segunda-feira, 23 de abril de 2018

Troca de tiros entre Polícia Militar e assaltantes deixa um baleado, um preso e outro perseguido na mata



Uma troca de tiros entre a Polícia Militar e homens armados foi registrada na tarde desta segunda-feira na saída de Santa Cruz para Coronel Ezequiel.

Segundo informações repassadas pelo comando da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, três homens armados que assaltaram a CAERN em Jaçanã fugiam com destino a Santa Cruz em veículo tipo Voyage de placas HNW-9297, de Natal, quando avistaram uma guarnição da Polícia Militar e começaram a atirar.

A Polícia Militar revidou os tiros e na troca de tiros, um dos acusados acabou baleado, outro detido pelos policiais e um terceiro fugiu para a mata, mas há um cerco policial neste momento tentando captura-lo.

O homem baleado foi socorrido pelo SAMU para o Hospital Regional Aluízio Bezerra e não se sabe mais detalhes de seu estado de saúde. A Polícia Militar busca informação de quem são os acusados do crime e se cometeram outras ocorrências na região.

Mais informações a qualquer momento.

Via Blog do Edipo Natan

Foto Blog André Fotos

Operação apreende sete paredões de som em Natal no fim de semana



O total de sete equipamentos de som automotivo foram apreendidos neste final de semana em Natal na operação conjunta “Arrasta Paredão”. Coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), a ação ocorreu nas zonas Norte e Oeste da capital e contou com o apoio da Guarda Municipal e da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM). As apreensões no sábado (21) e domingo (22), em sua maioria, foram no bairro de Felipe Camarão.

O objetivo da fiscalização é combater e reduzir as denúncias de perturbação do sossego nas quatro zonas da cidade, sobretudo, àquelas que envolvam o uso de som em veículos. Segundo o Supervisor de Fiscalização de Poluição Atmosférica e Sonora (SPATS) da Semurb, Gustavo Szilagyi, só nos quatro primeiros meses do ano de 2018, a força tarefa formada já apreendeeu quase 30 equipamentos de som automotivo.

O acionamento de equipamentos de som automotivo é proibido no município desde a sanção da Lei 6.246/ 2011. E seu uso indevido pode implicar na aplicação de multa pecuniária e apreensão do equipamento. A execução da lei municipal é feita em parceria entre fiscais da Semurb e Guardas Municipais.

De acordo com Szilagyi é perceptível que o aumento do uso de som automotivo se dá sempre após o Carnaval, estendendo-se até meados de maio. “É neste período que concentra a maior quantidade de apreensões deste tipo de equipamento. É importante que os proprietários e apreciadores de som automotivo tenham ciência da impossibilidade de se acionar paredões na área urbana de Natal. Mas principalmente, que eles compreendam que sua ação prejudica o sossego de uma grande quantidade de pessoas”, afirma.

As denúncias de casos de perturbação do sossego por uso de som automotivo podem ser feitas à Semurb por meio do Telefone 3616-9829, das 8h às 14h, de segunda a sexta, ou nos demais horários e no fim de semana para a Guarda Municipal por meio do 190.

Chuvas do fim de semana nos municípios do RN continuam nesta segunda-feira



As chuvas estão mantendo a regularidade, principalmente no sertão potiguar, após seis anos consecutivos de seca. No fim de semana, da manhã de sexta-feira até a manhã de hoje (23), a Unidade de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) registrou precipitações em 105 pluviômetros acompanhados diariamente pela equipe da meteorologia, nas mesorregiões do Estado, com destaque para o Oeste.

Choveu mais forte em Carnaubais 89,4 milímetros (mm); Caraubas,72,5mm; Alto do Rodrigues - DIBA, 65,0 (mm); Campo Grande, 64,2mm; Paraú, 60,6mm.

Na mesorregião Central choveu em Caicó, 66,8mm e São João do Sabugi, 60mm. No Agreste e Leste as chuvas mais fortes ocorreram em Bento Fernandes, 35mm e Georgino Avelino, 22,9mm, respectivamente.

Previsão

A zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua atuando sobre a região Nordeste. O que é bom, principalmente para a o sertão nordestino, porque a ZCIT é o principal sistema que provoca boas chuvas nesta época do ano na região Nordeste. A previsão para as próximas 24 horas é de céu parcialmente nublado e chuva em todas as regiões do Estado. No site da EMPARN, estão disponíveis o Boletim Chuvas e a previsão. www.emparn.rn.gov.br

Justiça nega visita de deputados e de Dilma a Lula

Justiça nega visita de deputados e de Dilma a Lula: A senadora Gleisi Hoffmann, o ex-senador Eduardo Suplicy (PT) e o ex-ministro Carlos Lupi também foram barrados

Uma comissão formada por deputados, além da ex-presidente Dilma Rousseff, da senadora Gleisi Hoffmann, do ex-senador Eduardo Suplicy (PT) e do ex-ministro Carlos Lupi, tiveram o pedido para visitar Lula negados pela 12ª Vara Federal da capital paranaense, nesta segunda-feira (23).

O ex-presidente está detido em uma sala especial na superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde o último dia 7, por ordem do juiz Sérgio Moro. O magistrado, responsável pela Lava Jato em primeira instância, só autorizou a visita de advogados e familiares do petista.

Lula foi condenado a 12 anos e um mês de prisão, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex no Guarujá (SP).

Governadores de estados brasileiros, o ganhador do Nobel da Paz Adolfo Peréz, e o teólogo Leonardo Boff já tentaram acesso ao ex-presidente, mas também foram barrados pela Justiça.

Tomba Farias prestigia Caprifeira em São Paulo do Potengi

tomba_ssp2

O deputado estadual Tomba Farias participou na noite deste sábado da edição de 2018 da Caprifeira, em São Paulo do Potengi.

Acompanhado pelo vereador Erinho, que é da base do legislador, Tomba visitou o local e conversou com populares e autoridades sobre as necessidades de fortalecer a produção agrícola em todos os setores, gerando emprego e renda ao homem do campo.

Tomba Farias ainda afirmou que o evento é importante para movimentar a economia do Potengi e precisa ser estimulado para crescer e movimentar mais a produção regional.


Via Blog do Edipo Natan

Casos de conjuntivite preocupam Secretaria de Saúde do RN; confira dicas de prevenção

Olhos vermelhos e lacrimejantes são sintomas da conjuntivite  (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

A conjuntivite é uma inflamação que geralmente ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas. No entanto, traz alguns incômodos, como deixar os olhos vermelhos e lacrimejantes, as pálpebras inchadas e grudadas quando se acorda, uma sensação de areia ou de ciscos nos olhos, coceira, visão borrada, presença de secreção e dor ao olhar para a luz.

No intuito de deixar a população preparada para prevenção do problema, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) preparou uma nota com dicas de como se prevenir da conjuntivite e quais os cuidados que as pessoas devem tomar.

A doença

De acordo com a Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Sesap, a conjuntivite pode ser causada por vírus e bactérias, nestes casos, ela é contagiosa e pode ser transmitida pelo contato direto com as mãos, com a secreção ou com objetos contaminados. Mas há também situações em que pode ser provocada por reações alérgicas a poluentes ou substâncias irritantes.

É uma doença caracterizada pela inflamação da membrana conjuntiva que cobre o olho e a superfície interna das pálpebras. É de extrema importância agir corretamente no tratamento. Caso suspeite estar com conjuntivite, procure imediatamente um médico na sua Unidade Básica de Saúde mais próxima para que seja investigado o agente causador. Nada de automedicação, pois alguns colírios são altamente contraindicados, porque podem provocar sérias complicações e agravar o quadro.

Cuidados

Além do tratamento indicado pelo médico, alguns cuidados devem ser seguidos. São eles:

Lavar os olhos e fazer compressas com água fria após ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico comprado em farmácias ou distribuído nos postos de saúde;
Não coçar os olhos;
Não usar remédios caseiros;
Antes de colocar as mãos no rosto, lavá-las com água e sabão;
Usar óculos escuros;
Suspender o uso de lentes de contato e evitar frequentar lugares com grande aglomeração de pessoas.

Para evitar se contaminar em casos de surto da doença, a Sesap também sugere:

Lavar com frequência o rosto e as mãos com água e sabão;
Secar o rosto com toalhas e lenços descartáveis;
Não compartilhar o uso de esponjas, rímel, delineadores ou qualquer outro produto de beleza, de sabonete, toalha e colírios;
Evitar frequentar piscinas de academias ou clubes, e saunas que não estejam devidamente tratadas;
Caso conviva com uma pessoa que esteja com conjuntivite, não compartilhar toalha, lenço, copo, travesseiro e outros objetos de uso pessoal.

Prefeita Fernanda Costa fará na próxima terça (24) entrega de base móvel para a Polícia Militar de Santa Cruz



Com o objetivo de reforçar a segurança pública, a Prefeita Fernanda Costa fará na próxima terça-feira (24) a entrega da Base Operacional Móvel, que será doada pela Prefeitura de Santa Cruz para a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM). Trata-se de um trailer equipado e que dará suporte às operações da PM.

O veiculo foi adquirido com recursos próprios da Prefeitura de Santa Cruz e será entregue em solenidade que será realizada no Pátio da Matriz, a partir das 17h, com a presença de autoridades.

Essa ação do Poder Público municipal reforçará as atividades operacionais da Policia Militar, dará mais visibilidade às ações dos agentes de segurança em locais de grande movimentação e, consequentemente, contribuirá no combate ao crime.

Na solenidade da próxima terça-feira (24), a 4ª CIPM também receberá uma nova viatura, doada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), por intermédio do Deputado Tomba Farias.