quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Sine oferece 214 vagas de emprego no RN; confira

O Sistema Nacional de Emprego no Rio Grande do Norte (Sine/RN) oferece, nesta quarta-feira (29), 214 vagas de trabalho em Natal e no interior. Desses postos de trabalho, 150 são temporários em Natal e na Região Metropolitana, sendo 50 para agentes de segurança, 50 para auxiliares de limpeza e 50 para vigilantes.

Para concorrer, os interessados precisam se cadastrar no Portal MTE Mais Emprego no sitemaisemprego.mte.gov.br e disputar as vagas. No site do sine.rn.gov.br existe um passo a passo explicando como se cadastrar e concorrer às vagas.

Confira as vagas:


VAGAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NATAL E GRANDE NATAL

ESTOQUISTA - 3

VAGAS PERMANENTES EM NATAL E GRANDE NATAL

AUXILIAR DE CONTABILIDADE - 1
AUXILIAR DE LABORATORISTA DE SOLOS E DE CONCRETO - 1
AUXILIAR DE LIMPEZA - 6
AUXILIAR DE PESSOAL - 2
ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES - 1
ESTOQUISTA - 3
FORNEIRO DE PADARIA - 1
MARCENEIRO - 1
MOTORISTA DE KOMBI - 1
OFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS NA MANUTENÇÃO DE EDIFICAÇÕES - 1
OPERADOR DE LAMINADOR - 10
PADEIRO - 1
TORNEIRO MECÂNICO - 2

VAGAS TEMPORÁRIAS EM NATAL E GRANDE NATAL

AGENTE DE SEGURANÇA - 50
AUXILIAR DE LIMPEZA - 50
VIGILANTE - 50

VAGAS MOSSORÓ E REGIÃO

AJUDANTE DE COZINHA - 1
CAIXA NO COMÉRCIO - 2
CONFEITEIRO - 1
CONSULTOR DE VENDAS - 1
COSTUREIRA EM GERAL - 1
EMPREGADO DOMÉSTICO NOS SERVIÇOS GERAIS - 1
FISCAL DE LOJA - 1
GERENTE COMERCIAL - 1
LAVADOR DE ROUPAS - 1
MARCENEIRO - 1
MECÂNICO DE MANUTENÇÃO E INSTALAÇÃO DE APARELHOS DE CLIMATIZAÇÃO E REFRIGERAÇÃO - 1
MONTADOR DE MOVEIS DE MADEIRA - 1
PROJETISTA DE MÓVEIS - 1
RECEPCIONISTA, EM GERAL - 1
SUPERVISOR DE VENDAS COMERCIAL - 2
TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES - 1
VENDEDOR DE COMÉRCIO VAREJISTA - 1
VENDEDOR PRACISTA - 2

VAGAS EM PARNAMIRIM E REGIÃO

CONSULTOR DE VENDAS - 6

VAGAS EM CURRAIS NOVOS E REGIÃO 

ANALISTA DE CRÉDITO (INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS) - 1
CUIDADOR DE IDOSOS - 1
SERVENTE DE LIMPEZA - 1

Assembleia terá mais de um candidato a presidente


A cinco dias para a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, o cenário da disputa é de dois candidatos declaradamente lançados e a base do governador Robinson Faria  (PSD) ainda tentando viabilizar um nome. O atual presidente, deputado Ricardo Motta (PROS) assume a candidatura, fato que ocorre desde o final do ano passado, quando diversos deputados estaduais eleitos já declararam apoio a reeleição dele. Já o deputado estadual eleito  Álvaro Dias (PMDB), que estava sem mandato e retornará ao Legislativo, também confirma que é candidato ao cargo, que ele já chegou a ocupar há mais de 12 anos.

Por outro lado, outros três nomes tentam se viabilizar. O deputado estadual Gustavo Carvalho (PROS) está buscando construir a candidatura a partir da base de apoio  de deputados do governador Robinson Faria. Carvalho apoiou o atual chefe do Executivo no segundo turno do pleito de 2014. Amigo pessoal e aliado do deputado federal Fábio Faria, Gustavo conta com esse parlamentar como um dos seus principais cabos eleitorais.

Também já afinado com a base do Governo, Álvaro Dias busca a partir de Robinson Faria chegar a um colégio eleitoral que lhe dê sustentação para o pleito. O deputado peemedebista tem como uma das principais aliadas para a articulação a secretária chefe da Casa Civil, advogada Tatiana Mendes Cunha. “Eu sou candidato e tenho conversado com os 23 deputados, vamos disputar essa eleição”, disse Álvaro Dias.  



O terceiro candidato nome que tenta se lançar é o do deputado estadual Ezequiel Ferreira (PMDB). “Meu nome está a disposição dos nosso colegas deputados. O importante é construir uma Assembleia forte, onde todos são iguais. Aqui (na Assembleia) não importa se um deputado teve 80 mil votos ou 20 mil votos, todos são iguais e são legítimos”, disse o parlamentar.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou contato com o deputado Gustavo Carvalho, mas ele não atendeu aos contatos telefônicos, situação semelhante as tentativas feitas junto ao deputado Ricardo Motta.



REELEIÇÃO
A articulação do atual presidente para continuar no cargo começou ainda no final do primeiro semestre quando ele começou a negociar junto aos deputados a aprovação de uma emenda constitucional permitindo a reeleição ao mesmo cargo da Mesa Diretora, desde que em mandatos distintos.

A proposta, aprovada no plenário, de Ricardo Motta desfez, exatamente, o que ele havia aprovado há três anos: permissão de reeleição no mesmo mandato e proibição em mandatos distintos. A justificativa para a nova mudança foi seguir o mesmo critério adotado pela Câmara dos Deputados. 

Neymar brilha, marca dois gols, mas vê espanhol provocar com “7”


Neymar foi o grande nome da vitória do Barcelona sobre o Atlético de Madrid pelas quartas de final da Copa do Rei. Em pleno Vicente Calderón, o brasileiro marcou duas vezes e foi fundamental no triunfo por 3 a 2, que se soma ao 1 a 0 construído no Camp Nou para garantir a classificação catalã. O jogo, entretanto, não foi tão simples para o camisa 11.
Durante o segundo tempo, quando esperava para cobrar uma falta, Neymar pediu distância aos jogadores do Atlético. Em resposta, o lateral direito Juanfran exibiu o número sete com as mãos, numa possível referência à famigerada derrota da Seleção Brasileira por 7 a 1 na semifinal da Copa do Mundo de 2014, jogo do qual o atacante nem participou, já que estava lesionado.
Neymar ainda protagonizou mais polêmicas. O brasileiro discutiu com o centroavante Fernando Torres no intervalo, e a confusão que se seguiu resultou na expulsão do meio-campista Gabi. Além disso, o atacante se mostrou bastante incomodado ao ser substituído pelo técnico Luís Enrique na etapa complementar.
O tenso e movimentado triunfo garantiu a presença do Barcelona na semifinal. O próximo adversário da equipe catalã sai do duelo entre Villarreal (que venceu o primeiro jogo por 1 a 0) e Getafe. Do outro lado estão os confrontos Málaga x Athletic Bilbao e Espanyol x Sevilla.

MPF denuncia donos do Telexfree por serviço de telecomunicação clandestina

O Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF-ES) denunciou os sócios-administradores da Telexfree no Brasil, Carlos Roberto Costa e Carlos Nataniel Wanzeler, por desenvolverem clandestinamente atividades de telecomunicações no país. Em nota, o MPF informou que a empresa, registrada como o nome de Ympactus Comercial Ltda ME, explorava os serviços de comunicação multimídia e de telefone fixo comutado sem autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
De acordo com o MPF, a denúncia é resultado de uma investigação iniciada em 2013, depois que a Anatel constatou as irregularidades no serviço VoIP (Voice over Internet Protocol, que possibilita a realização de chamadas telefônicas pela internet).
O serviço era utilizado de duas formas. A primeira era por meio de um software instalado nos computadores, em que o usuário podia se comunicar com outras pessoas que também tivessem o programa instalado em suas máquinas. A priori, este serviço não tem necessidade de autorização da Anatel, mas no caso da Telexfree a empresa oferecia um aplicativo, o 99Telexfree, que fazia ligações também para telefones fixos e celulares, o que a obrigaria a ter uma outorga da Anatel, além de contratos com operadoras telefônicas.
A outra forma utilizada, ainda conforme o MPF, era por uso do sistema conhecido como Call Back, no qual o assinante ligava para o número da prestadora, inseria uma senha e o número do telefone com o qual gostaria de falar. Depois de desligar, o cliente aguardava que o sistema fizesse a rechamada. Este serviço também exige autorização da Anatel.
“Ficou constatado que a empresa prestava o serviço de comunicação multimídia (SCM), já que o curso das chamadas evidenciava que elas se originavam do computador do assinante, mas, em algum momento, saíam da internet (rede do SCM) e entravam na rede de telefonia pública fixa ou móvel (STFC), ocorrendo uma interconexão com a saída da voz da internet e o acesso à rede de telefonia pública, interconexão que somente prestadoras autorizadas de serviços de telecomunicações podem realizar”, concluiu o MPF.
A procuradoria quer a condenação dos réus nas penas do artigo 183 da Lei nº 9.472/97, a Lei Geral de Telecomunicações. A pena para esse tipo de crime é de dois a quatro anos de prisão, aumentada da metade se houver dano a terceiro, e multa de 10.000 reais.

ProUni: quase 1,2 milhão já se inscreveram e prazo termina amanhã

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) terminam amanhã (29). Os interessados em concorrer a bolsas de estudo no ensino superior privado podem se inscrever na página do programa. Também pela internet, os candidatos podem consultar a nota de corte para cada curso.  Até as 15h de hoje (28), 1.161.762 estudantes se inscreveram no programa, segundo o Ministério da Educação (MEC). Na primeira edição do ano passado, o programa registrou 1.259.285 inscritos, número recorde até então.

O programa oferece bolsas no ensino superior privado com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em 2015, serão ofertadas 213.113 bolsas – 135.616 integrais e 77.497 parciais. As bolsas serão para 30.549 cursos, em 1.117 instituições de ensino superior privadas.

Uma vez por dia, o Prouni calcula a nota de corte, que é a menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados para cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total dos candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência. O candidato que desejar, pode mudar de opção até o final do período de inscrição.

Durante operação, Polícia Federal prende no RN motorista com ‘arma de guerra’ na bagagem


A Polícia Federal, com apoio da PRF, prendeu na tarde desta quarta-feira, 28/1, em São José de Mipibu, Região Metropolitana de Natal, um taxista, 21 anos, pernambucano, flagrado conduzindo um fuzil na bagagem.
A ação ocorreu quando os policiais realizavam uma fiscalização de rotina e ao chegarem em posto de combustível na BR 101, abordaram um motorista que dirigia um táxi com placa de Recife/PE. Ao ser indagado a razão da sua viagem, o homem ficou visivelmente nervoso, o que motivou uma busca no veículo, sendo a arma, calibre 5.56, encontrada no banco traseiro, desmontada, enrolada em um pano, no interior de uma bolsa.
De imediato, o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido para ser autuado na sede da PF, no bairro de Lagoa Nova.
Durante o seu interrogatório, o acusado disse que o fuzil seria entregue para uma pessoa que que iria ao seu encontro, mas que não sabia identificá-la.
Em seguida, o envolvido se utilizou do direito constitucional de permanecer calado e recusou-se a responder a outras perguntas.
Além da prisão, a PF apreendeu o táxi, dinheiro, celulares e munição.
Enquadrado por infringência ao Estatuto do Desarmamento, o homem encontra-se sob custódia da PF, à disposição da Justiça, onde aguarda transferência para alguma unidade prisional do estado.

Disputa pela presidência na Assembleia é silenciosa

No próximo domingo (1°)  o Palácio José Augusto receberá uma nova leva – e outra nem tão nova assim – de deputados estaduais que irão compor o Poder Legislativo pelos próximos quatro anos. E logo de cara esse grupo de 24 parlamentares terá uma missão importante: a escolha do presidente e dos demais integrantes da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que vai gerir, apenas em 2015, um orçamento de R$ 302,8 milhões.   

O montante inclui os gastos diretos com a AL-RN e o orçamento da Fundação Djalma Maranhão. Apenas com a folha de pessoal a previsão é que sejam gastos R$ 219,9 milhões e outros R$ 8,5 milhões apenas para o funcionamento dos gabinetes.    

A título de comparação, os 167 municípios potiguares repartiram em dezembro do ano passado R$ 231,2 milhões de repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) feitos pelo Governo Federal.   

A eleição para o comando do parlamento e a ocupação de mais seis cargos da Mesa – 1º e 2º Vice-presidente e 1º, 2º, 3º e 4º secretários – envolve questões políticas, partidárias e administrativas, que dizem respeito tanto à própria AL-RN como ao governo estadual.   

Além da importância de se tornar comandante de um dos poderes do Estado, tornar-se presidente da Assembleia Legislativa e, consequentemente, líder da Mesa Diretora da casa, dá a prerrogativa para a indicação de inúmeros cargos dentro da estrutura de trabalho do Palácio José Augusto.   Apenas entre os cargos de comando são 15 chefes de setor, nove coordenadores, o diretor geral do Instituto Legislativo Potiguar e 30 gerentes. 

A presidência ainda possui quarenta assessores técnicos, seis oficiais de gabinete, um secretário geral e seis secretários particulares, enquanto a Mesa Diretora possui mais de 20 assessores. Todos esses cargos não entram na conta das nomeações que cada um dos 24 parlamentares tem direto.   

Nenhum dos deputados que estão envolvidos diretamente na disputa prévia pela presidência da Assembleia fala de forma aberta sobre o processo que se avizinha. Nem mesmo o atual presidente Ricardo Motta (PROS) dá declarações sobre a situação, apesar de vários colegas seus já externarem o voto pela sua reeleição para o seu terceiro mandato seguido no comando da Assembleia.    

José Dias (PSD) e Nelter Queiroz (PMDB), por exemplo, já confirmaram apoio à reeleição de Motta. “Vamos tratar disso no momento correto e oportuno”, limitou-se a dizer o atual presidente ao fim da convocação extraordinária dos deputados feita pelo governador Robinson Faria (PSD). 

Centrais sindicais promovem ato público em Natal contra cortes do governo Dilma


Líderes sindicais estarão reunidos no cruzamento da rua João Pessoa com a avenida Princesa Isabel, no centro da cidade, para protestar contra as limitações de direitos promovidas no penúltimo dia do primeiro governo da presidente Dilma Rousseff. Curiosamente, muitas das centrais sindicais envolvidas na manifestação de hoje apoiaram a candidatura do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições de 2014.
Para a chefe do Executivo Federal, as medidas são “ajustes necessários para a nova realidade social do país”. Mas os sindicalistas discordam. “Ela já deu uma punhalada na classe trabalhadora antes de assumir”, acentuou Moacir Soares, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Rio Grande do Norte.
O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Estado, José Rodrigues Sobrinho, disse que “a vaca tossiu e nós vamos para as ruas”. A declaração é uma resposta à frase da então candidata à re-eleição Dilma Rousseff ainda no primeiro turno. A petista queria fazer frente ao discurso de Marina Silva (PSB) que prometia flexibilização da legislação trabalhista.
O protesto em nível nacional servirá para pressionar o Congresso Nacional a não aprovar as Medidas Provisórias 664 e 665 editadas pelo governo Federal. “Elas ferem vários direitos históricos dos trabalhadores conquistados a duras penas”, classificou Moarcir Soares. O governo Federal promoveu mudanças no auxílio doença, auxílio defeso, pensão por morte, abono salarial, auxílio reclusão e o tempo de carência para a concessão do seguro desemprego.

Estudo aponta RN como 6º estado com mais risco de morte para jovens; Parnamirim é 12ª no ranking


A 5ª edição do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), apresentado por diversas entidades, mostrou números que colocam o Rio Grande do Norte entre os estados com mais riscos de homicídios entre jovens do Brasil. No estudo, que teve como base dados de 2012, o RN aparece como 6º estado onde mais jovens entre 12 e 18 anos aparecem em risco de morte. Entre as cidades com mais de 200 mil habitantes, Parnamirim é a 12ª com maior índice. 

Produzido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Observatório de Favelas e o Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LAV-UERJ), o estudo tem como objetivo permitir o monitoramento sistêmico da incidência de homicídios entre a população jovem, contribuindo para a avaliação das políticas de prevenção à violência.

Produzido com base em dados de 2012, o IHA estima que mais de 42 mil adolescentes, de 12 a 18 anos, poderão ser vítimas de homicídio nos municípios brasileiros de mais de 100 mil habitantes entre 2013 e 2019. Isso significa que, para cada grupo de mil pessoas com 12 anos completos em 2012, 3,32 correm o risco de serem assassinadas antes de atingirem os 19 anos de idade. A taxa representa um aumento de 17% em relação a 2011, quando o IHA chegou a 2,84.

Pelos dados apresentados, a região Nordeste apresenta a maior incidência de violência letal contra adolescentes, com um índice igual a 5,97. Em contrapartida, o Sudeste possui o menor valor, com uma perda de 2,25 jovens em cada mil.
Foi verificada ainda uma redução na mortalidade na região Sul.

Procon Natal anuncia medidas para evitar abusos em reajuste dos combustíveis


O Procon Municipal anunciou hoje (28) medidas para evitar possíveis abusos nos reajustes dos combustíveis em Natal. A ação decorre do retorno da Contribuição para Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), que vai representar aumento direto no preço dos combustíveis para o consumidor final. O Procon planejar iniciar ainda esta semana uma pesquisa de precços em todos os postos de combustíveis da cidade.    

O objetivo é adotar medidas que coíbam práticas abusivas. A cobrança da CIDE está prevista para 90 dias e a cobrança do PIS/COFINS sobre os combustíveis já terá início em 1º de fevereiro.    

Segundo o diretor-geral do órgão, Kleber Fernandes, o Procon Natal fará uma pesquisa de preço em 60 postos da capital antes da incidência dos tributos, que acontecerá a partir de 1º de fevereiro, e outra pesquisa 15 dias após o reajuste. “O objetivo é analisar nessa primeira pesquisa se já há postos com valor atualizado antes da incidência dos tributos federais e, na segunda pesquisa, esta após o reajuste, se os preços praticados são proporcionais ao incremento dos tributos federais”, explica ele. 

Caso sejam constatados reajustes de preços antes do dia 1º de fevereiro, os postos serão notificados a prestar esclarecimentos e um processo administrativo será aberto para apurar os possíveis abusos. O mesmo procedimento será realizado após a segunda rodada de pesquisa de preços na primeira quinzena de fevereiro, quando o órgão vai comparar os valores das duas pesquisas. O Procon alerta ainda que as pesquisas servirão de base para o consumidor conhecer os preços dos postos mais baratos, divididos por região administrativa, a fim de que possam buscar abastecer nos postos vantajosos. 

O diretor Kleber Fernandes afirma que pretende abrir um diálogo com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e com os conselhos regionais de Contabilidade, Estatística e Economia para firmar termos de cooperação técnica. O propósito é desenvolver ações conjuntas para estudar aspectos econômicos, estatísticos e de formação de custos dos postos de combustível da capital. 

Quase 18 milhões de brasileiros buscaram o turismo religioso em 2014, afirma Governo Federal, que cita o Santuário de Santa Rita como um dos destaques


Informações divulgadas recentemente em matéria produzida pelo departamento de comunicação do Ministério do Turismo apontam um crescimento significativo no número de pessoas que buscam os destinos religiosos brasileiros. Os dados preliminares do Departamento de Estudos e Pesquisas da pasta, de 2014, mostram que cerca de 17,7 milhões de brasileiros viajaram pelo País motivados pela fé.

A matéria, publicada no site oficial do Governo Federal, aponta o Santuário de Santa Rita, em Santa Cruz/RN, como um dos destinos que contribuem para o crescimento da atividade turística no País. O Complexo Turístico Religioso Alto de Santa Rita de Cássia, no topo do Monte Carmelo, inaugurado há mais de 4 anos, já recebeu mais de 1 milhão de visitantes. Considerado pelo Ministério do Turismo o principal destino religioso da região Nordeste, Santa Cruz atrai multidões no mês de maio, durante a Festa da Padroeira de Santa Rita de Cássia. "Durante todo o mês e em especial no dia 22 de maio, realizamos a Procissão em homenagem à Santa, evento que atrai cerca de 60 mil pessoas. A imagem da padroeira, carregada pelo povo, sai da Igreja Matriz em direção às ruas da cidade e termina com uma grande missa campal", afirmou a secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, para a publicação.


Carvalho & Dantas convida para inauguração do mais novo empreendimento de Santa Cruz


Justiça prende no RN falso empresário de jogadores de futebol

O futebol é uma das carreiras mais procuradas por jovens que buscam ser jogadores de futebol profissional e conquistar títulos em outros estados. Para promover esse sonho é preciso ter contatos e um empresário que indique o jogador para os times nacionais. 

Na tarde de hoje a Justiça potiguar prendeu um falso empresário através da ação do juiz Peterson Fernandes Braga, de São Paulo do Potengi que decretou a prisão preventiva de um homem acusado de promover o aliciamento de jovens através do site www.olheirosfc.com.br

Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual, que foi aceita pelo magistrado, diante das promessas, jovens oriundos de diversos estados desembarcaram em Natal, onde foram recebidos por Luís Carlos de Oliveira Filho e encaminhados por ele a São Paulo do Potengi, onde ficaram alojados. O acusado encaminhava um contrato que definia, em uma de suas cláusulas, que ele ficaria responsável pelos adolescentes.

A denúncia do MP ressalta os constantes constrangimentos para prática de relações sexuais, as más condições do alojamento, e a descoberta da farsa pelos conselheiros tutelares. As informações estão contidas em Inquérito Policial anexo à denúncia.

Luís Carlos de Oliveira Filho foi denunciado pela prática dos crimes previstos nos artigos 215 (violação sexual mediante fraude); 216-A § 2º (assédio sexual) por duas vezes; e 171 (estelionato) por oito vezes, todos do Código Penal; além do art. 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (fornecer a criança ou adolescente substâncias que causam dependência física ou psíquica).