quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Deputado Estadual, Tomba Farias, apresenta requerimento de voto de pesar, pelo falecimento de 3 santacruzenses esta semana, na sessão plenária de hoje (19)

(A) Na sessão desta manhã, na Assembleia Legislativa, o Deputado Tomba Farias apresentou requerimentos de Voto de Pesar pelo falecimento de três santa-cruzenses, ocorridos neste início de semana.

Na terça-feira (17), faleceu aos 77 anos Francisco Silvino dos Santos (Chico Pataca), motorista do ex-governador Iberê durante 53 anos.

Tomba lamentou também o falecimento no dia de ontem (18), da jovem Maria de Fátima Pontes de Medeiros, filha dos amigos Sebastião e Ozima Pontes. Aos 37 anos, Fátima era casada com Gustavo Medeiros e tinha um filho de 16 anos, Petrus Henrique.

Com muito pesar, o Deputado Tomba também lamentou o falecimento de Dona Gertrudes, mãe de seus amigos Genário e Sônia Fernandes, que faleceu ontem aos 62 anos. Com uma família numerosa de 12 filhos, 40 netos, 52 bisnetos e 04 tataranetos, Dona Gertrudes foi uma matriarca responsável e zelosa de suas obrigações.

Aposentados vão ao STF contra o adiamento do pagamento de metade do 13º


O Sindicato Nacional dos Aposentados Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) protocolou nesta terça-feira no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação para questionar a decisão do governo de não pagar neste mês o adiantamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS.
O órgão reclama da decisão do governo, ainda não oficializada, de não seguir o que vem sendo feito há nove anos e pede que a antecipação seja garantida como um preceito fundamental dos beneficiários. Embora não seja obrigatório, o adiantamento de 50% do valor do 13º salário tem sido feito pelo governo desde 2006, após acordo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com centrais sindicais. No ano passado, a Previdência transferiu 13,9 bilhões de reais para a antecipação para aposentados e pensionistas. 27 milhões de beneficiários receberam a antecipação.
Caso a Corte não entenda pela obrigatoriedade do pagamento, o sindicato “requer que seja concedida a suspensão da cobrança por parte das instituições financeiras àqueles que adquiriram crédito junto a estas a titulo de antecipação do décimo terceiro salário”, diz o texto. No pedido é solicitada ainda prioridade à tramitação processual àqueles maiores de 60 anos.

Avaliada em R$ 1,2 mi, carga roubada de cigarros é achada no RN


Policiais civis e militares da região Oeste potiguar apreenderam na manhã desta quarta-feira (19), escondidas em cisternas subterrâneas na zona rural da cidade de Caraúbas, 100 mil carteiras de cigarros

“A carga, que foi roubada na semana passada na cidade de Mossoró, está avaliada em aproximadamente R$ 1 milhão e 200 mil”, afirmou o delegado Erick Gomes, que coordenou a operação. Dois homens foram presos e drogas, armas e munições apreendidas.

O delegado, que é titular da cidade de Caraúbas, revelou ao G1 que a polícia já vinha monitorando os suspeitos fazia alguns dias. "A carga foi roubada na quarta-feira (12). E tínhamos a informação que um caminhão baú de cor branca havia descarregado a mercadoria aqui na região, num sítio chamado Pontal, na última sexta (14). Então montamos a operação e conseguimos encontrar a carga”, acrescentou.
Ainda segundo o delegado, os dois homens presos alegam que só estavam guardando a mercadoria. Com eles os policiais encontraram duas espingardas e munições, além de dois quilos de maconha.
Participaram da operação efetivos policiais de Caraúbas, UmarizalAlexandriaPatu e Apodi.

" Descaso": Greve dos servidores da saúde no Estado atinge a marca de 70 dias nesta quarta‏-feira


Nesta quarta-feira (19), os servidores da saúde do RN completam 70 dias de greve, iniciada no dia 11 de junho. A greve atinge unidades da Região Metropolitana, como o Walfredo Gurgel e o Santa Catarina, e hospitais do interior, como o Tarcísio Maia, em Mossoró.
O principal ponto da greve, que foi negado pelo governo estadual, é o reajuste salarial. Parte dos 14.700 servidores – os que estão municipalizados – permanece com salários congelados há quatro anos, enquanto a maioria acumula perdas de até 27%. Na última audiência de negociação, realizada após a ocupação da Governadoria, o governo estadual negou qualquer tipo de reposição, alegando o déficit nas contas e os gastos com a folha de pagamento, que superariam o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Além do reajuste salarial, a greve da saúde passou a defender também a garantia dos adicionais noturno e de insalubridade para a aposentadoria, que vêm sendo retirados pelo Ipern, sob determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).  A medida atinge todos os servidores que estão na ativa: Cerca de um terço da categoria terá condições de se aposentar até 2018, no final do atual governo.
“O governador não garante o reajuste salarial e, ao mesmo tempo, o TCE retira direitos de servidores que trabalharam a vida inteira, em condições insalubres. Vamos continuar em greve”, afirma Simone Dutra, coordenadora-geral do Sindsaúde-RN. Na sexta-feira (21), os servidores terão uma assembleia, para avaliar a greve e a unificação com as demais categorias.

Após voz de prisão e fuga, policiais capturam quadrilha que faziam arrastões em Natal


Policiais do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) prenderam na tarde desta segunda-feira (18) quatro homens acusados de praticarem vários arrastões em Natal. Durante patrulhamento a guarnição da Força Tática se deparou com o veículo em atitude suspeita e quando deu voz de parada os quatro homens empreenderam fuga. Durante a fuga os acusados colidiram em vários veículos e derrubaram uma idosa. A PM conseguiu alcançá-los já na Avenida Bom Pastor, na zona Oeste.
Robson de Oliveira Frazão, 24 anos, Jackson Felipe de Lima, 19 anos, José Jurandir de Lima Júnior, 20 anos, e Antônio Marcos Sena da Silva, de 25 anos, foram presos de posse de uma pistola municiada que estava sendo utilizada em diversos arrastões. Eles foram encaminhados à Delegacia de Furtos e Roubos da Polícia Civil e ficarão a disposição da justiça.
Policiais das Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas (ROCAM) que atuam no Ronda Cidadã prenderam na tarde desta segunda-feira (18) na Avenida Hermes da Fonseca, no bairro de Petrópolis, dois homens identificado por Severino Jefferson Figueiredo da Silva e Alyson Lourenço Henrique, de posse de um revólver calibre 38. A PM fez a condução da dupla à Delegacia Especializada em Armas e Munições da Polícia Civil, onde eles ficaram à disposição da justiça.

SPC: 45% dos inadimplentes não têm como pagar dívidas em três meses

"Devo, não nego. Pago quando puder". A famosa expressão descreve bem como muitos brasileiros se encontram atualmente. Diante do agravamento da crise econômica, mais consumidores têm enfrentado dificuldades para colocar a vida financeira em ordem. Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais revela que quatro em cada dez (45%) brasileiros inadimplentes não têm condições financeiras de pagar suas dívidas atrasadas em um intervalo de até três meses. O levantamento mostra também que a perspectiva de continuar inadimplente é mais frequente nas classes C, D e E (46%) do que nas classes A e B (32%). Além disso, 44% dos devedores ouvidos pelo SPC Brasil afirmaram que a situação financeira atual deles está pior se comparada ao ano passado.

Quando indagados sobre os principais empecilhos para realizarem o pagamento dos débitos, a maioria dos consumidores (52%) justifica que a dívida contraída é muito superior aos seus ganhos mensais, mas há também aqueles que relutam em incorporar hábitos de economia no dia a dia, como deixar de consumir produtos que gostam (23%). "A resistência em cortar despesas e em mudar o padrão de consumo, abrindo mão de pequenos prazeres, são alguns dos erros mais comuns para quem precisa sair do vermelho. O dado revela um comportamento imprudente e de alto risco para as finanças", alerta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.