quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Vacinação contra a raiva em cães e gatos já foi iniciada em Santa Cruz


Vacinar cães e gatos contra a raiva e manter a doença controlada no município é o objetivo da campanha que foi iniciada no último sábado (08) pela Prefeitura de Santa Cruz. A campanha é coordenada pela Vigilância Ambiental.

Após vacinar vários animais no “Dia D” da campanha, em ponto fixo, o trabalho da equipe agora será realizado casa a casa. Nesta semana a vacinação está sendo feita nos animais do bairro Paraíso e no Conjunto Cônego Monte. Em seguida, outros bairros da cidade serão contemplados, bem como a Zona Rural do município.

Cinco equipes de vacinadores trabalham com a meta de vacinar 80% dos 11 mil cães e gatos existentes em Santa Cruz. É extremamente importante manter os animais vacinados para a manutenção da situação de controle da doença no município, além de contribuir com a saúde dos animais e de seus donos. A população poderá tirar dúvidas através do fone: 3291 2127.

Dívida com fornecedores de remédios e insumos afeta estoque da UNICAT


Paralisação dos servidores, diminuição dos serviços, uma dívida milionária e falta de medicamentos. Este é o quadro da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), órgão responsável pela distribuição dos medicamentos de alto custo para usuários da rede de saúde pública que sofrem com doenças graves.   Vinculada à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a Unicat, que ainda é responsável pela distribuição dos remédios e insumos hospitalares, depende das compras realizadas pela unidade gestora. 

E é nisso que mora o problema.De acordo com a própria Se
sap, a dívida da administração estadual com os fornecedores de remédios e insumos é de R$ 28 milhões. 

E por isso alguns deles não estão realizando o abastecimento devido, também por conta da falta de perspectiva da quitação do débito.Por conta desta situação, mais de 20% da lista de medicamentos de alto custo entregues pela Unicat aos pacientes não estava disponível ontem no prédio localizado na Rua Doutor Nilo Bezerra de Carvalho, no Tirol.    O número de medicamentos da lista em falta oscila entre os 20 e 30, a depender do dia, segundo apurou a reportagem. A lista é impressa e está sempre afixada na porta da Unicat, sendo corrigida pelos servidores com riscos de caneta naqueles que são recebidos pelo estoque ou acrescentando os que acabam no dia.  

Ontem (20), duas listas estavam à mostra. A primeira, sem data específica, estava com 35 medicamentos, alguns já riscados, e a outra apontava 29 itens em falta, entre os excluídos e os acrescentados pelos servidores.Segundo levantamento feito pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sindsaúde-RN), 21 dos cerca 100 medicamentos de alto custo distribuídos na Unicat estavam em falta ontem (ver box).  
“As atualizações do estoque são feitas todo dia, porque às vezes chegam cargas e os medicamentos também acabam porque não são reabastecidos”, explica José Almeida, servidor da Unicat. 

O próprio sindicato não tem levantamento de como se encontra a situação da Unicat com relação aos medicamentos e insumos hospitalares, que são redistribuídos para outras unidades de saúde do estado.   “Ainda não temos um levantamento preciso, mas cerca de 50% do estoque está em falta ou com uma quantidade muito baixa”, afirma Almeida.

A secretaria destacou que a lista de medicamentos que não estão no estoque pode diferir da divulgada pelos servidores porque há substituições de medicamentos com dosagens diferentes – um remédio com 100 mg que esteja em falta pode ser substituído por dois de 50 mg, por exemplo. 

Lei obriga instalação de câmeras de segurança em bares e restaurantes de Natal


O prefeito de Natal, Carlos Eduardo sancionou lei que obriga a instalação de câmeras de monitoramento de segurança em todos os bares, boates, casas de shows e restaurantes que tenham capacidade igual ou superior a 200 pessoas na cidade. A lei foi publicada na edição do Diário oficial do Município de hoje (21) e entra em vigor imediatamente. Os estabelecimentos só renovarão os alvarás de funcionamento após o cumprimento da medida.

Na proposta, que foi aprovada pela Câmara Municipal do Natal, os proprietários ou responsáveis pelos estabelecimentos ficarão responsáveis por arcar com as despesas para o cumprimento da lei. Além disso, os locais também deverão conter, obrigatoriamente, avisos (em local visível, interno e externo) informando a existência de câmeras de monitoramento no local. Fica proibida, no entanto, a instalação de câmeras em banheiros.

Ainda de acordo com a lei, as imagens produzidas e armazenadas não poderão ser disponibilizadas
a terceiros, exceto por meio de requisição formal em caso de investigação policial ou para instrução de processo judicial.

Na lei, não está definido o órgão que fará a fiscalização sobre o cumprimento da nova norma e também não há a previsão de multa em caso de descumprimento. Os estabelecimentos, no entanto, só poderão renovar os seus alvarás de funcionamento expedidos pela Prefeitura do Natal caso tenham instalado o sistema de monitoramento no momento em que houver a inspeção.

Serviços do CREAS avançam em Santa Cruz com nova sede


Com pouco mais de um mês de inaugurada, a nova sede do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) tem contribuído para a melhoria dos serviços que são oferecidos pelo órgão à população. Atualmente, as pessoas que necessitam de algum tipo de atendimento encontram uma estrutura moderna, espaços adequados e profissionais motivados pelas ótimas condições disponibilizadas pela Prefeitura de Santa Cruz para desempenhar suas funções.

Para o psicólogo do CREAS, Zacarias Ramalho, mesmo com poucos dias de inaugurada, já é possível identificar uma mudança positiva nos serviços do órgão. “O atendimento agora está mais qualificado e a gente conseguiu ter essa melhora devido ao espaço, devido ao conforto que as salas oferecem aos usuários. Nesse novo espaço a gente tem uma amplitude maior para poder desenvolver outros tipos de trabalhos e ofertar outras coisas para os nossos usuários”, afirmou Zacarias.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) integra a política de proteção especial do município vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social e tem como objetivo realizar atendimento psicossocial, jurídico a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos.