quarta-feira, 30 de abril de 2014

Grupo explode agência bancária em Pendências durante a madrugada

Uma quadrilha explodiu uma agência bancária no município de Pendências, no Oeste Potiguar, na madrugada desta quarta-feira (30). Por volta das 3h30, o grupo invadiu o estabelecimento e, munidos de dinamites, realizou a ação criminosa. A Polícia Militar ainda não tem informações sobre os suspeitos e nem a quantia roubada. 

O local ficou completamente destruído. De acordo com a PM, algumas notas ficaram espalhadas pelo chão. Os criminosos estavam armados e efetuaram disparos para o alto na fuga, para inibir ações policiais. O grupo evadiu-se em dois carros. 

Dia do Trabalhador muda funcionamento dos serviços na capital do RN


A população que permanece em Natal durante o feriado do Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira (1) deve ficar atenta ao funcionamento dos comércios e serviços. Bancos, supermercados e comércio de rua não abrem as portas amanhã. Já os shoppings variam os horários de funcionamento.
Shoppings
O Shopping Midway Mall abrirá a praça de alimentação a partir das 11h até 22h e o cinema funciona na programação normal, como também o Natal Shopping, que tem sua praça de alimentação e lazer funcionando no mesmo horário. A partir das 11h, a praça de alimentação do Praia Shopping e Cidade Jardim iniciam os trabalhos. No Natal Norte Shopping, a praça de alimentação será aberta às 11h e fechará às 22h.
Trens
A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) anunciou que durante o feriado o sistema de urbanos de Natal não funcionará. O mesmo estará disponível novamente na sexta-feira, 2, a partir das 5h20 na linha Norte, no percurso Ceará-Mirim/Natal, e 5h40 na linha sul, no percurso Parnamirim/Natal.
Tarifa Social
Durante o Dia do Trabalhador, a população terá desconto de 50% na tarifa de transporte e opcional para viagens urbanas.
Corrida do Comerciário
No feriado, o Sesc realiza a 5ª Corrida do Comerciário na Zona Norte de Natal, com largada e chegada em frente ao Complexo Cultural da UERN, na Av. João Medeiros Filho. Os percursos serão de 5 e 10 km para a categoria Adulto (incluindo Comerciário, Comunidade e portadores de necessidades especiais), além da Corrida Infantil (recreativa), cujo percurso varia entre 40 e 50m. Ao todo, 1.700 corredores participarão da corrida.
Protestos
O Dia do Trabalhador também será marcado por protestos em Natal. Na manhã desta quinta-feira (1), 15 entidades entre sindicatos, movimentos sociais e estudantis farão um grande ato público. A concentração está marcada para às 9h, nas proximidades do estádio Arenas das Dunas, na marginal da BR-101. De lá, os manifestantes sairão em passeata até o cruzamento das Avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho, onde o manifesto será encerrado.

Deputado quer saber porque Foliaduto, Hygia e Ouro Negro não deram em impeachment


Ao justificar posição contrária ao impeachment da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Getúlio Rego (DEM), disse, nesta terça, que durante o governo da pré-candidata ao Senado pelo PSB, Wilma de Faria (2003 a 2010), houve “escândalos escancarados”, que, entretanto, não renderam afastamento da então governadora por crime de responsabilidade, como o que se propõe agora em desfavor de Rosalba.
Neste sentido, o deputado criticou suposta omissão do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (MARCCO), autor do pedido de impeachment contra a democrata, na gestão passada, afirmando que a entidade silenciou na administração do PSB. Para o parlamentar, não há razões para o impeachment da atual governadora.
“As razões, do meu ponto de vista de avaliação dos argumentos, para instalação de um impeachment contra Rosalba são fragilíssimas. Porque no passado recente o RN testemunhou escândalos escancarados com dinheiro público e nunca o MARCCO veio pedir impeachment do governante”, disse Rego, citando o Foliaduto – contratação fraudulenta de bandas para o réveillon de 2005 e o carnaval de 2006 -, Hygia – que resultou na prisão, pela Polícia Federal, do filho da ex-governadora Wilma de Faria, o advogado Lauro Maia -, e Ouro Negro – fraude com tributos estaduais que resultaram em sangria aos cofres do Estado.
“Foliaduto, Hygia… Precisa de mais? Ouro Negro…”, disse Getúlio. “E ninguém viu pedido de impeachment”, criticou. “Eu acho que o juiz, para julgar os governantes, é o povo. Na democracia, quem tem que botar e tirar é o povo, na hora que não se comportar direito”, completou.

América e Globo disputam o título


A Arena das Dunas conhece hoje à noite seu primeiro campeão. Às 20h entram em campo América e Globo decidindo o Campeonato Potiguar 2014. O Alvirrubro precisa apenas de um empate para ficar com o título. Já o time de Ceará-Mirim precisa vencer por mais de um gol de diferença, ou por apenas um tento para levar o confronto para as penalidades, uma vez que o time de Natal venceu o primeiro jogo por 2 a 1, no Barrettão. 

Do primeiro encontro para hoje uma alteração ficou evidente: o discurso do técnico americano Oliveira Canindé. Experiente, para evitar o “doping psicológico” do rival, o treinador, desta vez, afirma que não tem favorito. Antes do jogo anterior, Canindé classificou o Globo como “Franco-atirador”.

“É uma final e se o Globo chegou é porque merece respeito. É um projeto grandioso de um homem de grande visão, que respeitamos e temos um carinho por tudo que ele vem fazendo pelo futebol do Rio Grande do Norte. Agora, temos que fazer o nosso para merecermos esse título”, afirmou Oliveira.

Se a invencibilidade no comando americano foi perdida com a derrota para o Oeste, na série B do Brasileiro, o América tem outro tabu em jogo na noite de hoje. Ainda não sabe o que é perder jogando na Arena das Dunas. Foram 13 jogos, com 12 vitórias e apenas um empate. Para Oliveira Canindé, o revés diante da equipe paulista serviu para aliviar a pressão em cima do elenco alvirrubro. Agora, é olhar para frente e se manter invicto na sua nova casa.

TelexFree é multada em R$ 5 milhões pela Secretaria Nacional do Consumidor

Acusada de desrespeitar o Código de Defesa do Consumidor e de fazer propaganda enganosa, a empresa TelexFREE (Ympactus Comercial Ltda.) foi multada em R$ 5,59 milhões pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor.

O valor da multa deve ser depositado no Fundo de Defesa de Direitos Difusos, usado em ações voltadas à proteção do meio ambiente, do patrimônio público e da defesa dos consumidores. De acordo o ministério da Justiça, a TelexFree foi denunciada por órgão do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, entre eles o Procon e o Ministério Público do Acre, por suposta captação de poupança popular por meio do esquema conhecido como pirâmide.

Segundo o Ministério da Justiça, a empresa omitiu informações sobre os serviços “prometeu lucros rápidos e fáceis, e induziu o consumidor em erro”. Nas investigações foram identificadas cláusulas abusivas nos contratos de adesão.

A TelexFREE, por sua vez, informou aos órgão de fiscalização que é uma empresa de marketing multinível e que seus divulgadores publicavam anúncios na internet, comercializavam pacotes de telefonia, e eram remunerados por esse serviço. De acordo com o ministério, a empresa não tinha autorização do órgão regulador para comercialização de tais serviços.

Antes da aplicação da multa, foram ouvidas a Comissão de Valores Mobiliários, o Banco Central, a Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica e a Agência Nacional de Telecomunicações.


Agência Brasil

Petrobras oferece 44 vagas de estágio nas cidades de Natal, Mossoró e Guamaré


As inscrições para o Programa de Estágio da Petrobras, destinado a alunos do ensino superior e médio no Rio Grande do Norte, seguem abertas até o dia 7 de maio. Por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), estão sendo oferecidas 44 vagas distribuídas entre Natal (22 vagas), Mossoró (20 vagas) e Guamaré (2 vagas). O Programa possibilita que os alunos vivenciem o dia a dia da profissão e adquiram experiência nas áreas de estudo.
Os interessados devem procurar as sedes do IEL no horário de 8h às 11h e das 14h às 17h. Em Natal, as inscrições são recebidas na Av. Amintas Barros, 4549 – Nova Descoberta, e para as vagas localizadas em Mossoró e Guamaré, o endereço é o Prédio do SESI na Rua Benjamim Constant, 65, Centro/Mossoró.
Para participar da seleção, o candidato deve ser maior de 16 anos, residir na cidade que oferece a vaga e estar cadastrado no IEL. É importante, ainda, que o candidato consulte o perfil apontado pelo Instituto dentro do seu edital na páginawww.rn.iel.org.br.
As vagas destinadas para a Petrobras em Natal contemplam os cursos de nível superior em Administração, Enfermagem, Geologia, Química de Petróleo e Engenharias (Elétrica, Mecânica, Petróleo, Produção e Química). Em Mossoró, podem concorrer alunos dos cursos Técnicos de Mecânica, Petróleo e Gás e Segurança do Trabalho e ainda os cursos de Administração, Pedagogia, além das Engenharias: Civil, Elétrica, Mecânica, Produção e Química.
Em Guamaré, há oferta de duas vagas, sendo uma para o curso Técnico em Química e a outra para o curso Técnico em Segurança do Trabalho.
Cursos
Natal
Mossoró
Guamaré
Administração
2
2
 
Enfermagem
1
 
 
Engenharia Civil
 
1
 
Engenharia Elétrica
2
 2
 
Engenharia Mecânica
1
4
 
Engenharia de Produção
2
2
 
Engenharia do Petróleo
6
 
 
Engenharia Química
5
3
 
Geologia
2
Pedagogia
 
1
 
Química de Petróleo
1
 
 
Técnico em Mecânica
3
 
Técnico em Petróleo e Gás
1
Técnico em Química
 
 
1
Técnico em Segurança do Trabalho
1
1
*No dia 02/05/14 não haverá recebimento de inscrições.
Serviço: Programa de Estágio Petrobras
Período de inscrições: 14 de abril a 07 de maio, das 8h às 11h e das 14h às 17h.
Locais:
IEL – Natal: Av. Amintas Barros, nº 4549 – Nova Descoberta.
IEL – Mossoró: Rua Benjamin Constant, nº. 65 – Doze Anos (nas instalações do SESI).
Informaçõeswww.rn.iel.org.br
Telefones de contato(84)3204-6288/3204-6258 (em Natal) e (84)3316 – 3055 (em Mossoró).

Deputado do PSD quer revisão do PT sobre a proporcional


Acentua-se a crise entre PSD e PT deflagrada após os petitas aprovarem resolução onde definem não fazer aliança na disputa para deputado estadual. Assessores próximos a deputada estadual Gesane Marinho e ao ex-prefeito de São Miguel, Galeno Torquato, candidatos no pleito relatam o descontentamento do grupo com a negativa dos petistas. O deputado estadual José Dias (PSD) afirmou ontem que ainda espera o PT rever sua posição. “O PT não é rocha. É ser institucional composto de ser vivo. Não sou pessimista acredito nos homens”, disse o parlamentar.

Mas José Dias ressaltou que se não ocorrer mudança ele acatará a decisão da chapa majoritária. “Acompanharei qualquer que seja a decisão da chapa majoritária, mesmo considerando que não é a decisão mais correta. A decisão correta é a prevalência da majoritária, do interesse do Rio Grande do Norte, com todos unidos em coligações únicas”, destacou o deputado. Ele defendeu que PSD e PT façam uma “comunhão de pensamentos”. Na edição de ontem da TRIBUNA DO NORTE, Galeno Torquato, que é pré-candidato a deputado estadual pelo PSD, criticou duramente o PT pela resolução de não se coligar na proporcional.

Ele questiona que tipo de motivação haverá para defender uma candidata ao Senado cujo partido não aceitou fazer coligação proporcional com o seu. “Como pode ter uma coligação na majoritária e não na proporcional. O PT está míope, pensando pequeno, um partido que quer eleger uma senadora pelo Rio Grande do Norte não pode pensar nessa amplitude”, destacou.

O pré-candidato a deputado estadual afirmou esperar para a próxima reunião do PT, no dia 31 de maio, para que defina pela união na proporcional com o PSD. “Como vou ter ânimo para entrar firme e forte na candidatura ao Senado se o partido não quer coligar na proporcional?”, questiona.

"Irresponsabilidade" Policiais confundem vítima com ladrão e atingem mulher com tiro em perseguição


Um show de trapalhadas da Polícia Civil por pouco não resulta em tragédia no Cidade Satélite, zona Sul de Natal. Ao confundir vítima com assaltante, agentes da 11ª DP iniciaram uma perseguição com direito a tiroteio em via pública, atingindo uma jovem que trafegava pelas ruas do conjunto, junto a filha de 1 ano e meio. Segundo os médicos, faltou apenas dois centímetros para que a munição perfurasse a jugular da mulher, provocando morte por hemorragia. O descalabro só não foi maior porque a criança não sofreu nada. O bandido continua foragido e os policiais deverão ser ouvidos pela Delegacia Geral de Polícia (Degepol) e Corregedoria Geral de Polícia.
Tudo começou por volta das 10 horas, após um assalto à loja Space Nutrition. Segundo a comerciante Glaucielle, o bandido – que já seria bastante conhecido pelos moradores do Cidade Satélite – entrou no estabelecimento, fez algumas perguntas sobre os produtos e, em seguida, anunciou o assalto ao puxar uma faca peixeira da cintura. “Ele pediu todo o dinheiro do caixa e ainda levou três potes de suplementos”.
Assim que ele saiu, Glaucielle acionou a polícia, como também seu marido, Wagner Riquelme. Enquanto os agentes tentavam localizar o ladrão pelo conjunto, presenciaram o proprietário, que chegava apressadamente ao estabelecimento, em um Corolla Preto. “Ao dar voz de parada, Wagner se assustou com a abordagem e saiu em arrancada, dando início a uma perseguição pelo Satélite”, explicou.