quinta-feira, 10 de abril de 2014

Presidente do PT: “Acordão sana problemas de Henrique, João e Wilma, não do RN”


O acordão, aliança política entre tradicionais adversários políticos para as eleições deste ano, resolve apenas os problemas eleitorais do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), e do deputado federal João Maia (PR). Os mandatos de Henrique e João Maia encerram no dia 31 de dezembro deste ano e, por conta disso, buscam novas eleições, sendo que Henrique para o governo do Estado e João para vice-governador. Já a vice-prefeita Wilma de Faria tem mandato até 31 de dezembro de 2016, mas pretende melhorar a posição no quadro político estadual ao tentar ocupar a cadeira que é do pai do ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), Garibaldi Alves (PMDB), no Senado Federal, até o dia 31 de dezembro deste ano. A opinião é do presidente do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte, Eraldo Paiva, pré-candidato petista a deputado estadual. Ele classifica a união entre Henrique, Wilma e João Maia como “aliança do medo e da desconfiança”.
“A aliança do medo com a desconfiança. É assim que classifico essa aliança entre PMDB, PSB, PR e outros partidos no Rio Grande do Norte. Na verdade estão tentando resolver os problemas deles, não estão preocupados em um projeto para o RN. É o acordão que se formaliza no Estado”, avalia Eraldo Paiva, em entrevista ao Jornal de Hoje no início da tarde desta quinta-feira. “Na verdade, eles têm um histórico e desconfiança e medo de disputaras as eleições um contra o outro. Por isso a chapa do medo e da desconfiança”, justificou Eraldo.

Eraldo esqueceu que em 2008 houve o mesmo acordão em prol da eleição que levaria Fátima Bezerra a prefeitura do Natal.

Seleção Brasileira sobe três posições no ranking da Fifa

A Seleção Brasileira subiu três posições no ranking mundial da Fifa que foi divulgado nesta quinta-feira (10). A pouco mais de dois meses para o início da Copa do Mundo, o Brasil está ocupando o sexto lugar, atrás de Espanha, Alemanha, Colômbia, Uruguai e Argentina, que está ocupando a mesta posição, mas com 0,35 pontos a mais.

Já a Grécia voltou ao grupo dos dez primeiros pela primeira vez desde outubro de 2012. Um pouco mais abaixo, a Escócia foi o único país a ter galgado mais de dez lugares, aparecendo em 22º após o salto de 15 colocações. 

Após encontro, jovens dizem que Dilma não vai propor lei para reprimir protestos


A presidenta Dilma Rousseff recebeu hoje (10) cerca de 30 jovens, representantes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil, e cobrou mobilização das entidades juvenis para pressionar o Congresso Nacional pela aprovação da reforma política. Os jovens também disseram que Dilma se comprometeu a não enviar ao Congresso projetos de lei que endureçam o controle sobre manifestações.

“Ela anunciou que não enviará ao Congresso nenhuma lei que venha para aumentar a repressão sobre os movimentos sociais. Isso é muito importante, porque hoje os movimentos de rua, assim como a juventude negra e pobre, sofre muita repressão policial”, disse a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Vic Barros.

Petrobras anuncia recorde mensal na entrega de gás natural

A Petrobras divulgou nesta quinta-feira (10) que bateu o recorde mensal de entrega de gás natural ao mercado consumidor, com a média de95,5 milhões de m³ por dia no mês de março.

De acordo com a empresa, apenas para o mercado termelétrico, a companhia entregou uma média de 43,1 milhões de m³/dia. Ao mercado não termelétrico foi entregue uma média de 38,7 milhões de m³/dia e 13,7 milhões de m³/dia foram destinados ao consumo interno da Petrobras, incluindo-se aí o fornecimento a suas fábricas de fertilizantes em Sergipe e na Bahia.

No dia 26 de março, a Petrobras ultrapassou, pela primeira vez, a barreira diária dos 100 milhões de m³ de gás natural entregues ao mercado, atingindo o recorde diário de 101,1 milhões de m³ de gás disponibilizado ao mercado.

Nota de Pesa

A Prefeita Fernanda Costa, lamenta com pesar o falecimento do ex-prefeito do município de Santa Cruz, Francisco Medeiros Sobrinho (Francisquinho Medeiros), aos 78 anos, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (10). Fernanda Costa presta sua solidariedade aos amigos e familiares que sofrem com essa perda irreparável.

A Prefeitura Municipal de Santa Cruz declara luto oficial de três dias em sinal de respeito pelo falecimento de Francisquinho Medeiros, que foi prefeito de Santa Cruz no período de 1989 a 1992.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Hotel Reis Magos será reerguido e inauguração ocorrerá daqui a 30 meses


Nada de demolição ou de construção de um shopping. As ruínas do antigo Hotel Reis Magos, localizado na Praia do Meio, darão lugar a uma nova estrutura de hotel de luxo que embelezará ainda mais o cenário do litoral potiguar. A revitalização do hotel, que será inaugurado com o mesmo nome, foi confirmada a O Jornal de Hoje pelo proprietário do empreendimento, o engenheiro José Pedrosa de Oliveira, dono do grupo Hotéis Pernambuco S.A. O objetivo do empresário é de que, em até trinta meses, o novo Hotel Reis Magos seja apresentado à população.

Moradores de cidade do RN com falta de água protestam por adutora


O problema de abastecimento levou os moradores de Currais Novos, na região Seridó do Rio Grande do Norte, às ruas nesta quinta-feira (10). Os manifestantes bloquearam a BR-226 e a BR-427 pedindo a construção de uma adutora. O protesto terminou no Centro da cidade. Currais Novos é um dos 159 municípios potiguares em situação de emergência por causa da seca.

A situação das cidades foi reconhecida nesta quinta pelo Governo Federal. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (10) e assinada pelo secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil. O reconhecimento por parte da União é importante, pois garante o envio de recursos ao Governo do Estado para as ações de combate à estiagem.
De acordo com o último relatório divulgado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), 12 municípios estão em colapso no abastecimento d'água por causa da ausência de chuvas e consequente baixa do índice de água nos reservatórios.

Outras seis cidades passam por rodízio no abastecimento e 15 estão em risco de colapso, que ocorre quando a empresa admite que não tem mais condições de fornecer água para o município.

Governo Federal reconhece emergência em 159 municípios do RN


O Governo Federal publicou, nesta quinta-feira (10), portaria reconhecendo o estado de emergência em 159 municípios do Rio Grande do Norte devido à seca. Anteriormente, o Governo do Estado já havia prorrogado a emergência nos mesmos municípios. 

Dos 167 municípios do estado, somente Natal, Rio do Fogo, Maxaranguape, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Macau e Parnamirim não estão em emergência devido à escassez de água. Nos demais 159 municípios, relatórios da Secretaria de Agricultura (Sape) e da Caern apontaram para o problema nas cidades, onde os principais reservatórios estão com menos de 30% da capacidade de armazenamento. O argumento foi utilizado pela Defesa Civil nacional para reconhecer a emergência.

Confira a lista dos municípios que estão com problemas devido aos baixos níveis dos reservatórios de água:

Acari
Açu
Afonso Bezerra
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Angicos
Antônio Martins
Apodi
Areia Branca
Arês
Augusto Severo
Baía Formosa
Baraúna
Barcelona
Bento Fernandes
Bodó
Bom Jesus
Brejinho
Caiçara do Norte
Caiçara do Rio do Vento
Caicó
Campo Redondo
Canguaretama
Caraúbas
Carnaúba dos Dantas
Carnaubais
Ceará-Mirim
Cerro Corá
Coronel Ezequiel
Coronel João Pessoa
Cruzeta
Currais Novos
Doutor Severiano
Encanto
Equador
Espírito Santo
Felipe Guerra
Fernando Pedroza
Florânia
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Galinhos
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Guamaré
Ielmo Marinho
Ipanguaçu
Ipueira
Itajá
Itaú
Jaçanã
Jandaíra
Janduís
Januário Cicco
Japi
Jardim de Angicos
Jardim de Piranhas
Jardim do Seridó
João Câmara
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Jundiá
Lagoa d'Anta
Lagoa de Pedras
Lagoa de Velhos
Lagoa Nova
Lagoa Salgada
Lajes
Lajes Pintadas
Lucrécia
Luís Gomes
Macaíba
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Montanhas
Monte Alegre
Monte das Gameleiras
Mossoró
Nísia Floresta
Nova Cruz
Olho d'Água do Borges
Ouro Branco
Paraná
Paraú
Parazinho
Parelhas
Passa e Fica
Passagem
Patu
Pau dos Ferros
Pedra Grande
Pedra Preta
Pedro Avelino
Pedro Velho
Pendências
Pilões
Poço Branco
Portalegre
Porto do Mangue
Presidente Juscelino
Pureza
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Riachuelo
Rodolfo Fernandes
Ruy Barbosa
Santa Cruz
Santa Maria
Santana do Matos
Santana do Seridó
Santo Antônio
São Bento do Norte
São Bento do Trairí
São Fernando
São Francisco do Oeste
São João do Sabugi
São José de Mipibu
São José do Campestre
São José do Seridó
São Miguel
São Miguel do Gostoso
São Paulo do Potengi
São Pedro
São Rafael
São Tomé
São Vicente
Senador Elói de Souza
Senador Georgino Avelino
Serra de São Bento
Serra do Mel
Serra Negra do Norte
Serrinha
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Sítio Novo
Taboleiro Grande
Taip u
Tangará
Tenente Ananias
Tenente Laurentino Cruz
Tibau
Tibau do Sul
Timbaúba dos Batistas
Touros
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Várzea
Venha-Ver
Vera Cruz
Viçosa
Vila Flor