terça-feira, 5 de agosto de 2014

O candidato a Deputado Federal do ex-vereador Nelson da Oficina, Betinho Rosado tem registro de candidatura negado pelo TRE

Nelson da Oficina e Fábio Dias


Betinho Rosado
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu o pedido de registro de candidatura do deputado federal Betinho Rosado (PP).

Com a decisão, Betinho Rosado tem até amanhã para substituir sua candidatura se não recorrer ao TSE.

Tribunal Regional Eleitoral defere candidatura de Wilma ao Senado

O TRE deferiu a candidatura ao Senado, da ex-governadora e vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB). O pleno de desembargadores analisou duas ações de contestação contra o registro e acatou o voto do relator   do processo, o juiz Virgílio Paiva, pelo deferimento do pedido. 

A impugnação foi impetrada   pela coligação “Liderados do Povo IV” - composta por candidatos a deputado estadual pelo PT-, declarando que a pessebista não poderia concorrer ao pleito deste ano, uma vez que, enquanto vice-prefeita de Natal, não teria assumido o cargo o Executivo  interinamente, no período de 16 a 28 de abril, durante viagem internacional do prefeito Carlos Eduardo.

“Não há motivos para impugnação porque não houve assunção do cargo de vice-prefeita", reiterou o procurador regional eleitoral, Gilberto Barroso.

Governo antecipa décimo terceiro salário de aposentados do INSS

Publicado hoje (5) o decreto presidencial que prevê o pagamento, na folha de agosto, da primeira parcela do décimo terceiro salário dos segurados e pensionistas da Previdência Social. A primeira parcela, que corresponde a até 50% do valor do benefício, será depositada entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro. Nela não será descontado o Imposto de Renda. Isso só será feito entre o final de novembro e o início de dezembro, quando será depositado o restante do abono.

Robinson: “Acordão é para acomodar e perpetuar família no poder no RN”


Uma aliança de puro interesse, formada apenas para perpetuar no poder os familiares daqueles que a formam. Foi assim que o candidato ao Governo do Estado, Robinson Faria, do PSD, classificou o grupo do principal adversário, Henrique Eduardo Alves, do PMDB, em entrevista concedida ao Jornal Verdade, da RedeTV RN, no início da tarde de hoje. Segundo Robinson, inclusive, o “acordão” que forma o palanque adversário não o intimida, até porque, apesar dos muitos apoios oficializados aos adversários, o peemedebista ainda não conseguiu “decolar”.
“O nosso Estado governado por esses ex-governadores do candidato do acordão, infelizmente, andou para trás. Involuiu. Então, não é uma referência boa para o candidato do acordão dizer que tem esses ex-governadores”, acrescentou Robinson Faria, ressaltando, inclusive, que Henrique e João Maia, por exemplo, também foram partícipes do Governo Rosalba Ciarlini, sendo responsáveis pela indicação de cargos de primeiro escalão e que levaram o Estado à crise que vive hoje.

RN terá primeira exportação de gado vivo após se tornar zona livre da aftosa

Rio Grande do Norte fechou a primeira negociação internacional de gado vivo após ser reconhecido internacionalmente como zona livre de aftosa. De acordo com informações do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RN), os criadores potiguares enviarão 140 cabeças de gado de alta linhagem da raça Guzerá para o Senegal, na África. Os animais serão enviados pelo Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

Mesmo o gado não influenciando o resultado do semestre, a balança comercial potiguar fechou os seis primeiros meses do ano com um superávit de US$ 14,2 milhões. Seguindo a tendência nacional, o Rio Grande do Norte encerrou o primeiro semestre de 2014 com uma leve queda nas exportações, de aproximadamente 1% em comparação ao mesmo período do ano anterior, com um valor acumulado de R$ 106,7 milhões. Em relação aos dados de abril a junho de 2014 e 2013, o estado teve um aumento nos valores exportados da ordem de 9%.



Em nota, Francisco José diz que não vai recorrer decisão do indeferimento do registro de candidatura

O ex-deputado Francisco José, pai do prefeito de Mossoró, Silveira Júnior enviou nota à imprensa sobre o indeferimento do pedido do registro de candidatura negado na tarde desta terça-feira (05) pela Justiça Eleitoral.

Segundo a nota, “o Irmãozinho” aceita a decisão do Pleno, mesmo tendo consciência de ter realizado todos os procedimentos legais dentro dos prazos da Justiça.

Confira a nota na íntegra:

A coordenação da campanha do enfermeiro Francisco José lamenta informar que, diante dos equívocos cometidos pelo PROS quanto a sua filiação partidária que culminou com o indeferimento do registro de sua candidatura, decidiu não recorrer da decisão do TRE. O Irmãozinho aceita a decisão do Pleno, mesmo tendo consciência de ter realizado todos os procedimentos legais dentro dos prazos da Justiça.

A decisão foi tomada para evitar a judicialização da campanha e o estabelecimento de mais um clima de insegurança jurídica na cidade de Mossoró, desrespeitando os eleitores que acreditam neste projeto.

A desorganização do partido causa a seus quadros um enorme prejuízo eleitoral, tendo em vista que o candidato mossoroense tinha força suficiente para ser um dos mais votados, garantindo o fortalecimento da agremiação em nível estadual. Com cinco mandatos em sua carreira política, sendo dois como vereador de Mossoró e três como deputado estadual, Francisco José nunca teve problemas com a Justiça e jamais passou por uma situação como esta.



O futuro do grupo político será decidido em reunião e comunicado publicamente para o conhecimento de toda a população do Rio Grande do Norte. No mais, é agradecer a todos que confiaram neste projeto e que continuam torcendo pelo futuro político de Francisco José, o enfermeiro do povo.

Hoje (05) de agosto é comemorado o dia Municipal dos Agentes de Saúde



O blog parabeniza a todos os Agentes de Saúde...

Pai do prefeito de Mossoró Francisco José é impedido de ser candidato pelo TRE


O Pleno dp TRE acaba de indeferir o registro de candidatura do ex-deputado Francisco José.
O Tribunal não reconheceu a filiação do pai do prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, ao PROS, dentro do prazo estipulado pela lei para ser candidato.
Francisco José queria voltar à Assembleia Legislativa.

Candidato a deputado estadual da oposição é condenado pela Justiça Federal e perde os direitos políticos por 3 anos


A Justiça Federal do Rio Grande do Norte condenou sete pessoas e cinco empresas por improbidade administrativa na construção da Ponte de Todos Newton Navarro. A denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal apontou para sobrepreço/superfaturamento e irregularidades no processo licitatório. O Juiz Federal Janilson Bezerra de Siqueira, titular da 4ª Vara Federal, julgou parcialmente procedente a acusação.
Na sentença, o Juiz considerou excessiva a exigência de qualificação técnica dos licitantes com restrição à competitividade, relativamente à experiência em construção superior a 80% da extensão da ponte projetada, afastando o argumento de que a medida propiciaria a continuidade da obra para que somente empresas preparadas se habilitassem à licitação, dificultando e, mesmo, inviabilizando a participação de outras empresas, em distorção ao ambiente competitivo e ao interesse público.
O magistrado também chamou atenção para alguns aspectos obscuros nas etapas da obra, em especial quanto à subcontratação: “Ora, se a Administração já sabia, desde o início, que permitiria a subcontratação de partes da obra, em especial do estaiamento, um dos responsáveis pela elevação do grau de complexidade do empreendimento, por que não reduziu o nível de exigência técnica dos licitantes? E mais: porque não possibilitou, em caso de consórcio, que as empresas somassem suas qualificações técnicas para atender aos requisitos da pré-qualificação do certame?”, escreveu o magistrado.
O magistrado destacou ainda que o relatório da Controladoria Geral da União mostrou sobrepreço/superfaturamento em produtos comuns a obras, não prosperando a defesa dos acusados de que o preço diferenciado ocorria em material específico daquela construção. “A CGU demonstrou, em seu relatório de auditoria, que os itens utilizados como referência de preço de mercado dessas fontes referiam-se, basicamente, ao fornecimento de material (aço e concreto), ao lançamento de concreto e à execução de estacas tipo hélice, que não trazem nenhuma característica especial vinculada ao tipo de obra e que possa majorar seu custo”, escreveu o Juiz Federal.
Outra ilegalidade foi o fato de que o projeto básico não tinha uma planilha com o detalhamento de todos os custos. “A necessidade de constar do orçamento básico o conjunto de elementos em nível de precisão adequado para caracterizar a obra ou serviço que possibilitem a avaliação do custo da obra é essencial à transparência dos custos dos serviços e à efetividade da isonomia e competitividade”, escreveu o Juiz Federal na sentença.
O Juiz Federal também entendeu que o consórcio vencedor da licitação utilizou-se de taxa de BDI (Bonificação e Despesas Indiretas, onde se engloba lucro, impostos e despesas indiretas da obra) superestimada e adotou percentuais diferentes para o cálculo do pagamento da mão-de-obra. “O percentual aplicado pelo consórcio vencedor sobre a mão-de-obra a título de encargos sociais de 135% mostrou-se superior àquele apurado por ambos os laudos técnicos (124,60% e 122,70%), deles se distanciando em 10,40% e 12,30%, respectivamente, levando à necessária conclusão de excesso”, avaliou o magistrado.
Para ele, estão evidenciados nos autos o dolo e a improbidade praticados pelos membros da Comissão Especial de Licitação juntamente com o então secretário de Infraestrutura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Gustavo Henrique Lima de Carvalho, que obstacularam a participação de outras empresas no certamente licitatório. “O Laudo de Exame em Obra de Engenharia n.º 366/09, confeccionado pelo Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal no interesse do Inquérito Policial n.º 046/2008, que apurou as irregularidades na esfera criminal, corrobora a ocorrência de restrição à competitividade, em resposta ao quesito transcrito”, frisou o Juiz Federal.
O Juiz Federal Janilson Bezerra de Siqueira julgou improcedente as acusações contra Francisco Adalberto Pessoa Targino.
OS CONDENADOS:
GUSTAVO HENRIQUE LIMA DE CARVALHO: pagamento de multa, correspondente ao sobrepreço, no valor de R$ 114.682 e suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 3 (três) anos, contados do trânsito em julgado da sentença;
ULISSES BEZERRA FILHO: pagamento de multa, correspondente ao apurado sobrepreço, totalizando R$ 86.011,94 e suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 3 anos, contados do trânsito em julgado da sentença;
KILVA VALNKILVA LEITE DE FREITAS: pagamento de multa civil equivalente a 5 vezes o valor da remuneração percebida pelo agente à época dos fatos;
WELBERT MARINHO ACCIOLY: pagamento de multa civil equivalente a 5 vezes o valor da remuneração percebida pelo agente à época dos fatos;
CARLOS CABRAL FREITAS DE MACEDO: pagamento de multa civil correspondente ao apurado sobrepreço, totalizando R$ 114.682,; e ; suspensão dos direitos políticos pelo prazo de 3 anos, contados do trânsito em julgado da sentença;
VICTOR JOSÉ MACEDO DANTAS: pagamento de multa civil equivalente a 5 vezes o valor da remuneração percebida pelo agente à época dos fatos;
DAMIÃO RODRIGUES PITA: pagamento de multa civil equivalente a 5 vezes o valor da remuneração percebida pelo agente à época dos fatos;
OUTEC ENGENHARIA LTDA.: pagamento de multa civil equivalente a 20% do valor do contrato firmado com a Administração para elaboração do Projeto Básico, equivalente a R$ 150.000,00;
TUNEHIRO UONO: pagamento de multa civil equivalente a 6,7% do valor do contrato firmado com a Administração para elaboração do Projeto Básico, equivalente a R$ 50.250,00;
CONSTRUTORA QUEIROZ GALVÃO S.A.: ressarcimento integral do dano, solidariamente com a ré CONSTRUBASE ENGENHARIA LTDA., no montante de R$ 17.202.388,, acrescido de correção monetária e juros de mora desde o evento danoso até o efetivo pagamento, e pagamento de multa civil na quantia de R$ 172.023,88, mais correção e juros a contar da sentença.
CONSTRUBASE ENGENHARIA LTDA.: ressarcimento integral do dano, solidariamente com a ré CONSTRUTORA QUEIROZ GALVÃO S.A., no montante de R$ 17.202.388,04, acrescido de correção monetária e juros de mora desde o evento danoso até o efetivo pagamento, e pagamento de multa na quantia de R$ 172.023,88, mais correção e juros a contar da sentença.



Lançamento da candidatura de Tomba se transforma na primeira grande mobilização popular da campanha


Com a participação do candidato ao governo do Estado da coligação ´´União Para a Mudança´´, Henrique Eduardo Alves, da candidata do Senado, Wilma de Farias e de lideranças políticas de várias regiões do Estado, o deputado estadual Tomba Farias realizou na noite de ontem, em Santa Cruz, o lançamento oficial de sua candidatura a reeleição – evento que está sendo considerando como sendo a primeira grande mobilização política da região do Trairi, com  a presença de cerca de mais de tres mil pessoas, entre elas lideranças políticas – prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, suplentes de vereadores e líderes populares que chegaram em caravanas vindas de  municípios como Pedro Avelino, Japi, Lajes Pintada, Sitio Novo, Campo Redondo, Monte Alegre, Passa e Fica, Tangará, Touros, Boa Saúde, Cerro Corá, São Bento do Trairi, Vera Cruz, Jaçanã, Nova cruz, Currais novos, São Miguel do Gostoso, entre outros.

         A grande concentração popular, que também marcou a inauguração do comitê de campanha de Tomba Farias e que contou ainda com a participação do candidato a deputado federal, Rafael Motta, aconteceu na Rua Manoel Cícero de Lima, centro de Santa Cruz, que foi totalmente ocupada pela população.

         Para Henrique Eduardo Alves, a mobilização em torno do lançamento da candidatura de Tomba Farias caracteriza a força e o prestígio do parlamentar junto aos seus eleitores e seguidores. ´´A noite de hoje é o prenúncio da grande vitória que estar por vim´´, disse o candidato. Ele chamou ainda o parlamentar de ´´atrevido´´ , por fazer uma grande movimentação de massa, enquanto toda a classe política diz que a campanha está fria.

Já a ex-governadora Wilma de Farias ressaltou que o comício realizado por Tomba Farias representa a certeza de que o Trari já escolheu os melhores candidatos para mudar a realidade do Rio Grande do Norte. A prefeita Fernanda Costa também falou representando os prefeitos presentes e destacou as dificuldades financeiras que municípios enfrentam. Já Tomba em seu discurso elencou uma série de benefícios que Henrique e Wilma conquistaram para Santa Cruz e região ao longo de seus mandatos.

Festival Gastronômico começa nesta quarta em Serra de São Bento, RN


Gastronomia, música, poesia, arte de todos os tipos e para todos os gostos fazem parte do Festival Cultural e Gastronômico de Serra de São Bento que começa nesta quarta-feira (6) e segue até o domingo (10). Dentre as atrações musicais estão Jorge de Altinho, Perfume de Gardênia e Luan Forró Estilizado. O evento terá ainda uma palestra com Jussier Ramalho sobre empreendedorismo e uma vasta programação cultural. A programação completa está disponível no site do evento.

Serra de São Bento fica no Agreste potiguar, a 110 quilômetros de Natal. A cidade tem 5.800 habitantes, de acordo com dados do IBGE.

De acordo com a Prefeitura, o Festival de Cultura e Gastronomia é uma oportunidade de integrar a cultura e gastronomia da região, onde a população se beneficia com o fortalecimento da comercialização dos seus serviços e produtos oferecendo aos participantes, além da arte, shows e mostras de artesanato local.
Confira a programação do evento:

6/08 – Quarta-feira
18h – Cortejo  e abertura do Festival
          Alto de São Bento – Grupo Arte na Serra
          Recital de Poesias
          Show de Calouros
23h – Show – Dudu Almeida – Ex - Dorgival Dantas
7/08 – Quinta-feira
8h – Gincana Cultural
19h – Apresentação Cultural
          Show de Calouros
21h – Show – Naldinho Ribeiro
                      Serestão do Povo com Luiz Almir
8/08 – Sexta-feira
8h – Outlet Serrano
15h – Palestra de Empreendedorismo – Jussier Ramalho
19h – Abertura do Coreto - Kiara
          Participação de Danuza de Sales
22h – Final do Show de Calouros
23h – Show – Perfume de Gardênia
                       Luan Forró Estilizado
                       Pegada com Estilo
9/08 – Sábado
8h – Manhã esportiva
15h – Palestra Sebrae/RN
16h – Palestra do TCE
17h – Apresentação Orquestra
19h – Abertura do Coreto – Kiara
20h – Desfile de Moda
23h – Show – Trio Metal
                       Jorge de Altinho
                       Forró Bom de Verdade
10/08 – Domingo
8h – Cavalgada
20h – Show – Forró Feitiço
                       Socorro Lima – Ex - Cavalo de Pau

Polícia Civil recaptura traficante foragido do semi aberto


Policiais da 1ª Delegacia Distrital de Natal recapturaram, na tarde ontem (4), um traficante foragido. O homem, identificado como Wilton Florêncio Tintim, trafegava por um beco no bairro de Cidade Alta quando foi detido. Na ocasião, Maria de Fátima Domingos Inácio Bitu, acusada de tráfico de entorpecentes, também foi presa, em flagrante. Ela estava em posse de 15 pedras de crack e R$ 111 em dinheiro fracionado. 
De acordo com o titular da 1ª DP, delegado Cláudio Henrique, Wilton estava no semi-aberto por tráfico. Contra ele havia um mandado de prisão expedido pela 12ª Vara Criminal de Natal. “Nossa equipe estava passando por uma localidade conhecida como ‘Beco da Líder’ quando avistaram e reconheceram o acusado, que estava foragido da Justiça. Como aquele lugar é conhecido como ponto de venda de drogas, a ação dos policiais também culminou com a prisão de Maria de Fátima, que já havia sido presa por tráfico e estava solta há uns dois meses”, explicou.

Ainda segundo o delegado, Wilson estava foragido desde maio e havia voltado a vender drogas na região. O preso foi encaminhado à penitenciária João Chaves. Maria de Fátima está recolhida no Centro de Detenção Provisório (CDP) de Parnamirim/RN.

Carreta tomba em rio às margens da rodovia BR-226, motorista fica ferido, carona morre e carga é saqueada

Na manhã desta terça- feira um caminhão carregado com produtos da Bauduco tombou na rodovia BR-226, caindo no Rio  Potengi, bairro Guarapes na zona oeste da capital.


O motorista e proprietário da transportadora Jailton Marcelino da Rocha, (47), foi resgatado em estado estável de saúde para o hospital da região já o carona ainda sem identificação morreu afogado dentro da cabine do veículo. O Corpo de Bombeiros resgatou o corpo do carona por volta das 12 horas desta tarde e neste momento equipes tentam içar  o baú e o veículo do rio.

Durante o resgate das vítimas populares sem nenhum pudor saquearam a carga da carreta usando carroças, fretando veículos e até mesmo canoas . As autoridades nada puderam fazer para coibir a ação da população.



Unicef contabiliza mais de 400 crianças mortas e 2,5 mil feridas em Gaza

Mais de 400 crianças morreram e 2,5 mil ficaram feridas nos bombardeios do Exército israelense em Gaza, indicou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que calcula que 370 mil menores precisam urgentemente de ajuda psicológica para ultrapassar esta situação traumática.

“O número de crianças mortas durante esta operação militar é 408 e supera o de menores mortos durante a [operação] Chumbo Fundido”, a ofensiva anterior de Israel, entre 2008 e 2009 - durante a qual 350 crianças morreram.

Se se comparar a demografia de Gaza com a dos Estados Unidos seria como se 200 mil crianças norte-americanas tivessem morrido, disse à imprensa Pernille Ironside, que dirige o gabinete do Unicef em Gaza.

Ironside assinalou que não há eletricidade no território palestino, controlado pelo movimento islâmico Hamas, e que os sistemas de água potável e de saneamento não funcionam, de modo que o risco de surgirem doenças transmissíveis e diarreia é iminente.

“Há que ter em conta o tamanho da faixa de Gaza. São 45 quilômetros de comprimento por seis a 14 [quilômetros] de largura e não há uma única família que não tenha sido diretamente afetada por alguma perda”, adiantou. “A destruição é total. Usaram armas horríveis que provocam amputações terríveis. E isto aconteceu diante dos olhos das crianças, que viram morrer os seus amigos, os seus pais”, disse Ironside.

Passe livre não tem data para entrar em vigor em Natal, diz Prefeitura


O passe livre para estudantes da rede pública municipal de Natal não tem data para entrar em vigor. A informação é do secretário-chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Natal, Kléber Fernandes e foi anunciada em reunião realizada nesta terça-feira com representantes do Seturn e da Prefeitura. O decreto que regulamenta a lei do passe livre também foi publicado no Diário Oficial do Município nesta terça. A lei havia sido publicada no dia 1º de julho e o prazo para entrar em vigor era de 30 dias.

De acordo com Kléber Fernandes, o projeto de lei pervia um prazo de 90 dias para a implantação do passe livre, mas a Cãmara Municipal alterou o prazo para 30 dias. "Não houve tempo hábil para resolver todas as questões que envolvem o passe livre", disse. Dentre os problemas apontados estão o equipamento utilizado para recarregar os cartões e o número de alunos que serão beneficiados.
Uma nova reunião ficou agendada para o próximo dia 14. De acordo com o texto da lei, têm direito ao passe livre os estudantes que moram a mais de um quilômetro de distância da escola e que tenham mais de seis anos e menos de 18. Serão 44 passagens para serem usadas de segunda a sexta-feira e até 16 para atividades extracurriculares.