quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Principais ruas do bairro do Paraíso começam a receber pavimentação asfaltica






Comissão de Finanças faz audiência para apresentação de relatórios da Saúde


A Comissão de Finanças e Fiscalização (CFF) realizou na manhã desta quarta-feira (17) uma audiência pública no auditório Cortez Pereira, na Assembleia Legislativa, com a presença da secretária de Saúde do Estado, médica Eulália Alves para apresentação dos dois últimos quadrimestres de 2015 e o primeiro deste ano. Os relatórios deixaram evidenciada que a Secretaria não dispõe de recursos orçamentários para atender todas as demandas do setor. Diante do quadro, o presidente da CFF, deputado Tomba Farias (PSB) se comprometeu em mobilizar os colegas do Parlamento no sentido de direcionarem mais recursos para a pasta.

“Tenho certeza que todos os deputados estão dispostos a ajudar a Saúde. É humanamente impossível um paciente ficar esperando numa fila para se submeter a uma cirurgia. No Projeto do Refis que está tramitando nesta Casa vou colocar uma emenda destinando percentual do que for arrecadado para a Saúde, a Segurança e para a seca, disse o deputado Tomba.

Ele solicitou da Secretária que os próximos relatórios sejam encaminhados para a Comissão com antecedência de 10 dias, para que todos os integrantes da CFF tenham cópias para análise e comparações entre um quadrimestre e outro.

Durante a apresentação Tomba questionou a diferença dos números registrados em alguns procedimentos das unidades da Secretaria de Saúde. No último quadrimestre de 2015 foram registradas 11.959 ressonâncias e de janeiro a abril deste ano 8.920. As tomografias foram 32.561 e este ano, no mesmo período, 10.750. Já o cateterismo registrou 1.187 no último quadrimestre de 2015 e no primeiro deste ano apenas 210.

“Percebemos distorções nesses números. Por isso a necessidade de se ter esses relatórios com antecedência”, reforçou Tomba Farias que se comprometeu em destinar emenda orçamentária para aquisição de aparelhos para exames de Arterografia, o que evita as amputações. Atualmente esses exames só são feitos no hospital Onofre Lopes.

Ao final da audiência a Secretária Eulália Alves agradeceu ao presidente da Comissão e reforçou que “os recursos do Orçamento Geral do Estado estão bem aquém das necessidades da Secretaria. Fico satisfeita pelo deputado ter dito que vai lutar por mais recursos para a Saúde”.

Participaram da reunião os deputados Ricardo Motta (PSB) e José Dias (PSDB) e os técnicos da Secretaria de Saúde: Sidney Domingos Ferreira, (coordenador da Central de Demandas Judiciais), Márcia Cunha da Silva (área de Planejamento), Maury Duarte Filho (assessor jurídico) e Carlos Eduardo Albuquerque (subcoordenador de Operações hospitalares), que fez a apresentação dos relatórios.

MP faz operação de combate a fraudes e desvios na Câmara Municipal de Currais Novos


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio das Promotorias de Justiça de Currais Novos e com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e da Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quarta-feira (17), a Operação LOAN, destinada a desarticular associação de pessoas formada com o intuito de fraudar e desviar recursos da Câmara Municipal de Currais Novos.
 
Participam da operação Promotores de Justiça, Policiais Miliares e oficiais de justiça no cumprimento dos mandados de busca e apreensão na Câmara Municipal e na residência de alguns vereadores.
 
No curso da investigação, restou evidenciada a existência de um “esquema” de desvio de dinheiro através da realização de empréstimos consignados para pessoas que não compõem o quadro de pessoal nem prestavam serviços na Câmara Municipal.
 
Tais empréstimos tiveram início pelo menos no ano de 2013 tendo perdurado até meados de 2015.
 
Em razão dos elementos colhidos durante a investigação, restou demonstrada a materialidade e fortes indícios de autoria dos crimes de quadrilha/associação criminosa (art. 288, do Código Penal), peculato (art. 312, do Código Penal) e falsidade ideológica (art. 299 do CP).

Feijão carioca puxa inflação e índice no Nordeste supera o nacional


O grupo Alimentos e Bebidas puxou a inflação no Nordeste em julho, que ficou acima do índice nacional. O crescimento dos preços na região atingiu 0,82%, superior ao patamar de 0,52%, verificado em todo o Brasil. O feijão carioca foi um dos itens que mais aumentou de preço, com altas no mês em Salvador (38,5%), Recife (28,5%) e Fortaleza (23,3%).
Além de impulsionar a inflação em julho, o grupo Alimentos e Bebidas, de maior importância na composição da inflação nacional e regional, também foi o que mais pesou no acumulado da inflação nos últimos 12 meses e atingiu 14,0%, ante 13,6% no índice nacional.

Saúde e Cuidados Pessoais também ficaram mais caros ao longo dos últimos 12 meses e apresentaram elevação de 12,1% nos preços no Nordeste contra 11,5% na média do país. O terceiro item que ficou mais caro para o período, no Nordeste, foi Despesas Pessoais, onde verificou-se um aumento de 8,0%, ligeiramente inferior ao índice nacional (8,2%).

O índice regional de inflação é composto por nove grupos de preços. Entram ainda no cálculo: Habitação, Artigos de Residência, Vestuário, Transportes, Educação e Comunicação.

Inflação Acumulada
A inflação do Nordeste, acumulada nos últimos doze meses (9,5%), também registrou índice superior ao nacional (8,7%). No período, a região metropolitana que apontou maior inflação foi a de Fortaleza, que apontou crescimento nos preços de 10,8%.

Na mesma base de comparação, Salvador, que possui o maior peso no cálculo realizado pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene) para a região, assinalou índice de 9,4%. Recife teve elevação de 8,6% nos preços.

O índice regional de inflação é monitorado periodicamente pelo Etene, órgão de estudos regionais do Banco do Nordeste. A avaliação é realizada a partir de metodologia própria e utiliza dados oficiais para construir base de análise ampla, válida para toda o Nordeste.


RN terá aplicativo para mulheres vítimas de violência

O governador Robinson Faria assinou na manhã desta quarta-feira (17) um convênio de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Estado para viabilizar o projeto “A segurança delas é responsabilidade nossa”.  O termo foi firmado com o presidente do TJRN, desembargador Cláudio Santos e prevê o desenvolvimento do aplicativo “Mulher Potiguar” para celulares, que permite às mulheres vítimas de violência, acionar um “botão do pânico”. A medida permitirá que a Polícia realize ações rápidas de segurança no combate às ocorrências.
Com o convênio, a estrutura do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e as Polícias Militar e Civil do Rio Grande do Norte serão disponibilizadas para oferecer suporte e atendimento aos chamados de emergência originados pelo aplicativo. A ferramenta também será usada para o monitoramento do agressor.

Desemprego no 2º tri é o maior da série em todas as grandes regiões, diz IBGE

A taxa de desocupação no segundo trimestre de 2016 foi a maior da série histórica, iniciada em 2012, em todas as grandes regiões do País, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta quarta-feira, 17, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No Nordeste, a taxa de desemprego subiu de 10,3% no segundo trimestre do ano passado para 13,2% no segundo trimestre deste ano. No Sudeste, saiu de 8,3% para 11,7%; no Norte, de 8,5% para 11,2%; no Centro-Oeste, de 7,4% para 9,7%; e no Sul, de 5,5% para 8,0%.
No primeiro trimestre de 2016, as taxas tinham ficado em 12,8% no Nordeste, 11,4% no Sudeste, 10,5% no Norte, 9,7% no Centro-Oeste e 7,3% no Sul.
Entre as unidades da federação, as maiores taxas de desocupação no 2º trimestre de 2016 foram observadas no Amapá (15,8%), na Bahia (15,4%) e em Pernambuco (14,0%), enquanto as menores taxas estavam em Santa Catarina (6,7%), Mato Grosso do Sul (7,0%) e Rondônia (7,8%).
O resultado foi o maior da série histórica em 20 das 27 unidades da federação. Em Roraima, Rondônia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Bahia e Distrito Federal a taxa não foi a maior já registrada pelo IBGE.

RN quer instalar bloqueadores de celular nos presídios em 30 dias

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, declarou que pretende instalar bloqueadores de celular nos principais presídios potiguares nos próximos 30 dias. Além disso, ele também afirmou que já solicitou a presença da Força Nacional para suprir a ausência das Forças Armadas, que devem deixar o estado na terça-feira (23). A instalação de bloqueadores de celular na Penitenciária de Parnamirim, feita no dia 28 de julho, é apontada pelo próprio governo como a principal motivação para ataques criminosos que vêm ocorrendo no estado desde o dia 29.

IFRN abre 3.023 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgou nesta quarta-feira (17) o edital do Exame de Seleção para ocupação de vagas dos cursos técnicos integrados ao ensino médio da Instituição (CLIQUE AQUI). Ao todo, estão sendo oferecidas 3.023 vagas distribuídas entre 30 cursos em 20 campi do instituto.
As inscrições abrirão no dia 24 de agosto, a partir das 14h, e devem ser feitas através do portal do IFRN (CLIQUE AQUI). O prazo de inscrições segue até 12 de setembro, às 22h. A taxa de inscrição será de R$ 20. Podem participar da seleção alunos que estejam no 9º ano da rede pública ou particular poderão concorrer à seleção, no entanto, 50% das vagas são reservadas para os estudantes de escolas públicas.
Alunos que participaram do ProITEC 2016 estão isentos dessa taxa. Os demais candidato que desejarem solicitar a isenção da taxa de inscrição deverão fazê-lo entre os dias 24 e 29 de agosto.
A prova do processo seletivo será aplicada no dia 16 de outubro de 2016, às 13h, no local determinado no cartão de inscrição que estará disponível a partir do dia 10 de outubro, para os candidatos.
No dia da aplicação os candidatos deverão comparecer com sua carteira de identidade (ou outro documento com foto), cartão de inscrição impresso e com uma caneta esferográfica preta. Em caso de perda ou roubo do documento de identificação e não existindo outro documento entre os previstos, o candidato deverá obrigatoriamente apresentar Boletim de Ocorrência Policial, no qual deverá constar a perda ou o extravio do documento, com prazo de emissão de no máximo de 30 dias consecutivos.
Os resultados serão publicados na página do IFRN, das questões objetivas no dia 4 de novembro, da prova discursiva no dia 23 de novembro e o resultado final no dia 8 de dezembro de 2016. Os alunos aprovados ingressarão no Instituto Federal do Rio Grande do Norte, no curso em que escolher no momento da inscrição, no 1º semestre letivo do ano 2017.

Com partida das Forças Armadas, governador solicita tropas da Força Nacional para atuar no RN


Com a partida das Forças Armadas no próximo dia 23, o Rio Grande do Norte poderá ser guarnecido com pelo menos 1200 homens da Força Nacional. Essa, pelo menos, é a expectativa do governador Robinson Faria (PSD), que afirma ter feito e reforçado o pedido junto ao ministro da Defesa, Raul Jungman.
Em face do agravamento da crise da segurança pública do estado, o governador Robinson Faria nutria a expectativa de que os militares mantivessem seu efetivo por até 30 dias, prazo estimado para instalação de bloqueadores de telefonia celular nas demais unidades prisionais do RN.
Contudo, a autorização assinada pelo presidente interino Michel Temer prorrogou a presença dos militares por apenas oito dias.