sexta-feira, 27 de julho de 2018

Geraldo Melo (PSDB) aparece na lista de inelegíveis do TCU



O ex-senador Geraldo Melo (PSDB) está na lista de inelegíveis divulgada nessa quinta-feira (26) pelo Tribunal de Contas da União (TCU).  No Rio Grande do Norte, 270 contas foram julgadas irregulares pelo TCU e envolvem 189 pessoas, consideradas inelegíveis para o pleito de outubro.

Geraldo Melo diz que está apto a disputar qualquer eleição

Nota na íntegra foi publicada pelo pré-candidato pelo PSDB na tarde desta sexta-feira(27).

A propósito de uma notícia que está sendo veiculada sobre algum obstáculo legal à candidatura de Geraldo Melo ao Senado Federal, o pré-candidato tem a informar o seguinte:

– Não há impedimento legal contra o registro da minha candidatura;

– O fato noticiado se refere a uma prestação de contas do PSDB apresentada em 1997 à justiça eleitoral, quando eu era Senador da República e residia em Brasília, estando, assim, inteiramente afastado da Administração do dia a dia do partido;

– Eu não pratiquei nenhum ato de gestão envolvendo dinheiro do partido ou qualquer outra coisa, pois, estando afastado, eu não era gestor;

– Não existe qualquer tipo de referência a improbidade administrativa no processo, sendo a minha ligação com o assunto de solidariedade civil e não de responsabilidade direta. E ainda assim estão sendo recolhidos os valores à justiça eleitoral;

– POR FIM, REITERO QUE NÃO HÁ INELEGIBILIDADE MINHA E NEM DE NINGUÉM POR ESSE MOTIVO, POR DECISÕES REITERADAS DA JUSTIÇA ELEITORAL.

Geraldo Melo
Pré-candidato ao Senado


Via BG


Zenaide Maia recebe apoio de grupo político de Sítio Novo no Agreste Potiguar



O grupo político do município de Sitio Novo, do prefeito Edilson Júnior (PSD), declarou apoio à pré-candidatura ao Senado Federal de Zenaide Maia (PHS). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (26) durante reunião no gabinete da deputada, em Natal.

Para Zenaide Maia, receber o apoio do grupo é de suma importância: "São demonstrações como essas que nos  incentiva e mostra que estamos no caminho certo e deixa claro que o nosso mandato está trabalhando em prol do povo do meu RN", declarou a pré-candidata.

A visita da comitiva foi formada  ao prefeito estiveram os secretários, a vice-prefeita Lucinalva Lira (PR), os vereadores Neto Correia, Judrene, Clédia e o vereador licenciado Adegilson, além dos ex-vereadores Branquinha e Bebeu, e os ex-prefeitos Hudson Xavier e Francisco Mafra.

Menino de 14 anos assassinado a tiros no RN pediu 'pelo amor de Deus' para não ser morto

Adolescente de 14 anos foi executado a tiros dentro da casa onde morava, em Graçandu (Foto: Cleildo Azevedo/Inter TV Cabugi)

Um adolescente de 14 anos foi morto a tiros dentro da casa onde morava, na praia de Graçandu, Litoral Norte potiguar, na frente da própria mãe. O crime aconteceu na noite desta quinta-feira (26), e os parentes acreditam que o garoto Ícaro Jackson Dantas de Lima foi morto por engano.

Os criminosos, armados, chegaram na residência batendo palmas e a mãe do adolescente abriu aporta, achando que era uma visita. Os bandidos entraram e foram na direção de Ícaro, que caiu deitado no chão e pediu para não ser morto. “Eu abri a porta para matarem meu filho, e ele morreu por engano”.

Segundo a mãe do garoto, que não quis se identificar, os assassinos procuravam por Igor, irmão mais velho de Ícaro, que não mora com a família. “Eles não conheciam Igor, porque chegaram perguntando quem era. Eu disse que Ícaro não era Igor, mas eles me empurraram para dentro do quarto dizendo 'sai da frente para não sobrar para a senhora”, contou.

De acordo com a mulher, ela ainda escutou o filho dizer “não me mata, pelo amor de Deus, eu não sou Igor” e, em seguida, ouviu os disparos. Ícaro de Lima morreu na hora.

A mãe também disse que o rapaz se preparava para estudar para uma prova que faria nesta sexta-feira (27) quando os criminosos chegaram. Além de ir à escola, nas horas vagas ele vendia bolinhos de macaxeira para ajudar em casa.

Ícaro era o filho mais novo e morava com a mãe e o irmão do meio, que também não é o que os bandidos procuravam. O rapaz estava dentro do quarto no momento do crime e não foi visto pelos assassinos, mas também ouviu o caçula ser morto.

Ícaro Jackson Dantas de Lima tinha 14 anos e foi morto dentro de casa, na frente da própria mãe (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Mais de 20% de postagens compartilhadas sobre Lula e Bolsonaro vêm de robôs



Mais de 20% das interações nos debates no Twitter relacionados a Lula e Jair Bolsonaro são movidos por robôs— ou seja, contas automatizadas que simulam ser de pessoas reais, mas são operadas por máquinas. Foram analisados 5,4 milhões de tuítes.

As interações motivadas pela ação de robôs corresponderam a 22,1% das postagens no Twitter de perfis ligados ao campo da esquerda, alinhados ao PT; outros 21,9% à esfera de direita conservadora, ligados à Bolsonaro; e 16,1% ao campo do centro e 3,99% à centro-esquerda, mas sem predomínio de nenhum candidato em particular.

O levantamento foi realizado pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre 22 de junho e 23 de julho, e divulgado nesta quarta-feira (25).



A pesquisa analisou postagens que compartilharam conteúdo relacionado aos presidenciáveis. O estudo não entrou no mérito se os candidatos têm alguma influência sobre o uso dos perfis fake.

Para o professor Amaro Grassi, responsável pela pesquisa, o estudo é um primeiro alerta para a influência que robôs podem ter durante a campanha eleitoral. “A campanha nem começou, mas já temos um cenário bastante marcado por robôs. Podemos esperar nas próximas semanas uma atividade muito forte nesse sentido”, disse.

O professor ainda alertou que a interferência das contas automatizadas não é exclusiva de nenhum campo político e está bastante disseminado, tanto no espectro da esquerda como no da direita. A FGV lançou, nesta quarta, um projeto para acompanhar a movimentação nas redes sociais durante o período eleitoral.

Segundo o diretor da FGV/DAPP, Marco Aurelio Ruediger, esse cenário comprova a importância das redes nesta campanha eleitoral.

“Não sabemos como isso vai se traduzir no processo eleitoral, mas estamos preparados para fazer alinhamentos entre o debate político nas redes e as propostas dos candidatos”, afirmou.

Fonte: Congresso em Foco

Incêndio atinge hospital em Mossoró; Corpo de Bombeiros suspeita de ação criminosa

Recepção e corredor do Hospital do Rim ficaram destruídos depois de incêndio em Mossoró. (Foto: Sara Cardoso/Inter TV)

Um incêndio atingiu o Hospital do Rim no bairro Nova Betânia, em Mossoró, na madrugada desta sexta-feira (27). O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas as chamas destruíram recepção e corredor do prédio. Não havia ninguém no local.

De acordo com o Corpo de Bombeiros o incêndio começou por volta de 1h40 da madrugada. Eles foram acionados às 2h20 e, chegando ao local, conseguiram conter as chamas antes que as salas de hemodiálise fossem atingidas. A recepção e o corredor do hospital foram destruídos pelo fogo.

O Corpo de Bombeiros suspeita que o incêndio tenha sido criminoso pois a porta do hospital foi arrombada, mas somente ao final das investigações a causa real será identificada.

O Hospital do Rim é privado, mas atende diversas pessoas através de convênios com o Sistema Único de Saúde. Diariamente são recebidos cerca de 100 pacientes no hospital. Alguns deles vêm de outros municípios da região como Itaú, Apodi, Janduís e Severiano Melo.

A administração do hospital informou que atenderá os pacientes mais graves ainda nesta sexta-feira (27) em outras salas de Mossoró e região. Os demais serão reagendados para o sábado (28). Pacientes que já estavam agendados para o sábado serão transferidos para o domingo (29).

Prefeita Fernanda Costa recebe delegação que representou Santa Cruz em competição nacional de karatê


Depois de desfilar em carro aberto pelas ruas da cidade, o grupo de atletas que representou Santa Cruz no Campeonato Nacional da Confederação de Karatê-Dô Tradicional Brasileira (CKTB), em Belém/PA,  foi recebido  pela Prefeita Fernanda Costa, na tarde desta quarta-feira (25), na sede do Poder Executivo municipal.

Acompanhados de familiares e com medalhas no peito, os jovens atletas aproveitaram a ocasião para agradecer o apoio que receberam da Prefeitura para participar da competição nacional.

Esse foi o terceiro ano consecutivo que atletas santa-cruzenses participaram de uma das principais competições da modalidade do País com o total apoio da Prefeitura de Santa Cruz, que inclui o custeio das despesas dos atletas com alimentação, hospedagem e parte dos custos da viagem.

A competição em Belém/PA foi realizada de 20 a 22 de julho e a delegação santa-cruzense trouxe, como saldo de sua participação, 18 medalhas, além de alguns atletas também terem conquistado o direito de participar do mundial da categoria.


RN tem 189 gestores públicos com contas reprovadas, aponta TCU

Sede do Tribunal de cotnas da União (TCU), em Brasília. (Foto: Divulgação/TCU)

O Rio Grande do Norte tem 189 gestores públicos com contas reprovadas nos últimos oito anos. A informação consta na lista com 7,4 mil gestores no Brasil com contas reprovadas entregue pelo Tribunal de Contas da União (TCU) à Justiça Eleitoral. De acordo com o levantamento, o número de gestores potiguares reprovados corresponde a 2,5% do total de pessoas com contas rejeitadas.

A relação contém nomes de pessoas físicas que tiveram contas julgadas irregulares com trânsito em julgado (sem possibilidade de recurso) nos oito anos anteriores à realização das próximas eleições, marcadas para outubro deste ano.

De acordo com o TCU, em alguns casos, um mesmo gestor era responsável por mais de uma conta. O Rio Grande do Norte, por exemplo, registrou 270 contas reprovadas de 189 gestores nos últimos oito anos.

No RN, Natal e Parnamirim lideram o número de contas e pessoas reprovadas. Na capital foram registradas 107 contas e 75 pessoas reprovadas e em Parnamirim foram 21 contas e 11 pessoas reprovadas. Mossoró teve 16 contas e 10 pessoas reprovadas.

Com a divulgação dos nomes, o Ministério Público Eleitoral, candidatos, coligações e partidos poderão solicitar ao TSE a análise de eventuais candidaturas que podem vir a ser inviabilizadas.

Cabe à Justiça Eleitoral declarar a inelegibilidade de um responsável que esteja na lista encaminhada pelo TCU.

Ainda segundo o TCU, a relação poderá sofrer alterações até a data das eleições, uma vez que ainda há julgamentos pendentes de análise no tribunal.

Detran-RN prorroga validade do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)

Resultado de imagem para veiculos no transito

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) comunica aos proprietários de veículos com placas finais 5, 6, 7, 8, 9 e 0, que a validade do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) referente ao ano de 2017 foi prorrogada de acordo com as informações abaixo:

Placas Finais 5 e 6: Validade até 30 de novembro de 2018
Placas Finais 7, 8, 9 e 0: Validade até 31 de dezembro de 2018

Ainda de acordo com o Detran-RN, a programação das próximas datas do pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) segue de acordo com o seguinte calendário:

Placas Finais 7 e 8: Cota Única ou 1ª Cota IPVA – Vencimento 08 de agosto
Placas Finais 9 e 0: Cota Única ou 1ª Cota IPVA – Vencimento 22 de agosto

Prefeitura de Santa Cruz inicia obras de infraestrutura que contemplarão com pavimentação asfáltica e em paralelepípedo cinco ruas da cidade


A Prefeitura de Santa Cruz iniciou nesta terça-feira (24) uma nova fase de pavimentação asfáltica. A obra contempla um importante trecho que liga o terminal rodoviário da cidade ao Hospital Regional Aluízio Bezerra.

De acordo com o secretário de Transportes e Obras Públicas do município, Francisco Nogueira, nesta etapa serão asfaltadas duas grandes ruas, a João Bezerra da Fonseca (rua da Rádio Santa Cruz AM), que vai da rodoviária até uma extremidade da Avenida Hugo Tavares, e a São Tomás de Aquino, já no Conjunto Cônego Monte, da outra extremidade da Hugo Tavares até o acesso, já asfaltado, do hospital regional.

A obra executada pela Prefeitura vai possibilitar uma melhor trafegabilidade para quem utiliza rotineiramente esse trecho, além de criar uma boa alternativa de acesso rápido e seguro à principal unidade de saúde da região.

Além da pavimentação asfáltica, a Prefeitura de Santa Cruz também iniciou nesta semana serviços de pavimentação em paralelepípedo de ruas do bairro Alegre. Três serão contempladas: Pedro Bezerra da Fonseca, José Antônio e Manoel Quintino de Pontes.

Evento celebra hoje pré-candidatura de Fátima ao governo do Estado



A senadora Fátima Bezerra (PT) oficialmente lançará sua pré-candidatura ao Governo do Estado nesta sexta-feira (27). O evento vai acontecer no Hotel Hollyday inn a partir das 18 horas. Entre os presentes estará a presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann 

Em contato com o Potiguar Notícias, o presidente da legenda no Rio Grande do Norte, Júnior Souto, afirmou que a militância está sendo mobilizada para receber a pré-candidatura de Fátima Bezerra. "É um momento de muita alegria, os números [pesquisas de intenção de voto] sinalizam uma vontade política, que pode ser o início de um novo ciclo. Queremos disputar o governo com propostas compreensíveis para a população". Disse o presidente. 

O PT estadual ainda irá lançar de forma simbólica a candidatura do ex-presidente Lula à presidência da República. Lula se encontra preso em Curitiba no âmbito da Operação Lava Jato, sua candidatura é uma incógnita jurídica. 

A convenção estadual do partido que definirá os candidatos para eleições de 7 de outubro ocorrerá no dia 4 de agosto.

Senac abre processo seletivo para contratação de 17 profissionais no RN

Resultado de imagem para senac rn

Senac RN está com processo seletivo aberto para contratação de profissionais para atuarem na Grande Natal e no município de Mossoró. São 17 vagas disponíveis para profissionais do segmento de Turismo e Hospitalidade, bem como vaga para Instrutor de Inglês. A maioria dos selecionados atuará no Hotel Senac Barreira Roxa, na Via Costeira, cuja reinauguração está prevista para ocorrer ainda neste semestre.


As inscrições estão disponíveis até o dia 30 deste mês. Para participar, os interessados deverão enviar currículo, formulário de disponibilidade e documentos exigidos no edital de acordo com o cargo, através do e-mail editalsenac@rn.senac.br. Deve constar obrigatoriamente no assunto do e-mail o cargo/função para o qual está se candidatando e a respectiva jurisdição, sob pena de desclassificação.

A seleção será realizada em duas etapas. A primeira será através da análise dos currículos, e a segunda por meio da avaliação de conhecimentos específicos. Só será permitido concorrer apenas a um cargo.

Confira as vagas disponíveis:

Natal: Agente Operacional – Portaria; Auxiliar de Serviços Gerais; Auxiliar de Cozinha; Camareira; Copeiro; Commis; Mensageiro; Bartender; Garçom; Padeiro; Confeiteiro; Recepcionista; e Instrutores do Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer, nas áreas de Gastronomia, Confeitaria e Turismo.
Natal e Grande Natal: Instrutor de Inglês.

Mossoró: Instrutor do Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer, na área de Gastronomia (prazo determinado de seis meses).

Edital divulgado pela Prefeitura de Santa Cruz convoca aprovadas em seleção do “Novo Mais Educação”


Um novo edital foi divulgado pela Prefeitura de Santa Cruz convocado duas candidatas aprovadas no processo de seleção do programa “Novo Mais Educação”. Para a função de facilitador em informática, a convocada é Conceição de Maria da Silva Araújo. Já para facilitador em dança, a convocada é Ana Helena de Lima.

De acordo com o Edital de Convocação 003/2018, as convocadas terão dois dias úteis (25 e 26 de julho) para comparecer à secretaria municipal de Educação, situada no Centro Administrativo (antigo PETI), na Rua Antônio Henrique de Medeiros, nº 219, centro, Santa Cruz/RN, no horário das 08h às 12h e das 14h às 17 horas. O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência dos candidatos, na forma da Lei.

O Edital de Convocação 003/2018 está disponível no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br).

Prefeitura de Natal oferece 550 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional

Curso de Escovas e Penteados está entre os oferecidos pela Prefeitura de Natal (Foto: Jamile Santana/G1)

A partir da quarta-feira (1º) até o dia 8 de agosto mês, sempre das 8h30 às 16h30, a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Natal (Semtas), vai abrir inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional. Ao todo, serão ofertadas 550 vagas.

São 231 vagas distribuídas nos cursos de Iniciação à Informática; Operador de Micro; Vendas; Almoxarifado; Design de Sobrancelhas; Corte de Cabelo; Escovas e Penteados; Qualidade no Atendimento; Biscuit; Crochê no Grampo; Repositor de Mercadorias; Recepcionista; Promotor de Vendas; Confecção de Vassouras em Garrafa Peti.

Os cursos são destinados às pessoas que estão desempregadas, jovens (a partir de 15 anos) e idosos que almejam a inserção no mercado de trabalho.

Além dessas, a prefeitura também vai abrir mais 319 vagas para usuários da rede socioassistencial (acompanhados pelas unidades descentralizadas da Semtas).

Administrados pelo Departamento de Desenvolvimento e Qualificação Profissional (DDQP), os cursos têm a carga horária composta por até 200 horas/aulas, nos turnos da manhã e da tarde.

As inscrições podem ser feitas no Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda, nas unidade I e II, no Centro de Referência de Qualificação Profissional para o Trabalho, também nas unidades I e II, e no Centro De Convivência Ivone Alves.

No ato da inscrição é necessário levar:

Carteira de Identidade
CPF
PIS
NIS (Número de Inscrição Social)
Carteira de Trabalho
Comprovante de Residência (últimos dois meses)
Comprovante de Escolaridade
Comprovação de Conhecimentos Técnicos (se o curso exigir)