos, cobramos, fizemos nosso papel e finalmente a obra saiu beneficiando a motoristas de Santa Cruz e que trafegam a BR-226 no sentido Trairi/Seridó, que tem intensa movimentação", destacou o deputado estadual.

Tomba ainda afirmou que continuará cobrando para que as obras estruturantes nas rodovias do Trairi seja prioridade, garantindo melhor trafegabilidade na região.