sábado, 9 de junho de 2018

Segundo Rita das Mercês, Henrique Alves também tinha indicados na Assembleia

Resultado de imagem para HENRIQUE ALVES

O ex-deputado e ex-ministro Henrique Alves, preso e condenado na Operação Lava-Jato, também tinha influência na Assembleia Legislativa segundo Rita das Mercês.

Na delação, a principal alvo da operação Dama de Espadas afirmou que Henrique tinha várias indicações. Sendo cinco delas de amigos, familiares e assessores feitas pessoalmente. E outras seis feitas por intermédio do ex-assessor Aluízio Dutra.

De todos os indicados para cargos comissionados, funções gratificadas e outros tipos de gratificações, Rita disse só ter visto um trabalhando. Os demais ela afirmou não conhecer e disse não saber se eles efetivamente trabalharam na Assembleia Legislativa.

Prefeitura de Santa Cruz desenvolve ações da Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil


A Prefeitura de Santa Cruz vem desenvolvendo, através da secretaria municipal de Assistência Social, ações da Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil. A programação vai de 07 a 15 de junho e tem como tema: “Não proteger a infância é condenar o futuro”.

Nesta quinta-feira (07), primeiro dia de programação, teve palestras nas escolas e mesa redonda na Rádio Santa Cruz AM.

Já nesta sexta-feira (08), além de novas palestras em escolas do município, teve no bairro Paraíso a “Rua de Lazer”, com várias atividades recreativas para crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Até o final da programação, dia 15 de junho, serão realizadas novas palestras em escolas, blitz de conscientização, encontro regional, grupos de convivência, panfletagem em eventos e caminhada.

A Semana Municipal de Combate ao Trabalho Infantil busca mobilizar a população santa-cruzense no processo de erradicação desse problema e promove ações de conscientização sobre os malefícios do trabalho infantil.

Rita afirma que Ricardo Mota tinha indicações no TJRN cobrando “dízimo'”



A delação de Rita das Mercês, principal alvo da operação Dama de Espadas, indica um estreito relacionamento entre o Tribunal de Justiça (TJRN), o Tribunal de Contas (TCE) e a Assembleia Legislativa (ALRN). Mas ela também afirma que havia cobrança de espécie de dízimos, de um percentual dos salários, por parte de deputados, mais especificamente do deputado estadual Ricardo Motta.

Rita das Mercês disse acreditar que a troca de indicações de cargos comissionados seja uma estratégia entre os poderes e ela afirmou que Ricardo Motta indicou uma de suas netas para ocupar um cargo no TJRN, mas que, em contrapartida, ela era obrigada a repassar parte do salário para o deputado. Uma espécie de dízimo.

A a nomeação da neta aconteceu em 2011 foi uma indicação dela mesma ao deputado Ricardo Motta. Ele ficava com metade do salário por ter intermediado a nomeação, segundo Rita.

Prefeitura de Santa Cruz realiza audiência pública e avança na elaboração da LOA e LDO


A Prefeitura de Santa Cruz tem dado importância significativa ao desenvolvimento de ações que busquem ouvir a população do município, objetivando a apresentação de demandas que contemplem os moradores da cidade e da zona rural e resultem em melhorias para a população. Um exemplo foi a Audiência Pública realizada no dia 30 de maio, no auditório do Senai, e que objetivou  a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Contando com a presença da sociedade civil, secretários e colaboradores da gestão municipal, os participantes da audiência tiveram a oportunidade de apresentar as suas demandas, que foram analisadas e debatidas por todos.

Na ocasião, secretários municipais apresentaram projetos executados pela gestão do município ao longo do ano e que foram resultados de audiências públicas passadas, bem como ouviram e propuseram a inclusão de novas demandas nas leis em questão.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece metas e prioridades para o ano seguinte. Já a Lei Orçamentária Anual (LOA) estabelece os custos das ações para o ano seguinte.

Bancada federal teria indicado cargos da Assembleia, segundo Rita das Mercês; confira a lista

Resultado de imagem para RITA DAS MERCES

Em delação premiada feita ao Ministério Público Federal, a ex-procuradora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte Rita das Mercês listou todas as indicações ou sugestões de nomes para contratação da Casa de 2006 a 2015. A delatora apresenta apenas planilhas organizadas por ela mesma para acusar dezenas de políticos, agentes públicos, incluindo o poder judiciário e o Tribunal de Contas do Estado.

Rita das Mercês alega que pelo menos 130 servidores comissionados foram indicados pela atual bancada federal do Rio Grande do Norte.

O deputado Walter Alves teria indicado 56 pessoas
O deputado Rafael Motta teria indicado 32 pessoas
O senador José Agripino Maia indicado 19 pessoas
O deputado Felipe Maia 5 pessoas
O senador Garibaldi uma pessoa
O deputado Fábio Faria uma pessoa também

Sobre o deputado Antônio Jácome, a delatora não relaciona todos os nomes, mas afirma que não conhece e nem sabe se efetivamente trabalharam 15 pessoas indicadas pelo parlamentar.

As alegações registradas no Termo de Colaboração número 9, se baseiam nas anotações da ex-procuradora e no seu próprio conhecimento sobre o quadro de pessoal da Assembleia Legislativa no período, ignorando completamente a gigantesca estrutura da sede do poder, seus anexos e representações políticas dos gabinetes pelo Estado.

Incentivo financeiro da Prefeitura de Santa Cruz contempla oito quadrilhas juninas do município


A Prefeitura de Santa Cruz realizou em sua sede, na manhã desta quinta-feira (07), a entrega dos cheques referentes ao incentivo financeiro, a título de ajuda de custo, aos representantes das quadrilhas juninas selecionadas por meio de edital. Mais uma vez o Poder Público municipal, através da secretaria municipal de Cultura, desenvolve esta ação de valorização das tradições juninas e beneficia grupos do município.

O mês de junho, no Nordeste, é marcado todos os anos pelas “festas juninas”. E para manter viva essa tradição, a gestão da Prefeita Fernanda Costa vem nos últimos anos realizando essa ação de incentivo às quadrilhas juninas.  São grupos que irão desenvolver suas atividades ao longo do mês e abrilhantar os vários eventos programados para esse período.

Seguindo critérios expostos no edital, os valores destinados para as quadrilhas juninas foram definidos pelo perfil competitivo e não competitivo em festivais, além da quantidade de componentes dos grupos. Os grupos juninos contemplados foram: “Paulo Afonso”, “Atitude de Criança’, “Sorriso de Criança”, “Gente que Brilha”, “São Francisco”. “Movimento e Terapia”, “Matuta Junina” e “Chico Ribeiro”, único com perfil competitivo.

Além de beneficiar as quadrilhas juninas do município, a Prefeitura de Santa Cruz também está nos preparativos da sexta edição do “São João na Terra da Santa”. O evento acontece nos dias 14 e 15 de junho e esse ano será realizado no Ginásio Marcílio Furtado, em virtude das obras da Vila de Todos.

Rita das Mercês afirma que oito conselheiros do TCE tinham indicações na Assembleia Legislativa

Resultado de imagem para RITA DAS MERCES

A ré confessa, delatora e principal alvo da operação Dama de Espadas afirmou, em delação, que os conselheiros e ex-conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), tinham indicações de cargos comissionados na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Tinha indicações de cargos os conselheiros e conselheiros aposentados: Renato Dias, com cinco cargos; Poti Júnior, com um cargo; Tarcísio Costa, com um cargo; Adélia Santos, com um cargo; Paulo Roberto, com três cargos; Alcimar Torquato, com oito cargos; Antônio Câmara, com um cargo; e Valério Mesquita, com seis cargos.

Na delação, ela disse acreditar que as indicações eram uma estratégia para manter uma boa relação entre a ALRN e o TCE.

Todos os nomes dos indicados estão em uma lista, que ela mesmo preparou, mas que não foi apreendida durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão da operação por estarem dentro do carro dela. As planilhas constam os nomes de todas as indicações entre 2006 e 2010 e entre 2011 e 2015, exceto as do ano de 2007, quando foram presidentes Robinson Faria e Ricardo Motta.

Classificada para a segunda fase da Copa Garoto Bom de Bola, Seleção de Santa Cruz Sub 14 terá pela frente representante da vizinha Tangará



A Seleção de Santa Cruz Sub 14 segue sua caminhada na sexta edição da Copa Escolar de Futebol Garoto Bom de Bola. Classificada para a segunda fase da competição, a representação santa-cruzense terá pela frente a Seleção de Tangará. O duelo está agendado para o próximo domingo (10), no estádio municipal da cidade de Serra Caiada, a partir das 8 horas.

O confronto entre Santa Cruz x Tangará é eliminatório, ou seja, o vencedor avançará de fase e quem perder deixa a competição.

A Seleção de Santa Cruz foi montada e recebe total apoio da Prefeitura de Santa Cruz, por meio da secretaria municipal de Esportes e Lazer. A formação reúne alunos/atletas de 12 a 14 anos da rede pública e privada de ensino.

A Copa Escolar de Futebol Garoto Bom de Bola é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL). A competição foi iniciada com a participação de 600 jovens de 26 municípios.

Reforma na casa da filha virou o tríplex de Temer



POR JOSIAS DE SOUZA

A pergunta de R$ 1 milhão que salta do inquérito sobre portos é a seguinte: admitindo-se que a reforma na casa de Maristela Temer foi custeada com dinheiro limpo, por que os pagamentos não transitaram pela rede bancária? Ou: tendo à disposição a moderna e segura ferramenta da TED, transferência eletrônica de dinheiro disponível na conta, por que a predileção por um meio de pagamento tão primitivo e suspeito como o coronel Lima?

Michel Temer declarou à repórter Roseann Kennedy que não sofre investigações, mas “um esquertejamento político e moral”. Considera-se uma vítima  de ”violação dos direitos constitucionais.” Lamentou: “O tratamento que me dão é indigno. Estou sendo vilipendiado.” Um dia depois do desabafo, veio à luz o teor do depoimento prestado à Polícia Federal em 29 de maio por Luiz Eduardo Visani, um dos fornecedores da reforma na casa de Maristela, sua filha. O depoente disse:

1. Entre novembro de 2013 e março de 2015, recebeu R$ 950 mil pelos serviços prestados na reforma. As faturas eram liquidadas mensalmente. Tudo em grana viva, no guichê da Argeplan, empresa de João Baptista Lima, o coronel aposentado da PM paulista que a PF aponta como operador de propinas de Temer.

2. Sugeriu que os pagamentos fossem efetuados diretamente em sua conta bancária. Contudo, a arquiteta Maria Rita Fratezi, mulher do coronel Lima e responsável pela reforma, respondeu que ele deveria receber em dinheiro, na Argeplan.

3. Avistou a filha de Temer na obra quatro vezes. Mas “nunca conversou” com ela sobre orçamento. Embora tenha apanhado o dinheiro na Argeplan, os recibos e contratos trazem o nome de Maristela Temer.

Pois bem. O depoimento de Luiz Visani deixou mal a filha do presidente. Inquirida 26 dias antes, Maristela dissera que seu pai havia indicado o coronel Lima para auxiliá-la na reforma. Logo ele, a quem os detalotes da JBS afirmam ter repassado, a pedido do presidente, propinas de R$ 1 milhão. Afirmara que Maria Rita Fratezi, a mulher do coronel, tocara a obra sem cobrar um tostão. Nem contrato havia. Sustentara, de resto, que a mulher do coronel pagou faturas em moeda sonante. Mas jurou que devolveu o dinheiro.

Por mal dos pecados, Maristela Temer disse à PF que ”não sabe precisar a forma do ressarcimento.” Às vezes pagava em espécie. Outras vezes emitia cheques. Numa soma “superficial”, estimou os gastos na obra em R$ 700 mil. Menos do que os R$ 950 mil que Luiz Visani demonstrou ter recebido. Muito menos do que a conta feita pela PF, incluindo outros fornecedores que disseram ter recebido em dinheiro vivo: R$ 1,2 milhão.

No mundo dos negócios honestos, uma reforma orçada no patamar do milhão é documentada por meio de contratos, recibos e anotações no Imposto de Renda. Maristela não dispõe de nada disso. No universo das transações lícitas, os pagamentos são efetuados por transferência bancária. Os mais tradicionalistas utilizam o cheque. Ninguém se arrisca a andar pela rua com dinheiro vivo.

Se preferir, Temer pode continuar fingindo que a reforma milionária na casa da filha não virou um problema. Mas o acúmulo de coisas mal explicadas acaba produzindo outras coisas. O embaraço vira hábito, o hábito se transforma em parâmetro e, de repente, o governante acha que não deve nada a ninguém. Muito menos explicações.

O grampo do Jaburu, as duas denúncias criminais, o jantar em que Marcelo Odebrecht foi mordido em R$ 10 milhões, o silêncio ensurdecedor do coronel Lima… Nada precisa ser muito explicado no país ficcional. Mas a obra milionária na continua lá, na galeria dos assuntos pendentes.

A pose de ofendido que Temer faz quando se refere aos inquéritos que o assediam ajuda a explicar o derretimento da sua figuta imperial. O único “esquartejamento” que se observa em cena é o da lógica. A “violação” mais evidente é ao direito do brasileiro a um governo moralmente sustentável. Se algo vem sendo “vilipendiado” com frequência é a inteligência alheia.

Temer ainda não se deu conta. Mas a reforma na casa da filha está para o seu futuro penal assim como o tríplex no Guarujá está para o presente carcerário de Lula. No início, a encrenca parece um asterisco. Com o tempo vai ganhando tromba, orelha, rabo e até crachá de elefante.

I Conferência Municipal de Educação reúne educadores e autoridades locais para avaliar diretrizes do PME



Educadores de Santa Cruz participaram nesta quinta-feira (07) da I Conferência Municipal de Educação. O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Aluízio Bezerra (Centro da Juventude João de Dula), bairro Paraíso, com o objetivo de avaliar e monitorar as ações do Plano Municipal de Educação (PME), aprovado em 2015 e formado por diretrizes para a educação do município até 2025.

Promovida pela Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Educação, a conferência teve como tema: “PME - Conquistas e Desafios: Vamos contribuir com a melhoria da Educação do município de Santa Cruz”.

Na programação, a fala de boas-vindas aos participantes da chefe do Gabinete Civil, Marcela Ravena, representando na ocasião a Prefeita Fernanda Costa, apresentação das atividades propositivas da conferência, feita pela Professora Doutora Maria das Vitórias Ferreira da Rocha, além dos debates promovidos com o objetivo de formular propostas que nortearão as ações do município em relação à educação.

Além de professores, coordenadores e diretores das instituições de ensino de Santa Cruz, a I Conferência Municipal de Educação contou com a participação de secretários da administração municipal, vereadores e representantes de instituições de ensino federais e estaduais.

Cargos fantasmas serviam para comprar deputados na Assembleia Legislativa do RN, diz delatora

Rita Mercês foi presa na Operação Dama de Espadas (Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)

Os presidentes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte usaram os cargos da Casa para comprar apoio dos deputados estaduais em votações de interesse próprio. O esquema teria acontecido entre 2006 e 2015. Isso é o que diz a ex-procuradora-geral da Casa, Rita das Mercês Reinaldo, que fechou acordo de delação premiada com o Ministério Público e deverá repetir as mesmas informações em depoimento à Justiça, marcado para o fim deste mês. O G1 teve acesso à delação nesta semana.

O acordo de delação foi fechado em decorrência da Operação Dama de Espadas, deflagrada pelo Ministério Público em agosto de 2015. A investigação abrange as administrações do deputado Ricardo Motta e também do governador Robinson Faria, quando eles estavam na presidência da Casa Legislativa do Estado.

Homem é executado e idosa de 66 anos baleada na Zona Norte de Natal

Homem foi assassinado na frente da casa onde morava, no loteamento José Sarney, Zona Norte de Natal (Foto: Ítalo Sales/Inter TV Cabugi)

Criminosos executaram um jovem de 22 anos no loteamento José Sarney, na Zona Norte de Natal, e feriram uma idosa de 66 anos que estava próxima ao local do crime. A ocorrência foi registrada por volta das 20h desta sexta-feira (8).

De acordo com a polícia, Luisiano da Rocha Sales estava na frente de casa, quando foi assassinado. Os criminosos, que chegaram em uma moto, acertaram seis disparos nele. Uma senhora que estava perto dali, na mesma rua, foi atingida por uma bala perdida, na perna, e socorrida ao hospital.

Homem morto no Boa Esperança

Um caso semelhante aconteceu no loteamento Boa Esperança, também na Zona Norte da capital. Um homem foi morto na frente da casa onde morava. De acordo com a polícia, ele brincava com os filhos minutos antes de ser executado, também na noite desta sexta-feira (8).

Cristiano da Silva Mariano, de 31 anos, morreu no local. Ele estava dentro da residência com os filhos, e foi chamado para o lado de fora, por amigos. Minutos depois, enquanto conversava na frente do imóvel, Cristiano foi assassinado.

Dois homens se aproximaram em uma motocicleta e atiraram contra o grupo. Cristiano foi atingido por vários disparos. Um amigo dele também foi baleado e socorrido ao hospital. Os criminosos fugiram e não foram mais vistos.

Santa Cruz sediará no próximo fim de semana Campeonato Interestadual de Voleibol


A Prefeitura de Santa Cruz segue desenvolvendo o calendário de competições esportivas definido para o município ao longo do ano. Depois de encerrar a sexta edição da Copa Bené de Futsal no último fim de semana, nos próximos dias 09 e 10 de junho (sábado e domingo) promoverá o terceiro Campeonato Interestadual de Voleibol.

A competição terá suas partidas realizadas no Ginásio Poliesportivo Marcílio Furtado e reunirá equipes de várias regiões potiguares.

O Campeonato Interestadual de Voleibol de Santa Cruz é promovido pela Prefeitura, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, em parceria com a Associação Santa-cruzense de Voleibol.

Homem morre após bater carro de frente com caminhão em Natal

Carro ficou destruído após colisão com caminhão na BR-101, em Natal (Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi)

Um homem de 34 anos morreu depois de bater o carro de frente com um caminhão na BR-101, em Neópolis, Zona Sul de Natal. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu por volta das 3h deste sábado (9). Uma pessoa que ia no banco do passageiro do caminhão foi socorrida ao hospital em estado grave.

A PRF informou que Ricardo Dantas Cortez seguia em um i30 no sentido da rodovia que vai de Natal até Parnamirim, na Região Metropolitana. Ele perdeu o controle do carro perto da passarela do bairro Neópolis, atravessou a pista e colidiu com o caminhão. Ricardo morreu na hora.

O automóvel ficou bastante deteriorado. Ainda segundo a Polícia Rodoviária Federal, foram encontradas garrafas de cerveja dentro do veículo.

Ricardo Dantas Cortez seguia em direção a Parnamirim, quando perdeu o controle do veículo (Foto: Divulgação/PRF)

Agências de turismo receptivo visitam Santa Cruz e seus atrativos turísticos


Santa Cruz recebeu nesta quarta-feira (06) a visita de representantes de duas agências de turismo receptivo que atuam no Rio Grande do Norte, a Anauê Receptivo e da Potiguar Turismo, a única do Estado que recebe turistas através da CVC, maior operadora de turismo do Brasil e da América Latina.

Acompanhados pela secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, e pela coordenadora de turismo de Santa Cruz, Silvia Rodrigues, os técnicos das duas agências fizeram um “Famtur” na cidade, ou seja, conheceram os atrativos que Santa Cruz oferece.

O grupo visitou o Santuário de Santa Rita, a Igreja Matriz e o Museu Rural Auta Pinheiro Bezerra, na comunidade Boa Hora. Além de saborear da culinária local através de um almoço ofertado pela Panificadora e Restaurante Seridó.

Agência de Turismo Receptivo

Uma agência de turismo receptivo é uma empresa que trabalha oferecendo dicas bacanas, fornecendo informações sobre distâncias e tempo para conhecer cada atrativo, como agendar visitas ou comprar ingressos antecipados.  

Elas auxiliam seus clientes com dicas sobre onde comer e o que o turista não pode perder naquele lugar, sabem das diferenças culturais, onde há compras bacanas, além de outros inúmeros serviços.