sexta-feira, 11 de abril de 2014

Prefeitura de Santa Cruz e Acoberta realizam a Paixão de Cristo


Pelo segundo ano, a Prefeitura de Santa Cruz juntamente com o Coletivo Acoberta de Teatro realiza a encenação da Paixão de Cristo, espetáculo que mostra a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. O apoio da Prefeitura, por meio de secretaria municipal de Cultura, permitiu a montagem do espetáculo e sua apresentação em três datas em Santa Cruz de forma gratuita.

No próximo domingo (13), a encenação será na Vila de Todos, na segunda-feira (14), na sede da Acoberta no bairro Maracujá e na quarta-feira (16), na praça do bairro Paraíso. As apresentações começam sempre a partir das 20 horas.



Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Ônibus sobe canteiro na BR-101 e capota na madrugada desta sexta-feira


No início da manhã desta sexta-feira (11), um ônibus da empresa Santa Maria, da linha 56, que liga Ponta Negra/Rocas, tombou na BR 101. O acidente deixou o motorista ferido, mas sem gravidade.
De acordo com o policial rodoviário federal Reverton, a causa do acidente ainda é desconhecida, mas uma das hipóteses é que a pista molhada tem feito o motorista perder o controle, isso porque chovia forte no momento do acidente.
O condutor do ônibus que não teve o nome revelado, foi sorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e passa bem. “O veículo tinha acabado de sair da garagem e apenas o motorista estava no transporte”, relatou o policial Reverton.

Detran/RN realizará amanhã vistoria no transporte escolar de doze municípios‏

O Detran/RN estará deslocando amanhã (12) várias equipes de vistoriadores que irão realizar inspeções nos veículos de transporte de estudantes de doze municípios. A ação acontece nas cidades polos de Macaíba e Canguaretama. A medida faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Departamento e o Ministério Público Estadual (MPE) que tem como objetivo fiscalizar a frota de ônibus estudantis que transportam alunos das escolas públicas de todo o Rio Grande do Norte.

Três ônibus são assaltados em menos de duas horas em Natal


Três ônibus foram assaltados em pouco mais de duas horas na noite desta quinta-feira (10) emNatal. Segundo a Polícia Militar, dois casos aconteceram na zona Leste. O terceiro, na zona Norte. Nenhum dos criminosos foi preso.

De acordo com a PM, o primeiro assalto aconteceu por volta das 20h30 no bairro das Rocas. Um ônibus da linha 43 trafegava pela região quando os suspeitos subiram no transporte e anunciaram o assalto. O grupo levou pertences dos passageiros e o dinheiro das passagens.
O segundo caso aconteceu no bairro de Petrópolis. Dois homens entraram pela porta da frente de um ônibus da linha 56 e renderam o motorista. Um terceiro suspeito subiu pela porta traseira do ônibus e recolheu os pertences dos 13 passageiros que estavam no veículo. O quarto suspeito ficou do lado de fora e deu cobertura ao grupo. Após a ação, os assaltantes fugiram correndo. Segundo o motorista, que não quis se identificar, os suspeitos se passaram por passageiros.
O terceiro caso aconteceu na avenida Dr. João Medeiros Filho, principal via da zona Norte da capital potiguar. De acordo com a PM, por volta das 22h um homem, sozinho, assaltou um ônibus da linha 76. O suspeito levou todo o dinheiro do caixa.

Emparn registra chuvas em 46 cidades em um dia

Apesar da redução das chuvas no Leste e Agreste do Rio Grande do Norte, a Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), continua registrando boas chuvas em outras regiões do Estado. Nas últimas 24 horas, das 7h de ontem às 7h de hoje (11), o Boletim Pluviométrico registra chuvas em 46 localidades.

Na região Oeste Potiguar choveu 69 milímetros em Martins, em Patu (55mm), Frutuoso Gomes (35mm), Janduís (28,8mm), Messias Targino (26mm), Luís Gomes (25mm), Serrinha dos Pintos (25mm) e Paraná (22,3mm). Choveu também em Marcelino Vieira, Viçosa  e Portalegre, entre outros municípios da região.


Nas regiões Seridó e Central as maiores chuvas ocorreram em Santana do Seridó (45mm), São José do Seridó (43mm), Caicó (Açude Mundo Novo - EMPARN, com 35mm), Angicos (23,6mm),  Fernando Pedroza (21,9mm) e ainda em Florânia, Pedro Avelino, Cruzeta, São João do Sabugi e Tenente Laurentino Cruz. No Agreste e Leste choveu apenas em Várzea, Jaçanã, Extremoz, Natal, Parnamirim e Maxaranguape.

Fernanda Costa participa do movimento “Viva seu Município” e Prefeitura fecha suas portas nesta sexta (11


A Prefeita Fernanda Costa participa nesta sexta-feira (11) de mais uma etapa da campanha “Viva seu Município”. Prefeitos, vereadores, secretários e outros agentes políticos de todo o Brasil se reúnem em suas capitais em uma manifestação em defesa das administrações municipais que sofrem com uma grave crise financeira há vários anos e que se agrava cada vez mais.  Os gestores afirmam que a crise ocorre principalmente pela quantidade de novas obrigações impostas ao ente municipal. Além disso, programas subfinanciados e convênios com governos estaduais e federal só contribuem para a “falência dos Municípios”.

As prefeituras, inclusive a de Santa Cruz, fecham suas portas nesta sexta-feira (11) mantendo apenas os serviços considerados essências como os de saúde, educação e transporte. A sede do Poder Executivo Municipal funciona apenas internamente.

“Os municípios do RN pedem socorro”, afirma a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) que reúne todos os gestores que aderiram ao movimento na manhã desta sexta-feira (11) no salão de eventos Deputado Álvaro Dias, na Assembleia Legislativa. O encontro faz parte da mobilização nacional lançada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) com o apoio das Federações e Associações Estaduais de Municípios.

Precedida pela campanha “Viva o seu Município. Não o deixe morrer”, o movimento pretende denunciar as graves dificuldades financeiras vivenciadas pela grande maioria das prefeituras e angariar o apoio da população como forma de pressionar o Congresso Nacional e o Governo Federal a buscarem soluções, além de alertar os deputados estaduais, deputados federais e senadores para a série de leis aprovadas por eles que definem serviços sem a indicação de uma fonte de financiamento e que só prejudicam a gestão municipal.

O slogan da campanha “Você nasceu aqui, não o deixe morrer” faz um apelo para que os cidadãos conheçam as verdadeiras causas da crise e entendam por que os Municípios estão falindo. 



Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Mosquito transgênico é liberado para combater a dengue no Brasil


A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) aprovou nesta quinta o pedido de liberação comercial de mosquitos transgênicos contra a dengue, desenvolvidos por uma empresa britânica, chamada Oxitec. Os mosquitos são geneticamente modificados para serem estéreis, de modo que, ao copularem com as fêmeas de Aedes aegypti na natureza, bloqueiam a reprodução da espécie. Testes realizados em dois bairros da cidade de Juazeiro, na Bahia, resultaram em uma redução de até 90% do número de insetos transmissores da dengue nessas localidades.

Os mosquitos transgênicos da Oxitec têm um gene a mais em seu DNA que faz com que seus descendentes morram antes de chegar à fase adulta, ainda no estágio de larva. Apenas mosquitos machos são produzidos, pois são apenas as fêmeas que picam as pessoas e transmitem a dengue (dessa forma, evita-se acrescentar mais mosquitos com potencial para transmitir a doença no ambiente).
A estratégia, basicamente, é liberar grandes quantidades desses mosquitos transgênicos na “natureza” (mais especificamente, nas áreas urbanas onde a dengue é um problema), em  número muito maior do que o de machos selvagens, de forma que os transgênicos estéreis tenham uma probabilidade muito maior de copular com as fêmeas daquela população e, assim, a reprodução da espécie seja suprimida.

Após 8 anos, potiguar vira médico em cidade onde dirigia ambulância


Um motorista de ambulância que deixou sua cidade no interior com o sonho de estudar Medicina e voltou oito anos depois como médico formado. O caso aconteceu em Lucrécia, município de pouco mais de três mil habitantes na região Oeste do Rio Grande do Norte, onde nasceu Ricardo Dantas Duarte, de 39 anos. Filho de um agricultor e de uma merendeira, o protagonista da história atualmente trabalha como médico do Programa de Saúde da Família (PSF), coordena uma unidade de urgência da cidade, dá plantão em municípios vizinhos e ainda arruma tempo para atender pacientes em um consultório montado na própria casa.

"Disseram que era loucura", conta Ricardo ao lembrar do plano para se tornar médico. O então motorista de ambulância deixou a mulher e a filha de dois anos e vendeu os únicos bens que tinha - uma casa e um carro - para fazer o curso na Bolívia. Na cidade de Cochabamba morou de favor em um quarto nos fundos da casa de um conhecido. "Era do pai de um amigo que conheci em Lucrécia. Um médico boliviano que me incentivou a correr atrás desse sonho", explica Ricardo, que também é formado em Pedagogia.

Ricardo chegou à Bolívia no segundo semestre de 2003 em meio a uma série de protestos que culminaram na derrubada do presidente Gonzalo Sánchez de Lozada. "O país estava quase em guerra civil. Tocaram fogo no ônibus em que eu estava e fugi pela janela. Precisei andar 13 quilômetros até a cidade", lembra o médico, que começou ali uma vida de oito anos na Bolívia, sem nunca ter deixado de visitar a família em Lucrécia, para onde viajava semestralmente de trem e ônibus. "Não dava para pagar viagem de avião", diz.


Lei que obriga médicos a digitar e imprimir receitas deve ser cumprida

Veja a íntegra da lei nº 3.629, de 29 de dezembro de 2008
Art. 1º – As receitas médicas e os pedidos de exame deverão ser digitados no computador e impressos pelo médico no momento da consulta, acompanhados de sua assinatura e carimbo, nos hospitais públicos e privados, ambulatórios, clínicas e consultórios médicos e odontológicos particulares do Estado de Mato Grosso do Sul.
Parágrafo único. Nos casos de atendimento emergencial externo, fica o profissional isento do atendimento ao disposto no caput, devendo prescrever a receita com letra de forma.
Art. 2º – As unidades hospitalares públicas receberão do Poder Público apoio técnico necessário para implantação do novo modelo de receitas médicas impressas.
Art. 3º – O não-cumprimento desta Lei sujeitará os infratores às seguintes penalidades:
I – advertência;
II – multa;
III – interdição parcial ou total do estabelecimento hospitalar infrator;
IV – cancelamento do alvará de licenciamento do estabelecimento e punição dos gestores por desobediência à lei.
Art. 4º – O Poder Executivo regulamentará esta Lei definindo, no decreto, o órgão fiscalizador.
Art. 5º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.