quinta-feira, 31 de julho de 2014


Os moradores das Quintas saíram às ruas para caminhar com a candidata ao Senado Vilma de Faria (PSB) e com o candidato a governador Henrique Eduardo Alves (PMDB). Algumas das principais ruas do bairro ficaram lotadas, com a população que acompanhou Vilma e Henrique.
A caminhada dos candidatos da coligação União pela Mudança começou no fim da tarde desta terça-feira, e passou por várias vias do bairro até chegar à Rua São Geraldo, local de tradicionais concentrações populares.
“O Rio Grande do Norte precisa de mudanças e estamos unidos para fazer as transformações que o Estado tanto precisa”, destacou Vilma de Faria, ao falar no encerramento da caminhada nas Quintas. Ela disse que a receptividade que os moradores do bairro demonstraram foi motivadora e emocionante. “Isso motra como é bem sucedida essa união”, acrescentou. Henrique Alves afirmou que a população das Quintas mostrou, com a participação na caminhada, que aprova a unidade da coligação. “Com tantas melhorias que o Estado precisa, na saúde, na segurança, na educação, não se pode mais ficar com radicalismos e desunião”, afirmou. Ele também defendeu o “voto casado” em Vilma de Faria para o Senado e Henrique Alves para o Governo.
Os moradores do bairro comentaram a programação. “Sempre estive com Vilma e ainda mais agora. Ela fez muito como prefeita, governadora, continuamos no apoio a ela”, disse Maria Aparecida Silva, uma dona-de-casa de 68 anos, que há mais de vinte mora nas Quintas.

Tomba Farias fará grande adesivagem de carros e motocicletas no próximo domingo (03) em frente a sua residência



O deputado estadual Tomba Farias convida os amigos proprietários de carros e motocicletas para adesivagem dos seus veículos, que acontecerá no próximo domingo dia 03 de agosto, a partir das 08:30 horas, em frente à sua residência, ao lado do SEBRAE.

Ceduc Caicó registra terceira fuga de internos durante a semana

O Centro Educacional para Adolescentes Infratores (Ceduc) de Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte, registrou a fuga de cinco jovens no início da manhã desta quinta-feira, 31. Segundo a Polícia Militar, esta foi a terceira vez, apenas nesta semana, que internos escapam da instituição. 

A PM não soube descrever detalhes de como os adolescentes conseguiram fugir e nem confirmar a idade deles. 

Ainda segundo informações da PM, na última terça-feira, 29, quatro jovens fugiram do Ceduc Caicó. As fugas ocorreram durante a madrugada e no início da noite. A Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), órgão responsável pelos Ceducs, informou que um desses adolescentes foi recapturado na manhã de ontem, nas proximidades do terminal rodoviário da cidade. 

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou entrar em contato com a diretora do Ceduc de Caicó, Priscilla Lobo, por telefone, para questionar as fugas na unidade, mas, até o momento, não obteve resposta. 

Vacina contra hepatite A começa a ser aplicada nesta segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (04 de agosto) estará disponível nos centros e postos de saúde municipais, a vacina contra a hepatite A para crianças de 1 a menos de 2 anos (doze meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias). A informação é da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). A prevenção é a medida mais importante para o controle desta doença. Por este motivo o Programa Nacional de Imunização está introduzindo no Calendário Nacional de Vacinação, a vacina Hepatite A adsorvida (inativada),
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Vacinação, Fátima Guirra, a hepatite A é uma doença habitualmente benigna, de incidência frequente e precoce nas populações de baixa renda que vivem em más condições de saneamento básico. A vacina a ser aplicada é injetável, de vírus inteiro inativado, altamente purificado, que ajuda a prevenir a infecção causada pela doença.
“A principal via de contágio é a fecal-oral, por contato inter-humano ou por meio de água e alimentos contaminados. Contribui para a transmissão a estabilidade do vírus no meio ambiente e a grande quantidade de vírus presente nas fezes dos indivíduos infectados. Não há nenhum tratamento específico para a Hepatite A. A recuperação dos sintomas após a infecção pode ser lenta e demorar várias semanas ou meses” explicou Guirra.

Criança com taquicardia espera horas por sala de reanimação em hospital de Natal


A crise no serviço de saúde no Brasil há muito não se restringe ao setor público. Nesta semana, a cabeleireira Fátima Farias, de 30 anos, teve a filha como protagonista de uma espera de quase três horas por uma vaga na sala de reanimação no Hospital Antônio Prudente, em Natal, da operadora de planos de saúde Hapvida. Além disso, ela afirma que o hospital não tinha seringas e ofereceu assistência de forma improvisada, enquanto a sala não era liberada.
Há nove anos, ela paga o plano de saúde para duas filhas. Atualmente, a conta mensalidade está em R$ 120,00. Segundo a cabeleireira, sua filha de nove anos nunca havia passado por uma crise tão forte. “Ela tem bronquite alérgica, passou muito mal, teve taquicardia e tudo. No momento que eu mais precisei não tive um ambiente bom. Acho que seria pior que o SUS”, disse.
A filha de Fátima chegou por volta das 21 horas da última terça-feira (29) na unidade hospitalar. Mesmo com a menina em crise, segundo ela, o atendimento não foi imediato. “Eu tive que aguardar chamar no painel. Tinha uma ou duas crianças na minha frente. Depois, ela tomou a medicação, mas aí ela passou mal mais ainda”, afirmou.
Foi nesse momento em que os médicos a encaminharam para a sala de reanimação para receber oxigênio. Mas, conforme a mãe, a única vaga na reanimação na pediatria estava ocupada. A alternativa foi ficar na sala de nebulização. “Eu fiquei em umas cadeiras de metal, muito desconfortáveis, com minha filha nos braços e eu implorando e pedindo por atendimento”, declarou.

Fernanda Costa reúne religiosos e apresenta projeto da Praça da Bíblia em café da manhã


A Prefeita Fernanda Costa se reuniu nesta quarta-feira (30) com pastores e lideres de todos os segmentos religiosos que atuam em Santa Cruz em um café da manhã no local da construção da Praça da Bíblia, no centro da cidade. O encontro serviu para apresentar o projeto de construção da praça, que já se encontra em fase adiantada de execução, e planejar, ouvindo sugestões dos religiosos, futuros eventos que a Praça da Bíblia poderá abrigar.

A Prefeita Fernanda Costa ressaltou a grandeza do projeto e sua funcionalidade “Esse é um equipamento público que vai servir a toda a população, tem um projeto belíssimo, um projeto arrojado, mas que foi pensado de uma forma que tivesse como acolher a comunidade evangélica da nossa cidade, que é uma comunidade grande e que há muito tempo tinha essa demanda, uma falta de um espaço para realizar os batismos, para realizar os seus encontros. Essa Praça, quando começou a ser idealizada foi pensada também com esse propósito, de contemplar essa comunidade, que é uma parcela expressiva da nossa população”, afirmou Fernanda Costa.

Alguns religiosos chegaram a externar que estavam impressionados e entusiasmados com a dimensão da obra, tanto no aspecto físico quanto na sua utilização.

O café da manhã também contou com a participação de vereadores, secretários municipais e colaboradores da Prefeitura de Santa Cruz, além do Pároco da cidade, Padre Vicente Fernandes.



Com gol no fim, ABC é eliminado


O ABC não conseguiu segurar a vantagem conquistada em Natal, perdeu para o Novo Hamburgo/RS por 2x0 na noite dessa quarta-feira e acabou sendo eliminado da Copa do Brasil. Os gols da partida foram marcados por Afonso, no primeiro tempo e Juba, já nos acréscimos da etapa final. Agora, o alvinegro concentra todas as suas atenções para a disputa da série B do Brasileiro, quando enfrenta o América/MG, sábado, no estádio Independência, em Minas Gerais. Uma vitória é fundamental para o técnico Zé Teodoro, que viu seu time cair de produção e despencar na tabela de classificação da segunda divisão, aparecendo agora, na oitava posição.

Após ocupar sede do Incra em Natal, integrantes do MST fazem protesto


Cerca de 500 manifestantes ocuparam na manhã desta quinta-feira (31) a entrada da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no bairro de Petrópolis, na Zona Leste de Natal. Dentre as reivindicações do grupo estão melhorias na assistência agrícola e reforma agrária no Rio Grande do Norte.
Após a ocupação, o grupo deixou a sede do órgão e iniciou uma caminhada em direção ao shopping Midway Mall, na Zona Leste da cidade.