terça-feira, 29 de julho de 2014

Cidadão santacruzense, Galêgo de seu Dudú, é vítima fatal em um assalto


As informações que chegaram agora a pouco em nosso blog, é que o cidadão Santacruzense João Ferreira, mais conhecido por Galêgo de seu Dudú, foi a óbito após ter levado um tiro em um assalto, no momento as informações que sabemos são apenas essas.

Amazan faz comício relâmpago em São João do Sabugi


O candidato a deputado estadual Amazan (PSD) realizou o primeiro comício de sua campanha, na noite desta segunda-feira (28) em São João do Sabugi. O candidato gostou do comparecimento das pessoas. Logo após o discurso, Amazan percorreu as principais ruas da cidade em caminhada com a população

PM acusado de ser o executor do crime contra o italiano Enzon Albanese, ganha alvará de soltura a pedido da defesa.

O Policial Militar Alexandre Douglas, apontado pela Polícia Civil como sendo o executor do homicídio contra o italiano Enzon Albanese, crime ocorrido em maio deste ano, ganha alvará de soltura a pedido do seu advogado, Dr. Fernandes Braga.
O PM estava sob prisão temporária a mais de 60 dias, sendo essa solicitada pela autoridade policial, o delegado Dr. Raimundo Rolin, até então titular da delegacia de homicídios. 
Em exclusiva para o Blog O Paralelo, o Advogado do Policial acusado do crime, Dr. Fernandes Braga, disse que nada foi provado nada contra seu cliente nesses mais de 60 dias e o militar permaneceu sob constituição cautelar  temporária, não sendo expedida sua prisão preventiva em decorrência de um pedido de revogação da prisão temporária e não ocorrência da preventiva por parte da defesa formada também pelos advogados, Drª Renata Calina e Dr. Rousseuas Rocha. O PM estava detido no Quartel Geral da corporação, Natal. 


Via: O Paralelo

Agripino comanda reunião do presidenciável Aécio Neves com coordenações de todos os Estados


E o senador José Agripino Maia, como coordenador geral da campanha do presidenciável Aécio Neves, comandou hoje a primeira reunião, em São Paulo, na sede do PSDB, com o candidato e as coordenações de todos os Estados.
Do Rio Grande do Norte participaram os dois indicados para coordenar a campanha de Aécio: o democrata Manoel Pereira e o tucano Washington Dantas.


E o senador José Agripino Maia, como coordenador geral da campanha do presidenciável Aécio Neves, comandou hoje a primeira reunião, em São Paulo, na sede do PSDB, com o candidato e as coordenações de todos os Estados.
Do Rio Grande do Norte participaram os dois indicados para coordenar a campanha de Aécio: o democrata Manoel Pereira e o tucano Washington Dantas.

Prefeita Fernanda Costa participa de aula inaugural do curso de Medicina Multicampi


A Prefeita Fernanda Costa participou na última sexta-feira (25), em Caicó/RN, da aula inaugural do curso de Medicina Multicampi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O curso utilizará, além da estrutura dos campi de Caicó e Currais Novos, as instalações da Faculdade de Ciências de Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), em Santa Cruz/RN. Acompanhando a Prefeita estiveram a Secretária Municipal de Saúde, Milena Ferreira, e Chefe do Gabinete Civil, Marcela Ravena, e o Pároco local, Padre Vicente Fernandes.

A cerimônia foi presidida pela Reitora da UFRN, Ângela Paiva, e contou também com a presença da Vice-reitora, Maria de Fátima Ximenes, do Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, do Diretor da Escola Multicampi de Ciências Médicas, George Dantas e do reitor da UERN, Pedro Fernandes, além da governadora Rosalba Ciarlini.

A primeira turma de Medicina Multicampi da UFRN é composta por 40 alunos. O curso recebeu nomenclatura diferenciada porque terá como sede três cidades das regiões Seridó e Trairi: Caicó, Currais Novos e Santa Cruz.

Parceria com a Prefeitura de Santa Cruz

A Prefeitura de Santa Cruz, desde o inicio do processo, vem contribuindo para a efetivação do curso de medicina no município por entender que o mesmo representa um grande avanço em vários aspectos, sobretudo, no atendimento em saúde à população. O Poder Público municipal já oficializou, há algum tempo, a doação da estrutura física onde funciona atualmente a Escola Municipal Miguel Lula de Farias para que a FACISA possa utilizá-la para acomodar a estrutura do novo curso. O local foi classificado como ideal, principalmente pela proximidade com o Hospital Universitário Ana Bezerra e pela estrutura já existente da UFRN em Santa Cruz.


Licenças médicas afastam 700 PMs


Setecentos policiais militares estão afastados de suas atividades devido a problemas de saúde. O montante corresponde a quase 8% do efetivo total. Parte dos PMs foi remanejado para serviços burocráticos ou administrativos da corporação. A maioria, no entanto, está desocupada. Entre as enfermidades responsáveis pela retirada dos policiais das ruas, destacam-se as doenças psiquiátricas que são as causas de 45% das licenças médicas.  

Há duas formas para o policial deixar suas funções ordinárias. Dependendo do diagnóstico médico, o PM é afastado completamente do trabalho ou assume outra função dentro do Comando. Atualmente, existem 399 policiais na primeira condição e mais 301 homens na segunda. Os dados foram revelados pelo Centro de Atenção Básica à Saúde da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PM-RN) e foram atualizados ontem, dia 28, um dia após um soldado atear fogo em três motocicletas, atentar contra a própria vida e ser internado em um hospital psiquiátrico de Natal.

Felipão é o novo técnico do Grêmio


Luiz Felipe Scolari está de volta ao Grêmio após 18 anos. O técnico acertou com o Tricolor gaúcho no início da tarde desta terça-feira (29). Ele assume o cargo depois da saída de Enderson Moreira.

Pelo Grêmio, Felipão tem 352 jogos no comando do clube e 11 títulos conquistados. Ele venceu os Campeonatos Gaúchos de 1987, 1995 e 1996; a Copa do Brasil de 1994; a Copa Libertadores da América de 1995; a Recopa Sul-Americana de 1996 e o Campeonato Brasileiro de 1996. Em 1995, foi vice-campeão do mundo no Japão. 


Ele chega ao Grêmio após ficar em quarto lugar na Copa do Mundo no comando técnico da Seleção Brasileira. A campanha, no entanto, ficou marcada pelas derrotas para a Alemanha na semifinal, por 7 a 1, e para a Holanda na disputa do terceiro lugar, pelo placar de 3 a 0.

Scolari iniciou sua carreira como treinador no CSA-AL em 1982 e acumula passagens por clubes como Juventude, Goiás, Criciúma, Cruzeiro e Palmeiras. Além disso, dirigiu equipes do Kwait, Arábia Saudita, Japão, Uzbequistão, pela seleção de Portugal (vice-campeão da Eurocopa 2004) e teve uma passagem apagada pelo Chelsea da Inglaterra. Seu principal título foi o pentacampeonato mundial conquistado pela Seleção Brasileira em 2002, na Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão.

Juiz é afastado por suspeita de envolvimento com fraudes no RN


O juiz da 1ª vara Cível de Ceará-Mirim, José Dantas de Lira, foi afastado do serviço na tarde desta terça-feira (29). A decisão pelo afastamento é do desembargador Cláudio Santos. José Lira, segundo o Ministério Público do Rio Grande do Norte, integra um suposto esquema de concessão de decisões liminares fraudulentas. Ceará-Mirim é um dos municípios da Grande Natal.

Na manhã desta terça, promotores de Justiça e policiais militares cumpriram mandados de busca e apreensão em imóveis e no escritório do juiz José Lira e de outras quatro pessoas nas cidades de Natal, Ceará-Mirim e Parnamirim. Além do juiz, dois advogados - sendo um filho do magistrado -, um corretor de imóveis e um servidor do poder Judiciário são suspeitos de integrar o suposto esquema fraudulento.

O G1 tentou contato com José Dantas de Lira no fórum de Ceará-Mirim, mas foi informado que o juiz está de férias. O advogado Diego Henrique Lima Dantas Lira, filho do juiz, disse que o pai não irá comentar o afastamento. "Ele não foi intimado ainda. Não tivemos acesso ao processo, ou seja, nem sabemos o que está acontecendo", limitou-se a falar o advogado.

Segundo o procurador geral de Justiça do RN, Rinaldo Reis, os advogados e o corretor de imóveis seriam agenciadores do grupo. "Um servidor público que tentasse um empréstimo consignado junto a um banco e não conseguisse era procurado pelos agenciadores e convencidos a irem ao fórum de Ceará-Mirim. Lá, o juiz concedia decisões liminares obrigando os bancos a darem os empréstimos a esses servidores mediante pagamento de propina que variava, segundo nossos levantamentos, entre R$ 3 mil e R$ 7 mil", disse. De acordo com o procurador, esse suposto esquema existia há quatro anos. O dinheiro da propina era rateado entre os integrantes do grupo.

Fernanda Costa reunirá religiosos em café da manhã no local da construção da Praça da Bíblia



A Prefeita Fernanda Costa se reunirá com lideres religiosos, na manhã desta quarta-feira (30), a partir das 7h, em um café da manhã no local onde está sendo erguida a Praça da Bíblia. O objetivo é o de reunir padres, pastores e líderes de todos os segmentos religiosos para apresentar o projeto de construção da praça, que já se encontra em fase adiantada de execução, e planejar, ouvindo sugestões dos religiosos, futuros eventos que a Praça da Bíblia poderá abrigar, tanto católicos como evangélicos.

As obras estão a todo vapor e aproveitará o terreno onde era antes a quadra municipal, mas que estava ocioso depois que a gestão municipal anterior demoliu o equipamento público utilizado para a prática esportiva, como também o espaço da antiga Praça da Rua Antônio Henrique de Medeiros, no centro.

DER/RN autoriza reajuste na tarifa dos transportes intermunicipais


O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN) estabeleceu o reajuste nas tarifas de transporte coletivo intermunicipal. As novas tafiras passarão a ser cobradas já nesta quarta-feira (30).

De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (29), a tarifa de característica rodoviária terá como referência o reajuste de 4,792%. Nas linhas que operam na Região Metropolitana, a base de reajuste é de 9,88% e a tarifa única e fixa do Anel I será de R$ 2,35. O último reajuste intermunicipal foi autorizado em fevereiro de 2013.

Segundo dados do DER/RN, o sistema de transporte intermunicipal do Rio Grande do Norte perdeu 22 linhas de três empresas nos últimos dez anos, chegando atualmente ao total de 135 linhas para atender a demanda média de 4 milhões de passageiros, mensalmente, em todo o Estado. Na maioria dos casos, as empresas alegaram inviabilidade econômica para manter os trajetos concorrendo com os transportes clandestinos, que muitas vezes cobram preços mais baixos ou oferecem serviço porta a porta.

Em 20 dias como deputado, Dibson não conseguiu nem nomear assessores


Dibson Nasser, do PSDB, conseguiu uma liminar para voltar a Assembleia Legislativa no início de julho, contudo, ao que parece, ficou claro que o retorno dele era temporário. Depois de esperar por uma semana para empossá-lo novamente no cargo, cumprindo a decisão judicial, a Assembleia teria segurado por 20 dias a nomeação dos cargos indicados por ele para o gabinete. Pelo menos, é o que o próprio deputado afirma em texto publicado no perfil dele no Facebook.

“Passe um dia comigo e veja o quanto meu telefone toca, pessoas passando as informações do que há nos bastidores da Política do RN. Hoje sábado, já me passaram as medidas que estão tomando para que meu suplente consiga nomear os cargos do gabinete, coisa que não consegui durante 20 dias. Alias, a publicação do meu afastamento saiu numa velocidade!”, ironizou o, agora, ex-parlamentar.

Isso porque Dibson Nasser conseguiu no dia 1º de junho a liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que anulou a decisão que cassou o mandato dele em 2012. A Assembleia Legislativa foi notificada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas precisou se reunir para analisar a decisão judicial e só no dia 4 decidiu empossá-lo – com Dibson indo lá diariamente para cobrar o retorno a Casa.

Investimentos na Educação continuam e Prefeitura de Santa Cruz entregará fardamento escolar nesta terça (29)


A Prefeitura de Santa Cruz irá concretizar nesta terça-feira (29) mais uma importante ação em prol da educação: fará a entrega do fardamento escolar aos alunos de toda a rede municipal de ensino. O trabalho, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, contemplará todos os estudantes das Zonas Urbana e Rural do município. Cada estudante receberá uma calça ou bermuda, conforme a idade, e duas camisetas.

Os eventos de entrega acontecerão pela manhã, às 9h, no ginásio Marcílio Furtado; e à tarde, no ginásio da comunidade Bonsucesso, a partir das 14h, através de atos simbólicos, ambos com a presença da Prefeita Fernanda Costa.

As ações executas pela Prefeitura de Santa Cruz buscam promover melhorias no ambiente escolar, com alunos motivados e frequentando espaços dignos para um bom aprendizado.

Mais investimentos na Educação

A Prefeitura de Santa Cruz iniciou o ano de 2014 reformando a parte física de todas as escolas municipais, adquiriu também novas carteiras, birôs e parques infantis. A merenda que é servida aos alunos nas unidades educacionais do município também tem recebido uma atenção especial. Além do acompanhamento nutricional, o Poder Público municipal promoveu o 1º Encontro de Merendeiras que serviu para ratificar junto as profissionais que manipulam os alimentos nas escolas a importância da merenda escolar, seu enriquecimento nutricional, incentivo a educação alimentar, ambiental e sanitária.