terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Prefeitos se reúnem para expor situação financeira dos municípios potiguares

O funcionamento administrativo municipal está sendo prejudicado pela atual crise econômica, segundo a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). A realidade de quase todos as cidades do estado é agravada pelas receitas insuficientes, segundo o órgão, repassadas pelo Governo Federal. A primeira cota do Fundo de Participação dos Municípios de janeiro registrou uma redução de 13% e 47 prefeituras ficaram com o recurso zerado neste último repasse. 

A Femurn, então, promete intensificar as ações municipalistas a partir desta quarta-feira (13), quando será realizada uma reunião, a partir das 10h, no Auditório Agnelo Alves, na sede da entidade.

O prefeito de Mossoró e da Femurn, Francisco José Júnior, destaca que “queremos discutir e definir alternativas para melhorar o quadro de nossas cidades, e também apresentar à população a situação real dos municípios. Atingimos uma situação insustentável, vivemos na incerteza com a queda recorrente das receitas e o aumento das despesas. Precisamos unir forças e pressionar o Governo Federal para melhorar a situação. Contamos com o entendimento e o apoio da população nessa luta”. 

Pesquisa aponta que 54% dos comerciantes temem que Brasil não saia da crise em 2016


Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com comerciantes e prestadores de serviços das 27 capitais e do interior do Brasil revela que o maior temor dos empresários com relação a 2016 é que o país não supere a crise econômica. O medo da recessão se prolongar aparece, inclusive, a frente de outras opções mais voltadas ao próprio negócio do entrevistado, como o risco de não conseguir pagar as dívidas (38%), ser assaltado ou vítima de violência (38%) e ser obrigado a fechar a empresa (37%).
Quando perguntados sobre o problema brasileiro mais importante a ser resolvido neste novo ano, novamente a crise econômica lidera a lista de opções ao lado da corrupção, ambos com 69% de menções. Outros problemas apontados pelos empresários brasileiros são os impostos elevados (65%), a inflação (49%), a falta de vontade política (40%) e a violência (39%).
Sete em cada dez empresários acreditam que 2015 foi pior que 2014
A percepção de que as condições do país se deterioraram ao longo do ano passado é generalizada entre os empresários sondados. Para 75% dos entrevistados o ano de 2015 foi pior para a economia do que 2014. Apenas 5% dos comerciantes e prestadores de serviços notaram que o cenário melhorou e outros 16% disseram que não houve alteração. O índice de empresários com percepção negativa supera o percentual de 70% em todas as regiões pesquisadas, mas cai para 53% entre os entrevistados do Nordeste.
Em meio a esse ambiente de baixa confiança com a economia do país, a situação financeira das empresas também piorou na opinião de 54% dos entrevistados, sendo que para mais da metade deles (52%), a piora decorreu do aumento dos preços de itens como matéria-prima, mercadoria e transporte, que diminuiu a margem de lucro, da diminuição do número de clientes (51%) e do aumento da inadimplência (22%). De acordo com a pesquisa, 75% dos empresários disseram ter visto empresas parceiras e concorrentes fecharem as portas neste último ano.

No RN, Riacho de Santana entra em colapso no abastecimento de água

O município de Riacho de Santana, na região Oeste do Rio Grande do Norte, entrou em colapso no abastecimento de água. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos (Caern), a inclusão da cidade se deu pela inviabilidade de captar água nos poços tipo amazonas que abasteciam a cidade. 

Segundo o gerente em exercício da regional da Caern de Pau dos Ferros, Anderson Araújo de Souza, a população está sendo atendida por carros pipa disponibilizados pela prefeitura. Como atualmente está chovendo na região, há a expectativa de que a situação de colapso dure pouco tempo.
O município de Cerro Corá, na região Seridó, saiu da situação de colapso no abastecimento de água. O município, que tem cerca de 11 mil habitantes, passa a ser abastecido pela Adutora Serra de Santana. Cerro Corá estava em colapso desde meados de dezembro do ano passado, quando o Açude Pinga, localizado na cidade, apresentou nível que inviabilizava a captação.

Apesar da nova condição, de acordo com a Caern, a população de Cerro Corá deve manter os hábitos de uso racional da água, visto que o fornecimento ainda vai ser feito em sistema de rodízio, com abastecimento por apenas um dia a cada semana.

MEC divulga nota de corte no Sisu; Medicina em Caicó é o mais concorrido


O Ministério de Educação disponibilizou nesta terça-feira (12) as primeiras notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016. Mais uma vez, o curso de Medicina do campus de Caicó da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aparece entre as maiores notas do país. Neste primeiro dia de inscrições, o ponto de corte para o ingresso no curso foi de 881,40. Em Natal, o curso de Medicina segue como o mais concorrido, seguido por Engenharia Civil. Pesquise todos os pontos de corte aqui.

Um dos fatores que aumenta ajuda a explicar a nota alta para os cursos de Caicó é um acréscimo à pontuação de alunos que estudam na região em que o campus está inserido: o argumento de inclusão regional. Desde 2013, a UFRN adotou o mecanismo que consiste no acréscimo de 20% na nota final do candidato no processo seletivo. Por isso, o curso de Direito na UFRN, em Caicó, também tem destaque pela nota de corte mais alta que na maior parte do país: 819,37.

Para se ter uma ideia, somente um curso de Medicina do país apresentou nota de corte superior à da UFRN em Caicó: a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), no campus de Barreiras, que teve nota mínima de 888,35, também com argumento de inclusão regional. Em medicina, as maiores notas após UFOB e UFRN de Caicó foram UFPA (868,38), UNB (834,06), UFRJ (823,89) e UFPR (821,60).

No Sisu, as universidades públicas do Rio Grande do Norte disponibilizam 11,2 mil vagas, que estão em disputa pelos alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio. Os candidatos têm até o dia 14 para mudar os cursos, indicando a 1ª e 2ª opção de acordo com o interesse e as notas que obtiveram. Os pontos de cortes são modificados uma vez ao dia.

Confira os pontos de corte de alguns dos cursos mais concorridos no RN:

UFRN - Natal

Administração (M) - 637,40
Administração (N) - 634,64
Arquitetura - 727,47
Biomedicina (M/T) - 683,12
Ciência e Tecnologia (M/T) - 620,92
Direito (M) - 716,70
Direito (N) - 705,42
Engenharia Civil - 736,52
Engenharia de Produção (T) - 716,33
Engenharia de Produção (N) - 695,82
Engenharia Elétrica - 712,19
Fisioterapia - 648,11
Odontologia - 690,13
Psicologia - 707,79

UFRN - Caicó 

Medicina - 881,40
Direito - 819,37

UFRN - Santa Cruz

Psicologia - 760,96

UERN - Mossoró

Medicina - 765,46 
Direito (N) - 681,95
Direito (M) - 689,22

Na maior fuga da história do RN, 46 usam túnel e escapam de cadeia


A maior fuga no sistema prisional do Rio Grande do Norte aconteceu na madrugada desta terça-feira (12) na capital potiguar. A informação foi confirmada pela direção da Cadeia Pública de Natal, como também é conhecido o Presídio Provisório Raimundo Nonato Fernandes. De acordo com a diretora Dinorá Simas, 46 detentos usaram um túnel para escapar da unidade. Sete já foram recapturados pela Polícia Militar.


Ainda de acordo com Dinorá, a unidade tem capacidade para 216 detentos, mas atualmente mantinha 430. A Cadeia Pública de Natal foi parcialmente interditada em julho do ano passado. A decisão foi do juiz Henrique Baltazar, titular da vara de Execuções Penais da capital potiguar. Segundo o magistrado, a superlotação e a falta de segurança motivaram a medida.
A fuga aconteceu por volta das 2h30. Os presos escavaram um túnel que se estendeu até o Complexo Penal João Chaves, que fica ao lado da cadeia. Os detentos escaparam por lá. "O guariteiro percebeu a ação, mas vários homens já estavam fora da unidade", informou Dinorá.


Força Nacional capacita policiais militares do RN para Jogos Olímpicos do Rio 2016


O Ministério da Justiça iniciou nesta segunda-feira (11), em Natal (RN) e em Manaus (AM), a capacitação de 270 policiais militares que irão reforçar a Força Nacional de Segurança Pública durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Os treinamentos específicos para grandes eventos vão até o sábado (16). A preparação deverá, gradativamente, envolver todos os Estados do País e o Distrito Federal.
“A Força Nacional é um programa de cooperação federativa coordenado pelo Ministério da Justiça para prestar auxílio de segurança pública em qualquer ponto do País, com apoio de efetivo dos 26 Estados e do Distrito Federal. Deveremos utilizar cerca de 9,6 mil profissionais para garantir a segurança do público nas instalações dos Jogos neste ano”, explica o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
Instruções de nivelamento de conhecimento voltadas aos Jogos já foram realizadas em Rio Branco (AC), São José dos Pinhais (PR), Porto Velho (RO), Goiânia (GO), Palmas (TO) e Gama (DF), em parceria com os órgãos locais de segurança pública. As próximas edições devem ser realizadas em Macapá (AP), Belém (PA) e São Luís (MA).
Os participantes recebem aulas de Gestão de Operações em Grandes Eventos; Atendimento Pré-Hospitalar; Busca e Varredura Antibombas; Policiamento de Eventos; Psicologia das Massas; Direitos Humanos; Instrumentos e Técnicas de Menor Potencial Ofensivo; Fundamentos Legais em Manifestações Públicas; Terrorismo e Contraterrorismo; e Medidas Preliminares em Local de Crise, entre outras disciplinas.

Nova formação do Conselho Tutelar de Santa Cruz toma posse


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Santa Cruz (CMDCA), realizou neste domingo (10), no auditório do Centro da Juventude “João de Dula” (bairro Paraíso), a solenidade de posse da nova formação do Conselho Tutelar de Santa Cruz, composta por cinco mulheres.

Foram empossadas Edna Telma de Oliveira, Kadma Cris Carvalho e Silva, Laodicéia Dério Dantas Gomes, Maria Betânia Confessor e Maria de Fátima dos Santos Gonzaga. Eleitas por meio do voto popular no pleito realizado no dia 4 de outubro de 2015, as conselheiras assumem para o mandato de quatros anos (2016/2019). Depois de empossadas, as novas conselheiras se reuniram e escolheram Betânia Confessor para presidir o Conselho.

A solenidade de posse do Conselho Tutelar de Santa Cruz também contou com a presença dos cinco membros suplentes, definidos de acordo com a votação obtida na última eleição de outubro passado.

O Conselho Tutelar é o órgão encarregado pela sociedade que tem a missão de zelar para que tudo aquilo que esteja assegurado em lei aconteça na vida de crianças e adolescentes.