segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Deputado Estadual Tomba Farias convida a todos para comemorar juntos a passagem do seu aniversário

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, texto

Lula afirma que Dilma traiu seu eleitorado ao promover ajuste fiscal



Em entrevista ao jornal espanhol El Mundo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a ex-presidente Dilma Rousseff 'traiu' seu eleitorado ao promover ajuste fiscal após vencer as eleições de 2014. Segundo Lula, esse foi um dos erros cometidos pela ex-presidente.

"O segundo erro veio quando a presidente (Dilma) anunciou o ajuste fiscal e traiu o eleitorado que a havia eleito em 2014, o eleitorado que havíamos prometido que manteríamos os gastos. Assim começamos a perder credibilidade", afirmou Lula na entrevista publicada neste domingo (22).

A palavra traição gerou polêmica. O ex-presidente afirmou nesta segunda-feira que não usou essa expressão durante a entrevista. Procurado pela reportagem sobre o teor da entrevista, a assessoria do Instituto Lula negou que o ex-presidente tenha usado a palavra "traiu".

O outro erro de Dilma, o primeiro, segundo o próprio Lula, foi 'exagerar' as políticas de exoneração fiscal para as grandes empresas. "Em 2014, saía mais dinheiro do que entrava", afirmou o ex-presidente. "O ano de 2015 foi muito semelhante ao de 1999, quando Fernando Henrique Cardoso teve uma popularidade de 8% e o Brasil quebrou três vezes. Mas o presidente da Câmara era Michel Temer e ele o ajudou. Nós tivemos o Eduardo Cunha."

Lula disse ainda que não se arrependeu de não ter se candidato à Presidência em 2014 e expressou o desejo de voltar à disputa ao Planalto em 2018 a despeito da condenação, em primeira instância, na Operação Lava Jato.

Prefeita Fernanda Costa participa de encontro com bancada federal sobre crise dos municípios


A prefeita de Santa Cruz/RN, Fernanda Costa, participou, na manhã desta segunda-feira (23), do encontro entre os prefeitos potiguares com a bancada federal do Estado. Promovido pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), o encontro buscou reforçar o pedido de apoio dos parlamentares na ajuda financeira aos municípios que atravessam grave crise financeira.

A reunião, que aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), reuniu mais de 130 prefeitos, deputados e senadores.

De acordo com a Prefeita Fernanda Costa, as previsões do Fundo de Participações dos Municípios (FPM) não são animadoras, indicam queda de 40% para o próximo mês, e reforçam ainda mais a importância desse encontro e a união dos gestores em nome de melhorias para os municípios.

Para a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) a crise financeira enfrentada pelos municípios não é nova, mas tem se agravado ao logo dos anos por conta do acúmulo de responsabilidades, da baixa arrecadação e do empobrecimento populacional.

Virou moda? Após discussão, estudante de 14 anos incendeia escola no interior do Acre



Um estudante de 14 anos é suspeito de incendiar a escola em que estudava no interior do Acre neste fim de semana. De acordo com a polícia, o adolescente cometeu o crime com a ajuda de um jovem de 19 anos. Ambos foram detidos.

A Polícia Civil de Feijó (a 360 km de Rio Branco) informou ao UOL que o estudante teria agido por causa de uma discussão que teve dias antes com a professora em sala de aula –não foi informado o motivo da briga. Ele então teria tido a ajuda de Carlos da Luz Ribeiro, 19, para incendiar a Escola Estadual Rural Vicente Brito de Sousa, na madrugada do último sábado (21).

A escola, no Ramal Antônio Simplício, foi completamente destruída, assim como todo o material didático, computadores e outros objetos. Com isso, mais de cem alunos estão sem aula.

Os criminosos foram presos em flagrante. Carlos negou participação no crime, mas o estudante, que confessou o ato, confirmou sua presença. De acordo com policial da delegacia de Feijó, outros menores que não participaram da ação, mas assistiram ao incêndio, também viram Carlos no local.

A prisão preventiva dos dois já foi homologada. Carlos deverá ser transferido para uma unidade prisional, enquanto o menor será encaminhado ao Instituto Socioeducativo do Acre.



Folha de São Paulo

Sem salários há três meses, jogadores do ABC fazem greve e não treinam

Sem salários há três meses, jogadores do ABC fazem greve e não treinam

Sem receber salários há três meses, os jogadores do ABC paralisaram as atividades nesta segunda-feira. A decisão foi anunciada durante entrevista coletiva do presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado do Rio Grande do Norte, Felipe Augusto Leite. Ficou estipulado um prazo de 48 horas para que a direção do clube quite a dívida ou apresente, pelo menos, uma proposta para o pagamento, o que será debatido em uma nova assembleia até quinta-feira. Se não houver uma solução, o grupo de atletas não participará do jogo contra o Londrina, sábado, no Frasqueirão - o que implicaria em uma derrota por W.O.

- É uma decisão muito difícil, pela primeira vez tomada no Brasil, com relação à entrada de uma categoria de jogadores em absoluto estado de greve. A medida visa fazer, rigorosamente, que o clube resolva essa questão financeira, que está insuportável - declarou Felipe Augusto, que também é presidente da Federação Nacional dos Atletas Profissionais (Fenapaf).

A maioria dos jogadores não recebe salários desde julho - alguns desde junho -, e o clube também deve auxílio-moradia, direito de imagem, previdência social, além de premiações do Campeonato Potiguar e da Copa do Brasil. De acordo com o presidente do Safern, alguns atletas - não identificados - foram ameaçados de despejo e também são cobrados por dívidas em padarias e restaurantes onde realizam refeições. Os funcionários de outros setores do clube também estão com salários atrasados.

Quanto ao atraso, os jogadores vêm dialogando há meses com a diretoria e a resposta que obtiveram foi que o "dinheiro acabou", conforme falou o presidente do Safern, que agora será o responsável pela negociação com o clube. O Ministério Público do Trabalho também será oficiado para que tome conhecimento do caso.

- Esta paralisação já deveria ter ocorrido na última semana, mas eles (jogadores), com muita dignidade, fizeram os jogos contra o Guarani e o Náutico. O presidente (Judas Tadeu), lá em Caruaru, falou que não tinha solução para o problema - comentou.

‘Congresso pode pôr tudo abaixo em uma madrugada’, diz procurador da República


“O objetivo da operação é colocar essas pessoas poderosas debaixo da lei, mas há um problema: elas fazem as leis”. A opinião é do procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.


Para Dallagnol, o foro privilegiado dificulta investigações contra políticos, já que o dispositivo constitucional permite que somente do Supremo Tribunal Federal autorize investigações contra deputados, senadores, ministros de Estado e o presidente da República.

Com estande próprio, Santa Cruz/RN participa de evento turístico em João Pessoa/PB


Santa Cruz/RN participa da 7ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa/PB. O evento começa nesta sexta-feira (20) e segue até este sábado (21), no Centro de Convenções da capital paraibana.

Com estande próprio, adquirido pela Prefeitura, técnicos da secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico aproveitarão o grande potencial que o evento oferece para divulgar Santa Cruz como destino turístico. Segundo a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, a Paraíba é o segundo estado que mais envia turistas para Santa Cruz, fato que aumenta ainda mais a importância da participação do município no festival.

De acordo com os organizadores, o evento deve atrair aproximadamente 3,5 mil profissionais de turismo de todo Brasil, principalmente da região Nordeste.

Confira as vagas de emprego em Natal, região metropolitana e Mossoró nesta terça no SINE-RN



Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego, através do endereço maisemprego.mte.gov.br , ou na unidade do Sine Matriz em Natal, na Cidade da Esperança, na Rua Adolfo Gordo, s/n, prédio da Central do Trabalhador, da 8h ás 16h, ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 12h e 13h às 16h.

  
VAGAS PERMANENTES – NATAL e GRANDE NATAL
OCUPAÇÃO QUANT. DE VAGAS
BALCONISTA 1
MANICURE 6
MANIPULADOR EM LABORATÓRIO DE FARMÁCIA 1
MECÂNICO DE FREIOS DE AUTOMÓVEIS 2
PROMOTOR DE VENDAS ESPECIALIZADO 70
Total 80
VAGAS TEMPORÁRIAS – NATAL e GRANDE NATAL
OCUPAÇÃO QUANT. DE VAGAS
BALCONISTA 1
Total 1

MOSSORÓ E REGIÃO
OCUPAÇÃO QUANT. DE VAGAS
RECEPCIONISTA ATENDENTE 2
RECEPCIONISTA DE HOTEL 1
Total 3

Juiz Marcelo Bretas transfere Sérgio Cabral para presídio federal



O juiz Marcelo Bretas, da 7.ª Vara Federal Criminal do Rio, aceitou nesta segunda-feira, 23, pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que o ex-governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) seja transferido para um presídio federal. A solicitação foi apresentada pelo procurador da República Sérgio Pinel, sob alegação de que Cabral teve acesso a dados privilegiados. O presídio para onde ele será enviado ainda não foi escolhido.

A decisão de mudar Cabral de prisão ocorreu numa audiência marcada pela tensão entre o réu e Bretas. O juiz suspendeu a sessão por cinco minutos, depois que o ex-governador do Rio o acusou de procurar projeção pessoal.

“O sr. está encontrando em mim uma possibilidade de gerar uma projeção pessoal me fazendo um calvário”, disse Cabral. Ele soma mais de 70 anos de prisão, em três sentenças – duas de Bretas.

O juiz perguntou se a orientação para fazer essa pergunta teria sido do advogado Rodrigo Roca. O defensor de Cabral disse que a questão era uma “ofensa” e respondeu que não.

O magistrado também se irritou quando Cabral, ao dizer que comprou joias com dinheiro de caixa dois, mencionou que a família de Bretas trabalhava com a venda de bijouterias. Bretas reclamou de o ex-governador ter demonstrado conhecido sobre detalhes de familiares seus, o que pesou para que o pedido fosse feito e aceito quase imediatamente.

“Isso pode ser subentendido como ameaça. E a lei veda que o próprio acusado crie uma suspeição que não venha de orientação técnica”, disse o juiz para Roca. “Isso vem de pessoa que está obviamente chateada por questões que lhe são contrárias”, completou Bretas.

Antes da discussão mais fervorosa, Bretas havia perguntado se Cabral se sentia injustiçado e ele disse que “sem dúvida”.

“Queira o senhor ou não, eu fui o líder deste Estado, eu realizei neste Estado, eu trabalhei nesse Estado”, disse Cabral.

Bretas respondeu: “Mais uma vez, o senhor quer criar aquele discurso de injustiçado”, afirmou.

Transferência

O procurador da República Sérgio Pinel pediu na tarde desta segunda-feira, 23, a transferência de Cabral para um presídio federal. Segundo ele, o ex-governador, que é interrogado pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, demonstrou ter acesso a informações sigilosas, que não deveria conhecer. (AE)

'Limitação está na cabeça das pessoas', diz jovem que sofre de doença que atrofia músculos

Carlos Daniel tem 17 anos e sobre com doença que atrofia os músculos (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

A avó, Neta Galvão, cuida de Carlos desde que ele nasceu. “Ele é como um anjo que caiu do céu, eu olho pra ele hoje e sinto que ele é tudo na minha vida” diz.

Segundo ela, Carlos não se queixa da doença e nem se sente impedido de fazer qualquer coisa por causa da atrofia muscular. “Ele é feliz, nunca ficou triste, nem sequer se perguntou porque nasceu dessa maneira”, afirma a avó, orgulhosa.

Cláudia Guimarães, uma das primeiras professoras de Carlos Daniel na infância, conta que a alegria e disposição ele apresenta desde pequeno. “Ele nunca reclamou, nunca se limitou a fazer as atividades. As pinturas eram feitas com a boca”, recorda. Questionada sobre o desejo de Carlos de cursar Informática, Cláudia Guimarães afirma não ter dúvida que ele conseguirá.

Sonho de ver o mar
Desde criança, Carlos Daniel carregava consigo o sonho de conhecer o mar, mas a família não tem condições de comprar uma cadeira especial para que ele pudesse se locomover melhor e levá-lo até a praia. O sonho foi realizado neste fim de semana, com a ajuda de um desconhecido que se tornou logo um amigo, José Augusto.

José Augusto Nobre é engenheiro e conheceu a história do jovem pela internet. Depois disso, decidiu levar Carlos para Natal e apresentar-lhe à praia de Ponta Negra.

Foram alguns minutos no mar, e o sonho foi realizado. “Não tem como fazer outra coisa a não ser sorrir, a experiência foi incrível, é uma sensação que dá paz e liberdade” disse Carlos após o banho.

De volta a Lagoa Nova, Carlos Daniel retoma a sua vida normal e segue com os estudos, com o objetivo de concluí-los e depois ingressar no curso de Informática.

Para conscientizar a população, imagem de Santa Rita é iluminada com a cor rosa em alusão à campanha contra o câncer de mama


A imagem de Santa Rita de Cássia ficará iluminada com a cor rosa até o próximo sábado (21). Trata-se de uma ação da Prefeitura de Santa Cruz em alusão ao “Outubro Rosa”, campanha que tem o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Desde o início do mês de outubro que técnicos da Saúde intensificam as ações de conscientização e o tema vem sendo trabalhado nas unidades de saúde do município com suas usuárias.

Essa não é a primeira vez que Santa Rita muda de cor. No último mês de setembro, durante alguns dias, a imagem da padroeira de Santa Cruz/RN ganhou novas cores, saindo do branco habitual para o verde e amarelo, em alusão ao “Setembro Cidadão”. O movimento é uma das ações do Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), que promove discussões, eventos e a construção de conteúdos voltados para a formação cidadã nas escolas do município.