segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Governadora do RN é vaiada durante leitura anual: 'Desistir? Jamais!'


"Desistir? Jamais!". A expressão foi usada pela governadora Rosalba Ciarlini (DEM) nesta segunda-feira (17) diante de vaias de servidores estaduais durante a leitura da mensagem anual de abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Mesmo sendo hostilizada, a chefe do Executivo Estadual abordou assuntos como Copa do Mundo, seca, saúde, educação e saneamento, além de apresentar um vídeo de 12 minutos mostrando ações de governo.

Na mensagem, a governadora lembra que encontrou "descrença", "desorganização financeira" e uma dívida de R$ 800 milhões. "Isso ainda tem reflexos na administração (...) Tivemos de fazer um imenso ajuste das finanças estaduais, o que resultou em muitas incompreensões", disse Rosalba Ciarlini.

Sobre saúde, a governadora destacou o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, maior unidade hospitalar do estado, localizada em Natal. Citando abertura de leitos e reformas de unidades hospitalares, Rosalba afirma que a situação do hospital melhorou.

"Gostaria de lembrar, que há exatos seis meses o corredor de politrauma do Walfredo Gurgel se encontra regularizado. Acabou-se a situação vexatória dos corredores entupidos no maior pronto-socorro do estado", discursou a chefe do Executivo Estadual.

Em relação à seca, a governadora falou sobre a barragem de Oiticica, construída no leito do rio Piranhas-Açu, entre os municípios de Caicó e Jucurutu, a qual chamou de "oásis de esperança e desenvolvimento em meio aos rochedos do nosso querido Seridó".

O presidente da Assembleia, Ricardo Motta, garantiu a continuidade dos projetos e ações do Legislativo, apesar da realização da Copa do Mundo e das eleições estaduais. “A nossa perspectiva é de uma atuação legislativa sem alteração dos trabalhos em plenário, das votações e debates, mesmo com Natal sendo sede de um evento mundial”, afirmou.

Mulher toma 'shake' por 8 meses e perde movimento das pernas, no ES


O objetivo da auxiliar de laboratório Karina Gonçalves, de 20 anos, era perder 10 kg e ficar pronta para o carnaval. Mas, agora, ela passa o dia sentada no sofá. Após substituir as refeições por um 'shake' e um chá durante oito meses, sem acompanhamento médico, ela perdeu temporariamente os movimentos das pernas. O motivo, segundo especialista, foi uma beriberi hipovitaminose causada pela falta da vitamina B1 no organismo, que, neste caso, provocou a paralisação de estímulos às pernas. Durante o período, ela perdeu mais do que esperava. No início, pesava 79 kg e perdeu 13 kg, pagando um preço alto.
Karine parou de comer e fez uma alimentação a base de líquidos. Atualmente, ela se arrasta pela casa e só consegue se movimentar com a ajuda da mãe. “No café da manhã, comia um pão light com leite. No almoço e na janta, tomava shake e chá. Não sentia fome por causa dos remédios que inibiam o apetite. Vi que estava dando resultado e continuei durante oito meses. Minha mãe e minhas amigas diziam que eu era louca, mas não ligava. Fiz tudo sem orientação médica.”, disse a jovem.
A mãe de Karine tentou alertar, mas a jovem não ouviu. O final dessa história foi um susto pra toda família. Ela passou mal no meio da rua e não conseguiu mais andar. “Dava uns puxões de orelha. Percebi que algo estava errado porque a pressão dela oscilava. Sempre incentivava ela a comer, mas não queria. Foi um desespero ter que ir buscá-la no terminal rodoviário e vê-la sem andar. Como mãe, digo que ninguém deve fazer dieta assim. Coisa que se vê em propaganda não está certa, tem que procurar uma orientação médica”, disse a manicure Luciana Ferreira.
Karine foi parar em quatro hospitais e foi atendida por oito médicos diferentes. Depois de informar qual era a dieta e realizar vários exames, os médicos descobriram a doença. O presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia explica o que aconteceu com Karine. “Tipos de alimentações a base de shakes causam desnutrição. É impossível ter em um copo de shake a quantidade de vitaminas que o corpo precisa. A pessoa vai emagrecer porque estará desnutrida, mas não terá saúde”, comentou o endocrinologista Albermar Robert Harrigan.
O médico explicou que o organismo dela ficou sem a vitamina B1, presente no arroz, legumes e verduras. Isso afeta o sistema nervoso e, no caso da Karine, as pernas ficaram sem receber estímulos. “Isso aconteceu porque ela fez uma dieta errada. Não há emagrecimento rápido, para ir a um casamento, por exemplo. Precisamos alertar a população a não acreditar em milagres. A alimentação equilibrada e a prática de exercícios leves ou moderados bastam para o indivíduo ter um emagrecimento saudável”, comentou.
Em dez dias, Karine deve voltar a andar, mas vai precisar de tratamento e  reeducação alimentar. A moça garante que dessa vez aprendeu a lição. “Quero voltar a fazer a dieta com acompanhamento médico. Essas dietas malucas são só uma ilusão. O negócio é ir devagar e sempre. Estou me recuperando e quero servir de exemplo para as pessoas que querem perder peso”, disse a jovem.

Leitura da “Mensagem Anual” pela Prefeita Fernanda Costa acontecerá na terça-feira (18)


A prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, fará a leitura da “Mensagem Anual” que abre os trabalhos da câmara na próxima terça-feira (18), na câmara municipal de vereadores.

A chefe do executivo municipal fará uma prestação de contas das ações realizadas no decorrer de 2013 em todas as áreas da administração e apresentará os projetos para 2014.

A sessão especial será aberta ao público e está prevista para iniciar às 19 horas.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz