quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Funcarte divulga atrações musicais para fim de semana na Árvore de Mirassol; veja


Samba, pop rock, reggae e pagode. Opções para todos os gostos e idades marcam este fim de semana da programação cultural da Árvore de Mirassol, uma ação da Prefeitura do Natal através da Secretaria Municipal de Cultura (Secult/Funcarte). No espaço mais comentado e elogiado da cidade, se apresentam quatro atrações musicais de sexta (20) a domingo (22).

Nesta sexta-feira (20) é a vez do projeto "Berço de Samba" e da banda "Kd Maitê"  com seu pop rock e reggae. No sábado (21) tem a levada pop de Nanda Lynn e no domingo o padogão do grupo "Todo Nosso". Toda a coordenação musical do projeto está a cargo da Secretaria Municipal de Cultura, com curadoria do Setor de Música chefiado pelo maestro Neemias Lopes.

Na loja de Artesanato na Praça da Árvore de Mirassol - coordenada pelo setor de Artesanato da Secretaria Municipal de Cultura – são 98 artesãos que vão oferecer os mais variados produtos especialmente selecionados.

Além das atrações musicais que sempre se apresentam de sexta a domingo, acontece no mesmo espaço a 9ª edição da Feira de Gastronomia e Arte da Praça de Árvore de Mirassol, através da Semsur e em parceria com os comerciantes da feira. A ação é da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e envolve a Secretaria de Turismo e Semob.

Assembleia começa a analisar Orçamento de 2016 na próxima semana


As comissões permanentes da Assembleia Legislativa irão começar a analisar na próxima semana o projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2016. A proposta foi protocolada na Casa no dia 15 de setembro pelo Governo do Estado e prevê um orçamento de R$ 11,9 bilhões, com redução de R$ 11,94% em relação ao orçamento aprovado para 2015.
O deputado Jacó Jácome (PMN), membro da Comissão de Administração da Assembleia, confirma a análise para a semana que vem. O projeto passa pelas comissões de Justiça, Finanças e Administração.
“Temos que discutir os investimentos sobre saúde, segurança pública, investimento na educação, no social, reestruturação das vias públicas, enfim, são temas fundamentais pelos quais a população aguarda que essa casa debata e nas comissões, na próxima semana, nós estaremos debatendo”, afirma Jacó.

Profissionais do CAPS AD de Santa Cruz participam de congresso em João Pessoa/PB


A Prefeitura de Santa Cruz tem procurado sempre proporcionar aos seus profissionais que atuam nas diversas áreas da administração pública a possibilidade de intercâmbio, buscando sempre a qualificação e a troca de experiências exitosas. No final do mês de outubro, por exemplo, profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) participaram do III Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química, realizado em João Pessoa/PB.   

O evento contou com atividades vinculadas às áreas de Saúde Mental e da Dependência Química, promoveu discussões e debates sobre as temáticas desenvolvidas no campo teórico-prático, de forma a capacitar para o trabalho e ampliar as pesquisas na área.

Representando Santa Cruz estiveram presentes o diretor/coordenador do CAPS AD, Derik Lourenço, e a assistente social da instituição, Cynde Bastos.

Segundo Derik Lourenço, a participação no evento foi importante e serviu para conhecer mais sobre o trabalho que o CAPS AD pode desenvolver para recuperar vidas. 

Com hub dos Correios no RN, prazo para chegada de encomendas deve cair pela metade


Enquanto o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, vive a expectativa de receber o hub da Latam, o centro de distribuição dos Correios já é uma realidade. A garantia foi dada por José Alberto Brito, diretor do órgão no Rio Grande do Norte, em entrevista ao Jornal da Cidade, na 94 FM.
“Aqui no RN teremos o quarto hub dos Correios do país, a questão técnica e operacional já está definida e agora estão sendo discutidas algumas questões para a construção de um armazém no aeroporto”, disse José Alberto.
Ao ser questionado sobre o tempo que as correspondências levarão para chegar ao destino, o diretor do órgão disse que o prazo deverá ser reduzido em mais da metade. “Com certeza vai chegar mais rápido. Temos questão de logística que está sendo reparada com esse centro internacional dos Correios em São Gonçalo. Se você comprar uma encomenda em Miami ela vem de lá, é descarregada em São Paulo, vai para Curitiba e depois para o RN. Então, todas as encomendas para o Norte e Nordeste passam por cima da região. Com isso, teremos redução significativa no tempo de entrega, que hoje gira em torno de 60 dias, teremos uma média de 25 a 30 dias”, disse.
Ainda de acordo com José Alberto Brito, o hub dos Correios no RN representará também uma grande oportunidade para as empresas exportadoras do Estado. “Diferencial grande para o Estado é que aviões que trarão essas encomendas vão precisar se reposicionar. Daqui do RN, ele voltará para os países de origem. É uma oportunidade para que as empresas exportadoras do RN aproveitem essas cargas”, finalizou.

Santa Cruz confirma desistência do Campeonato Estadual em 2016

Campeonato Potiguar de 2016 sofreu sua primeira derrota antes mesmo da bola rolar na competição. Alegando falta de recursos para bancar o time devido à crise nacional e a seca que atinge o Estado, o presidente de honra do Santa Cruz, Luiz Antônio Tomba oficializou, nesta quinta-feira (19) a desistência do certame. O torneio terá apenas nove equipes.

“Vejo como maior problema o homem do campo estar esperando o caminhão d'água para tomar banho, para lavar e para cozinhar, e não ter. Por outro lado, a gente vai estar gastando oito caminhões por dia em um campo para jogar um campeonato. São 240 caminhões por mês, 1.200 caminhões em cinco meses. Como gestor público, seria muita irresponsabilidade permitir isso”, comentou Tomba.

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol não se posicionou oficialmente sobre o que ocorrerá juridicamente com o Tricolor do Inharé, que pode ser rebaixado automaticamente, ou afastado. O certo é que, para voltar a elite do futebol local terá que disputar a Segunda Divisão.

Outro clube que ameaça não participar do Potiguar 2016 é o Coríntians de Caicó. As alegações dos dirigentes do Galo do Seridó são parecidas com as do Santa Cruz.

Até o momento, estão confirmados no Campeonato do próximo ano, ABC, Alecrim, América, Assu, Baraúnas, Corintians, Globo, Palmeira e Potiguar/M.

Presos se rebelam no CDP de Santa Cruz


Os presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Santa Cruz, na região Agreste do estado, se rebelaram no início da tarde desta quinta-feira (19). Os detentos quebraram grades da unidade prisional, que é conjugada a uma delegacia de polícia. De acordo com a Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape), a movimentação teve início por volta das 13h e foi controlada às 16h.

Segundo o coordenador de Administração Penitenciária, Durval Franco, o Grupo de Operações Especiais (GOE) foi acionado e homens que estavam em uma operação na Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, foram encaminhados ao interior do estado. "Assim que o GOE chegou, a situação foi controlada", ressaltou.

Ainda de acordo com Durval Franco, os presos precisarão ser transferidos enquanto o CDP estiver na condição que se encontra após a rebelião. "Estou me dirigindo a Santa Cruz para ver o estrago de perto. Mas as informações que recebi são de que eles quebraram tudo. Já foi feita a recontagem e não houve fugas. Nós teremos que solicitar vagas em algumas comarcas e pedir autorização para iniciar as transferências", disse.

Prefeitura de Santa Cruz irá comemorar o “Dia da Consciência Negra” com caminhada nesta sexta-feira (20)


Na próxima sexta-feira (20) comemora-se no Brasil o “Dia da Consciência Negra” e a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará a “Caminhada contra o Preconceito”.

Com o tema “Criança sem racismo, adulto sem preconceito”, a caminhada reunirá alunos de todas as escolas municipais que se mobilizarão para reforçar o pensamento de que é preciso respeitar as diferenças sociais e etnico-racial e valorizar a cultura afro-brasileira.

A caminhada está prevista para ser iniciada a partir das 15h, desta sexta-feira (20), saindo da Praça da Bíblia com destino à Praça Coronel Ezequiel Mergelino.