sábado, 21 de maio de 2016

Asfalto do “Caminho da Santa” é inaugurado com passeio ciclístico


A gestão da Prefeita Fernanda Costa inaugurou na manhã deste sábado (21), com um passeio ciclístico, a pavimentação asfáltica do “Caminho da Santa” (ruas que fazem parte do percurso da procissão de Santa Rita de Cássia).

O evento de inauguração contou com as presenças da Prefeita Fernanda Costa, Deputado Tomba Farias, Padre Vicente Fernandes, secretários e colaboradores da administração municipal, além de dezenas de ciclistas, que pedalaram sobre trecho recém asfaltado e por ruas do bairro Paraíso que receberão também, em breve, o mesmo serviço.

A obra importante de infraestrutura contemplou as ruas Augusto Severo, Padre João Jerônimo, Theodorico Bezerra, Aluízio Bezerra e Cel. Ivo Furtado e já está sendo utilizada pelos que trafegam pelo centro da cidade. Trata-se de ação que resultará em inúmeros benefícios, por exemplo, melhora as condições de trafegabilidade de veículos e valoriza os imóveis.






RN tem a 2ª maior taxa de desocupação do Brasil, diz IBGE


O Rio Grande do Norte é o estado com a segunda maior taxa de desocupação do Brasil. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 14,3% da população do RN está desocupada. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (19).
Segundo o IBGE, a taxa de desocupação é um indicador que calcula o número de pessoas com mais de 14 anos que estão sem trabalhar, mas que tomaram alguma providência efetiva para conseguir um emprego. De acordo com os dados apresentados pelo PNAD Contínuo, todas as regiões do Brasil apresentaram um crescimento no número de desocupados.
O valor observado no RN superou em quase 4 pontos percentuais a média nacional, que atingiu os 10,8% de desocupação. A média potiguar só é superada pela taxa de desocupação da Bahia, estimada em 15,5%.
A pesquisa também revelou que mais de 50% da população desocupada no Brasil tem, pelo menos, o ensino médio completo. De acordo com o IBGE, 38% da população desocupada tem o ensino médio completo, 6,4% tem o ensino superior incompleto e 9,2% tem ensino superior.
Além da taxa de desocupação, o estudo apontou que o Rio Grande do Norte também tem um dos menores níveis de ocupação do país. Com 46,7% da população ocupada, o RN só tem mais pessoas trabalhando que o Amapá, que apresentou taxa de ocupação de 42,8%. O valor está abaixo da média nacional, de  54,7%.

Em rede social, Diego Maradona se diz um ‘soldado de Lula e Dilma’


O argentino Diego Maradona publicou uma foto em seu perfil do Facebook segurando uma camisa da seleção brasileira com o nome de Lula e o número 18, o que pode ser uma referência às eleições presidenciais de 2018. O ex-jogador afirmou, em espanhol, italiano e inglês, ser “um soldado de Lula e Dilma”.

Pouco mais de três horas após a publicação, a foto somava mais de 30 mil curtidas – incluindo a da presidente afastada Dilma Rousseff -, 8 mil compartilhamentos e 2,7 mil comentários.

Maradona, conhecido por sua posição política de esquerda, já tinha enviado uma mensagem de apoio a Dilma em dezembro.

O governo do presidente argentino Mauricio Macri reconheceu por meio de nota as “novas autoridades instituídas” no Brasil minutos após a votação da admissibilidade do processo de impeachment no Senado que levou Michel Temer ao posto de presidente em exercício. A rapidez com que a Casa Rosada emitiu a declaração foi criticada pela oposição peronista e por alguns aliados de Macri. Outros países da América Latina, como a Venezuela e El Salvador, não reconheceram o governo interino.

Hoje é o grande dia da festa social da padroeira de Santa Cruz, Santa Rita de Cássia !!!


Robinson diz que Petrobrás tratava governo do RN como mendigo: “Essa humilhação acabou”


Durante evento que marcou o início do programa RN Gás + , o governador Robinson Faria (PSD) abordou a relação que havia entre o Governo do Estado e a Petrobrás. Segundo Robinson, era comum a figura do governador ser tratada como um “mendigo pedindo um pedaço de pão” quando buscava na Petrobrás algum tipo de negociação.

“Quando íamos tratar do Progás, era como se estivéssemos pedindo um favor à Petrobrás. Nós tínhamos que nos humilhar para garantir o gás para as indústrias. Essa humilhação acabou. O governador não tem medo de dialogar com a Petrobrás sobre nenhum tipo de assunto”, declarou Robinson.

O governador destacou ainda a agilidade que a direção do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) vem impondo ao trabalho de liberação de licenças ambientais no Rio Grande do Norte. O chefe do executivo estadual usou como a exemplo a liberação da licença para instalação da Porcelanato Elizabeth, cuja operação vai gerar cerca de 500 empregos diretos no município de Goianinha. Durante o discurso, Robinson comentou que a empresa aguarda a licença há mais de seis anos.

Detentos se casam dentro da maior unidade prisional do RN


Seis casais celebraram a união no religioso dentro da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, nesta sexta-feira (20). O casamento coletivo foi realizado com autorização e supervisão da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc). A cerimônia foi celebrada por um pastor evangélico e contou com a presença de familiares dos presos.
Esse foi o primeiro casamento realizado em Alcaçuz este ano. De acordo com a Sejuc, todas as despesas da cerimônia, como roupas e enfeites foram custeadas pelos próprios presos e familiares. Após os casamento foi realizada uma comemoração com bolos, salgados e refrigerantes também pagos pelos presos.
Para a Sejuc, a realização do casamento "representa um princípio de ressocialização dos presos já que é um elo dos internos com as famílias e o mundo externo".

Prefeita Fernanda fala da emoção do espetáculo que conta a história de Santa Rita e da importância do seu resgate


A Prefeita Fernanda Costa fez parte da plateia do musical “Canto em Prece se fez Rosa”, apresentado na noite desta quinta-feira (19) dentro da programação da festa de Santa Rita de Cássia, e afirmou ter ficado emocionada com a apresentação que contou a história da padroeira de Santa Cruz. A produção foi um resgate do Auto de Santa Rita de Cássia, viabilizado graças à parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz, a Paróquia de Santa Rita e a Comunidade Católica Shalon. O espetáculo integra a programação sócio/cultural dos festejos da padroeira.

"Assistimos ao espetáculo “Canto em Prece se fez Rosa” e ficamos muito felizes porque foi um espetáculo emocionante, que conseguiu traduzir todo o sofrimento, toda a santidade da vida da nossa padroeira, Santas Rita de Cássia, e que tão bem foi encenado pelos jovens da nossa cidade. Nos alegramos de ter, em parceira com a Paróquia e com o grupo Shalon, resgatado esse espetáculo para a nossa cidade”, afirmou a Prefeita Fernanda Costa.

O “Canto em Prece se fez Rosa” será reapresentado nesta sexta-feira
(20) no mesmo local, após a celebração de mais uma novena.

Walfredo Gurgel abre mais uma sala de cirurgia

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) foi beneficiado, nesta sexta-feira (20), com a abertura de mais uma sala de cirurgia. A utilização do espaço para procedimentos cirúrgicos realizados pela maior unidade de saúde pública para atendimentos do trauma.
Dentre os equipamentos que compõem a nova sala, estão: uma mesa cirúrgica, foco, bisturi elétrico, carro de anestesia e monitor multiparâmetro. O ambiente também é totalmente climatizado.
Para se ter uma ideia da demanda do Centro Cirúrgico do HMWG, durante o mês de março foram realizadas 525 cirurgias de urgência e 25 eletivas (de pacientes que já se encontravam internados).
O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel recebeu uma série de novos equipamentos para agilizar exames e procedimentos realizados na agência transfusional da unidade. Foram adquiridos um freezer para conservação de hemoderivados (plasma e crio), duas centrífugas (uma para exames de micro hematócrito e outra para tubos de ensaio), dois banhos maria e um agitador de plaquetas.
Dentre as demandas diárias atendidas pela agência transfusional do HMWG estão cerca de 15 classificações sanguíneas (tipo do sangue) e 24 provas cruzadas (teste para identificar se o sangue doado é compatível com o paciente receptor).

Sesc/RN está com inscrições abertas para os cursos de junho


Descobrir um talento ou aprimorá-lo. Se você procura por essa oportunidade encontrará no Sesc uma vasta programação de cursos que serão oferecidos em junho. São 11 tipos de cursos nas áreas de culinária, trabalhos manuais e corte e costura, nas unidades do Sesc em Natal (Ponta Negra e Cidade Alta) e Caicó.

Na área de culinária serão oferecidos os cursos de confeitaria, crepes e sanduíches para buffets e lanchonetes, saladas, cozinha sem glúten e lactose, pães e biscoitos. Os demais cursos são nas áreas de trabalhos manuais e corte e costura, com: confecção de luminárias e vitral, pintura em tecido para iniciante, bonecas de pano, reformas e ajustes de roupas e confecção de vestidos.

Os interessados devem se inscrever nas Centrais de Atendimento onde acontecem os cursos. No ato da inscrição é preciso apresentar a carteira do Sesc, e caso o valor do curso seja acima de R$ 100 (cem reais), o mesmo pode ser dividido em até 3x nos cartões de crédito, exceto o Elo.

Agentes encontram 'alambique artesanal' em presídio do RN


Agentes penitenciários, com o apoio do Grupo Tático de Operações da PM fizeram uma revista de rotina no Complexo Penal de Pau dos Ferros nesta sexta-feira (20) e encontraram um "alambique artesanal". O material estava dentro de uma das 16 celas revistadas na unidade. Também foram encontrados celulares, facas artesanais, e uma pequena quantidade de maconha.
A revista aconteceu na manhã desta sexta-feira (20). "Encontramos drogas, celulares e armas artesanais, além desse alambique artesanal que os presos usavam para fabricar cachaça", disse Francicso Caio Arnaud Sampaio, diretor da unidade.
O "alambique artesanal" funcionava improvisado com um galão de água mineral de vinte litros, fios e uma garrafa pet. "Já tinha cachaça produzida por eles na garrafa", informou o diretor.
O Complexo Penal de Pau dos Ferros abriga presos dos regimes fechado e semiaberto e conta hoje com 160 detentos. A capacidade é de 80 presos.

Governo não vai mexer em direitos de trabalhadores, diz ministro a sindicalistas

O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira (PTB-RS), afirmou há pouco em plenária com membros da Força Sindical que o governo não estuda modificações nos direitos dos trabalhadores. "O governo não vai mexer nos direitos dos trabalhadores. Como disse o presidente Michel Temer no dia da nossa posse, direito não se revoga. Direito se aprimora", afirmou. "Nós temos de trabalhar para aprimorar o diálogo, que não deve ser seletivo ou excludente. Temos de pacificar o País para reverter o quadro de desemprego".
 
As declarações de Nogueira foram dadas durante plenária da direção nacional da Força Sindical, presidida pelo deputado Paulinho da Força (SD-SP), um dos principais defensores do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). "Venho aqui por recomendação do presidente Temer. O Ministério do Trabalho tem de estar muito próximo do movimento sindical, que deve nos ajudar a aprimorar as políticas públicas de proteção ao trabalhador."
 
O ministro afirmou ainda que está aberto a receber os sindicalistas para estudar o "aprimoramento dos contratos de trabalho". "Esses estudos têm origem no movimento sindical", disse.

Praia de Ponta Negra está imprópria para banho


A praia de Ponta Negra, localizada na zona Sul de Natal, está imprópria para banho. A informação foi divulgada no boletim de balneabilidade do programa Água Azul, divulgado na última sexta-feira (20).  Ao todo, 51 pontos foram avaliados em todo o estado.
O boletim é realizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em parceria com Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).