terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Até agora nenhuma indicação no Trairi, mas lideranças já falam em rompimento com a oposição de Santa Cruz

Na região do Trairi, mais especificamente em Santa Cruz, concentra-se a maior parte dos cargos de chefias das repartições estaduais, que são indicados por parte do governo do estado, através de lideranças que apoiou a campanha do novo governador do RN. Até agora o que acontece é apenas especulações e disputas internas por parte dos correligionários do Governador Robinson Faria, causando um mal estar na oposição.

As informações que chegaram até o blog, é de que tem algumas lideranças que fazem parte da oposição no município de Santa Cruz, e que foram cotadas para assumir cargos no governo Robinson Faria, que estão esperando ansiosamente as nomeações serem divulgadas, para se não forem os nomeados, romperem com a atual oposição santacruzensse. O que o blog analisa é que alguns líderes estão alimentando seus correligionários com ilusões, ou seja, dando esperanças falsas e já causando a indignação por parte de alguns.

Pacientes de clínica médica lotam corredores do hospital Deoclécio Marques


Os corredores do Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, localizado no município de Parnamirim, mais parecem uma enfermaria improvisada. Macas espalhadas por todo canto são adaptadas e transformadas em leitos. A situação é mais crítica para pacientes de clínica médica. O Hospital tem capacidade para atender até 30 pacientes, sendo oitos no setor de reanimação, mas hoje a unidade conta com mais de 60 pessoas internadas. 

O excedente espera a alta médica ou procedimentos cirúrgicos em macas pelos corredores do Hospital. O setor de ortopedia do hospital está mais tranquilo. Na manhã de hoje, cinco pacientes estavam no corredor, além dos 38 pacientes internados na enfermaria, à espera de uma cirurgia eletiva ortopédica.

A diretora geral do Hospital Deoclécio Marques, Adriana Macedo de Pontes, conta que a superlotação do setor de Clínica Médica é sazonal, reflexo do período de veraneio, onde aumenta a incidência de acidentes, a vulnerabilidade à doença. “Os municípios não tem responsabilidade enquanto municípios e os pacientes acabam vindo para cá. Fora isso, 62% dos atendimentos são munícipes de Parnamirim e tudo isso tenciona o único hospital porta-aberta de clínica médica dentro de Parnamirim”, explica a diretora.

Seca e previsão de poucas chuvas alertam o RN para economia d’água


Com o sol escaldante que tem dominado os dias no Rio Grande do Norte, economizar água torna-se uma missão quase impossível, mas extremamente necessário. Para o sertão potiguar, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Emparn) já apontou para fortes possibilidades de mais um ano de chuvas abaixo da média. Ou seja, seca.  Os três maiores reservatórios já registravam a média preocupante de 35% da sua capacidade total segundo o Instituto de Gestão de Águas do Rio Grande do Norte (Igarn).

No litoral a situação também não se apresenta de forma menos crítica. No início deste ano, as chuvas de verão foram tímidas na região metropolitana de Natal, onde mais de um terço da população do Estado reside. Por esses e outros motivos se torna tão importante economizar um recurso tão precioso e ao mesmo tempo finito como a água.

Um dos produtos que tem se popularizado e conquistado os banheiros de quem se preocupa com o meio ambiente é são as válvulas de descarga com duplo acionamento. Os dois botões ajudam a dosar a quantidade de água de acordo com a necessidade fisiológica a ser despejada na bacia sanitária.

Um botão menor aciona um volume de três litros, geralmente usado logo depois de urinar. Para fezes, há a possibilidade de acionar o dobro do volume. O melhor é que esse produto não é tão caro. Pode ser encontrado no mercado a partir de R$ 57,95. Mas o melhor mesmo é a economia, que pode chegar a 30%.

SEAPAC levará cisternas a 83 escolas potiguares


O Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC) é uma das 30 organizações selecionadas para executarem as implementações de tecnologia social de captação e armazenamento de água do Projeto Cisternas nas Escolas, em parceria com a Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC), com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A execução será mediante o contrato 027/2015, com a AP1MC, realizado a partir de chamada pública.

Pelo Contrato, o SEAPAC construirá 83 cisternas em escolas rurais dos municípios de Acari, Caicó, Campo Redondo, Cerro Corá, Currais Novos, Boa Saúde, Jardim do Seridó, Jucurutu, Parelhas e Santa Cruz. Cada cisterna terá a capacidade de captar e armazenar até 52 mil litros de água.

O Projeto Cisternas nas Escolas é retomado pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA Brasil), em Parceria com o MDS. Em 2015, o projeto beneficiará 256 municípios do Semiárido.

Facções criminosas comandam crimes no falido sistema penitenciário do RN


Gravações que mostra um preso da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal – a maior unidade prisional do Estado – em conversas com traficantes, trouxe grande preocupação para o sistema de segurança do Estado. Para o juiz Henrique Baltazar, titular da Vara de Execuções Penais, o Rio Grande do Norte precisa urgentemente de novos presídios.

“Claro que o sistema prisional potiguar precisa de muitas melhorias. Mas precisamos de novos presídios. Atualmente, as unidades estão superlotadas. Essa população carcerária muito alta dificulta o trabalho de controle dessas facções que agem dentro dos presídios do RN”. Nos áudios, que foram divulgados pela Inter Tv Cabugi, os detentos conversam sobre diversos assuntos com traficantes que estão fora da unidade prisional. Eles planejam como entrar com drogas e aparelhos telefônicos. “Depois que ele dá o baculejo, aí a mulher vai com dois telefones escondidos na mão, coloca na sacola e entra. Entendeu?”, diz um dos áudios.  Em outra conversa, um preso se oferece para matar alguém que esteja devendo para o traficante. “Quando um cara enrolar você e você vê que se prejudica naquele canto, você dá a ideia e nóis pega, tá ligado? Agora tem que ser um bagulho que tenha motivo. Não é por toda dívida que ninguém pode tá matando o povo”.

As interceptações telefônicas foram feitas durante as investigações da Operação Alcatraz, que foi desencadeada em dezembro do ano passado e cumpriu 223 mandados de prisão em 15 cidades potiguares e também nos estados da Paraíba, Paraná e São Paulo. Destes, 154 foram contra pessoas que já estão encarceradas.  De acordo com as investigações, duas organizações criminosas atuam no sistema penitenciário estadual, ditando diretrizes e princípios a serem observados pelos seus integrantes e articulando crimes fora dos presídios, tendo uma delas forte relação com outros Estados da federação.

PF faz operação para investigar fraudes envolvendo prefeituras, Caern e DNOCS


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (27), em Natal, a Operação Itaretama, que objetiva desarticular uma associação criminosa que fraudava licitações em prefeituras do interior do Rio Grande do Norte e na Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), além de direcionar obras promovidas pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) e de desviar recursos públicos. 

A investigação da PF teve início ainda no primeiro semestre de 2014 e revelou que servidores do DNOCS mantinham estreito relacionamento com empresários do setor de engenharia, fazendo com que contratações tenham sido direcionadas e licitações indevidamente dispensadas ou fraudadas.

As suspeitas recaem principalmente sobre as obras de construção de açude no Assentamento 3 de agosto (Pau de Leite), da adutora de Jucuri, em Mossoró e na adutora de engate rápido de Jucurutu, ambas situadas na Região Oeste do estado.

Há indícios de que as obras não foram devidamente fiscalizadas durante sua execução, com prejuízo ao Erário e, também, há fortes suspeitas de corrupção ativa e passiva. Paralelamente, parte do grupo investigado estaria combinando propostas de licitações em prefeituras do RN e na CAERN.

Cerca de 30 policiais federais estão cumprindo 7 mandados de busca e apreensão.O nome da operação significa “Região de Pedras” e, no passado, foi a denominação do município de Lajes/RN, local onde foi construída a primeira das obras sob suspeita.

Racionamento em SP poderá ser, no limite, de 5 dias sem água por semana, diz Sabesp


A Sabesp pode ter que adotar, no pior cenário, um racionamento de água para a região metropolitana de São Paulo que prevê interrupção no abastecimento por cinco dias na semana e retomado nos outros dois, disse o diretor para região metropolitana da empresa, Paulo Massato, nesta terça-feira.
 
De acordo com Massato, que deu as declarações em Suzano, onde o governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugurou obras para aumento de captação de água para o sistema Alto Tietê, esse racionamento seria necessário para evitar que o sistema Cantareira zere sua capacidade se a seca continuar e se as obras para reverter o problema não forem concluídas a tempo. 

"O cálculo conceitual, teórico para reduzir 15 metros cúbicos por segundo lá no Cantareira, precisaria de um rodízio de dois dias com água por cinco dias sem água. Se for necessário, para não chegar no zero, na represa, zero, não ter mais água nenhuma para distribuir, lá no limite, se as obras não avançarem na velocidade que nós estamos planejando, aí podemos correr esse risco de um rodízio drástico", disse Massato a jornalistas.

Segundo dados da Sabesp, o sistema Cantareira, o mais importante conjunto de reservatórios de água que abastece a região metropolitada de São Paulo e cidades do interior paulista e que já está operando com o seu segundo volume morto, está com 5,1 por cento de sua capacidade. 

A Sabesp também passou a informar em seu site (www.sabesp.com.br) os horários em que está realizando a redução da pressão na cidade de São Paulo.

Tangará viveu noite histórica na abertura da 32ª Copa Verão de Futsal


O município de Tangará viveu uma noite histórica na realização da Prefeitura Municipal com a cerimônia de abertura da 32ª Copa Verão de Futsal - Tangará 2015. Em um alto padrão de organização, segurança e layout, a Copa 2015 está sendo avaliada como a maior da história tangaraense.

O Prefeito Alcimar Germano prestigiou a noite de gala para o esportistas de Tangará ao lado de seus auxiliares, que com muita união e trabalho promoveram um evento impecável. A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, em parceria com as secretarias de Comunicação Social, Infraestrutura e Serviços Urbanos, garantiu a efetivação e cumprimento do regulamento da competição, principalmente na segurança, que contou com o apoio da Polícia Militar, na pessoa do Capitão Roure e seus comandados, e de uma equipe de segurança particular, auxiliando todo o complexo que envolve o Ginásio Poliesportivo Senador Carlos Alberto de Sousa.

Uma presença festiva e que respaldou a abertura da Copa Verão foi parte da direção da Federação Norte-Riograndense de Futsal (FNFS), nas figuras do Presidente da FNFS, Clóvis Filho, diretor de arbitragem da FNFS, Figueiredo, e do diretor de departamento feminino de futsal, Fábio Bezerra.

Os jogos da primeira rodada do Grupo A, que abriram a Copa Verão, foram entre as equipes do Matadouro e Brasiliense, e em seguida um clássico entre Bubu e Fluminense. Na primeira partida, Matadouro empatou com Brasiliense no placar de 2 a 2, enquanto o Bubu foi goleado pelo Fluminense, que tem o apelido carinhoso pela torcida de Baixada, referência pelo bairro onde fica localizada a equipe. O último jogo, o mais esperado da noite, terminou com o Fluminense goleando por 4 a 1 o Bubu.

Os jogos desta terça-feira, abrindo a primeira rodada do Grupo B, serão entre Tuna Luso x Assentamento Três voltas e Fidelão x Pinha, iniciando às 19:15 horas, no Ginásio Poliespotivo Senador Carlos Alberto de Sousa.