sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

EMPARN prevê final de semana com pancadas de chuvas

Segundo previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), o final de semana no estado terá predominância de céu parcialmente nublado a claro, em todas as áreas, com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas nas regiões serranas e ao longo da faixa litorânea.
De acordo com a EMPARN, essa condição é resultado da formação de uma massa de ar quente que atuará sobre a região durante as próximas 48 horas.

Defensoria começa mutirão de Execução Penal a partir de segunda

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte dará início, a partir da próxima segunda-feira (9), a uma série de mutirões de Execução Penal para analisar processos de presos do Sistema Penitenciário do Estado.
O objetivo da Defensoria Pública é verificar o cumprimento do que determina a Lei de Execuções Penais, principalmente no tocante às progressões de regime (do fechado para o semi-aberto e do semi-aberto para o aberto) as quais os presos têm direito.

Táxis têm rotinas de assaltos em Natal e motorista é esfaqueado em nova ação

Assaltos contra taxistas neste início de ano têm sido constantes. Praticamente todos os dias profissionais da área estão sendo vítimas dos criminosos em toda a Grande Natal. Na noite desta quinta-feira (5) aconteceu mais um caso, só que desta vez a ação criminosa quase se transformou em tragédia. O motorista Luiz Norte, de 71 anos, foi esfaqueado por um dos bandidos depois de tentar reagir.
De acordo com o senhor, ele pegou a corrida no bairro de Mirassol. “Eram dois homens. Eles entraram e falaram que queriam ir para Parnamirim. Eu peguei o prolongamento da Prudente de Morais, mas quando eu cheguei ali nas proximidades do Cemitério Morada da Paz, eles anunciaram o assalto e um deles me agarrou pelo pescoço, me aplicando uma gravata”. Neste momento, mesmo sabendo dos riscos, Luiz conta que reagiu. “Você nunca sabe qual será a sua reação diante de um assalto. Eu sempre falei para os meus colegas de profissão para que eles não reagissem, mas na hora eu não pensei direito. Consegui tirar o braço do assaltante do meu pescoço, acho até que quebrei um dedo dele. Aí, quando eu abri a porta do carro para fugir, o outro me deu uma facada e acertou o meu braço. Mas ainda assim eu consegui fugir”.
Depois de conseguir sair de dentro do veículo, a vítima correu para tentar se esconder. Os bandidos, aparentemente assustados com a reação de Luiz Norte, simplesmente pegaram o carro e fugiram. “Eles não esperavam que eu fosse reagir. Tanto que não vieram atrás de mim, Mas eu deixei todos os meus pertences no carro”. O táxi foi encontrado apenas na manhã desta sexta (6), em Parnamirim.

Vigilância Ambiental de Santa Cruz está funcionando em novo endereço


A Vigilância Ambiental, órgão ligado à Prefeitura de Santa Cruz, está funcionando em novo endereço. A nova sede do órgão, que também abrigará a Vigilância Sanitária do município, fica na Rua Cel. Júlio Pinheiro, 182, no Bairro Miguel Pereira Maia, próximo ao Iberezão.

A Vigilância Ambiental desempenha no município um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente e que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de riscos ambientais, relacionados às doenças ou outros agravos à saúde.

Tempo chuvoso anima sertanejo


A chuva que chegou ao Seridó na madrugada de ontem (5) é um indicativo da aproximação da Zona de Convergência sobre o Rio Grande do Norte. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), o fenômeno atua sobre o Ceará e o estado desde o início da semana, proporcionando a formação de instabilidade. As precipitações ocorreram nas zonas urbana e rural de Caicó, em Serra Negra do Norte, Currais Novos e Timbaúba dos Batistas, com registro de até 100 milímetros.

A zona de convergência é um sistema meteorológico formado do encontro entre ventos alísios do norte e sul. Esses ventos sobem e permitem a concentração de nuvens sobre o local. De acordo com o o chefe do setor de  meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, é possível que as chuvas continuem até o final de semana. 


“Zona de Convergência é onde convergem os ventos alísios de baixa pressão, que sobem e criam instabilidade. A zona já se formou e tem 400 km, mas esta posicionado acima do Ceará. Isso que está atuando no Seridó já é convergência, é possível que ela venha logo”, indica Bristot.

Na manhã desta quinta-feira, a Emparn realizou um encontro em Caicó com novas previsões para o inverno no Rio Grande do Norte. Contrariando as previsões do último encontro de meteorologistas do  Nordeste, em janeiro, que classificou o inverno na região como “abaixo do normal”, mudanças na temperatura do Atlântico Sul dão novas perspectivas ao cenário.

PMDB quer ajudar Natal, mas não garante apoio à reeleição do prefeito Carlos Eduardo


O PMDB pode até ajudar a gestão Carlos Eduardo Alves (PDT) em Natal, contudo, isso não quer dizer que os peemedebistas vão estar ao lado dos pedetistas na eleição de 2016. Pelo menos, foi isso que deixou claro o deputado federal Walter Alves, uma das lideranças do PMDB no Rio Grande do Norte. Segundo ele, os peemedebistas devem contribuir para a administração municipal, mas sem indicar cargos para o primeiro escalão do Executivo, uma vez que isso poderia antecipar o posicionamento do PMDB com relação à disputa eleitoral do próximo ano – e sepultar qualquer desejo de lançar candidatura própria.
“Não é hora de indicar cargos. É hora de ajudar a gestão do prefeito Carlos Eduardo, sem pensar nas eleições. Ainda falta muito para o pleito de 2016″, afirmou Walter Alves, em entrevista concedida aO Jornal de Hoje.
A declaração de Walter, de certa forma, vai de encontro ao que estava acontecendo nas últimas semanas: a caminhada do PMDB em direção à adesão ao Governo Carlos Eduardo Alves e, consequentemente, o apoio a ele em 2016. Desde que participou ativamente na campanha do candidato peemedebista Henrique Eduardo Alves ao Governo do Estado, o prefeito e seus aliados estavam contando com o apoio do PMDB para o projeto de reeleição.
Para isso, foi oferecido ao PMDB espaços no primeiro escalão da Prefeitura de Natal e a discussão em torno de quais seriam esses teria começado, justamente, nas últimas semanas, em encontros entre os primos Carlos Eduardo, Henrique (que é presidente do Diretório Estadual) e Garibaldi Alves Filho.

Prefeitura realiza sorteio do desfile dos blocos e últimos detalhes para o Carnaval em Santa Cruz são definidos


A Prefeitura de Santa Cruz promoveu com a sua equipe intersetorial e todos os envolvidos na programação do Carnaval 2015 uma reunião para definir os últimos detalhes da festa de momo no município.

O encontro foi realizado na noite desta quinta-feira (05) no Teatro Municipal Candinha Bezerra onde foram tratadas várias questões, como: horários que deverão ser seguidos pelos blocos no dia do desfile, pontos de apoio e providencias que deverão ser tomadas pelos representantes dos blocos seguindo exigências que constam no edital lançado pela Prefeitura, que apresenta todas as diretrizes para a realização da festa, bem como classifica os grupos, de acordo com a quantidade de componentes, e estabelece o valor da ajuda de custo que será destinada aos blocos de forma inédita pela Prefeitura.


Outro ponto importante definido na reunião desta quinta-feira (05) foi a ordem do desfile dos blocos no sábado, dia 14, previsto para as 20h. A sequência foi definida através de sorteio e a ordem é a seguinte: Jacaré da Esperança, Quintino Folia, Os Viciados na Cachaça, Unidos do Samba, Os Dominados, As Pegas Ninguém e Os PegaTudo, Me Leva pra Beber, Os Duros, Kevernistas, Largados, Quengas e Vai-Vai Quem Quer.