segunda-feira, 1 de junho de 2015

Com a Prefeita Fernanda e o Deputado Tomba na plateia, campeões da Copa Bené de Futsal são definidos


A maior competição de futsal da região Trari teve os seus campeões definidos na tarde/noite deste sábado (30) no Ginásio Poliesportivo Marcílio Furtado. A terceira edição da Copa Bené foi encerrada com a realização das partidas finais e com uma grande festa do esporte. O certame foi mais uma ação de incentivo ao esporte amador da Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Os jogos finais da Copa Bené foram prestigiados pela Prefeita Fernanda Costa, pelo Deputado Tomba Farias e outras autoridades locais. Esteve também presente ao ginásio o Secretário Adjunto de Esportes e Lazer do RN, Canindé de França.

A Copa Bené de Futsal movimentou o município nos últimos dois meses, reunindo 52 equipes, 700 atletas e atraindo centenas de torcedores ao ginásio nos dias de jogos.

Nas decisões não foi diferente, ginásio lotado e grandes disputas. Na categoria Mirim, o vencedor foi o Paulo Afonso; na Infantil, o campeão foi o União Trairi; o campeão da categoria Juvenil foi a Mulecada; no Masters, o Vasco levantou o troféu; e no adulto foi o Renascer quem fez a festa. A Prefeitura disponibilizou para os vencedores, premiação com troféus, medalhas, uniformes e prêmios em dinheiro.

Resultados

Categoria Mirim
Paulo Afonso 2 x 1 Atletio

Categoria Infantil
União Trairi 3 (3) x (2) 3 Miguel Lula

Juvenil
Mulecada 2 x 0 Lázio

Masters
Asfuso 3 (1) x (3) 3 Vasco

Adulto
TelexFla 2 x 6 Renascer





Alcaçuz: suspeitas de fuga por túnel que desabou aumentam


O Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte (CBMRN) suspendeu ontem à noite (30) as buscas pelo preso Anderson Inácio do Nascimento, desaparecido após o desabamento de um túnel do pavilhão 4 do presídio estadual de Alcaçuz. De acordo com CBMRN, há suspeitas de que o preso tenha conseguido escapar. 

Segundo o coordenador do Centro de Gerenciamento de Ocorrências do CBMRN, tenente Rafael Barreto, foram encontradas pegadas e rastros que reforçam a possibilidade de fuga. 

"Fizemos uma escavação em parte do túnel, até que escureceu e o chefe dos agentes penitenciários pediu para suspendermos, até pela segurança. A gente acredita, pelas características de pegada e rastro no capim, que ele tenha fugido, mas ainda não há nada confirmado", informa o tenente Barreto.

Entretanto, o CBMRN ainda aguarda novo contato da administração do presídio para saber se retoma ou não as buscas nesta manhã. "Eles ficaram de fazer novas contagens dos presos. Nós estamos aguardando a solicitação do pessoal de lá, mas até agora ninguém solicitou (a retomada das buscas), acrescenta.

O diretor do presídio de Alcaçuz, Eider Brito, afirmou à reportagem que as buscas estão suspensas temporariamente, em virtude das fortes chuvas que caem no local. Assim que as condições climáticas forem favoráveis, o CBMRN será novamente chamado. 

As visitas estão sendo realizadas normalmente na unidade, inclusive no pavilhão 4.

Telefonia celular no RN ganha nono dígito hoje

Com 4,7 milhões de telefones celulares, o Rio Grande do Norte ganhará nono dígito hoje (31).  Na prática, na hora de efetuar uma ligação – mesmo que seja a partir de um telefone fixo - ou enviar mensagem para um celular, será preciso inserir o 9 antes do número. A mudança não ocorrerá somente no RN. Vale para os  estados do Nordeste que têm DDD iniciado em 8: Alagoas (82), Ceará (85 e 88), Paraíba (83), Pernambuco (81 e 87) e Piauí (86 e 89).

Para facilitar a atualização das agendas, as operadoras disponibilizaram aplicativos, que podem ser baixados pelo Google Play ou AppStore, e fazem automaticamente a inclusão do novo dígito. O usuário pode utilizar o serviço a partir de aplicativo de qualquer operadora.

A mudança não terá custos, nem requer que o usuário procure a operadora. De acordo com a Anatel, a inclusão de mais um dígito nos celulares tem por objetivo aumentar a disponibilidade de números na telefonia e dar continuidade ao processo de padronização da marcação das chamadas.

Uma Resolução (nº 553/ 2010) da Anatel determinou a implementação do nono dígito em todo o Brasil. Quem iniciou a mudança foi a região metropolitana de São Paulo (DDD 11), em julho de 2012.

Entre 10 de junho e 7 de setembro, a cada ligação feita da forma antiga, o usuário receberá uma mensagem avisando sobre a alteração. Os usuários ouvirão mensagem, até 07 de setembro de 2015,  sobre a necessidade da inclusão do 9º dígito.  Após esta data, nenhuma chamada sem o dígito 9 será completada pelas operadoras da telefonia celular.

Este é o segundo acréscimo de dígito na telefonia celular. Em 1998, algumas prestadoras originárias do Sistema Telebrás operavam com sete dígitos. Naquele ano, a Anatel publicou uma resolução padronizando o uso do celular no Brasil, e todas as operadores passaram a oferecer linhas com oito dígitos. A adaptação ocorreu até 2003.