domingo, 22 de novembro de 2015

Além da parceria para a realização, Prefeitura de Santa Cruz divulga Santuário de Santa Rita em dos maiores eventos do IFRN


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, está com um estande montado dentro da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). O evento acontece desde a última quarta-feira (18) no campus da instituição em Santa Cruz/RN.

Contando com material gráfico de publicidade do Santuário de Santa Rita, o estande também expõe produtos feitos artesãos locais, além de peças da associação dos ambulantes do Santuário. Como o evento conta com a participação de muitos alunos de outros municípios potiguares, os profissionais da Prefeitura orienta os mesmos para aproveitar a estadia na cidade e visitar o complexo turístico.

Além da divulgação, a Prefeitura de Santa Cruz é uma das parceiras do IFRN na realização do evento. A logística para a realização do evento conta com a participação do Poder Público Municipal.

De acordo com os organizadores da Secitex mais de dois mil alunos dos 21 campi existentes no Estado participam da programação com apresentações de projetos, trabalhos, apresentações culturais, dentre outros.

A Secitex tem como tema: “Luz, Ciência e Vida na Região da Borborema Potiguar”.

Lula afirma que Dilma precisa de ajuda para recuperar governo


Brasília (AE) - Ao abrir o 3.º Congresso da Juventude do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi tratado como candidato em campanha, mas passou pelo constrangimento de ver a plateia responsabilizá-lo pela aliança com o PMDB. Sob gritos de “Lula/eu quero ver/você romper com o PMDB”, o petista disse que o partido precisa ajudar a presidente Dilma Rousseff a sair da “encalacrada” e “recuperar” o governo, se quiser continuar no poder.

“Antes de pensar em 2018 e em 2016, nós temos de ajudar a companheira Dilma a sair da encalacrada que a oposição colocou a gente depois das eleições”, afirmou Lula, numa alusão indireta à ameaça de impeachment. Andando sobre o palco como se estivesse num palanque, o ex-presidente levou o discurso para a esquerda, na tentativa de conquistar o público, e bateu no PSDB. “Eu quero saber se o dinheiro do PSDB foi buscado numa sacristia”, protestou, ao se referir às investigações da Operação Lava Jato que ligam doações ao PT a um esquema de corrupção na Petrobras.

Novembro Azul: Prefeitura de Santa Cruz, através do NASF, realiza ações de prevenção da saúde do homem


Dentro da programação do Novembro Azul, campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas, a Prefeitura de Santa Cruz realizou na manhã desta quarta feira (18), por meio dos profissionais do Núcleo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), uma importante ação de prevenção e promoção à saúde do homem. A mobilização aconteceu em frente à Secretaria Municipal de Saúde.

Os serviços ofertados nessa ação foram: orientações nutricionais, realização de verificação de pressão arterial, teste rápido de glicemia, assim como a disponibilização de um lanche com as recomendações nutricionais para os atendidos.

De acordo com o coordenador do NASF, Franklin Bulhões, a estratégia de escolher a sede da Secretaria Municipal de Saúde deu certo, tendo em vista sua demanda. “Recebemos um bom número de pessoas que procuram a secretaria para realização de exames e obter informações. Foi uma ação muito positiva”, disse.



RN fecha 470 vagas e tem pior outubro em 13 anos


Demissões na construção civil e no setor de serviços levaram o  Rio Grande do Norte a  registrar em outubro o pior saldo de empregos para o mês, em 13 anos. 

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o total de trabalhadores com carteira assinada demitidos no estado superou em 470 o de contratados, no período. Entre janeiro e outubro, mais de 8 mil perderam o emprego.


Só a construção civil fechou 569 postos com carteira assinada, no mês passado. No setor de serviços houve mais 344 cortes. Outros 120 saíram da indústria de transformação e 38 da atividade extrativa mineral. 

As únicas atividades que empregaram mais do que demitiram, no mês, foram a agropecuária (+346 postos), o comércio (+247), os serviços industriais de utilidade pública (+6) e a administração pública (+2).

Desde 2003, o Rio Grande do Norte só registrou saldo negativo em outubro nos anos 2008 e 2015. Em 2014, nesse mesmo mês, foram criados 732 postos a mais do que foram fechados. Mas, neste ano, outubro não foi o único período a fechar no vermelho. Já são nove meses com mais demissões do que contratações – a exceção foi setembro.

Prefeitura de Santa Cruz envia representantes para Fórum Estadual de Esportes e Lazer


A Prefeitura de Santa Cruz esteve representada no Fórum Estadual de Esportes e Lazer, realizado na última sexta-feira (13), em Natal/RN. Participaram do evento o secretário de Esportes de Santa Cruz de, Jackson Jaedyson, e um dos coordenadores da pasta, Carlos Azevedo.

O evento, realizado na sede da Secretaria Estadual de Esportes, contou com a apresentação de diversas palestras relacionadas ao desenvolvimento de práticas esportivas que possam ser implementadas pelos municípios do Rio Grande do Norte. O Fórum apresentou a palestra de Cássia Damiani, Secretaria Executiva do Departamento de Planejamento e Gestão estratégica do Ministério do Esporte, abordando os temas como: financiamento esportivo e a Lei de Incentivo Fiscal, esta última proferida pelo Secretário Estadual de Esportes do Maranhão, Márcio Jardim.

Para o Secretário Jaedyson, é sempre importante participar de eventos como esse, pois são momentos em que há troca de experiências exitosas e são apresentados projetos que poderão ser desenvolvidos nos municípios, buscando o fortalecimento da prática esportiva no âmbito educacional, de rendimento e participativo.


Presos serram grades e fogem do CDP da Zona Norte

Cinco presos fugiram na madrugada deste sábado (21) do Centro de Detenção Provisória da zona Norte de Natal. De acordo com agentes penitenciários que trabalham no local, os detentos serraram as grades de uma das celas do setor de triagem da unidade.

De acordo com os agentes, após deixarem a cela os detentos pularam o muro da unidade. Os nomes dos fugitivos são: Augusto Jonatas de Brito Ribeiro, Paulo Sérgio Batista Fernandes, Fernando Henrique de Freitas Pereira.Rubson Rafael Silva de Oliveira e Antônio Pedro Silva de Carvalho.

A Polícia Militar realiza diligências na região para tentar recapturar os detentos.

Gestores do Trairi voltam a debater sobre resíduos sólidos; projeto caminha a passos largos


Os gestores do Trairi voltaram a se reunir na tarde desta quarta-feira (19) para discutir o projeto que trata da gestão integrada dos resíduos sólidos na região. O encontro novamente aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura de Santa Cruz e contou com a participação da Prefeita Fernanda Costa, além de prefeitos, secretários e técnicos de vários outros municípios. O encontro também contou com a participação do advogado da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), Dr. Mário Gomes.

A reunião serviu para, além de avaliar a viagem que foi feita recentemente para as cidades baianas de Jacobina e Juazeiro objetivando conhecer projetos já consolidados na área de resíduos sólidos, definir diretrizes, levando em consideração aspectos jurídicos e de operacionalização, para a criação do consorcio intermunicipal que irá gerir o projeto que se planeja implantar na região Trairi.

O encontro desta quarta-feira (19) foi o terceiro entre os gestores da região para tratar da importante questão que envolve a coleta e destinação do lixo de maneira adequada para um aterro sanitário que atenda as normas ambientais, acabando consequentemente com os lixões dos municípios.

A intenção é que no próximo encontro, marcado para o dia 02 de dezembro, seja apresentado o protocolo de intenções e escolhida a diretoria que irá gerir o consorcio do Trairi que irá se responsabilizar pela gestão dos resíduos sólidos dos municípios que vierem a aderir ao projeto de gestão integrada.

De Santa Cruz, também participaram da reunião o Secretário Municipal de Transportes e Obras Públicas, Francisco Nogueira, Diretor do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (SAAE), Ângelo Giusepe (Zepe) e o Assessor Jurídica da Prefeitura de Santa Cruz, Ivanildo Ferreira Lima.