quarta-feira, 4 de setembro de 2013

JÚLIA ARRUDA – O PMDB SAIU TARDE DEMAIS


A vereadora Júlia Arruda(PSB) afirmou na tarde desta terça-feira(03), que o PSB assumiu postura oposicionista desde o início do mandato da governadora Rosalba Ciarlini, diferente de outros partidos que só agora se intitulam grandes oposicionistas ao Governo. Júlia também comentou sobre o rompimento político com a governadora, anunciado recentemente pelo PMDB: “O PMDB saiu tarde demais, mas antes tarde do que nunca” parafraseou Júlia Arruda.

PSB da Grande Natal se reúne para discutir fortalecimento e filiações


Em busca do fortalecimento do PSB, a presidente da legenda no Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, reuniu na tarde desta terça-feira (03) lideranças da região metropolitana. O encontro, que aconteceu no Hotel Maine, em Natal, contou com a participação de deputados, prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, além de dirigentes da executiva e correligionários em geral.

Na pauta, além de discussão da conjuntura política local, com análise de possíveis projetos do partido para 2014, diagnóstico das realidades dos 10 municípios da Grande Natal e lançamento de uma campanha que busque novas filiações partidárias, já que o prazo eleitoral termina no dia 5 de outubro.


 “A região metropolitana representa mais de 40% do eleitorado potiguar, portanto vocês têm papel determinante para fazer nosso partido crescer. É importante que vocês se mobilizem e busquem nomes”, disse a dirigente da legenda. Wilma enfatizou ainda a necessidade de todos contribuírem para um projeto para o Rio Grande do Norte, visto que a gestão estadual tem sido péssima para todos os segmentos da sociedade.


Defesa Civil isola área da Catedral de Natal por causa das chuvas



As fortes chuvas que caíram em Natal na madrugada desta quarta-feira (4) causou um acúmulo de água no forro da Catedral Metropolitana e a Defesa Civil isolou temporariamente a área.  De acordo com Jeoás Santos, coordenador da Defesa Civil, o órgão recomendou que o forro seja retirado para evitar um acidente.


Jeoás explicou que fiscais vistoriaram o local e constataram que uma infiltração no teto causou um bolsão de água no teto de PVC que acabou cedendo. “Isolamos o local e a administração da Catedral se comprometeu a retirar o PVC da área atingida e ainda nos apresentou o projeto de uma reforma de todo o teto da igreja que deve ser iniciado nos próximos dias”, disse.

A assessoria da Catedral confirmou que a obra de recuperação do teto da igreja começa nos próximos dias e informou que as missas estão sendo realizadas na capela que fica no subsolo da Catedral.

Lagoas de captação transbordam e ruas são alagadas por chuva em Natal

A chuva que cai sobre Natal desde esta terça-feira (3) deixou vários pontos de alagamento pela cidade. Somente entre a meia noite e às 6h desta quarta-feira (4), choveram 63,41 milímetros, de acordo com o site da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) Segundo o sargento Carlos Antônio, do Corpo de Bombeiros, a corporação recebeu vários chamados. “Não dá para dizer quantos, no momento, mas todos são de transbordamento de lagoas. Não houve nada mais grave”, disse.

O motorista deve ficar atento ao sair de casa. O inspetor Carlos Eugênio, coordenador de fiscalização da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (Semob) informou que muitos pontos de alagamento foram registrados na cidade nesta terça, mas não soube precisar quantos. “Os motoristas devem ficar atentos na avenida da Integração. Ontem estava bastante alagada e demora a secar”, informou. Funcionários da secretaria ainda farão um novo levantamento dos pontos alagados na manhã desta quarta.  

Segundo o sargento Carlos Antônio, as principais ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiro foram em Natal e região metropolitana.  “A gente recebeu informações de dos bairros de Neópolis, Passo da Pátria, Quintas, Alagamar, Lagoa Nova e Nova Descoberta. Também teve na Grande Natal, em Emaús [bairro de Parnamirim] e São José", revelou.

Previsão do tempo

De acordo com a Emparn, a instabilidade acontece "devido à atuação da brisa juntamente com a umidade vinda da região oceânica”. Essa condição deixou o céu parcialmente nublado  com pancadas de chuvas sobre a faixa litorânea leste do Estado.  Nas demais regiões do RN, ocorre a condição de céu parcialmente nublado a claro.

Defensoria investiga condições do maior hospital psiquiátrico do RN

A Defensoria Pública do Rio Grande do Norte publicou portaria nesta quarta-feira (4) para investigar as condições de atendimento do Hospital Colônia Doutor João Machado, a maior unidade de atendimento psiquiátrico do estado. Assinado pelos defensores públicos Cláudia Carvalho Queiroz e Bruno Henrique Magalhães Branco, o documento solicita informações acerca da situação estrutural do hospital e sobre a disponibilidade de leitos em outras unidades de atendimento psiquiátrico.

"O que mais chama atenção é a falta de dignidade com que os pacientes são tratados. Faltam leitos, camas e colchões. Os pacientes ficam no chão e alguns são amarrados com pedaços de pano porque não há cuidadores suficientes", explica a defensora pública Cláudia Carvalho Queiroz. A portaria da Defensoria Pública foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (4).

 O Hospital João Machado dispõe de 35 leitos masculinos e femininos no Pronto Atendimento e outros 160 no setor de enfermaria. Por mês, a unidade atende em média 426 pacientes internos e 714 externos. Os servidores informaram à Defensoria Pública que a demanda acarreta um excesso diário de 20 a 25 pacientes.

De acordo com Cláudia Carvalho, o hospital possui uma ala reformada com capacidade para 40 leitos masculinos, mas a área continua inutilizada por falta de equipamentos básicos. A conclusão da obra é aguardada desde outubro de 2012.

Adicionar legenda
 Na tentativa de minimizar esses problemas, a Defensoria Pública está consultando outras unidades, como a Clínica Santa Maria, em Natal, e o Hospital Newton Marinho, em Caicó, na região Seridó. O objetivo é realizar um reordenamento de pacientes. Entretanto, Cláudia Carvalho adianta más notícias. "A Santa Maria nos informou que foi descredenciada do Sistema Único de Saúde (SUS) e não tem mais convênio com o Estado", conta. A defensora ainda aguarda resposta do Hospital Newton Marinho.

A Defensoria Pública informa também que existe um déficit de 19 profissionais para cumprir as escalas de plantão. O ideal seria ter mais cinco médicos psiquiatras, dois farmacêuticos, oito técnicos de enfermagem, dois psicólogos e dois assistentes sociais. Na vistoria realizada em maio pelos defensores foram destacados pontos como problemas de infiltração, higiene, insalubridade, além de carência de insumos, profissionais e equipamentos.

Renan Calheiros tem pensamento contrário ao de Henrique Alves "Renan: voto aberto fragiliza legislativo"

O Senado irá fatiar a PEC do voto secreto aprovada na noite de terça-feira na Câmara para agilizar a aprovação apenas do dispositivo que determina a abertura dos votos dos parlamentares em processos de cassação. Em reunião nesta quarta-feira, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Vital do Rêgo (PMDB-PB), elaboraram a manobra regimental para driblar as resistências de senadores da base e da oposição contra o voto aberto para todas as hipóteses.

— Pegamos a PEC 349, que já foi aprovada na Câmara, e aproveitamos o que é consensual, que é o voto aberto para cassação. Daí aprovamos esse dispositivo, ele vai para promulgação, e o restante da PEC continua tramitando. Dessa forma, evitamos ter de mandar a PEC de volta para a Câmara e perder ainda mais tempo para dar essa resposta que a sociedade quer — disse Vital.

— Abrir todas as votações fragiliza o Legislativo. As oposições históricas são contrárias a isso, porque o parlamentar pode ficar exposto ao governo de ocasião ou a autoridades. Mas, em regra geral, há um esforço para garantir a transparência e o que o Senado vai fazer é aprovar o que já aprovou antes, em outra PEC, que agora está parada na Câmara. É a resposta que temos de dar à sociedade, para evitar casos como o de Donadon e outros que ainda estão por vir — afirmou Renan.

Senado aprova medida que exige de professor universitário título de doutor


O Senado aprovou na noite de terça-feira uma medida provisória (MP) que exige doutorado dos professores universitários. Agora, a MP, que faz ajustes na lei 12.772/12, sobre as carreiras no magistério federal, segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.

A MP prevê exceções para locais onde houver “grave carência” de professores com doutorado. Nesse caso, a instituição pode dispensar a exigência do título de doutor no edital, substituindo-o por mestrado, especialização ou graduação. A liberação de vagas para mestres ou graduados terá que ser fundamentada pelo conselho superior da instituição de ensino.
Atualmente, as universidades podem exigir somente o diploma de graduação, mas a pontuação obtida com titulações de mestrado e doutorado, prevista nos editais dos concursos, favorece os mais titulados.

Originalmente, a MP fazia apenas ajustes na reestruturação das carreiras de magistério superior em universidades e de ensino básico, técnico e tecnológico nas demais instituições federais de ensino.

No entanto, o relator da proposta, deputado Roberto Santiago (PSD-SP), ampliou a destinação da medida, que agora também autoriza fundações de apoio à pesquisa a celebrar contratos com entidades privadas.

Todos os convênios dessa natureza serão regulamentados pelo Executivo, que vai estabelecer critérios de habilitação das empresas. As regras da Lei de Licitações devem ser dispensadas na identificação e escolha das participantes. Os senadores não alteraram o texto enviado pela Câmara.

A lei 12.772/12, de iniciativa do governo, reestruturou a carreira do magistério, desobrigando as universidades federais a exigir dos candidatos a professor os títulos de mestre e doutor. A medida foi duramente criticada pela comunidade acadêmica.

Início do conteúdo 'O governo não consegue segurar o médico'

Formado há 15 anos, o cardiologista José Washington dos Santos Júnior, de 42, está na lista dos brasileiros que desistiram do Mais Médicos. Escalado para trabalhar com atenção básica em Santa Bárbara d'Oeste, região de Americana, no interior paulista, ele abdicou do emprego no setor público para continuar atuando com planos de saúde ou mesmo atendendo pacientes particulares. Em Ribeirão Preto, onde mora com a família, o cardiologista cobra até R$ 300 por uma consulta.

O especialista diz que sua saída se deve à falta de atrativos do programa federal.

O senhor é cardiologista. Por que se inscreveu no programa?

Perdi muitos pacientes nos últimos meses porque o convênio em que trabalhava me descredenciou de uma hora para outra. Precisava trabalhar e não sabia que o programa era direcionado a clínicos.

O senhor escolheu a cidade?

Na inscrição, marquei Passos, em Minhas Gerais, como primeira opção, por ficar a cerca de 100 km da minha casa. Mas fui direcionado para Santa Bárbara d'Oeste, onde acredito que não teria boas condições de trabalho. Então, desisti.

Foi um boicote ao programa?

Não, no início eu queria mesmo participar. Mas não há estrutura. Falta tudo no sistema público, desde móveis até medicamentos e receituários. O resultado é que o médico fica frustrado por não obter os resultados esperados. E não há plano de carreira. O contrato dura três anos, sem garantias. Assim, o governo não consegue segurar o médico.

Onde o senhor trabalha hoje?
Eu me divido entre um consultório particular em Ribeirão Preto e outro, de convênio, em Salvador, na Bahia.

E o salário oferecido? Consegue prender um médico?

Para um médico que estuda, pesquisa para evoluir, R$ 10 mil é uma miséria.

Escolas estaduais do RN não vão para desfile cívico por medo de protestos



As escolas estaduais do Rio Grande do Norte não participarão do desfile cívico no dia 7 de setembro, quando se comemora o Dia da Independência do Brasil. A decisão partiu da Secretaria Estadual de Educação (SEEC), que confirma ter adotado a medida por segurança. A preocupação da SEEC é com a possibilidade de realização de protestos no dia do desfile. A assessoria de comunicação informou que geralmente participam entre 10 e 15 escolas da rede estadual de ensino. O desfile acontecerá na Praça Cívica de Natal, na zona Leste de Natal.

Responsável pela organização do desfile em 2013, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o número de militares desfilando será menor, mas negou que isso esteja acontecendo por causa de eventuais manifestações. "Estamos sabendo da possibilidade de protestos, mas não vai ser nada diferente de anos anteriores. Teremos o policiamento e a própria força balizando o circuito. Nada de excepcional do que sempre ocorreu", explica o tenente Andrews Soares Ribeiro, do setor de comunicação da FAB.

Sobre a tradicional revista da tropa feita pelas autoridades, o tenente Andrews conta que a programação da FAB  prevê esse momento. "Fizemos todo o cronograma para acontecer", afirma o tenente, lembrando que a revista da tropa também depende da agenda das autoridades. A expectativa da FAB é que participem do desfile de 15 mil a 20 mil pessoas. O número de militares deve ficar entre 2 mil e 2.500, segundo informou o tenente Andrews Ribeiro.

Emparn registra chuva histórica no RN


As chuvas de ontem (3), no litoral do Rio Grande do Norte, foram as maiores já registradas em um único dia do mês de setembro. A informação é da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). Segundo o levantamento inicial, Natal registrou 125,6mm de chuvas, quando a média mensal para o mês de setembro é de 54,7mm.


A incidência de chuvas foi maior na área litoral sul do Rio Grande do Norte, já próximo à Paraíba. No município de Senador Georgino Avelino, foi registrado acúmulo de 216,6mm, que também é a maior chuva que já ocorreu em um dia de setembro no município.

De acordo com o coordenador de Serviços de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bistrot, desde que o sistema de monitoramento diário de chuvas começou, em 1911, essas são as mais intensas que já ocorreram durante esse período. "Sem sombra de dúvidas, as chuvas de ontem foram as mais intensas em um dia de setembro em todos os municípios do litoral sul do Rio Grande do Norte", garantiu.

As chuvas se concentraram durante a madrugada, com os maiores índices ocorrendo entre a 1h e 3h, com forte influência da brisa. O valor registrado na Estação Climatológica da UFRN foi de 125,6mm, maior valor já registrado em  todo o período de monitoramento em Natal.. Com relação à média mensal, que é de 54,7mm, setembro de 2013, em apenas quatro dias já acumulou o valor de 132,8mm.

Ainda segundo Bistrot, o sistema que provocou as chuvas é isolado. As águas mais quentes do que o normal no Oceano Atlântico próximo do litoral leste do Nordeste, associadas à presença de uma frente fria sobre o Sul do Estado da Bahia, e à presença do fenômeno La Niña (água mais fria do que o normal no oceano Pacífico), favoreceram a formação de chuvas de forte intensidade sobre a faixa litorânea leste do Nordeste. A tendência é que o sistema perca força nos próximos dias, quando se intensifica o deslocamento das precipitações para o interior do estado.