terça-feira, 3 de março de 2015

Eduardo Cunha e Renan Calheiros estarão na lista da Lava Jato, diz jornal O Globo


O jornal O Globo divulga no final da tarde de hoje, no seu portal, a informação de que os presidentes da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e do Senado, Renan Calheiros, estarão na lista de denunciados da operação Lava Jato.
Segundo a reportagem, os dois já foram avisados que figurarão entre os denunciados. Ao denunciar os políticos envolvidos na operação Lava Jato o procurador Rodrigo Janto pedirá para o relator dos casos, ministro Teori Zavascki, derrubar o sigilo das investigações, tornando público todo o conteúdo dos inquéritos.
Desde a semana passada o presidente do Senado começou a dar sinais de irritação com o governo.

Senado aprova “Lei Anti-Kassab” que cria quarentena para fusão de partidos políticos

O plenário do Senado aprovou em regime de urgência e por votação simbólica o projeto de lei que cria a quarentena para a fusão de partidos políticos. A proposta é conhecida por “Lei Anti-Kassab” porque impede que o ministro Gilberto Kassab (Cidades) dê seguimento à ideia de fundir o PSD, do qual é presidente, com o PROS do ministro Cid Gomes (Educação), e o futuro PL, em gestação.
O projeto foi apresentado pelo DEM, que nunca aceitou o fato de Kassab ter atacado a legenda por dentro, levando os dissidentes para o PSD em 2011. E foi apoiado pelo PMDB, que estava incomodado com a movimentação de ministros petistas, que passaram a incentivar o crescimento do partido de Kassab, na intenção de reduzir o tamanho e o peso do partido. Desde que os peemedebistas ficaram sabendo do jogo político incentivado pelo PT e por setores do governo, eles têm aumentado a carga de pressão sobre o Palácio do Planalto.
O projeto, que agora será encaminhado à presidente Dilma Rousseff para a sanção, determina que um partido recém-criado terá de aguardar cinco anos a partir da obtenção do registro definitivo para fundir-se a outra legenda. Em outras palavras, os grandes partidos se resguardaram da provável perda de integrantes para outras legendas.
O mesmo projeto restringiu ainda mais a criação de novos partidos. Um substitutivo feito pelos deputados, na semana passada, impede que eleitores filiados a siglas existentes assinem a ficha de apoio para a criação de nova legenda. O texto inibe a portabilidade do tempo de TV e do fundo partidário para os partidos novos. “Não se pode ficar criando partidos só para fazer uma fusão à frente”, disse o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), logo depois de anunciar a urgência para a votação do projeto.
Contrário ao projeto, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) chamou a nova lei de restritiva. “Ela cria obstáculos. E tem o problema do momento. É claramente para atender uma circunstância da política (a proteção ao PMDB e ao DEM). O que precisamos votar é o fim do financiamento privado de campanha e o fim da reeleição.”

Governo de Dilma é desaprovado por 63% da população de Natal

O governo da presidente Dilma Rousseff é desaprovado por 63% da população de Natal. Pesquisa Consult/94 FM aponta que 63,13% dos entrevistados disseram reprovar a administração da petista e apenas 27,75% aprovaram sua gestão. Outros 9,13% disseram não saber ou não quiseram responder.
Na distribuição por região da cidade, os maiores índices de reprovação estão na zona Leste (74%), seguida das zonas Oeste (67,1%), Norte (58,8%) e Sul, com 57,9%.
A pesquisa ouviu 800 eleitores natalenses no período de 21 a 24 de fevereiro.

Quase 45% dos entrevistados aprovam a administração de Robinson Faria

Quase 45% dos entrevistados aprovam a administração de Robinson Faria. A pesquisa Consult/94 FM aponta que 44,8% dos entrevistados aprovam as primeiras ações do governo estadual e outros 17% desaprovam.
Os maiores índices de aprovação dos primeiros dois meses da administração Robinson Faria estão nas regiões Leste (50,7%), Norte e Sul, com 45,4%. O menor índice de aprovação foi constatado na região Oeste da capital potiguar, onde a administração estadual é aprovada por 38,2% do universo pesquisado. Nesta região, o índice dos que não tem opinião formada a respeito do novo governo é de 48,8%.
A pesquisa ouviu 800 eleitores natalenses no período de 21 a 24 de fevereiro.

Administração de Carlos Eduardo é aprovada por 74,38% dos entrevistados

A administração do prefeito Carlos Eduardo Alves é amplamente aprovada pelos eleitores natalenses consultados na pesquisa Consult/94 FM. O índice de aprovação é de 74,38%. O índice de desaprovação é de apenas 14,63% e 11% disseram não ter opinião formada.
Na distribuição por regiões, os índices de aprovação e desaprovação da gestão do prefeito da capital potiguar são muito próximos, sem grandes alterações. Por ordem decrescente, os índices de aprovação vão da zona Leste (77,3%) para a zona sul (70,8%), passando pela Oeste (76,5%) e Norte, com 74,6%. Os índices de desaprovação são de 12,7% na zona Leste, 12,1% na zona Sul, 11,2% na Oeste e de 8,8% na zona Norte.
A pesquisa ouviu 800 eleitores natalenses no período de 21 a 24 de fevereiro.

Wassil Mendes é o novo técnico do Santa Cruz

Wassil Mendes é o novo técnico do Santa Cruz para a sequência do Campeonato Potiguar 2015. A informação foi confirmada pela diretoria do clube na noite de ontem (2).

Esta será a quarta passagem do treinador pelo Santa Cruz. Em 2011, o técnico foi vice-campeão estadual pela equipe do Trairi. O último clube de Wassil foi o Potiguar de Mossoró, de onde foi demitido após a derrota para o Alecrim, no dia 13 de fevereiro.
A estreia de Wassil Mendes está confirmada para domingo, contra o ABC, em duelo válido pela sétima rodada do estadual. O jogo será realizado no Iberezão, em Santa Cruz.

Assembleia reafirma apoio a projetos para micro e pequenas empresas

O apoio às micro e pequenas empresas foi reafirmado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB) durante reunião com o superintendente do Sebrae, Zeca Melo e o presidente do Conselho Deliberativo, José Vieira na manhã desta terça-feira (3).
“A Assembleia Legislativa está de portas abertas para dialogar, ajudar e reforçar a parceria já existente com as micro e pequenas empresas e com a cadeia produtiva do Rio Grande do Norte”, afirmou Ezequiel Ferreira.
Os projetos de apoio ao desenvolvimento das empresas e das cadeias produtivas estiveram em pauta durante a reunião, entre eles a retomada do debate sobre a existência de uma Frente Parlamentar de apoio à micro e pequena empresa e uma parceria da Assembleia no apoio ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.  O Prêmio é concedido a cada dois anos aos gestores municipais que tenham implantado projetos com resultados comprovados no setor econômico do social do município.

Netanyahu: acordo nuclear põe o Irã mais perto da bomba


O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, discursou nessa terça-feira no Congresso dos Estados Unidos e criticou fortemente o acordo nuclear que os EUA e outras potências negociam com o Irã. Ele disse que Teerã possui "uma vasta infraestrutura nuclear", e que o acordo em discussão é um erro que pode levar o Irã a se aproximar da fabricação da bomba nuclear. A alternativa a um "mau acordo", disse ele, não era a guerra, mas sim um "bom acordo".
Netanyahu foi convidado a falar pelo presidente da Câmara dos Representantes, o republicano John Boehner, sem consultar a Casa Branca. O fato provocou atritos com a administração do presidente Barack Obama e mais de 50 congressistas democratas boicotaram o discurso. Susan Rice, assessora de segurança da presidência, classificou a visita do primeiro-ministro como "destrutiva" para a relação bilateral. Apesar disso, o político israelense afirmou que não teve intenção de desrespeitar Obama.

Brasileiro tem última avaliação médica na Indonésia antes de possível execução


A Indonésia deu sinais de estar pronta para executar prisioneiros por tráfico de drogas e fez uma nova avaliação médica no brasileiro Rodrigo Muxfeldt Gularte, que pode ser incluído na lista de condenados a serem mortos.
Os preparativos no local previsto para a execução foram encerrados e quatro condenados estrangeiros serão transferidos nesta semana para a prisão de Nusakambangan, disse o procurador-geral indonésio, Muhammad Prasetyo.
Autoridades não anunciaram uma data para as execuções, que são por fuzilamento, mas a transferência dos prisioneiros indica que elas são iminentes. Dez condenados por tráfico de drogas estão entre os prisioneiros a serem executados.
"Estamos apenas esperando um relatório dos preparativos das transferências deles", disse Prasetyo a jornalistas em Jacarta.
Rodrigo, de 42 anos e condenado à morte em 2005, foi reavaliado na prisão por uma equipe de médicos do governo local após ter sido diagnosticado com esquizofrenia paranoide. O paranaense foi preso em julho de 2004 após tentar entrar na Indonésia com 6kg de cocaína escondidos em pranchas de surfe.
A família tenta impedir que ele seja executado e quer a transferência dele para um hospital psiquiátrico. A defesa alega que a lei indonésia proíbe a morte de um prisioneiro que não esteja em plenas condições mentais.
Autoridades ainda não responderam ao pedido formal do governo brasileiro e a avaliação desta terça-feira deve ser a última antes do anúncio da decisão.

MP investiga locação de jatinho pela ex-governadora Rosalba Ciarlini

O Ministério Público Estadual instaurou inquérito civil para apurar possível irregularidade na locação de um jatinho por parte da ex-governadora do Rio Grande do Norte Rosalba Ciarlini. A portaria que instaura o inquérito foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (3).
De acordo com o MP, foi pago R$ 102 mil na locação de um jatinho para um evento no Rio de Janeiro em 2013. O Ministério Público solicitou à empresa responsável pela locação da aeronave 5 cópias de notas fiscais “referentes ao fretamento de aeronave Jato Citation, capacidade para 06 passageiros, para o percurso de aproximadamente 5000km”.
Além disso, o MP quer que o proprietário da empresa esclareça de que forma é calculado o valor da viagem referente apenas ao trecho de ida ( Fortaleza – Rio de Janeiro, por exemplo) e se há um valor diferenciado no trecho ida e volta (Fortaleza – RJ – Fortaleza).

Presidente da CBF, José Maria Marin, aprovou o projeto de punir clubes com salários atrasados

O Campeonato Brasileiro de 2015 vai punir com perda de pontos os clubes que não pagarem em dia os salários de jogadores. O fair play financeiro foi aprovado por unanimidade no Conselho Técnico dos Clubes da Série A, mas ainda precisa ser incluído no Regulamento Geral da competição.

“Isso é bom para evitar que haja exageros em salários de jogadores e técnicos. É bom para acabar com o negócio de que finge que paga e finge que joga”, considerou Eurico Miranda, presidente do Vasco, nesta segunda-feira, após a reunião do Conselho Técnico do com os 20 clubes da Série A.

Além da perda de pontos, há outras punições previstas para entrar no regulamento. O clube que ficar um mês sem pagar salário perde o poder de contratação. Com dois meses de atraso, o jogador pode tomar a decisão de não entrar em campo. E, conforme já vigora, no terceiro mês sem pagamento, o atleta tem direito de rescisão unilateral.

Para que a punição seja efetivada, é preciso que o próprio jogador faça a denúncia. A decisão dos clubes segue modelo que já está em curso no Campeonato Paulista. “Vai ser bom para o Brasileiro. Já está dando muito certo no Campeonato Paulista”, afirmou Edu Gaspar, gerente de futebol do Corinthians.

Alcaçuz: guariteiro apreende aparelhos celulares, carregadores e drogas


Pelo menos 12 aparelhos celulares, 12 carregadores, além de maconha e crack foram apreendidos por um guariteiro que estava atento. Durante a madrugada desta terça-feira, 03, na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, região metropolitana da capital, dois sacos foram jogados pelo muro, nas proximidades do Pavilhão 02, quando o guariteiro percebeu o que estava acontecendo foi até o local e encontrou o material.

Rafael critica aumento de gastos na Câmara Federal: “inoportuno”

O presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha, do PMDB, decidiu recuar da medida que autorizava o uso de dinheiro da cota parlamentar para comprar passagens aéreas para cônjuges de deputados. Uma decisão acertada na visão do deputado federal Rafael Motta, vice-líder do PROS na Casa Legislativa federal. Segundo Rafael, os aumentos não estavam compatíveis com o momento que o Brasil vive, de corte de despesas.
“Talvez tenha sido num momento inoportuno anunciar essas medidas”, afirmou Rafael Motta, explicando que o Brasil anunciou recentemente um pacote de redução de gastos, que atingiram, até, a educação. O mesmo foi feito por vários governos estaduais e municipais (incluindo os do Rio Grande do Norte e o de Natal). Por isso, para o deputado federal, a decisão do presidente Eduardo Cunha acaba por não “combinar” com a situação nacional.
Além de garantir passagens aéreas para os companheiros dos deputados federais, a Presidência da Câmara Federal também tinha anunciado um aumento nos valores da cota indenizatória. “O presidente justificou que o reajuste da cota parlamentar é porque os valores estavam sem reajustes há quatro anos. Eu não estava lá há quatro anos. Mas, de qualquer forma, acho que o fundamental é o cidadão saber como vai ser gasto esse valor. Com o que e acompanhar de perto”, acrescentou Rafael Motta

Conta de luz aumenta entre 2,41% e 3,6% no estado

Os consumidores de energia do Rio Grande do Norte já estão com as contas mais caras. Um reajuste extraordinário de, em média, 2,8% nas tarifas de energia elétrica está em vigor desde ontem, dia 2, conforme autorizou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O reajuste no RN é o segundo menor do país. Além da Cosern, outras 57 concessionárias receberam autorização para aplicar o aumento, cuja média é de 23,4%. Um novo reajuste, o anual, é previsto para o dia 22 de abril,  mas a alíquota ainda não foi definida pela Aneel.

Para os clientes residenciais, que representam 99% dos consumidores no Estado, o percentual médio de aumento a ser aplicado por meio do reajuste extraordinário, segundo informação da Superintendência de regulação da Cosern, é de 2,41%.  Já os consumidores industriais e comerciais de médio e grande porte terão um reajuste médio nas contas de 3,6%.  Para definição do percentual de 2,8%, de acordo com a Superintendência da Cosern,a Aneel leva em consideração principalmente o aumento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) - fundo composto através de contribuições mensais das distribuidoras de todo o país e destinado a programas de governo como o Luz para Todos, Tarifa Social de Energia dentre outros – que recentemente foi também utilizado para cobrir despesas extraordinárias com a compra de energia durante o ano de 2013, ampliando a demanda de recursos.

Câmara revoga benefício de passagens para cônjuges de deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou nesta terça-feira, 3, que a Mesa Diretora decidiu, por unanimidade, revogar o ato que concedia o pagamento de passagens aéreas a cônjuges de deputados. O benefício só será garantido em situações excepcionais, conforme o caso.

Cunha admitiu que a pressão da opinião pública levou ao recuo da medida aprovada na semana passada. Segundo ele, a Casa quer atuar em "sintonia" com a sociedade. "Temos de ter sempre a humildade de andar em consonância com as versões que chegam à opinião pública. Houve um entendimento equivocado, se cristalizou uma versão de um princípio de um benefício, de uma regalia, que não era o caso", afirmou.

Com a revogação, volta a valer a proibição de pagamento de passagens para cônjuges em vigor desde 2009. Na ocasião, foi revelado que deputados e senadores usavam recursos do Congresso para pagar passagens para amigos e familiares viajarem no Brasil e no exterior, caso que ficou conhecido como "farra das passagens". Desde então, apenas parlamentares e assessores têm o benefício para viagens oficiais.

O peemedebista não explicou quais seriam os critérios para o pagamento de passagens em casos excepcionais. Ele citou a deficiência física da deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), terceira secretária da Mesa Diretora, que precisa de cuidados especiais e da presença constante de acompanhantes. "Não dá para criar critérios para definir a excepcionalidade", afirmou a tucana.

DOE/RN desta terça traz nomeações de cargos regionais para o Trairí

Depois de muitas discórdias... provocando desfiliações petistas, enfim, o governador Robinson Faria nomeou a maioria dos cargos regionais do Trairi. As nomeações foram publicadas nesta terça-feira(03), no Diário Oficial do Rio Grande do Norte. 

Confira a lista:
DIREÇÕES
7ª DIRED: Dinamérico Augusto de Medeiros
5ª URSAP: Maria do Socorro Medeiros dos Santos Pereira
EMATER: Maria Surama de Medeiros Lima
ULSAV: Nilson Bezerra de Lima Filho
DRAE: Cássia Marone de Medeiros
CASA DE CULTURA POPULAR: Marcos Antônio da Silva

CARGOS SECUNDÁRIOS:
COORDENADOR TÉCNICO 5ª URSAP: Rita de Cássia Muniz Cunha
DIRETORA DE RH DA 5ª URSAP: Marli Alessandra Silva de Oliveira
DIRETORA ADMINISTRATIVA DA 5ª URSAP: Edilene Ferreira de Oliveira Dério

As nomeações ainda não foram concluídas. Toda a estrutura de cargos existentes na Central do Cidadão, por enquanto, permanece, incluindo os cargos de gestão da Central, diretor regional do DETRAN e de outros órgãos existentes na entidade.

* De acordo com informações recebidas pelo blog, todos os indicados são da "cota" do ex-prefeito de Santa Cruz Péricles Rocha. Péricles é presidente do PSD de Santa Cruz(partido do governador) e ajudou eleger Fábio Faria(filho do governador).


Ou seja, Para o PT de Santa Cruz restou as lembranças da campanha. Sobre os cargos, eles não conseguiram nenhum. Imaginamos que, provavelmente, eles ainda estão discutindo/brigando... e esqueceram de enviar seus indicados. Fica pra próxima...



Via: Blog do Erivan Justino