quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Convite para Audiência Pública


Walfredo enfrenta maior superlotação desde crise de 2012


A superlotação permanente do Hospital Estadual  Monsenhor Walfredo Gurgel (HWG) – maior do Rio Grande do Norte, tomou novos contornos após o feriado da independência: na tarde de ontem (8), 96 pacientes estavam em macas no hospital. Destes, 54 estão no corredor e outros 42 em macas em outros locais. A diretora geral do HWG,  Maria de Fátima Pereira, reconhece os problemas e os atribui  à elevada quantidade de pacientes para a demanda suportada pelo hospital. “Essa é uma das piores situações desde 2012, quando assumi a diretoria”, disse. 

Durante o feriado, o Walfredo Gurgel recebeu  197 pacientes para internação, segundo a diretora. “Todo feriado, seja na segunda-feira ou na sexta,  o hospital fica nessa situação, infelizmente. O Walfredo tem 284 leitos no total,  e todos que estiverem internados em maca no pronto-socorro está inadequado.  Eles deveriam estar em uma cama, de forma decente e organizada, digna e não em macas”, lamentou.  

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE percorreu os corredores do Pronto Socorro Clóvis Sarinho, parte do Walfredo Gurgel. Durante a visita, foi constatada a superlotação. Do lado esquerdo e direito da maioria dos corredores, a cena é a mesma: pacientes em cima de macas disputam um lugar nos estreitos no corredores. No espaço que sobra entre as macas,  a equipe médica se estreita junto aos familiares para assistir aos pacientes, muitos com fratutas expostas. Lugares inusitados também recebem pacientes: a maior parte do hall de um dos elevadores e salas improvisadas eram ocupadas por pessoas. 

"Insegurança": Sistema prisional do RN tem quarta fuga em 24 horas


Três presos fugiram da Cadeia Pública de Caraúbas na madrugada desta quarta-feira (9), na região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a direção da unidade, os presos conseguiram escapar por um buraco que servia para escoar água servida. A primeira fuga registrada no sistema prisional aconteceu nesta terça-feira (8) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do estado. Um preso fugiu e outro ficou entalado na saída do túnel. Os dois foram recapturados. Também na terça, quatro detentos fugiram da Cadeia Pública de Mossoró. Outro detento fugiu da unidade nesta quarta. Eles ainda não foram encontrados.

Os fugitivos foram identificados como: Marcos Paulo Nogueira, Cássio Augusto de Souza e Jorismar Gonçalves Suassuna. Marcos Paulo e Cássio foram para a triagem após serem expulsos do pavilhão por outros detentos. Na carceragem, estavam oito homens abrigados. Por volta das 3h, os três presos serraram as grades da cela e conseguiram chegar ao buraco, que estava aberto para escoar água servida. Quando chegaram a área externa dos pavilhões, eles pularam uma tela metálica que cerca parte da cadeia. "Os muros da unidade ainda estão sendo construídos", disse André França, vice-diretor do presídio. O buraco foi aberto na unidade pela construtora que realiza reformas na cadeia.
Ainda segundo André França, uma equipe de agentes penitenciários e policiais realizou uma revista preventiva antes da fuga. "Como ficamos sabendo das fugas nas outras unidades prisionais, uma equipe olhou os pavilhões e subiu no teto durante a noite. Mas não conseguimos evitar que eles fugissem", informou André.
A polícia realiza buscas na região, mas nenhum fugitivo foi encontrado. Cássio Augusto é condenado por tráfico de drogas, Jorismar Gonçalves foi preso por homicídio e Marcos Paulo é condenado por assaltos.
A assessoria da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) disse que já cobrou o fechamento do buraco a empresa que faz a reforma. Também cobrou reparos no teto da Cadeia Pública de Mossoró e agilidade para o término das reformas. O prazo para a finalização das obras vai até o dia 17 de setembro. Edilson França, secretário da Sejuc, está com o governador Robinson Faria em Minas Gerais. Eles estão em um visita para conferir um modelo diferenciado de custódia de presos. Ainda de acordo com a Sejuc, Durval de Oliveira França, coordenador das unidades penitenciárias, vai a Mossoró e Caraúbas para verificar a situação das unidades.
Fugas
A primeira fuga registrada no sistema prisional do Rio Grande do Norte aconteceu nesta terça-feira (8) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do estado. Um preso fugiu e outro ficou entalado na saída de um túnel. Os dois foram recapturados.
Na manhã de terça-feira, a fuga de quatro detentos da Cadeia Pública de Mossoró foi percebida. Eles serraram as grades da cela onde estavam e, com a grade, eles conseguiram quebrar parte do teto. Outro detento fugiu da mesma unidade na madrugada desta quarta-feira. Os cinco fugitivos da Cadeia Pública de Mossoró ainda não foram encontrados.

Nota de pesar da Prefeita Fernanda Costa pelo falecimento do amigo e empresário Neto Borges


Com muita tristeza fomos surpreendidos com a inesperada notícia do falecimento do nosso amigo Neto Borges, ocorrido nesta terça-feira (08). Um homem íntegro, um pai exemplar e um dedicado esposo, qualidades que tive o prazer de comprová-las de perto. Um grande homem que nos deixa de forma prematura.

Neto Borges sempre foi um amigo presente em todas as nossas lutas, um fiel companheiro de todas as horas. Mesmo com sua atividade empresarial, não media esforços para dar a sua contribuição para colocarmos em prática os nossos projetos que sempre objetivam dias melhores para o nosso povo. Desta forma foram os últimos anos, repletos de lutas árduas, porém, de conquistas importantes e inúmeros momentos inesquecíveis, sempre com a participação do nosso amigo Neto Borges. Com seu jeito singelo, mas não menos importante, contribuiu muito para o crescimento do nosso município.   

Neste momento de imensa tristeza, rezamos para que Deus conforte sua esposa, a nossa amiga e chefe de gabinete do nosso município, Marcela Ravena, sua filha, Márjorie Ravena, e todos os seus familiares. Não tenho dúvidas que Deus reservará um lugar muito especial para um seridoense de origem, mas que escolheu Santa Cruz para deixar a sua marca. Uma grande figura que parte provocando em todos nós uma imensa tristeza. 

Por salgados no dia de visita, PCC ameaça fazer rebelião nos presídios do RN


Presos que integram o Primeiro Comando da Capital (PCC) detidos na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, mais conhecida como o 5o Pavilhão de Alcaçuz, localizada em Nísia Floresta, escreveram uma “carta” a direção da unidade prisional fazendo exigências, e ameaçando caso as solicitações não sejam cumpridas.
Ao todo, são 13 pedidos feitos pelo presos, entre eles, a aquisição de ventiladores e aumento de almoço no dia de visitas, e até, o que mais chama a atenção “artesanatos para podermos ocupar nossa mente”. No texto, os presos afirmar conceder um prazo de oito dias para que as exigências sejam atendidas.
Na carta, os presos afirmam que por a unidade Rogério Coutinho Madruga “ser moradia e não castigo”, solicitam os benefícios que, segundo eles, têm em qualquer outra unidade.
Em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, o coordenador da Administração Penitenciária, Durval Oliveira, afirmou que a Sejuc está vendo a procedência da carta e analisando o caso. Além disso, o coordenador admitiu que as reivindicações serão analisadas e, caso estejam dentro dos direitos dos presos, a Sejuc tem a intenção de cumprir”.
Os presos elecam 13 benefícios, sendo eles: Visita íntima, televisão, ventilador, fogão, rádio de pilha, aumento de almoço no dia de visita, a entrada de salgados no dia de visita, a mesma quantia de feira que entra na unidade, cigarros e fumo preto, isqueiro, artesanatos, entrada dos filhos sem autorização da mãe, energia ligada o tempo todo e a entrada de sucos.
Segundo a carta, esses são benefícios obtidos pelos presos em unidades de Santa Catarina e de Nova Cruz, e que por isso, eles também teriam direito.
Ao final do texto, o presos ameaçam caso os pedidos não sejam atendidos pela direção e responsáveis. “Caso esta petição não for atendida na forma que estamos reivindicando, iremos fazer acontecer da forma que nós sabemos fazer, paralisando o Nordeste e fazendo rebeliões em todas as cadeias e assim vocês verão que nós somos maioria  em todo o Brasil e não a minoria”, diz um trecho do texto.
Veja texto: