sexta-feira, 4 de abril de 2014

Cultura: artistas comemoram 10 anos do Teatro Candinha Bezerra


Numa noite especial, artistas santa-cruzenses se reuniram nesta quarta-feira (02) para comemorarem os 10 do Teatro Candinha Bezerra. A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da secretaria municipal de Cultura, promoveu a primeira edição do Café no Teatro, que prevê encontros bimestrais entre a classe artística com apresentações, debates e troca de experiências.

Na primeira edição do Café no Teatro foi abrilhantada por declamação, dança e números musicais e circenses. Uma espécie de apresentação de artistas para artistas, que compareceram em bom número. Muitos artistas, de diferentes movimentos culturais, fizeram questão de ressaltar em suas apresentações a importância do Teatro Municipal Candinha Bezerra para a cultural local.

Exposição

Na noite desta quarta-feira (02) também foi aberta a exposição fotográfica: “10 anos de Ribalta do TCB”, que traz o registro fotográfico de momentos importantes do espaço cultural e de diferentes momentos. A exposição é de responsabilidade do fotógrafo Marcos Cavalcanti, acontece no hall de entrada do teatro e pode ser visitada por quem se interessar de forma gratuita.  







Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Carlos Augusto derrota José Agripino em Mossoró e quer reeleição de Rosalba Ciarlini


A governadora Rosalba Ciarlini e o secretário Carlos Augusto Rosado deverão se encontrar nos próximos dias com o senador José Agripino para discutir o futuro do DEM no Estado e demover insatisfações geradas entre eles desde o início do governo. O racha no DEM pode ser identificado na eleição suplementar de Mossoró. O senador Agripino desautorizou a candidatura da prefeita cassada Claudia Regina (DEM). Em contraponto, a governadora Rosalba Ciarlini decidiu apoiar Claudia Regina, num claro posicionamento de confronto contra Agripino em Mossoró.
Pelo presidente nacional do DEM, os democratas mossoroenses apoiariam o palanque da deputada estadual Larissa Rosado (PSB). No entanto, o diretório do DEM mossoroense é presidido pelo ex-deputado Carlos Augusto Rosado, secretário chefe do Gabinete Civil do governo do Estado e marido da governadora Rosalba Ciarlini, o que limitou o poder de Agripino na definição do DEM mossoroense.

Vereador Marcos do PSOL rasga regimento da Câmara Municipal em protesto contra a Mesa


Uma coisa é ser acusado de rasgar o regimento interno da Câmara Municipal de Natal por meio de uma análise subjetiva de opositores. Outra é rasgar, de fato, o pequeno livro com o regimento da Casa. E foi isso que o vereador do PSOL, Marcos Antônio fez na sessão desta quinta-feira, ao perder mais uma votação na Câmara.
A destruição do regimento interno, na visão de Marcos do PSOL, foi uma forma simbólica de dizer que a mesa diretora da Câmara desrespeita, sempre que quer, o regimento interno. “O que eu fiz simbolicamente o senhor faz todos os dias, ao desrespeitar o regimento”, afirmou o parlamentar, se dirigindo ao presidente da Câmara, Albert Dickson, do PROS.
A insatisfação de Marcos do PSOL foi consequência da aprovação, na Câmara, da desconvocação do prefeito Carlos Eduardo Alves, do PDT, para prestar esclarecimento sobre o atraso na implantação da bilhetagem unificada em Natal – matéria aprovada ainda em 2013 pela Casa.
“Eu já sei o que vai acontecer. Vão ficar discutindo isso e, quando chegar no final da sessão, vão levar o caso ao plenário e os vereadores vão decidir em favor do prefeito. É sempre assim que acontece”, reclamou a vereadora Amanda Gurgel, do PSTU. E foi, exatamente, isso que aconteceu. Como já aconteceu em outras sessões, sempre que se fala que a mesa diretora está desrespeitando o regimento interno, a própria mesa leva para analise do plenário. Como o prefeito tem a maior bancada na Casa Legislativa, geralmente, se vota de maneira favorável ao Executivo.

Larissa Rosado, Claudia Regina e Silveira Jr oficializam candidaturas


A deputada estadual Larissa Rosado (PSB) oficializa hoje sua candidatura à Prefeitura de Mossoró. Desta sexta-feira até domingo, os partidos inscritos no Tribunal Regional Eleitoral com atuação na capital do Oeste realizam suas convenções partidárias para definir candidatos e alianças. Além de Larissa, devem se candidatar a prefeita cassada do município, Claudia Regina (DEM), e o prefeito interino, Silveira Júnior (PSD). Além deles, são aguardadas candidaturas do PSDC, com Josué Moreira, do PSOL, que poderá ser o enfermeiro Cinquentinha ou o professor Garcia, e do PC do B, com Gutenberg Dias. A eleição suplementar mossoroense ocorre no dia 4 de maio. O eleito administrará a cidade até 31 de dezembro de 2016.

Câmara nega aposentadoria integral a Genoino

O pedido de aposentadoria por invalidez do ex-deputado José Genoino (PT-SP) foi negado hoje (4) por uma junta médica da Câmara dos Deputados. Foi a terceira vez que, depois de analisar exames e as condições físicas do ex-parlamentar, os médicos concluíram que Genoino não apresenta quadro de cardiopatia grave e que não há nada que o impeça de trabalhar.

Com a decisão definitiva, Genoino deixa de receber o benefício integral de R$ 26,7 mil pagos aos parlamentares no exercício do mandato. No entanto, continuará recebendo aposentadoria por tempo de contribuição - R$ 20 mil por mês.

No laudo divulgado no início da tarde, a junta formada por quatro médicos concluiu que ele não é portador de invalidez que o impossibilite de trabalhar. Os médicos chegaram à conclusão depois de analisar exames médicos complementares solicitados a Genoino.

Ex-presidente do PT, José Genoino (PT-SP) é um dos condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão. Ele renunciou ao mandato em dezembro do ano passado.

Genoino passou por uma cirurgia de correção da dissecção da aorta em julho de 2013, e os médicos identificaram melhora no quadro clínico do ponto de vista cardiovascular. Mas, quatro meses depois, o ex-presidente do PT passou mal e foi internado no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal com suspeita de infarto.

O pedido de aposentadoria integral estava sob avaliação médica. A expectativa era que a decisão fosse concluída até o final de fevereiro, mas os médicos pediram mais um exame, conhecido como angiorressonância de tórax.


Agência Brasil

“Henrique Alves é continuidade dos problemas do RN”, diz Marina Silva

A vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, conseguiu a permissão do PSB nacional para ser candidata ao Senado, na chapa encabeçada por Henrique Eduardo Alves como candidato ao Governo. Porém, isso não quer dizer que toda a cúpula nacional apoia essa parceria. Marina Silva, pré-candidata a vice-presidente da República, e líder da Rede Sustentabilidade, divulgou nota criticando o pré-candidato apoiado por Wilma, afirmando que ele é um dos responsáveis pela atual situação de subdesenvolvimento do Rio Grande do Norte.
“O Grupo de Trabalho Executivo da Rede Sustentabilidade do Rio Grande do Norte vem a público manifestar sua discordância com uma possível aliança do PSB com o PMDB”, afirmou a nota do “partido”, que foi absorvido pelo PSB no ano passado, quando Marina Silva, líder da Rede (daí o motivo dela ser a autora da nota), se filiou à sigla de Eduardo Campos e Wilma.
“Consideramos também que o grupo liderado pelo Henrique representa a continuidade dos problemas que assolam o estado do Rio Grande do Norte, secularmente governado por essa oligarquia que, mais uma vez, se lança à retomada do poder, ignorando propositalmente sua responsabilidade na construção do atual cenário de inércia na administração pública potiguar, representado pela precariedade da saúde, da educação, da segurança e das condições de emprego ao trabalhador rural e urbano, além do agravamento da qualidade do meio ambiente nas cidades e no campo”, declarou.
“Nesse sentido, a Rede Sustentabilidade RN, em conjunto com a Direção Nacional, declara publicamente que não concorda com essa presumida aliança e que irá realizar todos os esforços políticos para que ela não se viabilize. O RN necessita de outro caminho que recupere a autoestima”, finalizou.

Dilma diz que governo lança PAC 3 em agosto

O governo deve lançar, em agosto, uma nova etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será chamado de PAC 3. O anúncio foi feito, hoje (4), pela presidenta Dilma Rousseff durante entrevista à emissoras de rádio de São José do Rio Preto (SP), onde participará da entrega de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Dilma anunciou a nova etapa do PAC quando falava sobre a obra do contorno ferroviário de São José do Rio Preto. O edital da obra, lançado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), teve o certame suspenso porque o governo decidiu ampliar o projeto para que o trecho seja conectado à Ferrovia Norte-Sul.

“Por que o Dnit cancelou? Tínhamos uma visão de fazer um contorno pequeno, diante do fato da chegada da Norte-Sul vimos que não dava para fazer um contorno pequeno. É um pouco mais complexo. Ele exige um grande volume de sondagens e um levantamento topográfico muito preciso”, ponderou a presidenta.

A obra, segundo Dilma, será incluída no PAC 3. “Uma obra de ferrovia não acaba até 2014, agora o contrato, nós tomamos a decisão, vai estar no PAC 3, deixaremos estruturado”, disse. “Vamos lançar lá por agosto”, acrescentou.

A demanda pela construção de um contorno ferroviário na região aumentou depois de um acidente, em novembro do ano passado, quando um trem carregado de milho descarrilou e atingiu três casas de um bairro próximo à linha férrea.

Segundo o balanço mais recente do PAC 2 (2011-2014), divulgado em fevereiro, até dezembro de 2013, o programa tinha 82,3% das ações concluídas, com execução de 76,1% do orçamento previsto para o período.


Com informações da Agência Brasil.

Esportes: secretário municipal enaltece o empenho dos atletas locais na Copa Garoto Bom de


Santa Cruz participou de mais uma edição da Copa Garoto Bom de Bola. A parceria entre as secretarias municipais de Esportes e Assistência Social possibilitou que município fosse representando pelos garotos da oficina de futebol do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A segunda partida do Santa Cruz, eliminado no primeiro mata-mata,  foi acompanhada  pelo secretário estadual de Esportes, Joacy Bastos. A partida foi realizada no Estádio Iberezão, no último domingo (30), e na ocasião o secretário municipal de Esportes, Jackson Jaedyson, fez as honras da casa e ressaltou a importância de mais uma participação da equipe de Santa Cruz na competição. “Claro que os garotos queriam vencer, mas a eliminação precoce não nos trouxe decepção, pelo contrário, ficamos felizes pelo empenho e esforço de todos. Não trabalhamos visando preparar atletas de alto nível, sabemos até que muitos têm potencial para isso, porém, a nossa meta é utilizar o esporte para preparar cidadãos e nisto tenho certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou Jackson Jaedyson.

Segundo Jackson Jaedyson, o secretário estadual lhe assegurou que num futuro próximo outros projetos voltados para o esporte serão desenvolvidos em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz, o primeiro deles será a participação do município da Copa Garoto Bom de Bola da categoria que reunirá atletas da faixa etária de 15 a 17 anos, prevista para o mês de agosto.

A Copa Garato Bom de Bola reúne dezenas de equipes que representam municípios de todas as regiões do Rio Grande do Norte. A realização é do Governo do Estado em parceria com as prefeituras.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz