quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Direção confirma nova fuga de presos na maior penitenciária do RN

A Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do Rio Grande Norte, registrou mais uma fuga por túnel. Aconteceu na noite desta quarta-feira (24). A informação foi confirmada pela direção da unidade. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.
Diretor da penitenciária, Ivo Freire disse que ainda não se sabe quantos presos conseguiram fugir, e que uma recontagem será feita na manhã desta quinta-feira (25). "Vamos acionar a Secretaria de Justiça e Cidadania [Sejuc] para receber apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) ou do Batalhão de Choque da Polícia Militar", informou. O túnel foi escavado a partir do pavilhão 1. No último domingo (21), dois homens escaparam usando um túnel no mesmo pavilhão.
Ao G1, o diretor admitiu que apenas as entradas do túnel foram fechadas. "A escavação, sob a penitenciária, é a mesma usada na fuga de domingo. A extensão não foi concretada", disse.
Ainda de acordo com Ivo, são 300 detentos somente no Pavilhão 1. Ao todo, a penitenciária tem 1.100 presos.
Fugas em 2016
Sem contar com a fuga desta quarta-feira (24), 95 detentos já escaparam do sistema prisional potiguar este ano. Destes, 15 fugiram de Alcaçuz. No dia 19 de janeiro foram 3. Dois dias depois,escaparam outros 10. E no último domingo, dia 21, outros dois também escaparam da penitenciária.
Sistema em calamidade
O sistema penitenciário potiguar está em calamidade pública desde o dia 17 de março de 2015, após uma onda de rebeliões que atingiu pelo menos 14 das 33 unidades prisionais do estado. O decreto, renovado em setembro, tem validade até março deste ano.
De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), já foram gastos mais de R$ 7 milhões nas reformas das unidades depredadas. A secretaria reconhece que o sistema penitenciário do RN é ultrapassado e precisa de uma modernização com mais eficiência e tecnologia nos processos.

SAAE realiza limpeza no leito do Rio Trairi e ampliação da rede de esgoto do Conjunto Cônego Monte


Entre as ações que a Prefeitura de Santa Cruz vem desenvolvendo, através do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), destacam-se atualmente o trabalho que as equipes da autarquia vêm desenvolvendo no leito do Rio Trairi e de ampliação da rede de esgoto.

No trecho do Rio Trairi que corta a cidade de Santa Cruz, a limpeza objetiva, principalmente, evitar que o local reúna as condições ideais para infestação de muriçocas e do Aedes Egypti e consequentes problemas de saúde para a população, além de ser também uma importante ação de preservação ambiental.

Já os serviços de ampliação da rede esgoto se concentram no Conjunto Cônego Monte. A ação beneficiará centenas de moradores e também atenderá a demanda da Clinica de Hemodiálise que funcionará no bairro. A equipe que atua no local vem realizando as escavações e retirando pedras que estão sendo encontradas para posteriormente instalar as tubulações.


Criminosos explodem caixa de banco em Espírito Santo, no RN


Criminosos invadiram a agência e explodiram o caixa do Bradesco no município de Espírito Santo, distante 70 quilômetros de Natal. O crime aconteceu na madrugada desta quinta-feira (25).  De acordo com a Polícia Militar, cerca de 12 homens armados invadiram a agência. Ninguém foi preso.

Segundo a PM, o crime aconteceu por volta das 3h. A quadrilha estava dividida em dois carros. Eles conseguiram fugir, mas a polícia ainda não sabe se o dinheiro do terminal foi levado. O estabelecimento ficou parcialmente destruído com a força da explosão. Na fuga, os homens atiraram pelas ruas da cidade.
Explosões e arrombamentos
Em 2016, já foram registrados 21 casos de explosão ou arrombamentos de caixas de banco no Rio Grande do Norte. Segundo a Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), foram 18 explosões com dinamite e 3 arrombamentos nos quais os criminosos utilizaram maçarico ou outros métodos para violar o terminal.
Em 2015, foram 83 casos de explosão ou arrombamentos de terminais eletrônicos em todo o estado.

País perdeu 336 mil vagas com carteira assinada em um ano, diz IBGE


O mercado de trabalho fechou 336 mil vagas com carteira assinada no setor privado no período de um ano. A queda no trabalho formal foi de 2,8% em janeiro, em relação a janeiro de 2015, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Emprego divulgados na manhã desta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em relação a dezembro do ano passado, houve estabilidade no contingente de trabalhadores formais, com a criação de 5 mil vagas com carteira.

Já o emprego sem carteira assinada no setor privado encolheu 0,2% em janeiro ante dezembro de 2015 (três mil demitidos) e recuou 7% em relação a janeiro de 2015, com a dispensa de 144 mil trabalhadores.

O contingente de trabalhadores por conta própria diminuiu 0,9% em janeiro ante dezembro, menos 40 mil pessoas nessa condição, mas cresceu 0,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior, com adição de 15 mil pessoas.

Pesquisa Consult aponta liderança de Rosalba Ciarlini na disputa pela Prefeitura de Mossoró

A ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP) lidera a primeira pesquisa sobre a disputa pela Prefeitura de Mossoró divulgada neste ano eleitoral. Segundo o instituto Consult, em levantamento divulgado pelo Blog do BG nesta quinta-feira (25), a ex-gestora aparece com 43,8% dos votos na pesquisa estimulada.

A segunda colocada é a ex-deputada estadual Larissa Rosado (PSB), com 12,3%, seguida pela ex-prefeita Fafá Rosado (PMDB), com 4,7%. O empresário Tião da Prest, ainda sem partido, aparece na quarta posição com 3,2% das intenções de voto. O atual prefeito, Francisco José Júnior (PSD) tem 2,7%.

Na pesquisa ainda foram citados o vice-prefeito Luiz Carlos (0,7%), Josué Moreira (0,5%) e Petrônio Andrade (0,2%). Nenhum foi citado por 7,3% e não sabe dizer ficou com 24,7%.

Prefeita Fernanda inaugura serviços de pavimentação e de esgotamento sanitário no Paraíso


Das inúmeras obras de infraestrutura que a gestão da Prefeita Fernanda Costa vem realizando no município, foi inaugurado na noite desta quarta-feira (24) os serviços de pavimentação e a construção da rede de esgoto da Rua José Lindo Dantas e da Travessa Rosa de Alencar, ambas no bairro Paraíso.

O evento contou com as presenças da Prefeita Fernanda Costa, do Deputado Estadual Tomba Farias, que destinou os recursos, por meio de emenda parlamentar, utilizados na obra, os vereadores Raimundo Fernandes, Tarcisio Reinaldo e Ana Fabrícia, o pároco da cidade, Padre Vicente Fernandes, além de secretários e colaboradores da administração pública municipal. A inauguração também com uma grande participação popular.

Juntas, as duas ruas somam cerca 400 metros de extensão de área pavimentada. Os recursos utilizados na obra de pavimentação e de esgotamento sanitário ultrapassam os R$ 280 mil (duzentos e oitenta mil reais). Uma obra que eleva a qualidade de vida dos moradores, promove melhores condições de trafegabilidade e também tem impacto positivo na saúde dos moradores, em virtude da coleta adequada do esgoto das residências.