quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Dilma reage com “indignação” a pedido de impeachment


Por Redação, com Agências de Notícias – de Brasília:
A presidenta Dilma Rousseff disse, na noite desta quarta-feira, em pronunciamento à nação, que recebeu com “indignação” a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de aceitar o pedido de impeachment.
– Hoje [quarta] eu recebi com indignação a decisão do senhor presidente da Câmara dos Deputados de processar pedido de impeachment contra mandato democraticamente conferido a mim pelo povo brasileiro – disse a presidenta.
– Não possuo conta no exterior, nunca coagi instituições ou pessoas, nunca escondi dinheiro. Meu passado e presente atestam meu respeito à lei e à coisa pública – completou.
– São inconsistentes e improcedentes as razões que fundamentaram esse pedido. Não existe nenhum ato ilícito praticado por mim, não paira contra mim nenhuma suspeita e desvio de dinheiro público – garantiu Dilma Rousseff.
Com a aprovação do pedido, tem início um processo que poderá seguir até o próximo ano e inclui coleta de provas, interrogação de testemunhas e votação em plenário. O impeachment, que é a destituição do cargo de presidente ou de alta autoridade do Poder Executivo por crime de responsabilidade, é regulado pela Lei 1079/50.
Denúncia
Pela lei, qualquer cidadão pode denunciar o presidente da República por crime de responsabilidade perante a Câmara dos Deputados. As testemunhas arroladas no processo deverão comparecer para prestar depoimento. Recebida a denúncia, ela é despachada a uma comissão especial eleita. A comissão deverá contar com a participação de representantes de todos os partidos para opinar sobre a mesma.
A comissão se reunirá dentro de 48 horas e, depois de eleger presidente e relator, emitirá parecer, dentro do prazo de dez dias, sobre se a denúncia deve ser ou não julgada objeto de deliberação. Dentro desse período, a comissão poderá tomar as providências que julgar necessárias ao esclarecimento da denúncia.
Votação
O parecer da comissão especial será lido no expediente da sessão da Câmara dos Deputados e publicado integralmente no Diário do Congresso Nacional e em avulsos, juntamente com a denúncia. As publicações devem ser distribuídas a todos os deputados.
Após 48 horas da publicação, o parecer será incluído, em primeiro lugar, na Ordem do Dia da Câmara dos Deputados, para uma discussão única. Cinco representantes de cada partido poderão falar, durante uma hora, sobre o parecer. O relator da comissão especial poderá responder a cada um.
O parecer será submetido a uma votação nominal. Caso a denúncia não seja considerada objeto de deliberação, ela será arquivada. Caso contrário, a denúncia segue e o presidente terá 20 dias para contestá-la e apresentar provas que sustentem a defesa.
Análise
Terminado o prazo, com ou sem a defesa, a comissão especial colherá depoimentos de testemunhas de ambas as partes, podendo ouvir tanto denunciante quanto denunciado. Poderá ainda fazer interrogações e acareação das mesmas. O presidente da República denunciado poderá assistir a todas as sessões pessoalmente ou mandar um representante ao local.
A comissão terá dez dias após o fim das sessões para proferir um novo parecer sobre a procedência ou não das denúncias.
O novo parecer será também publicado e incluído na Ordem do Dia da sessão imediata para ser submetido a duas discussões, com intervalo de 48 horas entre uma e outra. Cada representante de partido poderá falar uma só vez e durante uma hora. O parecer será votado nominalmente. Para que o pedido de impeachment prossiga, dois terços dos 513 deputados devem votar a favor.
Acusação
Caso a denúncia seja considerada procedente, será decretada a acusação pela Câmara dos Deputados. O presidente será intimado imediatamente pela Mesa da Câmara, por intermédio do 1º Secretário. A Câmara dos Deputados elegerá uma comissão de três membros para acompanhar o julgamento do acusado.
Decretada a acusação, o presidente da República é suspenso da função e tem metade do salário cortado até a sentença final. Conforme se trate da acusação de crime comum ou de responsabilidade, o processo será enviado ao Supremo Tribunal Federal ou ao Senado Federal.
No Senado
A próxima etapa é o Senado Federal, onde há prazo de 180 dias para deliberação, comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal. Caso dois terços dos senadores votem pelo impeachment, o presidente perde o mandato e seu vice, no caso, Michel Temer, toma posse.
Se Temer também cair, serão realizadas novas eleições diretas dentro de 90 dias, mas apenas caso o processo seja concluído até o fim de 2016. Caso o eventual impeachment ocorra na segunda metade do mandato, o novo presidente será eleito pelo Congresso em até 30 dias.

Rafael Motta filia-se ao PSB nesta quinta-feira e deve assumir comando do partido no RN



O deputado federal Rafael Motta irá se filiar nesta quinta-feira (03), em Brasília, ao Partido Socialista Brasileiro (PSB). O ato de filiação do deputado ocorrerá, às 9h, durante reunião do Diretório Nacional do partido, que acontecerá no Salão Azul do Hotel Nacional. Apesar da definição partidária, ainda não se sabe quem ficará com o comando do partido no Estado, hoje ainda nas mãos da vice-prefeita Wilma de Faria.
“Fiquei muito honrado com o convite do PSB para ingressar na sigla. Estamos indo para o partido com objetivo de somar no Rio Grande do Norte e de fortalecê-lo na Câmara dos Deputados. O PSB é um partido que tem em seu quadro políticos com uma história de garra e perseverança, o que me deixa muito orgulhoso em agora fazer parte dessa legenda”, destacou o deputado Rafael Motta.
Com o ingresso de Rafael Motta ao PSB, o partido passa a ter 34 parlamentares na Câmara dos Deputados.

Governo do RN decreta emergência após alta em casos de microcefalia


O governador Robinson Faria anunciou nesta quarta-feira (2) que o Rio Grande do Norte vai entrar em situação de emergência por causa do aumento de casos de microcefalia, que já chegam a 89 no ano, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública.

O decreto será assinado ainda nesta quarta. De acordo com Faria, o Executivo Estadual enviou uma solicitação de uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff para discutir a situação do estado com outros governadores do Nordeste. As medidas foram anunciadas em entrevista coletiva na Escola do Governo, em Natal.

A ideia é pedir a criação de um Fundo Nacional, a divulgação de uma campanha publicitária educativa, bem como a busca pelo apoio dos mais de 4 mil soldados do Exército do Estado para se unirem aos agentes de saúde contra os focos do mosquito, que causa doenças como dengue, zika e febre chikungunya. Uma equipe de epidemiologistas do Ministério da Saúde chegou ao Rio Grande do Norte na semana passada para investigar os casos de microcefalia no estado.

Os estados de Pernambuco e Sergipe também decretaram emergência por causa da microcefalia. No início de novembro, o Ministério da Saúde já havia decretado emergência em virtude do aumento de casos no Nordeste.

Criminosos liberam reféns e fogem após roubo de carro da PM

A Polícia Militar confirmou a libertação das duas pessoas feitas reféns por criminosos que planejavam assaltar uma agência dos Correios nesta quarta-feira (2) em Pedra Preta, a 125 quilômetros de Natal. Os reféns estavam perto do carro da Polícia Militar usados pelos criminosos para fugir.

O carro da PM e os reféns foram encontrados em um assentamento rural nas imediações do município de Jandaíra, na região Mato Grande. As informações foram repassadas pela Companhia da Polícia Militar de João Câmara, que faz o policiamento da região Mato Grande.

"A guarnição recebeu um chamado, pois havia pessoas suspeitas nas proximidades dos Correios. Quando os policiais chegaram, desceram da viatura e entraram na agência. Os criminosos estavam numa lanchonete. Quando viram a situação, fizeram dois cidadãos reféns e fugiram no carro da polícia, que estava com a chave na ignição", relatou o tenente-coronel Castelo Branco, da assessoria de comunicação da Polícia Militar.

Cunha aceita pedido de abertura de processo de impeachment de Dilma


O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), informou há pouco que aceitou pedido de abertura de processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O anúncio foi feito em entrevista coletiva na própria Câmara. 

Após anunciar que aceitou o pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) feito pelos juristas Hélio Bicudo Miguel Reale Jr. e Janaina Paschoal, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), disse que não havia como postergar mais a decisão. "Não ficaria com isso na gaveta sem decidir", afirmou, ressaltando que "nunca na história de um mandato" houve tantos pedidos para afastamento do presidente.


Cunha afirmou que o pedido seguirá "processo normal", dando amplo direito ao contraditório ao governo, e negou indiretamente uma atitude de revanche em relação ao governo. "Minha posição será a mais isenta possível, sem nenhum espírito de torcida", afirmou. Na tarde desta quarta-feira (2) a bancada do PT havia decidido votar contra o peemedebista no Conselho de Ética.

"Não tenho nenhuma felicidade de praticar esse ato", disse. "A decisão é de muita reflexão e de muita dificuldade". O presidente da Câmara afirmou que o País passa por muitas crises e que é preciso que a possibilidade de afastamento da presidente seja uma questão a ser enfrentada.

No início da coletiva de imprensa, Cunha afirmou que refutou pedidos baseados em acusações sobre mandatos anteriores ao atual e disse que entendeu como constrangimento acusações, divulgadas pela imprensa na segunda-feira, 30, de que teria recebido dinheiro do BTG em troca de aprovação de medida provisória que favoreceu o banco.

Para evitar demissões, Prefeita Fernanda reduz seu salário, de secretários, e anuncia pacote de medidas de contenção de despesas


Levando em consideração a crise econômica que a afeta os municípios e as consequentes quedas de suas arrecadações, a Prefeita Fernanda Costa vem tomando algumas medidas que visam conter as despesas públicas e continuar cumprindo com os compromissos de sua gestão e, acima de tudo, evitar demissões. Um decreto foi publicado com todas essas medidas administrativas que serão tomadas pela gestão municipal e a principal delas é a redução do salário da própria Prefeita, em 15%, e dos secretários em 10%. Fernanda Costa comunicou a decisão aos seus auxiliares em reunião na tarde desta sexta-feira (27) e contou com a adesão de todos.

O decreto nº 1716, de 16 de novembro de 2016, determina que as medidas de contenção de gastos sejam colocadas em prática imediatamente, como: o desligamento da iluminação pública das praças e canteiros públicos que, a partir da 0h00, deverá ser desligada ao patamar médio de 80%; a suspensão da oferta aos servidores e aos visitantes de café, chá e similar nas unidades administrativas municipais; suspensão do uso de veículos oficiais para atividades não administrativas; suspensão de concessão de qualquer tipo de ajuda ou apoio institucional para a realização de eventos sociais ou culturais, exceto os já existentes tradicionalmente; suspensão de novas despesas de investimentos, exceto se forem financiadas com recursos federais ou estaduais; suspensão de concessão de diárias e ajudas de custo para a participação de servidores municipais em cursos, seminários e afins; suspensão de hora extra e licença prêmio; suspensão da contratação temporária de novos servidores, além de outras medidas que consta no decreto.

O horário de funcionamento das secretarias e unidades administrativas municipais sofrerá alteração e passará a ser das 7h às 13h, em dias úteis. A exceção é para os serviços públicos considerados essenciais.

Situações de caráter emergencial, com a devida justificativa, poderão ser autorizadas, de forma excepcional, pela Prefeita Fernanda Costa.

As medidas administrativas de contenção contidas no decreto assinado pela Prefeita Fernanda Costa valerão pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, a contar de sua publicação, podendo ser prorrogado.

Clique no link e veja o decreto na íntegra: http://www.santacruz.rn.gov.br/site/media/decreto1716.pdf

Ezequiel Ferreira é eleito Parlamentar do Ano na Assembleia Legislativa


Acabam de ser apurados os votos de 36 jornalistas que votaram para escolher o Parlamentar do Ano na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. 
O presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PMDB), foi o eleito, após receber 28 votos. 
O deputado Gustavo Carvalho (PROS) obteve 3 votos.
Galeno Torquato (PSD) conseguiu 2 votos. 
Gustavo Fernandes (PMDB) e Kelps Lima (SDD) receberam um voto cada. 
Um jornalista votou em branco. 

Mega-Sena acumulada pode pagar prêmio de R$ 105 milhões


A Mega-Sena acumulada pode pagar prêmio de R$ 105 milhões para o apostador que acertar os seis números do concurso. O sorteio está marcado para esta quarta-feira (2), às 20h (horário de Brasília) e acontece na cidade de Ji-Paraná (RO). A Caixa estima o valor do prêmio de acordo com a previsão de arrecadação do concurso. O prêmio da Mega-Sena acumula até que um apostador acerte os números, ou seja, não há limites de quantas vezes pode acumular.

No último concurso, foram arrecadados R$ 401,5 milhões. O prêmio de R$ 205,3 milhões saiu para uma única aposta de seis números em Brasília. Os recursos arrecadados não são totalmente destinados a quem acerta as dezenas, já que parte do dinheiro vai para as lotéricas, para investimentos do governo em cultura e esporte, entre outros destinos, como a Seguridade Social e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

A Caixa informa que 51% da arrecadação vai para o prêmio total. Com o desconto de 3% para o Fundo Nacional da Cultura, de 1,7% para o Comitê Olímpico Brasileiro e de 0,3% para o Comitê Paraolímpico Brasileiro, o prêmio bruto fica em 46%. Sobre o prêmio bruto, incide 13,8% de imposto de renda. Assim, o prêmio líquido para o apostador é de 32,2% do valor arrecadado. Há também a destinação do adicional de 4,5% para a Secretaria Nacional de Esportes, entre outros percentuais como para o custeio e manutenção de serviços (20%) e para as lotéricas (9%).

De acordo com a Caixa, se um apostador levar o prêmio do concurso de hoje sozinho e aplicá-lo integralmente na poupança, receberá mais de R$ 661 mil por mês em rendimentos, o equivalente a cerca de R$ 22 mil por dia. O prêmio também é suficiente para comprar 262 imóveis no valor de R$ 400 mil cada ou ainda uma frota de 700 carros de luxo.

Prefeita Fernanda participa de encerramento da festa de Nossa Senhora das Graças no Cônego Monte


A Prefeita Fernanda Costa participou na noite da última sexta-feira (27) do encerramento da festa de Nossa Senhora das Graças padroeira do Conjunto Cônego Monte. Os festejos foram finalizados com missa e procissão conduzindo a imagem da Santa pelas principais ruas do bairro.

Organizada pela Paróquia de Santa Rita de Cássia, a festa é uma das mais tradicionais de Santa Cruz. Foram 10 dias de intensa participação popular e uma programação que contou com vários eventos religiosos e sociais.

A festa teve como tema este ano: “Maria, modelo de vida e missão na Igreja”.

Sejuc tenta acabar com uso de celular em presídios

O secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Cristiano Feitosa, irá tentar importar, dos presídios do Estado de São Paulo, o modelo de bloqueio dos sinais de telefonia móvel e conexão à internet instalado no entorno das casas carcerárias. Em mais uma demonstração do livre acesso aos aparelhos celular com conexão à internet, presos no Pavilhão Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta, enviaram mensagens via aplicativos instalados nos aparelhos, nas quais relatam o temor de serem mortos por presos dos demais pavilhões da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, que ocupa terreno contíguo. O titular da Sejuc está em Brasília para mais uma reunião acerca da situação das unidades prisionais potiguares, destruídas desde as rebeliões de março passado.

A expectativa, conforme informado pela assessoria de imprensa da Sejuc, é de que Cristiano Feitosa se encontre com representantes do governo paulista e discuta a viabilidade da implementação dos bloqueadores de sinal de telefonia móvel, além dos custos envolvidos na operação. Conforme destacado pela assessoria da pasta, as conversas para a instalação dos equipamentos nas áreas ocupadas pelas detenções no Rio Grande do Norte estão avançadas e, em breve, medidas de adoção do serviço deverão ser anunciadas. Ainda não se sabe, porém, quanto a aquisição dos equipamentos necessários ao bloqueio do sinal de telefonia irá custar. Não é raro, durante os motins, visualizar presos utilizando telefones celulares e, em alguns casos, eles próprios entram em contato com familiares dizendo que estão correndo risco de morte ou estão sendo ameaçados.

Pros decide expulsar Rafael Motta e deputado fica livre para assumir PSB no RN

O deputado federal Rafael Motta está fora do Pros, partido que presidia no Rio Grande do Norte. O parlamentar foi expulso pelo comando nacional do partido, após ter feito críticas a forma como foi gasto o fundo partidário da legenda. Agora, Rafael está livre para nova filiação partidária. É crescente a especulação sobre sua ida para o PSB, atualmente nas mãos da vice-prefeita de Natal Wilma de Faria. O partido quer recuperar a cadeira que perdeu na Câmara, com a derrota da ex-deputada Sandra Rosado nas urnas. Mas, nos bastidores, são muitas as legendas que querem atrair a filiação do deputado.
Confira abaixo nota divulgada por Rafael Motta, na íntegra.
"Caros correligionários, eleitores e sociedade potiguar em geral,
Venho a público informar que não faço mais parte do quadro do Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Recebi a notícia de que a Executiva Nacional do PROS decidiu pela minha expulsão do partido.
Estou certo de que as minhas críticas ao mau uso do fundo partidário por parte da Executiva Nacional, quando da compra de bens luxuosos, como um helicóptero e um avião, motivaram essa decisão do comando da legenda. O mesmo motivo que fez com que outros dois colegas deputados enfrentassem o mesmo processo, Domingos Neto (CE) e Valtenir Pereira (MT).
Posso afirmar com toda convicção de que não me arrependo e mantenho o meu posicionamento, pois o fundo partidário é constituído por dinheiro público e deve ser utilizado com ética, honestidade e responsabilidade. Acredito que agi em consonância com o pensamento da sociedade.
Concluo esse capítulo de cabeça erguida, pois fui fiel aos meus eleitores quando não concordei com esses atos, e estou pronto para os novos desafios.
Agradeço a todos que atenderam ao meu convite quando fundamos o PROS no Rio Grande do Norte e estiveram ao meu lado nessa jornada. De pronto, já os convido para também caminharmos juntos no momento que está por vir. Agradeço ainda aos que, mesmo não filiados, apoiaram o meu posicionamento e afirmo que esse apoio é um grande incentivo para que eu siga sempre em frente e com coerência."
Rafael Motta
Deputado federal

Fest Frango alcança objetivos e registra grande participação popular


A terceira edição do Fest Frango (Feira de Avicultura do Trairi) foi encerrada no último sábado (28) com uma avaliação muito positiva dos organizadores e do público que esteve presente ao evento realizado pela Prefeitura de Santa Cruz e seus parceiros. A enorme quantidade de pessoas registrada nos três dias comprova que o Fest Frango é um evento consolidado e que mais uma vez atingiu seus objetivos.

Definitivamente inserido no calendário da cidade, o Fest Frango ofereceu uma programação diversificada e voltada para toda a família. Além de fomentar a atividade de avicultura, com a realização de seminário, e o desenvolvimento econômico, através participação dos restaurantes locais no Festival Gastronômico e da exposição do artesanato local, o evento também ofereceu ao público, em seus três dias de programação, apresentações culturais, atividades recreativas para as crianças, exposição fotográfica, serviços em saúde e o III Festival Gastronômico de Santa Cruz, que contou com a participação de oito restaurantes locais.

Como um dos objetivos é fomentar a avicultura, o Fest Frango também teve um momento específico para tratar dessa atividade e suas novas tecnologias, que foi o “Seminário de Avicultura”, ocorrido na manhã da última sexta-feira (27), no auditório do Instituto Cônego Monte. O evento teve em sua programação três palestras ministradas por especialistas do segmento.

Para organizar o III Fest Frango, a Prefeitura de Santa Cruz utilizou uma estratégia que vem dando certo na gestão da Prefeitura Fernanda Costa, que é a de realizar eventos utilizando material humano das várias secretarias municipais, a chamada “Equipe Intersetorial”.

A Prefeita Fernanda Costa, que idealizou realizar o evento em sua gestão, participou de toda a programação ao lado do Deputado Estadual Tomba Farias que, por meio de emendar parlamentar, viabilizou os recursos para que o evento acontecesse em forma de patrocínio do Governo do Estado, via Empresa de Promoção Turística (EMPROTUR). O Fest Frango recebeu também o apoio do Sebrae, Guaraves Alimentos e Fecomércio, através do Sesc e Senac.



Bandidos roubam viatura da PM e levam duas pessoas reféns em Pedra Preta


Uma viatura da Polícia Militar foi roubada durante um assalto na manhã desta quarta-feira (2) nos Correios do município de Pedra Preta, na região Central do Rio Grande do Norte. Segundo o Comando de Policiamento do Interior (CPI), duas pessoas foram levadas como reféns pelos criminosos.

O crime ocorreu por volta das 9h20. Os bandidos foram até a agência dos Correios e a Polícia Militar recebeu o alerta de que dois elementos suspeitos estariam rondando o local. Quando a viatura com os policiais chegou à agência, os criminosos já estavam finalizando o assalto. No momento em que os policiais desceram da viatura para realizar a abordagem, os bandidos usaram duas pessoas como escudos humanos e adentraram a viatura, que estava ligada. Então eles fugiram para local incerto.

"As equipes estão em diligências no local e nas cidades do entorno. É questão de tempo até que eles sejam encontrados e torcemos para que os reféns já estejam liberados", explicou o major Castelo Branco, negando a informação preliminar de que os policiais tivessem sido levados pelos bandidos.

A Polícia não informou a quantidade de dinheiro levada pelos criminosos.

Com repasses atrasados pela Prefeitura, abrigos ameaçam fechar por "abandono"


A Prefeitura de Natal acumula três meses de atraso no repasse para os abrigos de idosos conveniados da capital potiguar. E o problema está colocando a continuidade desses serviços em risco. Nota divulgada pelo perfil oficial do Lar da Vovozinha no Facebook, diz que a instituição não tem condições de pagar os salários e o 13º de seus funcionários. No documento, são feitas críticas a administração Carlos Eduardo, que anuncia o “maior réveillon de todos os tempos”, mas deixa os abrigos “completamente abandonados”.
O Lar da Vovozinha informa ainda que os valores dos repasses estão congelados desde a gestão Micarla de Sousa, encerrada em 2012, e que todas as alternativas para solucionar o problema já foram cumpridas. “Todo o setor está em luta e muito fez para que a sua situação fosse melhorada. As diretorias das casas entregaram ao prefeito Carlos Eduardo um projeto de lei que regularizava a sua situação perante o município acompanhado de 20.000 assinaturas: não obtivemos nenhuma resposta”, diz a nota.
Caso fechem as portas, Natal terá mais de 300 idosos sem abrigo, isso sem falar nos 205 funcionários que ficarão sem emprego. “Prefeito Carlos Eduardo, as casas suplicam, olhe pelos seus idosos”, finaliza o texto.

Apoio da Prefeitura viabiliza realização do I Eco Pedal de Santa Cruz, evento com ciclistas do RN e da PB


O apoio da Prefeitura foi imprescindível para a realização do “I Eco Pedal de Santa Cruz”, evento que reuniu centenas de participantes neste domingo (29) em Santa Cruz/RN. Foram mais de 200 ciclistas que puderam optar entre dois percursos, um de 32 km e outro de 42 km, pela área rural do município de Santa Cruz e, em alguns trechos, do município de Sitio Novo.

A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, foi a responsável pela logística do evento e viabilizou a recepção dos ciclistas na chegada ao ponto de largada para o percurso (Clube Juvenal Pé de Copa) e no retorno ao mesmo local depois de finalizado o percurso. Durante todo trajeto foram instaladas tendas como ponto de apoio, ambulância para o suporte médico, além de carro para transportar aqueles que por algum motivo desistissem de seguir pedalando.

“A gente já vem observando que esse esporte vem crescendo aqui no nosso município e nos colocamos a disposição para contribuir com esse evento objetivando fomentar essa prática que só trás benefícios ao ser humano e que merece também a atenção do poder público”, disse o Secretário de Esportes e Lazer de Santa Cruz, Jackson Jaedyson.

O I Eco Pedal de Santa Cruz fez parte das comemorações pelo aniversário de 101, comemorado neste dia 30 de novembro.