sexta-feira, 21 de junho de 2019

Quase 40 profissionais começam a atuar em junho no Programa Mais Médicos no RN



De acordo com as regras previstas no edital nº11/2019, 39 profissionais foram selecionados para atuar na Atenção Primária das unidades de saúde do Rio Grande do Norte. Eles começam a atuar já neste mês de junho. Nesta fase, 28 cidades potiguares foram contempladas.

O Ministério da Saúde publicou na última quarta-feira, 19, o resultado dos que foram selecionados para atuar na Atenção Primária das unidades de saúde. Esses profissionais devem se apresentar nos municípios entre os dias 24 e 28 de junho para o início das atividades de atendimento à população.

Segundo o MS, os municípios contemplados neste edital do Mais Médicos são de áreas historicamente com maiores dificuldades de acesso – a exemplo das ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas – e que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Foram oferecidas aos médicos 2.149 vagas, conforme indicação dos gestores locais sobre a quantidade necessária de profissionais para atendimento em suas unidades de saúde.

Esta primeira fase do 18º ciclo do programa priorizou a participação de profissionais formados e habilitados com registro do Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil. Além disso, para garantir a imparcialidade na escolha de médicos qualificados, preferencialmente com perfil de atendimento para a Atenção Primária, o Ministério da Saúde estabeleceu critérios de classificação, como títulos de Especialista e/ou Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade.

RN

39

ALEXANDRIA (1); ARES (1); ASSU (2); BREJINHO (1); CANGUARETAMA (1); GALINHOS (1); JARDIM DE PIRANHAS (1); JARDIM DO SERIDO (1); JOAO CAMARA (4); JOSE DA PENHA (1); LUIS GOMES (1); MAXARANGUAPE (1); NOVA CRUZ (3); PARELHAS (3); PARNAMIRIM (2); PAU DOS FERROS (1); PORTALEGRE (1); PUREZA (1); RAFAEL GODEIRO (1); SAO JOSE DO CAMPESTRE (1); SAO MIGUEL (3); SAO MIGUEL DO GOSTOSO (1); SAO PAULO DO POTENGI (1); SERRA CAIADA (1); SERRA DO MEL (1); SERRA NEGRA DO NORTE (1); TANGARA (1); VERA CRUZ (1).

2º Concerto Junino mistura o clássico com o regional e faz todo mundo dançar em praça pública


Depois do São João na Terra da Santa, realizado na última quarta-feira (19), Santa Cruz teve a segunda edição do Concerto Junino. O evento aconteceu na noite desta quinta-feira (20), na Praça Coronel Ezequiel Mergelino e foi uma iniciativa da Prefeitura local.

O Concerto Junino reuniu a música instrumental, através da Banda de Música João Roberto Paz e União, com o tradicional trio de forró pé de serra, representado, na ocasião, pelo “Trio Arapuá”, que juntou aos instrumentos de sopro, o som da sanfona, zabumba e triângulo.

O público que participou do evento teve a oportunidade de contemplar uma bela apresentação musical e dançar embalado por um repertório completamente voltado para o período junino, com músicas de grandes artistas nordestinos e que tradicionalmente animam as festas de São João. 

Ex-governador Fernando Freire deixa a prisão após quase quatro anos



O ex-governador do Rio Grande do Norte Fernando Freire deixou a prisão no final da tarde desta quarta-feira, 19. Condenado no escândalo que ficou conhecido como Máfia dos Gafanhotos, ele estava preso desde julho de 2015 no Quartel Geral da Polícia Militar, em Natal, e conseguiu progressão do regime fechado para o semiaberto. Segundo a defesa, o ex-governador já está em casa, utilizando tornozeleira eletrônica.

A progressão de regime foi autorizada pelo juiz Henrique Baltazar, da Vara de Execuções Penais de Natal. Ele atendeu a um pedido da defesa. Em despacho assinado na última segunda-feira, 17, o magistrado escreveu que Fernando Freire “atingiu o requisito objetivo para progressão” da pena e apresenta “excelente comportamento prisional”.

Fernando Freire foi condenado em segunda instância em vários processos relacionados à “Máfia dos Gafanhotos”. A pena total somada era de 96 anos de prisão, mas, após unificação das penas, a condenação caiu para 12 anos. Por isso, o ex-governador já atingiu 1/6 (um sexto) da pena cumprida, o que, segundo a Lei de Execuções Penais, o autoriza a progredir de regime. Freire passou três anos e onze meses preso.

A “Máfia dos Gafanhotos” foi como ficou conhecido o suposto esquema de desvios de verba pública por meio da inserção fraudulenta de servidores na folha de pagamentos do Governo do Estado. O esquema teria ocorrido entre os anos de 1995 e 2002, época em que Freire era vice-governador e, depois, governador.

O Ministério Público Estadual, que denunciou o esquema, foi contra a soltura do ex-governador. Segundo a acusação, uma lei federal de 2003 determina que a reparação ao erário público pelo condenado é condição para progressão de regime. O juiz Henrique Baltazar entendeu, contudo, que a regra não se aplica a Fernando Freire, pois os supostos delitos teriam ocorrido entre 1995 e 2002, antes da nova lei. “A lei só pode retroagir em benefício do réu”, justificou o magistrado.

A defesa de Fernando Freire afirmou que a Justiça foi feita. “A demora e as dificuldades plantadas pela acusação nunca foram fatores que colocaram em dúvida que a Justiça um dia iria ser alcançada. Tanto a defesa quando o próprio Fernando Freire continuam confiantes na Justiça, que pode tardar, mas nunca falhará”, manifestou-se o advogado Flaviano Gama.

Pelo regime semiaberto, Fernando Freire fica liberado a sair de casa durante o dia, mas precisa voltar para casa todos os dias às 20h.

Mídia americana diz que Trump aprovou ataque ao Irã, mas voltou atrás



A mídia americana reportou que o presidente Donald Trump aprovou a execução de ataques militares contra o Irã em retaliação pelo abate de um drone de vigilância, mas, mais tarde, voltou atrás com a decisão.

Na quinta-feira, o The New York Times e outros periódicos citaram autoridades da administração dizendo que, inicialmente, Trump havia aprovado os ataques em alvos iranianos, tais como radares e baterias de mísseis.

Segundo a mídia, a operação era para ser colocada em prática um pouco antes do amanhecer de sexta-feira para minimizar os riscos aos cidadãos iranianos.

Também cita que aviões e navios do exército americano estavam em posição de ataque, mas os militares foram ordenados a suspender a operação. O motivo da mudança repentina do plano não é claro.

Diz-se que as opiniões se dividiram dentro do governo e entre os líderes do Congresso, com alguns dando apoio aos ataques de retaliação e outros cautelosos com o aumento das tensões na região.

Os Estados Unidos estão acusando a Guarda Revolucionária do Irã de ter derrubado o drone em águas internacionais na quinta-feira. Por sua vez, o Irã diz que o drone invadiu seu espaço aéreo.
Fonte: EBC

Publicada lei que regulamenta aplicativos de transporte de passageiros em Natal

Lei municipal de Natal não prevê limitação de motoristas cadastrados em aplicativos.  — Foto: Wellington Roberto/G1

Sancionada pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias (MDB), a lei que regulamenta as atividades dos aplicativos de transporte de passageiros na capital potiguar foi publicada no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (21). As novas regras estabelecidas pelo texto passam a valer em três meses.

O texto foi aprovado pela Câmara Municipal de Natal no dia 11 de junho e aguarda um posicionamento do Poder Executivo.

Sem nenhum veto do Executivo, a lei prevê, entre outras mudanças, que:

motoristas de aplicativo precisam morar na Região Metropolitana de Natal há pelo menos três meses;

motoristas de aplicativo vão precisar fazer um curso, que terá carga horária de 16h;

os veículos dos aplicativos vão precisar ser cadastrados na STTU e identificados;

os veículos dos aplicativos vão precisar ter pelo menos 4 portas, capacidade máxima para 7 passageiros e ar condicionado;

os veículos vão precisar ser licenciados em Natal no prazo de um ano;

os veículos terão que fazer inspeção veicular anual.

Há um prazo de três meses para que as empresas façam o cadastro dos motoristas na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). A lei ainda prevê que no prazo de dois meses haja o compartilhamento com a STTU das informações dos condutores e veículos cadastrados nos aplicativos.

Os motoristas dos aplicativos terão um ano para que possam se adequar as exigências, como fazerem o curso e adaptarem o carro. O projeto de lei aprovado também determina que a Prefeitura de Natal não pode limitar o numero de veículos e condutores cadastrados.

Ficou definido ainda que a Prefeitura de Natal deve apresentar um estudo técnico dois anos após a implantação da lei para avaliar o impacto do serviço.

Prefeito Ivanildinho comemora sucesso do São João na Terra da Santa


Vila de Todos lotada e muita animação, assim foi a sétima edição do São João na Terra da Santa. Preparado pela Prefeitura de Santa Cruz, por meio de sua equipe intersetorial, o evento reuniu, na última quarta-feira (19), milhares de pessoas em uma festa de resgate das tradições juninas.

Foram mais de 12 horas de programação. O evento reuniu quadrilhas de escolas e de bairro, teve o forró dos idosos, barracas com comidas típicas, brinquedos para as crianças e shows de forró com Gabriel Potiguar, Diego Kabaré e Forrozão do Briola.

A Vila de Todos foi carinhosamente preparada, com uma ornamentação especial, para receber pessoas de todas as idades, que compareceram ao local para festejar um dos momentos mais aguardados pelos nordestinos, o São João.

O prefeito Ivanildinho participou de toda a programação do evento e, em seu programa de rádio desta sexta-feira (21), destacou o sucesso do São João na Terra da Santa. “Fizemos um evento simples, porém, dentro da nossa realidade financeiro, mas que entusiasmou a todos. Foi muito bonito ver a nossa Vila de Todos lotada”, disse.

Além do prefeito Ivanildinho, outras autoridades participaram do evento. O deputado estadual, Tomba Farias (PSDB), o vice-prefeito de Santa Cruz, Glauther Adriano, vereadores e secretários da administração municipal.



Justiça Eleitoral autoriza Ubaldo Fernandes a se desfiliar do PTC



O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) aprovou, à unanimidade dos votos, o pedido de desfiliação partidária apresentado pelo deputado estadual Ubaldo Fernandes.

O deputado, que foi eleito em 2018, estava filiado ao Partido Trabalhista Cristão (PTC). O relator do processo foi o juiz Wlademir Capistrano, que reconheceu justa causa para a desfiliação, em conformidade com a anuência do partido e em consonância com o parecer do Ministério Público Federal.

Agora desfiliado do PTC – legenda que não atingiu a cláusula de desempenho nas últimas eleições -, Ubaldo Fernandes deve se filiar ao PL, novo nome do PR.

Dois carros capotam em batidas de trânsito nas zonas Norte e Sul de Natal

Capotamento deixou trânsito lento na João Medeiros Filho, na Zona Norte da cidade — Foto: Klênyo Galvão/Inter TV Cabugi

A Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal registraram dois acidentes com capotamentos na manhã desta sexta-feira (21) em Natal. um dos condutores ficou ferido e foi socorrido ao Pronto-Socorro Clóvis Sarinho.

O primeiro acidente aconteceu por volta das 6h30. Foi na Avenida João Medeiros Filho, uma das mais movimentadas da Zona Norte de Natal, em frente ao supermercado Carrefour. Segundo a PM, um Corsa Classic capotou após colidir na traseira de um outro Corsa que estava parado em um sinal de trânsito. O motorista do Classic contou que cochilou ao volante. Ninguém se feriu.

O trânsito chegou a ficar bastante lento no local, mas já foi normalizado.

Polo capotou na BR-101, após subir canteiro e bater em uma mureta — Foto: Ednaldo Lima/Inter TV Cabugi

O segundo capotamento aconteceu por volta das 7h10, na BR-101, no bairro Neópolis. O motorista de um Polo, que trafegava no sentido Parnamirim/Natal, passou mal, subiu o canteiro, bateu em uma mureta e capotou.

O condutor ficou preso às ferragens e precisou ser retirado do carro com a ajuda de militares do Corpo de Bombeiros. Ele foi socorrido pelo Samu com ferimentos na cabeça e no tórax.

O tráfego na região também ficou complicado, mas também já voltou a fluir normalmente.

Secretaria de Esportes e Lazer inicia hoje Campeonato Municipal de Futebol Amador em Santa Cruz


A secretaria municipal de Esportes e Lazer inicia, nesta sexta-feira, a 7ª edição do Campeonato Municipal de Futebol amador.

A competição é uma das mais esperadas no calendário municipal e acontecerá até meados de setembro, reunindo diversas equipes com atletas amadores de Santa Cruz em uma disputa acirrada pelo título.

O campeonato municipal é dividido nas seguintes categorias: primeira e segunda divisão, campeonato máster e ruralzão. Neste fim de semana se iniciam as competições da primeira e segunda divisão e o campeonato máster. Todas as partidas acontecem no Iberezão.

Neste ano, aconteceu quebra de recorde de equipes inscritas, contanto com atletas somente de Santa Cruz nas disputas de todas as categorias.

Confira os confrontes deste fim de semana:

Eva Bary x Arte Móveis (sexta-feira – 19h)

Palanta x E C Maracujá (sábado – 15h15)

Desportiva x Juventude (sábado – 17h15)