domingo, 22 de setembro de 2013

Ônibus tenta passar por cima da galeria e afunda




Via Blog do Helio Silva

ABC perde para o Vitória e é eliminado da Copa Ecohouse

O ABC foi derrotado pelo Vitória, de virada, por 3x1, pela última rodada do grupo B da Copa Ecohouse e acabou sendo eliminado da competição ainda na primeira fase. Os gols foram marcados por Michel Schmoller, para o alvinegro, enquanto Marcone, Agdon e Mauri foram os responsáveis pela vitória dos baianos.

Sob os olhares de Roberto Fernandes, que estava presente no Ninho do Periquito, acompanhando o ABC, o time começou em cima do Vitória e logo aos quatro minutos abriu o placar. Diogo Barcellos bateu falta da direita, Michel Schmoller desviou para marcar o primeiro do jogo. Os baianos, com um time formado pelo sub-20, sentiam o calor e a forte marcação da equipe potiguar e pouco chegava assustando. Formado por jogadores que não estão sendo aproveitado no time principal, como Gilcimar, Diogo Barcellos, Renato, Alexandre e Erivélton, a equipe alvinegra foi superior em todo primeiro tempo, criando várias jogadas de gols, que eram desperdiçadas, principalmente pelo centroavante Lima.

Sétima baleia é encontrada morta em Areia Branca


Subiu para sete o número de baleias mortas após encalhar na praia de Upanema, em Areia Branca. De acordo com o blog Voz de Areia Branca, por volta das 14h, o animal da espécie piloto foi vista sendo levada pela maré e com várias feridas.

A equipe de salvamento identificou os ferimentos como sendo mordidas de tubarão. O animal foi removido do mar e deverá ser enterrado após necrópsia.
 
 Na madrugada deste domingo (22), 30 baleias encalharam na praia de Areia Branca. Das 25 que foram devolvidas ao mar com vida, duas foram encontradas mortas horas depois.

Ainda não foram identificadas as causas do encalhamento.  coordenador do projeto Cetáceos de Areia Branca, Flávio José Lima, destacou que a baleia piloto, como é chamada, é na verdade um golfinho. “O adulto pode atingir até oito metros de comprimento e por ser tão grande o chamam popularmente de baleia”, explicou.

Sítio Novo/RN: Moto é roubada em assalto na estrada que liga Serra da Tapuia à Sítio Novo

Por volta das 19h15 deste domingo(22), um homem roubou uma moto na subida da ladeira da Inês, que dá acesso ao distrito Serra da Tapuia, município de Sítio Novo.
 
Após praticar o roubo o assaltante fugiu na moto da vítima em sentido ignorado, deixando para trás outra moto(na foto ao lado) que já tinha sido roubada no início da noite deste domingo no sítio Pau de Leite, divisa entre a cidade de Sítio Novo e Santa Cruz.
 
A moto que a vítima conduzia era uma moto tipo Honda Titan 125, cor Vermelha, placa: MYH-1562, Santo Antônio-RN.
 
 
 Via: RN Informa e Sítio Novo em Destaque

Acidente com Vitima Fatal na Estrada que Liga Santa Cruz a Japi

O acidente aconteceu no asfalto que liga Santa Cruz a Japi, segundo informações a vitima era conhecida por nome de Clovis.







Via: Japi em Foco

Marina diz não ter 'plano B' para o caso de TSE negar registro à Rede

A ex-senadora Marina Silva disse neste domingo (22) que não trabalha com um “plano B” para manter o seu projeto político para as eleições de 2014, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não aprove a criação do partido político Rede Sustentabilidade.

“Isso [plano B] não existe. Temos um plano A, estamos confiantes na integridade do trabalho que fizemos , mobilizando milhares e milhares de pessoas, milhares de pessoas que assinaram e estão acompanhando o processo [de criação da Rede]”, disse Marina ao final de uma reunião de dois dias da Comissão Nacional Provisória da Rede, em Brasília.

Na semana passada, o Ministério Público Eleitoral enviou ao TSE um parecer em que afirma que a Rede Sustentabilidade só conseguiu comprovar 20% das assinaturas necessárias para criação do partido.

Segundo o documento, "foi até agora demonstrado apoio em número de 102.707 assinaturas validadas, em quatorze estados e no Distrito Federal". O MP destaca que, para o partido ser aprovado, deve apresentar 482.900 assinaturas.

De acordo com Marina, cerca de 340 mil assinaturas já foram encaminhadas ao TSE e aguardam apenas a contagem para ser somadas às 102.707 já confirmadas pelo Ministério Público. Além disso, afirmou, outras 80 mil assinaturas estão em cartórios espalhados pelo país e devem ser encaminhadas ainda nesta semana ao TSE.

Para concorrer às eleições do ano que vem, a legenda, que pode ter Marina como candidata à Presidência da República, deve ter a criação aprovada pelo plenário do tribunal eleitoral até 5 de outubro. Até lá, o TSE só tem mais quatro sessões, nos dias 24 e 26 de setembro, e em 1º e 3 de outubro.

Biodiesel ganha nova chance no RN


Andrielle Mendes - Repórter

Agricultores do Território do Mato Grande, que reúne assentamentos rurais de 15 municípios do Rio Grande do Norte, se preparam para retomar o plantio de girassol e outras matérias-primas para produção de biodiesel - combustível produzido a base de óleos vegetais e gordura animal - no estado.

A esperança dos assentados, que já plantaram girassol entre 2008 e 2009, mas abandonaram a cultura em 2010 por falta de mercado, reacendeu depois que a Petrobras, principal produtora de biocombustível do país, anunciou que começaria a produzir biodiesel em escala comercial no RN em 2014, e que poderia comprar parte da matéria-prima no estado.

 “Tem produtor plantando girassol apenas para alimentar o que restou do rebanho”, observa Marcelo Lira, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

 “O produtor do RN ficou desestimulado e deixou de acreditar na viabilidade da cultura do girassol e da mamona. Isso poderá mudar com esse novo incentivo, com esse novo estímulo”, afirma Luiz Carlos, supervisor substituto de estatísticas agropecuárias do IBGE/RN.

Livânia Frison, que mora no assentamento do Rosário em Ceará Mirim e é sócia da Cooperativa dos Produtores de Canudos, é uma das produtoras que encheu-se de expectativa. No Território do Mato Grande, onde o assentamento está localizado, os assentados já plantam coqueiros, para extrair óleo da palma, e trabalham na instalação de uma unidade de beneficiamento de tilápia, para transformar as vísceras do peixe em matéria-prima para o biodiesel.

“Já estamos discutindo isso com a Petrobras. Podemos aumentar em quase oito vezes o número de viveiros e a produção de tilápia nos assentamentos dentro de um ano, aumentando também o volume de óleo destinado a produção de biodiesel”, diz ela.

Brasileiro mantém título interino dos galos com bela vitória e avisa: 'Esse cinturão é meu! Não sai. Que venha Dominick Cruz! Que venha qualquer um'


Com ou sem a esperada luta contra Dominick Cruz, Renan Barão mostrou que merece ser o campeão linear do Ultimate. O potiguar derrotou o ex-campeão do WEC Eddie Wineland por nocaute técnico no coevento principal do UFC 165, na noite deste sábado, em Toronto (Canadá), e chegou à segunda defesa do cinturão interino dos galos (até 61kg). Enquanto isso, Cruz já passou de dois anos sem lutar por causa de seguidas lesões e conta com grande paciência por parte da organização. O presidente Dana White já tinha avisado que, se o americano não voltar até o início do próximo ano para enfrentar Barão, vai tirar dele o cinturão e entregá-lo para o brasileiro. Com muito atraso, diga-se de passagem, muito justo e merecido.

- Esse cinturão é meu! Não sai. Que venha Dominick Cruz! Que venha qualquer um! - gritou Barão, que dedicou a vitória ao falecido pai do amigo Breno Brígido.


Barão foi o primeiro a acertar um golpe com um chute baixo. Com uma rápida movimentação, Wineland foi atrás do rival e encaixou ótimo direto no rosto. O brasileiro tentou a queda, não conseguiu e foi colocado com as costas na grade. Depois, chutou alto e se desequilibrou. Barão acertou alguns chutes baixos e levou um direto na linha de cintura.

O campeão voltou mais aceso para o segundo round e logo encaixou um chute rodado no rosto de Wineland, que na hora tentava se abaixar. O americano sentiu o golpe e cambaleou. Barão foi para cima e liquidou a fatura com uma sequência de socos. O árbitro interrompeu o duelo com apenas 35 segundos do assalto.


- Eu até deixei de praticar esse chute nos treinos porque machuca muito. Mas sempre gosto de fazer na luta - confidenciou o campeão interino após o duelo.
Aos 26 anos, Renan Barão agora tem um impressionante cartel de 31 vitórias, uma derrota (em sua primeira luta de MMA profissional) e um "no contest" (sem resultado). Já Wineland, de 29 anos, sofreu o nono revés em 30 combates na carreira.

Clube do Fusca da PB encerra 2º Rota CFPB em Jaçanã


Neste Sábado 21, o Clube do Fusca da Paraíba realizou à 2°edição da ROTA CFPB, que teve início com a saída de uma caravana de Fuscas da Capital Paraibana, João Pessoa e encerrou desfilando pelas cidades de Nova Floresta-PB e finalizando a Rota em JAÇANÃ-RN. 


Os veículos  desfilaram pelas principais ruas da cidade e a exposição e em seguida aconteceu a exposição na Praça de Eventos do município.  para que pudesse  admirar os fuscas tradicionais e conhecerem o novo modelo. Vários amantes do veículo de toda Paraíba participaram do evento, que contou também com a exposição de alguns veículos de proprietários da cidade e ainda celebrou a vitória de Rosileide que agora é a mais nova Presidenta do Clube do Fusca da PB.
 
O Presidente da Coopercacho o Sr. Alexandre, que é um dos admiradores do Fusca,  gostou tanto do evento que contou ao Blog, que pretende participar nos dias 4 e 5 de Outubro do 4º Encontro de Fuscas e Carros Antigos que acontecerá na cidade de Patos - PB.
 
 
 
Via: Notícias da Serra

Confira como ficou a classificação do Campeonato Brasileiro série B após a 24º rodada

Palmeiras-SP 55 24 17 4 3 49 20 29 76,4
Chapecoense-SC 46 23 14 4 5 43 22 21 66,7
Paraná-PR 42 24 12 6 6 38 19 19 58,3
Joinville-SC 41 24 12 5 7 39 25 14 56,9
Icasa-CE 38 24 12 2 10 38 42 -4 52,8
Sport-PE 37 24 12 1 11 38 39 -1 51,4
Avaí-SC 37 24 10 7 7 36 32 4 51,4
Ceará-CE 35 24 9 8 7 36 29 7 48,6
América-MG 35 24 9 8 7 36 33 3 48,6
10º
Boa Esporte-MG 35 24 9 8 7 22 25 -3 48,6
11º
Bragantino-SP 33 24 9 6 9 23 23 0 45,8
12º
Figueirense-SC 32 23 10 2 11 39 37 2 46,4
13º
Guaratinguetá-SP 30 24 9 3 12 26 33 -7 41,7
14º
Oeste-SP 30 24 8 6 10 24 35 -11 41,7
15º
América-RN 26 24 6 8 10 27 36 -9 36,1
16º
Atlético-GO 25 24 7 4 13 23 33 -10 34,7
17º
Paysandu-PA 24 24 6 6 12 25 36 -11 33,3
18º
ASA-AL 23 24 7 2 15 26 43 -17 31,9
19º
São Caetano-SP 23 24 6 5 13 29 36 -7 31,9
20º
ABC-RN 20 24 5 5 14 22 41 -19 27,8

Um amigo que ajuda a salvar vidas



Roberto Cavalcanti - Repórter

Uma história de solidariedade e amor ao próximo. É assim que um grupo de mães classifica o acolhimento dado pela Associação Amigos do Coração da Criança (Amico). Mulheres como Adriana dos Anjos, mãe do garoto Paulo Henrique Silva de Albuquerque, hoje com 10 meses de idade.

Paulo Henrique nasceu com uma cardiopatia congênita muito complexa . O nome é Hipoplasia do lado esquerdo do coração, ou seja, nasceu com apenas metade do coração e é a primeira criança do RN a ser submetida a uma cirurgia de correção com sucesso.

A maioria das crianças atingidas por essa doença não são diagnosticadas a tempo, principalmente por falta de um acompanhamento no pré-natal.

 O garoto Henrique, nascido em Santo Antônio do Salto da Onça, em 17 de novembro 2012, sofreu uma parada cardíaca aos 3 dias de nascido e foi trazido pela mãe para o Hospital Santa Catarina. Lá, foi atendido pela médica pediatra  Adenilde que, ao diagnosticar a enfermidade, encaminhou o garoto para o INCOR/Promater, unidade de atendimento a pacientes com cardiopatias, onde foi operado.

Acolhimento

Como o problema dele requer muito cuidado como medicamento, alimentação específica, a equipe que o atendeu entrou em contado com os colaboradores da Amico de Natal, que a partir de então passou a acolhê-lo em sua sede.

Naquele ocasião, Paulo e a mãe ficaram hospedados por alguns dias enquanto se recuperava, voltando para casa em seguida. Mas a enfermidade  do garoto não era coisa simples. Seria necessário uma nova cirurgia para complementar o tratamento. Mais uma vez Adriana procurou os colaboradores da Amico para tentar, mais uma vez, salvar a vida do filho.

Agora o procedimento era mais complicado. Era necessário a ida dele para São Paulo. Nesse momento a casa de apoio não teve dúvidas: José Madson Vidal, diretor presidente da Amico, junto a Secretaria Estadual de Saúde Pública do RN (Sesap) – que bancou os custos com passagem e estadia - levou a criança para o Hospital da Beneficência Portuguesa, que tem os melhores resultados cirúrgicos de sobrevida com este tipo de doença no mundo.

Ficaram na capital paulista de 23 de agosto a 18 de setembro, quando retornaram a Natal e continuam acolhidos na associação, recebendo os cuidados necessários para sua recuperação. Adriana diz que quando ela nota qualquer mudança de comportamento em Paulo, entra imediatamente em contado com a Amico.

“Se não fosse o apoio que tive aqui, meu filho não estaria vivo. Foi só através deles que consegui fazer a cirurgia que pode salvar a vida de meu filho”. Disse Adriana

Ajuda


E complementa fazendo um apoio. “Quem puder ajudar a Amico, que ajude. Porque é uma instituição séria, que trabalham para salvar vidas”.

No momento estão hospedados na Amico, além de Paulo Henrique, mais quatro crianças: Rebeca Beatriz de 7 meses, Elilayne Cauana de 3 meses, Emanuel Mateus de 6 meses e Lívia Cistine de um mês e 5 dias, todas com cardiopatias diferentes. Todas elas acompanhadas pelas mães. Elas recebem apoio psicológicos, assistência social, nutricionista, entre outros profissionais.

Amico atende cerca de 1.500 crianças por ano


Associação Amigos do Coração da Criança é uma instituição, sem fins lucrativos, que atende cerca de 1.500 crianças cardiopatas por ano. Possibilitando o acompanhamento hospitalar, distribuição de medicamentos e mantimentos necessários, bem como a acomodação dos pacientes e de suas famílias, vindas, não só do interior do estado mas, de pessoas que vivem em bairros periféricos da capital e que necessitem de apoio.

Desde o início de 2010 a associação funciona nas instalações da Incor (Instituto do Coração de Natal). A parceria se estende também as consultas e exames. Para as cirurgias o parceiro é o Hospital e Maternidade Promater.

No primeiro semestre de 2011 foi inaugurada a sede própria da Associação. Localizada na Rua Amintas Barros, 2935, a Casa de Apoio as Crianças Cardiopatas será inaugurada no próximo dia 27. O objetivo dos médicos e voluntários é expandir e melhorar o atendimento aos pacientes e seus familiares.

Na nova sede, mais de oito profissionais - entre nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos – irão expandir o número de pacientes assistidos, no entanto será necessário a participação de voluntários para contribuir com as atividades da casa, que fica localizada na Av. Amintas Barros, 1350, no bairro de Lagoa Nova em Natal. O telefone de contato é : 3206.1941.

Quem quiser contribuir com a Associação Amigos do Coração da Criança (Amico), o número da conta corrente no banco Itaú é: 07569-0 – Agência: 8380. No Unicred a conta é: 2604-2 e ag. 2207. O CNPJ da Amico é: 079.409.0600013-5. Os telefones para contato são: 84 – 3206.1941 e 84 – 9659.4445.

Dezoito cidades recebem carros-pipa


A primeira doação de caminhões-pipa do Governo Federal para o Rio Grande do Norte será realizada nesta segunda-feira (23). Na ação serão entregues 18 equipamentos a 18 municípios, em um investimento de R$ 4,5 milhões do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As máquinas, da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), serão entregues em Natal, a partir das 9h.

Mais de 70 mil moradores da zona rural, dentre eles cerca de oito mil famílias de agricultores, serão beneficiados. Na avaliação do delegado federal do MDA no estado, Raimundo Costa, o ato reforça outras medidas do Governo Federal de convivência com o semiárido. “A nossa expectativa é que eles possam contribuir, somadas a outras ações que o Governo Federal tem desenvolvido no estado, com a perfuração de poços, barragens submersas, recuperação dos açudes e garantia do acesso à água nesses municípios”, destaca.

 Ao todo, 149 municípios do Rio Grande do Norte serão contemplados com os caminhões-pipa, o que totaliza um investimento de R$ 35,3 milhões. “Em 80 municípios do Rio Grande do Norte choveu menos de 300 milímetros este ano e boa parte deles serão beneficiados com a distribuição de caminhões-pipa”, ressalta o delegado.

Os caminhões-pipas integram o conjunto de cinco equipamentos que o Governo Federal vai entregar para o Semiárido – retroescavadeira, motoniveladora, caminhão-caçamba, caminhão-pipa e pá carregadeira.

Equipamento


Localizado no oeste potiguar, o município de Janduís é um dos beneficiados nesta entrega. A prefeita Lígia de Souza Félix conta que esse é o terceiro equipamento doado pelo programa. “Nós já recebemos motoniveladora e retroescavadeira que estão sendo muito uteis para nós. As nossas estradas tiveram uma grande problemática no começo do ano e agora já estamos recuperando todas”, destaca.

A prefeita explica que o caminhão-pipa será utilizado especialmente nas escolas da zona rural. “Vamos colocá-los nas escolas porque não temos água encanada nem reservatório, então abasteceremos com o caminhão. Mas ele também vai passar por todas as residências da zona rural”, afirma.

Tanto o caminhão-pipa quanto o maquinário já doado para o município beneficiam diretamente 600 moradores da zona rural, que produzem desde milho e feijão a diversos tipos de frutas.

Serviço

Data: 23 de setembro (segunda-feira)
Horário: 9h
Local: Escola Dom Eugênio de Araújo Sales– Centro Administrativo

Governo decretou estado de emergência
O Governo decretou a situação de emergência, até março de 2014, em 150 municípios do RN afetados por estiagem prolongada. A seca vem provocando desde janeiro de 2012 a redução das reservas hídricas existentes no Rio Grande do Norte. Apenas 17 municípios ficaram de fora do decreto que estabelece o estado de emergência, publicado pelo Governo Estado no Diário Oficial na última quinta-feira, 19.

Além da capital Natal, não entraram no decreto os municípios de Arês, Baía Formosa, Ceará-Mirim, Canguaretama, Extremoz, Goianinha, Maxaranguape, Macau, Nísia Floresta, Parnamirim, Rio do Fogo, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Senador Georgino Avelino, Tibau do Sul e Vila Flor. Dos 150 municípios listados no decreto, 110 já recebem água através de operação do Exército Brasileiro e 28 restantes são abastecidos via carro-pipa a partir de contratação pelo Governo do Estado, que está suspensa. O novo decreto vai permitir ao Governo fazer a renovação dessa contratação.

O desabastecimento de água no Rio Grande do Norte tente a piorar até o final do ano. Pelo menos esta é a previsão da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), segundo os estudos das condições climáticas para os meses de setembro, outubro e novembro.

Até agora, a falta de chuvas e os baixos níveis nos reservatórios de água provocou colapsos no abastecimento de 11 cidades atendidas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). As cidades atingidas pelo colapso são: Jardim do Seridó, São Fernando, São José do Seridó, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Equador, Ipueira, João Dias, Pau dos Ferros, Riacho de Santana e São Francisco do Oeste.

Confirmados shows de Chiclete com Banana, Bruno e Marrone e Garota Safada na Festa do Boi 2013

A programação cultural da Festa do Boi 2013 foi confirmada. O palco da Arena de Shows receberá Chiclete com Banana, Garota Safada,Bruno e Marrone, Limão com Mel entre outras atrações nacionais que vão movimentar esta edição do maior evento agropecuário do estado.  Os shows serão realizados de 11 de outubro até dia 20 de outubro no parque de exposição Aristófanes Fernandes em Parnamirim/RN.
O cantor apaixonado Silvanno Salles, que é a nova sensação em todo o Nordeste vai abrir a programação cultural da Festa do Boi no dia 11 de outubro. No mesmo dia, sobem ao palco a atração potiguar mais querida Grafith, a paraibana Encantus e o forró do Bota Boneco. No sábado, as maiores bandas de forró “das antigas” se encontram revivendo sucessos que marcam histórias até hoje: Limão com Mel, Mastruz com Leite, Magníficos e a atração local Forró Não Para.

Na segunda semana do evento, a Arena de Shows recebe na sexta-feira (18) o forró de Garota Safada, Bruno e Marrone, Arreio de Ouro e
Geraldinho Lins. No sábado (19) é a vez de Chiclete com Banana, que a partir do Carnaval de 2014 não terá mais Bell Marques nos vocais, Mas como anunciado pelo cantor fará a última apresentação com a banda no Rio Grande do Norte durante a Festa do Boi 2013. Em seguida se apresentam Bonde do Brasil, Farra de Rico e Gabriel Diniz.

No domingo (20), o dia será dedicado às crianças com a apresentação de Patati Patatá. A dupla de palhaços mais amada do Brasil apresentarão a turnê “Volta ao Mundo”, já assistida por mais de meio milhão de pessoas. O espetáculo é baseado nas canções do DVD homônimo e conta em seu repertório com ”Amazônia”, ”Amigos Diferentes”, ”Culinária Mundial”, ”Chegou o Verão”, ”A Dança do Lôro”, ”Obrigado Deusão”, além dos sucessos que marcaram toda a carreira da dupla.

Trinta baleias encalham em Areia Branca RN; cinco morrem


Cerca de 30 baleias-piloto encalharam na praia de Upanema, em Areia Branca, na manhã deste domingo (22). A maioria dos animais foi recolocada no mar pela população local, mas seis delas já morreram, de acordo com a Polícia Militar. Biólogos consultados pelo G1 ainda não sabem informar o que ocasionou o encalhe dos animais. Areia Branca fica na Costa Branca do Rio Grande do Norte, distante 327 quilômetros de Natal.

 De acordo com o tenente João Almeida, do Pelotão Ambiental da Policia Militar de Mossoró, os policiais foram avisados do encalhe por volta das 5h. "De imediato acionamos a equipe do pelotão ambiental e ainda o projeto Cetáceos, mantido pela Petrobras e pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Eles coordenaram a população na tentativa de resgatar os animais, reinserindo-os ao mar",


O policial informou que não há mais baleias vivas encalhadas na praia. No entanto, algumas baleias que foram colocadas de volta ao mar continuam próximas à orla e podem encalhar novamente. Por isso, uma embarcação da Marinha do Brasil está no local para tentar assustar essas baleias vivas para que retornem ao fundo. Mesmo com o salvamento da maioria das baleias, seis delas morreram - inclusive um filhote, segundo a PM. Os animais mortos serão levados para estudo na universidade.

De acordo com biólogos, a baleia piloto não é costeira. Esses animais chegam a medir até 8,5 metros de comprimento, de coloração negra, cabeça em forma de globo sem bico definido e dentes presentes.

Filhote de baleia morreu ao lado da mãe na praia de Upanema em Areia Branca-RN

Plantão 60 segundos — Blog do Xexeu