quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Deputado faz apelo ao DNIT para recuperar trecho da BR-226 entre Santa Cruz e Tangará


O deputado Tomba Farias (PSB) em pronunciamento no plenário da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (3),fez um apelo ao Departamento Nacional  de Infraestrutura de Transporte (DNIT) no Rio Grande do Norte no sentido de que seja feita recuperação na BR-226, no trecho entre as cidades Tangará e Santa Cruz, onde, no seu entendimento, estão ocorrendo muitos acidentes com vítimas fatais, causados pela condições da rodovia.

“Nos últimos quatro meses ocorreram muitos acidentes entre Tangará e Santa Cruz, um trecho que não foi recuperado pelo DNIT. Foram cerca de 30 acidentes gravíssimos com mortes, geralmente em abalroamentos frontais quando os motoristas tentam desviar dos buracos”, reforçou o parlamentar.

De acordo com o deputado ele já esteve no DNIT solicitando providências, mas até agora nada foi feito. Tomba lembrou que com o problema da falta de água em Currais Novos, Acari e Caicó, aumentou o número de carretas que trafegam naquela região, levando água para essas cidades, piorando ainda a situação da estrada.

“Uma operação tapa buracos tem que ser feita imediatamente, para que sejam evitados novos acidentes e que mais pessoas morram naquele trecho, entre Tangará e Santa Cruz, pois o restante da rodovia foi recapeada. Sei que o momento é grave economicamente, mas não acredito que o Governo Federal não tenha recursos para recuperar um trecho de apenas 28 quilômetros”, concluiu Tomba Farias.

Realizada pela Prefeitura de Santa Cruz, Copa Garoto de Futuro tem inscrições abertas até a próxima sexta (05)


Depois de realizar o projeto Futebol nas Férias, no mês passado, a Prefeitura de Santa Cruz já planeja outra ação na área esportiva e realizará a Copa Municipal Garoto de Futuro. A competição, organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, tem inscrições abertas até a próxima sexta-feira (05), no Centro de Treinamento (CT).

A competição é destinada somente à atletas de Santa Cruz com idade de 15 a 17 anos, ano base 1999.

Com partidas previstas para serem realizadas no Estádio Municipal Iberê Ferreira de Souza (Iberezão) e no campo do Centro de Treinamento, a Copa Municipal Garoto de Futuro deverá ser iniciada ainda neste mês de fevereiro.

Novo Portal da Transparência atinge 1.870 consultas em dois dias


Lançado em caráter experimental na última segunda-feira (1), o novo Portal da Transparência da Assembleia Legislativa atingiu o número de 1.870 consultas. A nova ferramenta possibilita ao usuário acessar dados como despesas, receitas, pessoal e contratos firmados pelo Poder Legislativo. O Portal da Transparência está disponível no site da Assembleia (www.al.rn.gov.br).
“A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte alcança um dos objetivos da nossa gestão, que é tornar ainda mais transparente o que acontece na Casa. O lançamento do Portal da Transparência faz parte do processo de modernização previsto pelo nosso Planejamento Estratégico”, aponta o presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB).
Por determinação do presidente, em maio do ano passado foi criada uma comissão para modernizar e dar mais publicidade aos atos da Assembleia. Por isso, surgiu a necessidade de uma completa reformulação do Portal da Transparência. No setor de Informática, os técnicos da Casa se dedicaram a estudar portais da transparência de todo o país e desenvolver em quatro meses um novo sistema para disponibilizar toda a prestação de contas das atividades financeiras do poder Legislativo, em linguagem simples e direta.
Ainda na fase da elaboração no final do ano passado, o sistema foi apresentado e elogiado pelo Movimento de Combate a Corrupção (MARCCO) como moderno e funcional.
Nos primeiros meses os usuários poderão sugerir melhorias ao site, que já alcançou o número de 395 acessos e 4.460 visualizações de página. Em relação às consultas, quando o usuário pesquisa informações dentro do portal, esse quantitativo chega a 1.870. “A expectativa é que esse número aumente ainda mais com a divulgação da nova ferramenta”, explicou o secretário de Tecnologia e Informática, Mário Sérgio Gurgel.

Com o janeiro mais chuvoso desde 2011, metade dos reservatórios toma água no RN


O mês de janeiro foi o mais chuvoso dos últimos cinco anos, segundo levantamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). E o resultado é que quase metade dos reservatórios potiguares recebeu recarga de água. Só a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, responsável pelo abastecimento de 34 cidades, recebeu 3,5 milhões de metros cúbicos (m³) e subiu 10 cm de lâmina.

Dos 47 reservatórios monitorados pelo Instituto de Gestão de Águas do RN (Igarn), 21 receberam recargas que variam de 1% a 20% de suas capacidades. O açude Beldroega em Paraú, que iria entrar no volume morto já no próximo mês, teve um aumento no volume de água em 20% (1,6 milhão de m³). Diante do aumento, mesmo que as chuvas cessem, o reservatório ainda terá água até o mês de setembro.

Pequenos reservatórios transbordaram. Em Jucurutu, os açudes das comunidades de Riachão e Boi Selado atingiram seu volume máximo e já estão desaguando em direção à Armando Ribeiro, que está atualmente com 20,40% de sua capacidade (489,5 milhões de m³). O mesmo acontece com o acúmulo de água na obra da barragem de Oiticica, hoje com 3 milhões de m³, que está atingindo um braço do Rio Piranhas e contribuindo para a cheia do maior reservatório do estado.

Alguns reservatórios que entrariam em volume morto até junho deste ano, só chegarão a volume morto em dezembro. Isto significa que receberam recarga para durar mais 6 meses.

ACUMULADO
No acumulado de 2016, onde mais choveu no estado foram Apodi e Olho D’água dos Borges. Nas duas cidades o índice pluviométrico superou a marca dos 300 mm, atingindo respectivamente 304mm e 318mm. Em seguida, Portalegre (268 mm), Riacho da Cruz (238mm) e Caraúbas (236mm). Em São Rafael, onde já foram registrados 234 mm de chuva neste ano, chegou a cair granizo no ultimo final de semana.

“O sistema meteorológico responsável por estas chuvas é o Vórtice Ciclônico de Ar Superior, que deve continuar nos próximos dias provocando chuva no litoral, mas principalmente no interior”, explicou o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot. No período de Carnaval, entretanto, o volume maior de chuvas deve acontecer na faixa litorânea do estado.

Os valores acumulados entre 3 e 10 de janeiro, segundo a precisão da Emparn, devem atingir cerca de 30mm no Agreste e Litoral Sul, 40mm na Região de Mossoró e acima de 60mm nas regiões Central, Seridó, Alto Oeste, Litoral Nordeste e Grande Natal.

Entrevistas com aprovados na 1ª fase do Processo Seletivo para professores temporários ocorrerão de 15 a 17 de fevereiro


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Administração, informa aos aprovados na primeira fase do Processo Seletivo para formação de cadastro reserva objetivando a contratação de professores temporários que as entrevistas, que correspondem à segunda fase do processo, ocorrerão no período de 15 a 17 de fevereiro na sede do Centro de Referência da Assistência Social (CREAS), na Rua Marechal Castelo Branco, no Centro.

Os candidatos devem ficar atentos quanto a sequência das entrevistas, que será definida por ordem de chegada. As entrevistas ocorrerão nos seguintes horários: das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A lista dos candidatos aprovados na primeira fase do Processo Seletivo e aptos para participar das entrevistas pode ser acessada no Diário Oficial dos Municípios do Rio Grande do Norte.

Clique no link e confira a lista: