segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Equipe de transição de Fátima Bezerra será composta por 20 pessoas; Conheça os nomes

Nota – equipe de transição
A governadora eleita do Rio Grande do Norte, senadora Fátima Bezerra, definiu nesta segunda-feira (5) os nomes dos que comporão a equipe de transição do novo Governo. A lista completa foi encaminhada à chefia do Executivo estadual, atendendo ao decreto n. 28.443 de 29 de outubro de 2018, a ser publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (6). São eles:
1. Maria de Fátima Bezerra, senadora da República e governadora eleita, Coordenadora dos Trabalhos desta Comissão;
2. Antenor Roberto Soares de Medeiros, procurador do Estado e vice-governador eleito
3. Raimundo Alves Junior, economista, assessor parlamentar do Senado
4. Jean-Paul Terra Prates, suplente de senador, ex-Secretário de Estado de Energia do Rio Grande do Norte, Mestre em Planejamento Energético e Gestão Ambiental
5. Fernando Wanderley Vargas da Silva, professor e deputado estadual
6. Arméli Marques Brennand, Promotora de Justiça aposentada.
7. Roberto Sérgio Ribeiro Linhares, ex-superintendente Regional da Caixa, Advogado, Especialista em Finanças e Mercado Financeiro.
8. Simone Gameleira Cabral, Secretária executiva, Coordenadora de Projetos Estratégicos da Câmara Municipal do Natal.
9. Alexandre de Oliveira Lima, Eng. Agrônomo e Professor Adjunto do Departamento de Gestão Ambiental da UERN.
10. Maria da Conceição Dantas de Moura, Doutora em Sociologia pela UFRN, Consultora do FIDA em Gênero, Etnia, Geração, Comunidades Tradicionais
11. José Aldemir Freire, economista, ex-chefe da Unidade Estadual do IBGE no Rio Grande do Norte entre setembro de 2009 e fevereiro de 2018.
12. Érica Verícia Canuto de Oliveira Veras, Promotora de Justiça/RN, Professora da UFRN e Doutora em Ciências Sociais.
13. Getúlio Marques Ferreira, Professor, Engenheiro, Especialista em Engenharia de Sistemas, Mestre em Engenharia da Produção
14. Luciana Targino de Almeida Cardoso, Coordenadora da Assessoria de Planejamento desta Casa Legislativa
15. Carlos Eduardo Xavier, Engenheiro da Computação, Mestre em Ciências de Engenharia de Produção pela UFRN e Auditor Fiscal do Tesouro Estadual;
16. Sandra Lúcia Barbosa Cavalcanti, Economista, chefe de Unidade da Fiern;
17. Octávio Santiago Neto, Jornalista, especialista em Gestão Pública e em Gestão de Projetos e Políticas Públicas e servidor de carreira da Assembléia Legislativa;
18. Henderson Magalhães Abreu, Engenheiro agrônomo, ex-assessor parlamentar;
19. Francisco Canindé de França, Professor da rede estadual de ensino;
20. Cipriano Maia de Vasconcelos, Professor associado do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva – UFRN
“Formamos uma equipe que atende a um perfil técnico, de seriedade profissional e de sensibilidade social. E quero, em nome do povo do RN, agradecer a disponibilidade de todas essas pessoas de trazerem a contribuição para tornar o Rio Grande do Norte um estado melhor de se viver”, declarou a governadora eleita.

PRF prende irmãos suspeitos de matar criança de 1 ano em Mossoró

Irmãos suspeitos confessaram o crime — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na tarde desta segunda-feira (5) dois irmãos suspeitos de matar um menino de 1 ano e meio em Mossoró, região Oeste potiguar, neste domingo (4).

De acordo com a PRF, os irmãos viajavam em direção a Natal, em um carro de lotação, quando foram presos na cidade de Lajes, na região Central do estado. Eles estavam com a arma que possivelmente foi a usada no crime, munições e maconha. Ainda de acordo com a PRF, eles confessaram participação no crime.

Os suspeitos foram conduzidos para a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró, onde devem prestar depoimento.

Congresso terá segurança reforçada para sessão pelos 30 anos da Constituição



Um forte esquema de segurança está sendo montado no Congresso Nacional para a sessão solene que vai comemorar os 30 anos da Constituição Federal. Foram distribuídos 1,5 mil convites. A solenidade está marcada para começar às 10h desta terça-feira (6).

Entre os convidados, o presidente eleito Jair Bolsonaro e o vice-presidente Hamilton Mourão. Será a primeira vez que Bolsonaro retorna ao Congresso após ser eleito presidente da República.

Entre as autoridades que estarão na sessão, o presidente da República Michel Temer, do Legislativo Eunício Oliveira e Dias Toffoli do Judiciário. A Procuradora-Geral da República (PGR) Raquel Dodge, senadores, deputados federais e ministros de Estado.

Entretanto, além do tapete vermelho, não haverá pompa, e todas as autoridades vão chegar ao Congresso Nacional pela chapelaria, como é de praxe. O acesso ao plenário e as galerias da Câmara dos Deputados ficarão restrito aos convidados. Amanhã não haverá visitas as dependências do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.

Após colisão de moto com carro, mulher morre atropelada por ônibus do Transporte Cidadão em Natal

Mulher que morreu estava em uma motocicleta — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

Uma mulher morreu no final da manhã desta segunda-feira (5) em um acidente envolvendo uma motocicleta, um carro de passeio e um ônibus do governo do estado na Av. Capitão-mor Gouveia, na Zona Oeste de Natal.

Segundo o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), o motorista do ônibus faz parte do programa Transporte Cidadão. Ele disse que a moto em que mulher estava se chocou com um carro. Ao cair, ela acabou sendo atropelada pelo ônibus. A vítima foi identificada como Milena Lima de Melo, de 41 anos. O motorista do carro fugiu.

Uma ambulância do Serviço Atendimento Móvel de Urgência foi chamada, mas quando os socorristas chegaram ao local do acidente a mulher já estava morta.

O caso será investigado pela Delegacia Especial de Acidentes Veiculares (DEAV).

SAAE auxilia nas demanda da zona rural de Santa Cruz com poço na Estação de Tratamento que tem água não totalmente potável

saae_pocoestacao1

Além das ações de abastecimento da zona urbana do município, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Santa Cruz auxilia no abastecimento da zona rural santa-cruzense.

Existe um poço na Estação de Tratamento de Água (ETA) que tem água que serve para gasto. A água não é totalmente potável e não é recomendada para consumo humano, mas como na zona rural a escassez de água é maior, o município abastece com a água do poço do SAAE comunidades que utilizam a água para manutenção da propriedade, animais, atividades domésticas, entre outras.

O poço que funcionava até o mês de outubro, após vários anos auxiliando no abastecimento por carros-pipa na zona rural, secou. Mas, em ação conjunta com a Secretaria de Agricultura, foi utilizada a perfuratriz da Prefeitura e outro poço foi cavado ao lado, dando vazão de mais de 18 mil litros de água por hora, o que fará com que o auxílio ao agricultor familiar continue.

De acordo com Ângelo Giusepe, diretor do SAAE, a água é priorizada para atender demandas na zona rural, pois é de conhecimento público a dificuldade para abastecimento. "A água da operação pipa do Exército é para matar a sede do agricultor, mas não dá para utilizar para outra finalidade, pois é limitada. Com isso, temos essa ação, que continuará servindo para o agricultor, em parceria com a Secretaria de Agricultura, garantindo que o homem e a mulher do campo tenham acesso a água para outras finalidades, já que ela não é totalmente potável, como manutenção das atividades domésticas, para animais, entre outras ação cotidianas", enfatizou o gestor da autarquia municipal.

Como o município tem um número limitado de carros-pipa, existe uma demanda na Secretaria de Agricultura que é atendida de acordo com a disponibilidade dos veículos, priorizando aquelas comunidades que estão a mais tempo esperando pelo serviço.

O SAAE garante que a água estará disponível para a Secretaria de Agricultura, priorizando o atendimento na zona rural de Santa Cruz.

saae_pocoestacao2


Via Blog do Edipo Natan

Moro entra de férias e afirma que pedirá exoneração perto da posse



O juiz federal Sérgio Moro apresentou nesta segunda (5) o seu pedido de férias acumuladas durante os quatro anos em que comandou a Operação Lava Jato em Curitiba. Com isso, começa o processo de afastamento do magistrado das audiências ligadas à operação.

O tempo pedido é de 17 dias, período remanescente dos anos 2012 e 2013. Quando essa solicitação acabar, no dia 21 de novembro, Moro deve fazer um novo pedido de férias, que dura dessa vez até o dia 19 de dezembro. A partir de agora, Moro participa do trabalho de transição entre os governos Temer e Bolsonaro, que começa esta semana.

Na última quinta (1º), o juiz aceitou o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para comandar o Ministério da Justiça, que a partir do próximo ano reunirá a área de Segurança Pública — incluindo a PF, a PRF e a Força Nacional de Segurança —, a Controladoria-Geral da União (CGU) e Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

No entanto, a exoneração de Moro do cargo de juiz titular da 13ª Vara Federal de Curitiba acontecerá apenas próximo a sua posse como ministro, em janeiro do ano que vem. A decisão do magistrado adia a escolha de um novo titular para a vara que concentra as ações da Operação Lava Jato. Por enquanto, a juíza substituta Gabriela Hardt ficará no comando.

No RN, 22,4% dos inscritos faltam ao primeiro dia de provas do Enem 2018

Primeiro dia de provas do Enem 2018 teve 22,4% de abstenção no RN — Foto: Pedro Vitorino

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 teve uma abstenção no Rio Grande do Norte de 22,4%, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O percentual corresponde a 27.787 candidatos que não fizeram o teste no estado. O número é um pouco menor do que o índice nacional que foi de 24,9%.

Neste ano, 124.047 estudantes se inscreveram para fazer o Enem no RN. Deste total, 96.260 compareceram.

As inscrições potiguares foram menores que no ano passado, quando o estado registrou 159.486 cadastros. Apesar disso, apenas no primeiro dia de prova, em 2017, foram registradas mais de 44 mil ausências, o que reduziu o número de candidatos para cerca de 115 mil.

Criança de 1 ano é morta e pais baleados durante atentado em Mossoró

Anthony Calleb Bezerra da Silva tinha 1 ano e meio — Foto: Arquivo da família

Um menino de 1 ano e meio morreu ao levar um tiro na cabeça na noite deste domingo (4) em Mossoró, cidade da região Oeste potiguar. Pai e mãe estavam com a criança em uma motocicleta, saindo da casa de parentes, quando foram atacados por homens armados. Os pais também foram baleados. Ninguém foi preso.

Segundo a Polícia Militar, o atentado aconteceu por volta das 20h30, no bairro Malvinas, na frente de uma praça. Três homens, que também estavam em motocicletas, se aproximaram e fizeram os disparos contra a família, que seguia para casa. O pai da criança seria o alvo do atentado.

Anthony Calleb Bezerra da Silva ainda foi socorrido por familiares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto de São Manoel, mas não resistiu.

A mãe, de 20 anos, e o pai do menino, que tem 23, foram levados para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Ela, de acordo com a PM, permanece internada em estado grave.

Com mais um recorde de público, deputado Tomba comemora em praça pública seu aniversário

tomba_aniversario2018foto

O deputado estadual Tomba Farias comemorou com muito sucesso mais um aniversário.

Na noite de quinta e madrugada de sexta-feira, o pátio da Matriz de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, ficou lotado para acompanhar os shows de Grafith, Briola e Henry Freitas. A festa foi até amanhecer a sexta-feira (02).

O deputado Tomba subiu ao palco para agradecer os presentes e a votação que teve no pleito de 2018, refirmando o compromisso que tem pelo desenvolvimento de Santa Cruz e região em mais um mandato na Assembleia Legislativa.

tomba_aniversario2018foto1


Via Blog do Edipo Natan

Loja de eletromóveis é arrombada na Zona Norte de Natal



Loja de eletromóveis da rede Insinuante foi alvo dos criminosos — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Uma loja de eletromóveis da rede Insinuante foi arrombada na madrugada nesta segunda-feira (5) no bairro Igapó, na Zona Norte de Natal. Para entrar na loja, os bandidos fizeram um buraco na parede.

Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 5h. Pessoas que passavam pelo local perceberam que a loja havia sido violada e acionaram a polícia.

PMs foram ao local e constataram que os bandidos entraram em um prédio desativado que fica por trás da loja, e depois abriram a passagem na parede. Porém, ainda não se sabe quantas pessoas participaram da ação nem o que foi levado do estabelecimento.

Para entrar na loja, bandidos fizeram um buraco na parede — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Santa Rita 103 conquista o Ruralzão e o Eva Bary a Copa José Vanildo em dia de decisões no Iberezão



Na tarde/noite deste sábado (03) a Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, encerrou mais duas competições de futebol que fazem parte do calendário esportivo anual do município. O Ruralzão e a Copa José Vanildo conheceram seus campeões.

O palco para os duelos decisivos foi o Estádio Iberê Ferreira de Souza (Iberezão) e a bola rolou primeiro para a disputa do título do Ruralzão. O Santa Rita bateu o Pau de Leite, por 1 x 0, e ficou com o troféu de campeão.

A partida que valia o título da Copa José Vanildo foi marcada pelo equilíbrio. No tempo regulamentar empate em 0 x 0. Na disputa por pênaltis prevaleceu o melhor aproveitamento nas cobranças do Eva Bary, que venceu por 4 x2 a equipe o Fluminense e soltou o grito de “é campeão”.

O vice-prefeito de Santa Cruz, Ivanildo Ferreira (Ivanildinho), acompanhou as partidas e fez a entrega da premiação aos vencedores.

Recentemente, no final do mês setembro, outra competição promovida pela Prefeitura de Santa Cruz foi encerrada. O Campeonato Municipal de Futebol Master foi conquistado pelo Panelinha. que bateu na final o Esporte Master Paraíso pelo placar de 1 x 0.