quarta-feira, 23 de outubro de 2013

G5 vai para o PROS e abandona o barco do ex-prefeito Péricles Rocha (PSD)


Com a filiação dos 5 vereadores santacruzenses que compõe o grupo intitulado de G5 para o PROS (Partido Republicano da Ordem Social), o ex-prefeito Péricles Rocha (PSD) perde forças, configurando que o ex-prefeito não é o líder do grupo como pensávamos e que respectivamente não será candidato a nada, a fragilidade se dá na perca de dois dos 5 vereadores que são do partido do ex-prefeito, o vereador Acrísio Júnior (PSD) e Samuel Palhares (PSD), ambos confirmaram a um blog de Santa Cruz a suas idas para o PROS.

Convenção do PMDB em Lajes Pintadas será no dia 30 de outubro

Começa nesta terça-feira (23) o prazo para os candidatos a eleição suplementar em Lajes Pintadas realizarem suas convenções.


O PMDB de Lajes Pintadas marcou sua convenção partidária para a eleição suplementar dia 30 de outubro, último dia para os partidos apresentarem candidaturas.
O evento contará com a participação de Henrique Alves (PMDB), Garibaldi Filho (PMDB) e o deputado estadual Zé Dias (PSD).
O primeiro comício de Preta será no dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República.
As informações foram repassadas pelo presidente do partido no município Juciêr Furtado.
Via: A Tribuna de Lajes Pintadas

Wilma de Faria critica falta de transparência do governo

A presidente do PSB, Wilma de Faria, criticou a má gestão do governo Rosalba Ciarlini (DEM) e cobrou explicações quanto à real situação financeira do Estado. Citando as cobranças do Judiciário, do Legislativo e de órgãos auxiliares como o Ministério Público, a ex-governadora acusou o governo de falta de transparência em suas finanças.

“Falta transparência. Imagine se o Ministério Público questiona, o Poder Judiciário questiona, o Poder Legislativo, todos estão questionando, e a população também, porque a população quer saber por que o Estado está nessa situação de caos, porque nós estamos vivendo esse momento tão difícil”, afirmou a governadora, durante entrevista esta manhã ao “Jornal da Cidade”, da FM 94.

Wilma não deixou de reconhecer as dificuldades administrativas, reforçadas pela distribuição injusta do bolo tributário nacional e aproveitando para defender uma reforma tributária. “Mas, além disso, precisa ter uma boa gestão e está faltando exatamente essa boa gestão, que nós não temos aqui no Estado”, apontou.


“A gente teve o caos de Natal e agora estamos tendo o caos no Estado, por falta de planejamento, por falta de uma boa assessoria e por falta, principalmente, de definição de prioridades”, afirmou, se referindo ao governo Micarla de Sousa e Rosalba Ciarlini. “E, para completar, ainda temos crise de autoridade no governo aqui no Rio Grande do Norte”, continuou a pessebista.

Instada a explicar que “crise de autoridade” seria essa, Wilma disse que hoje no Estado não se sabe quem exatamente manda, se a governadora Rosalba Ciarlini, “ou um secretário que ouve outras pessoas”.

“É uma crise em que a gente não sabe exatamente como é que é o mando, como é que as coisas estão sendo comandadas. Como é que está sendo o mando do governo, como as coisas estão acontecendo. Porque tem uma informação por parte da governadora, depois vem uma informação por parte de um secretário que ouve outras pessoas. Não é bom. É ruim para a população, porque, sendo ruim para o governo como um todo, em termos administrativos, é ruim para todos”, afirmou.

TRANSPARÊNCIA
Embora as dificuldades de receita do Estado, Wilma exaltou a boa arrecadação de ICMS, destacando que o imposto, inclusive, ajuda os municípios com uma divisão. “Agora, o que está acontecendo em nível de Estado hoje é que não há uma transparência em relação a esses recursos que são arrecadados, e os recursos que são utilizados para pagamento de pessoal, manutenção dos programas e, ao mesmo tempo, também para investimentos”, afirmou.

Wilma defendeu que “o Estado precisa dizer quanto é a sua real folha de pessoal, deixando bem claro quanto é que pagam hoje à folha de pessoal, como é o pagamento líquido dessa folha, o que é que fica para o Estado como receita, no caso do Imposto de Renda, e deixar tudo isso muito claro, para o próprio Poder Judiciário, o Poder Legislativo, formado pela Assembleia, Tribunal de Contas, e Ministério Público e os demais poderes também saberem o que é que está acontecendo, porque deles cortaram mais de 10% do orçamento”.

Wilma conclui afirmando que o Estado enfrenta graves problemas também em outros setores. “O Programa do Leite está acabado, oito quinzenas sem pagar, os criadores com a mão na cabeça, uma situação grave, difícil. É isso que estamos vivendo. O que está sendo colocado que vai ser feito em relação à perfuração de poços, as barragens subterrâneas e tudo mais, a gente não encontra onde é que elas estão sendo feitas. Estão sendo anunciadas, mas não se encontra. Eu tenho andado em todas as regiões do Estado e não estou vendo isso”.

“Não entendo o PMDB romper e fazer nova aliança com DEM”
A presidente do PSB, ex-governadora Wilma de Faria, se mostrou perplexa com a possibilidade de aliança entre DEM e PMDB anunciada ontem pelo senador José Agripino Maia, presidente do DEM. Segundo ela, o que está posto é uma “coisa inusitada”, tendo em vista que o PMDB rompeu recentemente com a administração Rosalba Ciarlini e, após romper, acena com possível aliança com o partido da governadora.

“O que está sendo proposto é uma coisa inusitada, porque a governadora, que está hoje no comando desse processo administrativo que a população rejeita, é do DEM. E eu não entendo como é que ela é do DEM, o PMDB a apoiou durante três anos no governo e agora de repente vai manter um novo contato com o DEM? Eu não entendo como é que vai ser isso. Nem entendo como é que vai ficar a posição do PMDB nem estou entendendo como é que vai ficar a posição também do DEM, porque, afinal de contas, como é que vai ficar a posição da única governadora do DEM no país, que é a governadora Rosalba Ciarlini? Independente de ela estar administrando bem ou não, ela tem um partido”, analisou Wilma de Faria.

Wilma abordou a posição anunciada pelo PT potiguar após reunião com a cúpula nacional do partido. Wilma repetiu que o PSB não adotará a verticalização, o que garantirá liberdade de alianças. “Não vamos fechar a porta, queremos conversar com todos”, afirmou a governadora. “Hoje a legislação não prevê verticalização. E o nosso partido já anunciou que não vai verticalizar a posição que for tomada a nível central. É evidente que nós temos uma orientação para aliarmos a partidos do campo popular e progressista e nós estamos fazendo isso. Mas a gente está aguardando e vamos continuar conversando”, declarou, informando que irá conversa com o PSD do vice-governador Robinson Faria e também com o PV do deputado federal Paulo Davim.

Sobre a possibilidade de aliança com o DEM, a ex-governadora afirmou que o PSB potiguar não se furtará a conversar com os partidos de centro. “A gente está sempre conversando com os partidos que estiveram sempre conosco. Há pouco tempo os partidos progressistas que estiveram conosco somando em várias eleições e estamos continuando a fazer esses contatos e fazer esse diálogo entre esses partidos que eu já mencionei, agora não significa que a gente vai fechar a porta para outros partidos de centro, não. A gente vai continuar a conversar sem nenhuma discriminação”.

A governadora frisou ainda que está cedo para conclusões, o que deverá acontecer apenas a partir de março de 2014. “A gente tem que conversar e debater, discutir de forma a ver aquilo que é melhor para a população, dentro de um clima de paz, isso é fundamental, e focando naquilo que é mais importante focar, que são os problemas das áreas de saúde, educação, assistência social, os problemas da população. Nós estamos pensando que até o final de março possa haver alguma coisa conclusiva, até lá é inviável, é impossível. Mas a partir de março até junho, aí muita coisa vai se tornando conclusiva.

Para Ministério Público dados oficiais confirmam o crescimento da arrecadação do Rio Grande do Norte

O Jornal de Hoje monstrou nesta terça-feira uma notícia que seria positiva para qualquer governo: os números das principais fontes de receita do Estado (Fundo de Participação do Estado, ICMS, IPVA e Fundeb) bateram recorde em 2013. O problema é que a gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) tem utilizado um discurso inverso para falar sobre a situação das finanças públicas estaduais. Diante do confronto de análises, a matéria acabou dando motivo para o Ministério Público do RN cobrar explicações e esclarecimentos do Governo sobre a realidade dos números.

É importante esclarecer que os dados apresentados são provenientes do Portal da Transparência, ou seja, são alimentados justamente pelo Executivo. “Esses números com certeza são importantes e confirmam que houve crescimento da arrecadação do RN. Agora, queremos que o Governo apresente as informações a respeito das despesas e da frustração de receita para confirmar se houve superávit financeiro”, afirmou o procurador-geral adjunto de Justiça, Jovino Pereira, autor de um inquérito civil público que apurar a aplicação do orçamento 2013 por parte do Executivo e a legalidade do atraso salarial (reprogramação financeira, segundo o Governo) ocorrido em setembro e já previsto para continuar até o final deste ano.

Sobre o inquérito civil, até agora, chegaram apenas informações da Secretaria Estadual de Tributação (SET). Porém, é fundamental o envio das outras explicações para que o Governo possa confirmar sua análise negativa com respeito as finanças. “As informações que estão sendo levantadas pela equipe técnica do Tribunal de Justiça, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Contas do Estado e do MP apontam que a frustração de receita dita pelo Governo não se confirmou. Ela foi bem menor que os 10,74%. Ficou em torno dos 3%. E isso quem diz são técnicos especializados desses órgãos”, afirmou Jovino.

Com relação ao atraso salarial, segundo o MP, a preocupação só aumentou com o anúncio do Governo do Estado de que essa “reprogramação financeira” deverá continuar até o final do ano. “Estamos esperando os outros dados a respeito do atraso de pagamento, que é visto por nos com muita preocupação. Estamos acompanhando também que atitudes foram tomadas pelo Governo antes de optar por esse atraso no pagamento”, ressaltou Jovino.

Entre as atitudes que poderiam ser tomadas, segundo o MP, para cortar gastos sem atrasar salários, estariam: a redução em pelo menos 20% das despesas com cargos em comissão e funções de confiança (CF, art. 169, § 3º, I) e exoneração de servidores não estáveis (CF, art. 169, § 3º, II), bem como de outras providências previstas na Lei Complementar Federal n° 101/2000, como extinção de cargos e funções (art. 23, § 1º), ou ainda extinção de órgãos públicos.

RECORDES
Na edição desta terça-feira, O Jornal de Hoje apresentou informações do Portal da Transparência que confirmam que o Estado bateu recordes em, praticamente, todas as principais fontes de receita, como Fundo de Participação dos Estados (FPE), ICMS e royalties. No FPE, por exemplo, em fevereiro, o repasse feito pelo Governo Federal foi de R$ 260,8 milhões, a maior registrada nos últimos quatro anos pelo Portal.

Com relação aos royalties, também houve recorde: R$ 23,3 milhões repassados em março, devido a produção de petróleo e gás natural no Rio Grande do Norte. Com exceção de junho, quando a arrecadação chegou aos R$ 19,8 milhões, em todos os meses o repasse foi de mais de R$ 20 milhões.

O ICMS foi outra “boa notícia” para o Governo. Em setembro de 2013, justamente o mês em que o Executivo atrasou os salários, a arrecadação foi a segunda maior já registrada: R$ 357 milhões.

Visita de Obery não esclarece dúvidas de deputados

O secretário estadual de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, visitou a Assembleia Legislativa do RN na manhã de hoje para atender o apelo de deputados estaduais, que há alguns dias cobram explicações sobre as finanças públicas. Apresentou planilhas e, depois de algumas horas, saiu da Casa Legislativa deixando os parlamentares, ainda, insatisfeitos. “Não houve nada de novo. Foi a mesma coisa de sempre”, analisou o deputado Fernando Mineiro, do PT, ressaltando que o desinteresse foi tamanho que ele nem foi até o plenário acompanhar as explicações de secretário. Assistiu pela televisão a visita.

“O secretário apresentou apenas o balanço do quadrimestre e não é isso que queremos, até porque essas informações já estão disponíveis desde o dia 20. O que queremos é informações sobre frustração. Há um mês fiz um requerimento pedindo a frustração de receita prevista mês a mês, de julho a dezembro, e até agora não foi enviado”, cobrou Mineiro.
Segundo o parlamentar, é com base nesse dado que será possível acompanhar se as frustrações estão se confirmando e se está se justificando os cortes de 10,74% feito pelo Executivo aos orçamentos dos demais poderes – Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa – e órgãos auxiliares – Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado.

Mineiro ressaltou, ainda, que essa situação é consequência do fato do orçamento estadual está nas mãos do Poder Executivo e as informações repassadas serem, exclusivamente, aqueles de interesse do Governo. Por isso, inclusive, está apresentando um Projeto de Lei que dispõe sobre a instituição, ampliação, integração e disponibilização das informações do Sistema Integrado de administração Física e Financeira-SIAFI-RN.

Para o deputado, o sistema foi implantado no Rio Grande do Norte por meio de decreto de 2002 e até hoje permanece hermeticamente voltado para o Poder Executivo, exclusivamente, impedindo a completa transparência das finanças públicas do Estado. Isso seria um choque com a legislação sobre o acesso às informações, acrescendo-se a tudo isso, um Portal da Transparência com sérias deficiências quanto ao seu conteúdo e configuração.


13º SALÁRIO
Além de Mineiro, a deputada Márcia Maia, do PSB, foi outra que cobrou explicações do Governo a cerca do orçamento estadual. “A governadora surpreendeu a imprensa e disse que vai atrasar salários até o final do ano. Ela chama atraso de reprogramação. Agora o nome atraso tem outra definição no vocabulário da governadora”, afirmou.

Isso porque em pronunciamento feito no início da semana, a governadora Rosalba Ciarlini, do DEM, confirmou que a “reprogramação” deve ser continuar até o final do ano. A declaração, para Márcia Maia, só contribui para aumentar a frustração do funcionalismo público, que “já estava desmotivado pela falta de estrutura para executar seu trabalho”.

Márcia Maia, no entanto, ressaltou que Rosalba poderá até atrasar o pagamento dos servidores, mas não o do 13º salário, que seria ilegal segundo a legislação trabalhista. A parlamentar, inclusive, apresentou um requerimento com o pedido a ser enviado ao Governo do Estado para que demonstre os números do provisionamento mês a mês para o pagamento do 13º salário dos servidores. Essa medida, vale lembrar, também foi pedida pelo MP, em um inquérito civil público para apurar o atraso salarial e a aplicação do orçamento de 2013.

“O governo justifica o problema citando frustração da receita em cerca de 10%, mas pelo estudo da Comissão de Finanças da Assembleia, não chega sequer a 3% até este mês. E com o histórico positivo de arrecadação dos meses de outubro, novembro e dezembro, sequer pode ocorrer. A frustração real é a do povo. Queremos explicações e soluções para este caos no qual o governo Rosalba colocou nosso estado”, destacou.

Governo vai recorrer à Assembleia para pagar salários de servidores

O Governo do Estado ainda não definiu como fará o pagamento dos salários dos servidores até o fim do ano e estuda possibilidades para honrar os compromissos. Na manhã desta quarta-feira (23), o secretário de Finanças e Planejamento do Estado, Obery Rodrigues, confirmou que o Executivo vai solicitar o aumento do limite de remanejamento do Governo, passando dos atuais 5% para 8%, permitindo que dinheiro destinado a outros fins seja utilizado no pagamento de pessoal.

Em apresentação do relatório quadrimestral aos deputados estaduais da comissão de Fiscalização e Finanças, Obery Rodrigues apresentou a evolução de 8,5% na receita do Estado no período de um ano. No entanto, o secretário também apresentou dados mostrando o aumento de 19,3% no custeio com pessoal. A frustração de R$ 52 milhões na projeção de repasses do Fundo de Participação do Estado (FPE) voltou a ser abordada. Para ele, o desequilíbrio entre o que se arrecada e se gasta no Estado é o motivo para a crise e dificuldade no pagamento da folha.

"Para se ter uma ideia, além dos repasses de 22% que fazemos para a previdência referente aos salários dos servidores e dos 11% que são recolhidos, ainda temos que gastar quase R$ 30 milhões por mês a mais para pagar aposentados e pensionistas", citou Obery.

Suspeito de chefiar tráfico de drogas em Senador Georgino Avelino é preso em Arez

Um homem foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (24), na avenida Pedro Marinho de Meneses, próximo ao Ginásio Municipal de Arez, município do interior do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Militar de Arez, o homem é suspeito de chefiar uma quadrilha de tráfico de drogas que atua no município vizinho, Senador Georgino Avelino.

A prisão aconteceu após denúncias anônimas, por volta das 11h30 de hoje. De acordo com informações dos policiais que efetuaram a prisão, Joelson Carneiro de Lima, de 23 anos, natural de Nísia Floresta,  portava um Revolver calibre .38, mais oito munições, vários cartões de crédito e uma quantia de R$112. A namorada do acusado, uma menor de 15 anos, também foi detida.

Segundo a polícia, a quadrilha tentava estabelecer um ponto de venda de drogas na cidade de Arez.  Todos os acusados e o material apreendido foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil do Município para a lavratura do Flagrante Delito.

Lajes Pintadas: o clima é de pré-candidaturas

 De forma aberta, os grupos políticos do município já se articulam para a provável eleição suplementar. Com a cassação do prefeito Nivaldo Alves PR, sub judice, não poderia ser diferente. Oposição e situação flertam com a presidente da Câmara de vereadores e prefeita interina Marcia Meire (PSDB) para integrarem suas chapas. A oposição que já tem um nome definido e bastante conhecido do eleitorado do município para cabeça de chapa, deseja contar com Marcia para compor chapa como vice de Preta Furtado, candidata da oposição.
Enquanto isso, a situação fala em contar com Marcia na formação da chapa situacionista, tendo ao seu lado o vereador Charles Palhares e o apoio do grupo do ex-prefeito Nivaldo Alves.
 

De certa forma a oposição está em uma situação mais confortável, por que já tem um nome definido para encabeçar a chapa. Por outro lado, tudo está indefinido na situação, o grupo ligado a Nivaldo ainda espera uma posição da prefeita interina, Márcia Meire, para definir a chapa. 
O grupo de Nivaldo tem realizado sucessivas reuniões com Márcia a fim de convencê-la a encabeçar a chapa situacionista. Enquanto isso, a cada dia surge um nome diferente para compor a chapa. 
O certo é que as negociações continuam a todo vapor. Embora ela não admita, as conversas continuam com os dois grupos políticos.
 
Marcia foi eleita vereadora pelo grupo situacionista do prefeito Nivaldo, e eleita presidente da Câmara pelo grupo oposicionista ligado a Preta Furtado.
Uma coisa é certa, o ex-prefeito Nivaldo Alves não tem o controle do seu grupo político, e isso deve dificultar um pouco os planos da situação.
 
 
 
 
Via: A Tribuna de Lajes Pintadas

Prefeitura de Santa Cruz envia representante para Simpósio em Porto Alegre/RS


Santa Cruz será representada em evento no Rio Grande do Sul que tratará sobre os desafios da Vigilância Sanitária. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, enviará à Porto Alegre (RS), o técnico Roberto Rosa da Silva, que participará do VI Simpósio de Vigilância Sanitária, o SIMBRAVISA, e do II Simpósio Pan-Americano de Vigilância Sanitária.

No período de 26 a 30 de outubro, Roberto Rosa e vários outros profissionais de todo o país e de países das Américas estarão reunidos, debatendo questões atuais relacionadas à Vigilância Sanitária.

Os debates serão organizados em torno do tema: “Vigilância Sanitária, Desenvolvimento e Inclusão: Dilemas da Regulação e da Proteção à Saúde”.








Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Juiz manda indenizar mãe que perdeu filha por falta de atendimento em Natal

Uma mãe que perdeu a filha recém-nascida por falha no atendimento da rede pública de saúde, que não disponibilizou um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), deve receber uma indenização no valor de R$ 150 mil por danos morais. O custo da indenização será dividido entre o Município de Natal, o Estado do RN, a União e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A sentença foi proferida pelo juiz federal Orlan Donato Rocha, que atuou em substituição na 4ª Vara Federal.

O caso ocorreu em 2007. A criança nasceu no Hospital Maternidade Januário Cicco e precisou de incubadora, onde permaneceu por dez dias antes de receber alta. Dois dias após chegar em casa, a mãe conduziu a filha para um posto de saúde, já que o bebê permanecia com dificuldade de respirar. Em seguida, a criança, com o quadro extremamente grave, foi conduzida, em um táxi, para o Hospital Sandra Celeste. Segundo relato, a unidade hospitalar tentou contato com vários hospitais para buscar um leito de UTI para a criança, mas não houve disponibilidade. A criança ainda foi levada para o Hospital Walfredo Gurgel, onde faleceu, sem conseguir receber atendimento em um leito de UTI.

“A alegação de falta de recursos, de leitos, e de UTI´s neonatais não socorre, e muito menos justifica a reticência dos hospitais que negaram atendimento a criança em estado crítico de saúde. Visível perfeitamente, portanto, a caracterização da responsabilidade civil objetiva do Estado no dano sofrido pela autora, mãe da criança falecida”, destacou o magistrado. O juiz chamou atenção ainda que os réus poderiam ter agido para garantir o procedimento atendimento ao tratamento intensivo do bebê. “Os entes estatais se conduziram em completo descompasso com o que lhes ordena a Constituição Federal e a Lei Orgânica, no que se refere à assistência integral da saúde de seus cidadãos”, destacou.

Para o juiz federal Orlan Donato restou patente a responsabilidade dos entes públicos. “Se a paciente necessitava de específico tratamento para a sua sobrevida e os réus que estavam obrigados a fornecê-lo não agiram diligentemente nesse sentido, por ser certo e evidente que assim não o fez, o dano sofrido pela autora com a morte da filha é evidente”, ressaltou.

América volta aos treinos visando jogo com o Ceará

O América retorna aos treinos na tarde desta quarta-feira (23) visando o confronto com o Ceará no próximo sábado (26). Depois da derrota para o Boa, no último sábado, o time precisa da vitória para manter distância da zona de rebaixamento. O América é o 14º colocado, com 36 pontos e o adversário é o oitavo com 47.

O técnico Leandro Sena destaca a importância do tempo de preparação para o jogo ser maior dessa vez. “São muitas viagens, concentrações, muitos jogos. Fazia tempo que não tínhamos uma semana inteira pra poder trabalhar. Isso, aliado ao fato de não termos desfalques para esta partida, mostra a força com que chegaremos no sábado, contra o Ceará. É uma equipe qualificada, mas temos totais condições de sairmos com a vitória”, afirma.

No Ceará, as saídas do departamento médico do meia Rogerinho e do atacante Lulinha e a possível reestreia do meia Thiago Humberto com a camisa alvinegra são as armas do técnico Sérgio Soares para o duelo com o América. O Vozão vem para Natal após um empate em 1 a 1 com o América-MG em Fortaleza.

A diretoria do alvirrubro lembra aos torcedores que o jogo está marcado para as 16h20 de Brasília, portanto 15h20 de Natal. Não há mais ingressos disponíveis para a partida.

Ponte Preta perde mas avança na Sul-Americana


Na noite desta terça-feira (22),a Ponte Preta foi até San Juan de Pasto e perdeu para o Deportivo Pasto no estádio Departamental Libertad. No entanto, a derrota por 1 a 0 assegurou a classificação da equipe de Campinas às quartas de final da Copa Sul-Americana 2013. Foi a primeira partida oficial da história do clube fora do Brasil. A Macaca havia vencido o jogo de ida em casa por 2 a 0.

 O técnico Jorginho reconhece que o time não conseguiu impor seu jogo fora de casa, mas destaca a classificação à próxima fase. “Sabíamos que o Deportivo Pasto era uma grande equipe e seria muito difícil jogar lá, pela qualidade deles e também pela questão da altitude. Entramos com uma proposta de jogar com o regulamento e os jogadores estão de parabéns pelo o que fizeram. Não conseguimos sair para jogar, mas o importante é que fizemos 2 a 0 em casa e saímos com a classificação”, afirma.

O meia Adrianinho lembrou que, além da difícil partida, a equipe campineira teve grandes dificuldades extra campo. “A dificuldade foi imensa tanto fora de campo na parte das viagens, quanto dentro de campo no jogo em si. Nós nos focamos no mais importante que era o jogo, esquecemos as dificuldades e miramos o objetivo desse confronto que era voltar com a classificação. A Ponte Preta é sempre assim, com dificuldades. Quanto maior a luta maior a vitória e vamos seguir firme na disputa”,

Ficha Técnica:
Ponte Preta:  Roberto; Régis, Ferron, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, Alef (Elias), Fellipe Bastos e Adrianinho (Magal); Rafael Ratão (Fernando Bob) e William. Treinador: Jorginho
Deportivo Pasto: Alvarez; Piedrahita, Mina, Perez e Obeso; Pacheco (Ruales), Montaño, Palacios e Maurício Mina; Villota (Gomez) e Lalinde. Treinador: Flávio Torres.
Data: 22/10/2013, terça-feira – 22h15.
Local: Departamental Libertad, San Juan Del Pasto-Colômbia.
Árbitro: Marlom Escalante (Venezuela).
Auxiliar: Luiz Sanchez (Venezuela) e Luis Murillo (Venezuela).
Cartões Amarelos: Alef, Roberto, Diego Sacoman e Magal (Ponte Preta); Palacios e Montaño (Deportivo Pasto).
Gol: Maurício Mina (Deportivo Pasto).

Novo navio-patrulha do 3º Distrito Naval chega a Natal nesta sexta

O Comando do 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil, sediado em Natal, recebe nesta sexta-feira (25) o mais novo navio-patrulha oceânico da esquadra. O Araguari P122 tem 90,5 metros de comprimento, capacidade para 51 tripulantes e atraca na Base Naval de Natal às 11h. Uma hora antes, para recepcionar a embarcação, o distrito realiza uma parada naval pela praia da Redinha com a participação dos navios-patrulha Macau, Grajaú, Graúna e Guaíba.

A tenente Cibele Janine, assessora de imprensa do 3º Distrito Naval,  informou que o Araguari foi transferido do Rio de Janeiro para Natal, onde ficará subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste. “O Navio desatracará do porto do Recife no dia 24 e realizará diversos exercícios operacionais antes de chegar a Natal”, acrescentou.

 Ainda de acordo com a assessoria, o Araguari foi construído no estaleiro de Scotstoun da BAE Systems e finalizado em Portsmouth, no Reino Unido. O navio é o terceiro da classe 'Amazonas' incorporado à Marinha do Brasil. Os outros navios da mesma classe, o Amazonas e o Apa já estão em operação no país. “A principal característica é a flexibilidade, possibilitando seu emprego em diversas tarefas, como operações de patrulha naval, assistência humanitária, busca e salvamento, fiscalização, repressão a atividades ilícitas e prevenção contra a poluição hídrica”, explicou.

Prefeitura e PRONATEC farão entrega de mais certificados alunos em Santa Cruz


Cerca de 160 alunos concluíram cursos profissionalizantes, dos quase 500 a serem capacitados até o final do ano em Santa Cruz. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizará na próxima quinta-feira (24) a cerimônia de entrega dos certificados. O evento ocorrerá no Teatro Municipal Candinha Bezerra, a partir das 19 horas.

Os cursos finalizados são os de auxiliar administrativo, recepção em meio de hospedagem, maquiagem e cuidador de idosos, todos ofertados à população como fruto da parceria entre a Prefeitura de Santa Cruz e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e executados pelo Serviço de Aprendizado Comercial (SENAC).

Na semana passada, duas turmas iniciaram o curso de horticultura orgânica.

Várias pessoas em Santa Cruz já foram capacitadas este ano e receberam orientações importantes para a inserção no mercado de trabalho.




Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Prefeitura do Natal aguarda retorno das atividades da CMN para encaminhar projeto do Passe Livre


O projeto para a gratuidade de estudantes de Natal nos transportes públicos da cidade já está pronto. A proposta, como já havia sido confirmado anteriormente, vai beneficiar os alunos da rede municipal de acordo com a frequência escolar. O custo para a gratuidade será de aproximadamente R$ 2 milhões por ano, mas o projeto só será encaminhado à Câmara Municipal do Natal quando o Legislativo retomar as atividades.

Ontem, uma comissão formada por membros da administração municipal, incluindo os secretários do Gabinete Civil, Educação e Mobilidade Urbana, finalizou a proposta e apresentou ao prefeito Carlos Eduardo. A elaboração da proposta também teve a participação do procurador-geral do Município, Carlos Castim, que garantiu que todos os pontos do projeto estão dentro da legalidade.
 
 
"Os recursos serão da secretaria de Educação e o custo será de aproximadamente R$ 2 milhões por ano, e não o valor astronômico suposto anteriormente (no projeto vetado). Vamos garantir o benefício aos estudantes da rede municipal e do Ensino de Jovens Adultos (EJA)", disse Castim.

Na proposta anterior, todos os estudantes de Natal teriam direito à gratuidade, com a Prefeitura arcando com os gastos e havendo a previsão de que Estado e União também custeassem os benefícios. Segundo o levantamento realizado pela vereadora autora, Amanda Gurgel (PSTU), o custo para a gratuidade seria de R$ 34 milhões. No entanto, o projeto do Executivo limita os número de estudantes que serão beneficiados.

Para ter direito à gratuidade, o aluno deverá estar matriculado em escola da rede municipal e frequentar as aulas. Haverá um cartão de gratuidade estudantil recarregável e, nas escolas, aparelhos validadores incluirão os créditos de acordo com a presença do estudante, prevendo a ida e a volta da escola. Fora desse trajeto, os estudantes terão direito a 50% de desconto nas passagens, como prevê a norma atual.
 
 "Poderá ser incluído o crédito com 50% de desconto, como funciona atualmente, mas as gratuidades beneficiarão somente os estudantes da rede municipal e do EJA, que são de responsabilidade da Prefeitura. Será oferecido a passagem para o percurso casa-escola e escola-casa, e trabalho-escola e escola-casa, no caso dos alunos do EJA", explicou Castim.

A previsão da Prefeitura é que 65 mil alunos sejam beneficiados, que é a projeção da Secretaria Municipal de Educação para 2014. "Atualmente, temos 54 mil alunos. Com a gratuidade dos 65 mil, serão aplicados R$ 2 milhões por ano", resumiu Castim.

Apesar da finalização do projeto, a proposta só será encaminhada à Câmara quando houver o retorno das atividades legislativas, suspensas desde a terça-feira da semana passada. Segundo a CMN, as atividades só retornarão após a garantia de segurança aos vereadores e pessoas que querem ingressar no prédio. O Legislativo acionou a Justiça e busca a retirada dos manifestantes da entrada da Casa.

Regulamentação

Para que entre em vigor, a proposta deverá ser aprovada pela Câmara Municipal em dois turnos, após trâmite nas comissões técnicas da Casa. A tendência é que a proposta seja apreciada em regime de urgência, diminuindo os prazos para aprovação. 

Na possibilidade de emendas, a Prefeitura do Natal vai analisar as propostas de mudanças e, caso não acate, poderá haver novos vetos. Nesse caso, o veto deverá ser votado pelos vereadores antes da sanção do Executivo.

Após a sanção, a Prefeitura prevê 90 dias para a regulamentação da proposta, com início dos benefícios propriamente dito aos estudantes e instalação dos validadores nas escolas.

Roberto Fernandes afirma que resultado foi péssimo para o ABC


O técnico do ABC, Roberto Fernandes, demonstrou grande insatisfação com o resultado do jogo contra o Paysandu em Belém, nesta quarta-feira (23). O comandante alvinegro classificou a derrota como péssimo resultado. “Foi um péssimo resultado. Voltamos a fazer um primeiro tempo lastimável, muito abaixo do que podemos e temos condições de fazer, daí temos que correr atrás no segundo tempo e aí já é tarde demais. Temos que conversar e fazer uma reflexão”, comentou após o jogo.

 O time agora enfrenta o Oeste, em Itápolis. A partida está marcada para o sábado (26) às 16h20 de Brasília (15h20 de Natal). O treinador não poderá contar com o volante Daniel Paulista expulso, com o Gilmar e o meia Jr. Timbó que tomaram o terceiro cartão amarelo. "Temos outro jogo difícil fora de casa, mas ainda é cedo para ter definições. Vamos esperar as confirmações sobre os jogadores que perdemos por suspensão, vamos analisar o adversário, conversar com o grupo, e buscar o equilíbrio para entrarmos forte e buscar mais um bom resultado na competição”, afirmou. O duelo é válido pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Trem atropela duas mulheres na zona Norte


Duas mulheres foram atropeladas por um trem no início da manhã de hoje (23), quando atravessavam uma passagem de nível na avenida Pico do Cabugi, no Conjunto Soledade I. O acidente aconteceu por volta das 6h15 no bairro Potengi, na zona Norte de Natal.

 De acordo com o tenente Mário, oficial de serviço do 4º Batalhão de Polícia Militar, por volta das 7h30 o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) ainda não havia chegado ao local. As vítimas foram identificadas como Maria do Carmo Isidro Leal e Juvaneide Francisca de Freitas, 43

 A PM informou ainda que populares relataram que o trem buzinou e até mesmo tentou frear, mas não conseguiu evitar o acidente.

Segundo algumas testemunhas, as mulheres estariam fugindo de um assalto ou tentativa de assalto, praticado por um motoqueiro. Elas teriam se assustado e, ao fugir, foram atropeladas. Mas, outras testemunhas disseram à polícia que não viram ninguém além delas na rua.


 A principal hipótese considerada pela polícia, segundo o chefe de investigações da 12ª Delegacia de Polícia, Carlos Alberto, é de que a motivação foi falta de atenção, porém não foi descartado o suposto assalto.

Apesar de não haver cancela próximo à linha do trem no trecho do atropelamento, há sinalização sonora e visual em funcionamento regular.