domingo, 10 de janeiro de 2016

Acidente com ônibus do cantor Michel Teló mata três pessoas no Paraná


Um ônibus que transportava integrantes da equipe do cantor Michel Teló se envolveu hoje (10) em um acidente com um carro na BR-376, no Paraná, às 11h.  Três pessoas que estavam no automóvel morreram. Os passageiros do ônibus não se machucaram.

“O ônibus estava subindo a estrada de pista dupla, na faixa da direita e o carro atravessou a pista, atingindo o ônibus de frente”, diz comunicado oficial divulgado pela assessoria de imprensa do cantor.

O motorista do ônibus teve ferimentos leves e foi encaminhado para um hospital próximo ao local do acidente. O cantor Michel Teló não estava no veículo.

Em seu perfil no Facebook, o artista manifestou tristeza pelo episódio. “Infelizmente o carro que vinha em outra direção, na chuva, perdeu o controle, atravessou a pista e bateu de frente com nosso ônibus, que estava na terceira pista da direita. Não tenho palavras pra descrever meu sentimento de tristeza e pesar”, escreveu.


Com informações da Agência Brasil

RN tem 1.591 benefícios ilegais na reforma agrária


O Rio Grande do Norte tem 1.591 registros irregulares de lotes da reforma agrária. O número é resultado de uma fiscalização da Controladoria Geral da União (CGU) que fez um “pente fino” de novembro de 1983 até maio de 2014. Nesse período, foram assentadas 20.211 famílias no Rio Grande do Norte. Na outra ponta do problema estão aqueles que realmente se encaixam no perfil  esperando indefinidamente pela melhor redistribuição desse patrimônio de todos os brasileiros. Segundo o Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), cerca de 3,5 mil famílias estão na fila.

Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) contrariou vários critérios do Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA): beneficiou servidores públicos, empresários, políticos, pessoas renda  acima de três salários mínimos, com deficiência física, aposentados por invalidez e até mortos. No Rio Grande do Norte, duas pessoas foram beneficiadas com  pedaço de chão depois da morte. José Gomes da Silva nasceu em 1945 e morreu em novembro de 1998. Como que por um milagre, José foi assentado pelo governo Federal em  abril de 1999. Situação semelhante se repetiu com Arivaldo Silva. Ele morreu aos 35 anos em 2002 conforme levantamento da CGU. Mas só em 2004 recebeu um lote de terra no projeto de assentamento Maisa.  

Recessão cortará empregos em 2016


O fechamento de postos de trabalho em diversos setores da economia do Rio Grande do Norte, verificado em 2015, deverá se repetir este ano. É o que afirmam especialistas mediante o cenário de incertezas e recessão econômica. Para 2016, o prognóstico feito pelo economista e superintendente do IBGE, Aldemir Freire, é pouco otimista: dificilmente haverá uma retomada das contratações e setores importantes para a economia como a construção civil, a indústria de transformação e o comércio  continuarão dispensando trabalhadores.

“O mercado de trabalho continuará andando para trás,  sobretudo no primeiro semestre quando sazonalmente ocorre um maior número de demissões no mercado formal do Rio Grande do Norte”, diz Aldemir Freire.

No RN, 2015 foi um ano de aumento da taxa de desemprego e de queda do número de pessoal ocupado com carteira de trabalho assinada. Segundo dados do Caged,  o saldo de empregos foi negativo:  8.484 postos de trabalho foram fechados em todo o Estado. Foram abertas 160,3 mil vagas, ante 168,8 mil desligamentos. Somente em novembro, o Estado perdeu 435 empregos com carteira assinada, o pior resultado para o mês desde 2004 quando os cortes atingiram 1.459 trabalhadores. 


“Depois de mais de uma década de crescimento contínuo do emprego formal no Estado, em 2015 o quadro se inverteu e o número de vagas foi negativo. Esse cenário de queda provavelmente terá continuidade ao longo de 2016”, avalia Freire. A construção civil, o setor de serviços e a indústria de transformação foram as atividades que mais demitiram, no período.