terça-feira, 1 de outubro de 2013

Naldo teria traído Moranguinho dias antes de casar; acessoria nega


SÃO PAULO - Ao que parece, as polêmicas envolvendo o casamento de Naldo e Ellen Cardoso, a Mulher Moranguinho, ainda estão longe de acabar.

Agora, o funkeiro está sendo acusado de ter traído a esposa, apenas dois dias antes de subir ao altar, no dia 23 de setembro.

O caso teria acontecido nos bastidores de um show no Espírito Santo, no camarim privado do cantor. Os detalhes foram revelados por uma amiga do affair de Naldo ao jornal 'O Dia'.
De acordo com a fonte, a moça foi escolhida depois de ter dançado no palco, junto com outras mulheres da plateia. Um produtor do show teria sido orientado a procurar a mulher e garantir seu acesso ao backstage.

O encontro teria durado cerca de meia hora e não deve ser repetido, já que eles não teriam trocado telefones ou outros dados pessoais.

Procurada pelo Famosidades, a assessoria de Naldo negou os boatos de traição. “Isso é uma grande mentira, pois a Ellen está em todos os shows. Histórias sobre o Naldo são inventadas diariamente. Ele não vai comentar esse assunto, pois não tem cabimento. Essa traição não aconteceu”, afirmou a representante do cantor.

Na tarde desta terça-feira (1), o casal foi clicado enquanto desembarcava no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Evitando os paparazzi, Naldo e Ellen caminharam apressadamente pelo local, um à frente do outro, sem dar as mãos.

Lula defende mandato limitado para ministros do Supremo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira, 1, tempo de mandato limitado, e não mais vitalício, para os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). "Eu acho que, se tudo nesse País pode ser renovado, por que um juiz tem de ficar a vida inteira?", perguntou Lula. "Se um presidente da República tem tempo, tem mandato, por que os outros cargos não podem ter?".

Lula fez a afirmação após participar de cerimônia promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para comemorar os 25 anos da Constituinte, em Brasília. No domingo, ao classificar de "linchamento" o julgamento do mensalão pelo Supremo, em entrevista a jornais do grupo Diários Associados, ele disse que, se fosse indicar hoje um ministro para a Corte teria "mais critério".

"Eu acho que, quanto mais a gente conseguir ouvir as pessoas sobre os indicados, mais chance a gente tem de colocar lá, cada vez mais, gente que dê mais segurança ao cumprimento da Constituição", afirmou o ex-presidente. Foi da caneta de Lula que partiu a indicação do atual presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, algoz dos réus petistas do mensalão.
 
Mesmo sem querer detalhar quanto tempo os ministros do STF deveriam ter de mandato, Lula pregou um amplo processo de consulta antes das indicações. "Hoje quem indica (o ministro do Supremo) é o presidente da República e o nome é aprovado pelo Senado. Poderíamos ouvir a OAB ou consultar outra instituição", insistiu.

Para o ex-presidente, a vantagem de definir um mandato para os juízes é promover a "alternância" de nomes ocupando o mesmo cargo. Depois do julgamento do mensalão, alguns petistas chegaram a sugerir, em conversas reservadas, uma proposta de emenda à Constituição para que ministros do Supremo tenham oito anos de mandato - o mesmo tempo de um senador.

Lula, porém, esquivou-se de cravar um tempo definido. "Você pode ter um ministro (do Supremo) por dez anos, do Tribunal de Contas por dez anos, pode ter por quinze, por cinco...", argumentou. "É uma coisa que tem de ser discutida. O importante é que, no Brasil, não há tema proibido."

Richarlyson também tem lesão grave e está fora do Mundial de Clubes


Richarlyson também sofreu uma lesão grave em um treino do Atlético-MG e está fora do Mundial de Clubes. O volante/lateral-esquerdo rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e não disputará a competição em dezembro, no Marrocos.

A informação foi dada ao ESPN.com.br pelo próprio clube. A confirmação aconteceu após um exame de imagem constatar o problema, que será mais um para a comissão técnica alvinegra, que já trabalha na recuperação de Ronaldinho Gaúcho.

O meia teve uma lesão de grau 3 no músculo adutor da coxa esquerda, com ruptura total do tendão, confirmada na última sexta - também ocorrida durante um treinamento. Mas ainda há chance de o camisa 10 jogar o torneio da Fifa.

Já Richarlyson não tem nenhuma chance de ir a Marrakesh, já que a recuperação para o seu tipo de problema leva, em média, de seis a oito meses. Médico do Atlético-MG, Rodrigo Lasmar dará entrevista na Cidade do Galo por volta das 16h desta terça para falar sobre o assunto.

O Mundial de Clubes da Fifa, que o Atlético-MG jogará por ser o atual campeão da Libertadores da América, terá início em 11 de dezembro, e a estreia do time mineiro está prevista para o dia 18.

Revanche entre Cigano e Velasquez será exibida ao vivo nos cinemas brasileiros



Já imaginou assistir a uma das revanches mais esperadas do MMA em uma tela gigante de cinema? Pois isso será possível em 19 de outubro. Graças a uma parceria entre o canal Combate e a Flix Media, todo o card principal do UFC 166, inclusive o duelo entre Junior ‘Cigano’ e Cain Velasquez, será exibido em cerca de 30 salas de cinema da rede Cinemark em todo o Brasil.

A parceria entre as empresas pretende realizar mais uma grande exibição de lutas nos cinemas este ano. O plano é transmitir ao vivo a revanche entre Anderson Silva e Chris Weidman, que acontece em 28 de dezembro, no UFC 168.

Confira o card completo do UFC 166:

Card principal
  • Cain Velasquez vs Junior ‘Cigano’
  • Daniel Cormier vs Roy Nelson
  • Gilbert Melendez vs Diego Sanchez
  • Gabriel ‘Napão’ vs Shawn Jordan
  • John Dodson vs Darrell Montague
Card preliminar
  • CB Dollaway vs Tim Boetsch
  • Nate Marquardt vs Hector Lombard
  • Sarah Kaufman vs Jessica Eye
  • George Sotiropoulos vs KJ Noons
  • T.J. Waldburger vs Adlan Amagov
  • Tony Ferguson vs Mike Rio
  • Charles ‘do Bronx’ vs Jeremy Larsen
  • Kyoji Horiguchi vs Dustin Pague

Profissionais de saúde ameaçam paralisar atividades

Neste primeiro dia de outubro, o Sindicato dos Servidores de Saúde do RN (Sindsaúde) realizou uma paralisação das unidades de saúde, como também, pela manhã, uma passeata saiu da sede da entidade, no início da avenida Rio Branco, até a Prefeitura do Natal, onde esperavam ser recebidos pelo prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves.

Durante a caminhada que fechou as principais vias do centro da cidade, os profissionais da saúde informavam a população sobre a pauta de reivindicações, como também a resposta do poder público para as solicitações da categoria. Os panfletos distribuídos apontavam os principais problemas enfrentados pela saúde pública municipal.

A pauta que já havia sido entregue foi respondida para o sindicato com as resoluções do governo municipal. Entretanto ela não foi bem aceita pela categoria, que rejeitou todos os pontos alegando a falta de avanços. “O que o prefeito colocou no papel, foi pior do que a conversa que tivemos com ele”, disse a diretora do Sindsaúde, Célia Dantas. A conversa que a sindicalista se refere foi uma aconteceu no dia 16 de setembro, na qual o prefeito e a Secretaria ouviram a categoria, porém sem apresentar um avanço nas negociações alegando “não ter condições”.

No documento, o reajuste salarial de 27,08% que era pedido pelos profissionais, foi negado. A Prefeitura disse que se comprometeria a apresentar uma proposta de correção, a qual contemple os anos de 2013 e 2014, mas baseada nos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e da disponibilidade de recursos em caixa para promover o aumento. Entretanto, a entidade aponta a ausência de um aumento salarial há três anos.

Já quanto aos benefícios, como licença prêmio, aposentadoria integral, adicional de segurança do trabalho, foram todos negados, de acordo com o sindicato. O pagamento deveria ser analisado por uma comissão que avaliaria as condições dos cofres públicos de honrarem com este compromisso.

Sobre as solicitações referentes às condições de trabalho, nenhum passo foi dado, e o documento entregue pela Prefeitura não abrangeu este ponto. Durante o mês de setembro, todas as quintas-feiras, o Sindsaúde promovia um ato na frente de unidades que apresentavam diversos problemas. O Jornal de Hoje acompanhou estes atos, e entre as principais críticas estavam falta de condições para a realização do trabalho, péssima infraestrutura e a falta de medicamentos.

O auxiliar de enfermagem, Gilmar Maia, trabalha no Centro de Apoio Psicossocial (Caps) da zona Norte. Ele destaca que o local está em “condições precárias”. Entretanto, a procura não diminui e com o aumento de solicitações de atendimento, a situação só agrava. Como um exemplo do estado da unidade, ele destacou que a recepção está interditada, pois parte do teto caiu e as rachaduras representam perigo para funcionários e pacientes. Parte da população concorda com o ato, ressaltando que são incontáveis as vezes que procurou atendimento e saiu frustrada de alguma forma. “Se eu for falar os problemas que já tive nas unidades de saúde, vou passar o dia todo aqui”, destacou Noêmia Rodriguez, 70 anos.

Os profissionais destacam que se o governo não voltar atrás eles devem realizar assembléia no próximo dia 10, com a votação do indicativo de greve.

Escoteiros do RN procuram forma de levantar recursos para viabilizar Centro da Juventude

Para arrecadar dinheiro para a construção do Centro Escoteiro da Juventude, o grupo da regional do Rio Grande do Norte vai promover um jantar beneficente para arrecadar fundos para este fim. O evento acontece nesta quarta-feira (2). A organização espera contar com o apoio e presença de escoteiros atuais, como também de ex-integrantes dos grupos hoje profissionais liberais distribuídos pelo estado.

O jantar será realizado no Átrios Recepções, localizado na rua General André Fernandes, bairro Candelária, em Natal. Durante o evento, que começará às 20h, terá a apresentação de uma banda. O valor cobrado pela senha individual é no valor de 150 reais.

O terreno para a construção do local indicado para a construção do Centro já foi comprado. Das doze parcelas, ainda faltam quatro para concluir a compra. Os recursos arrecadados durante o evento serão destinados para quitar o negócio. O espaço comprado é uma área verde com 20 hectares no município de Maxaranguape, cortado pelo rio de mesmo nome, distante 46 quilômetros de Natal, e vizinho das praias de Maracajaú, Carnaúbas, Praia Gorda, Cabo de São Roque e do parque aquático Ma-noa Park.

O local será usado para a realização de acampamentos, atividades de preservação do meio ambiente e educação ambiental. No espaço serão construídos alojamentos, áreas de esporte e lazer para crianças, jovens e adultos, salas para oficinas e treinamentos, hortas orgânicas e bosques, pomares, refeitório, praças, salas para eventos, locais para trilhas ecológicas e caminhadas, anfiteatro para atividades ao ar livre e chalés ecológicos para as famílias. O projeto já está pronto e foi desenvolvido por ex-escoteiros.

De acordo com o presidente emérito da União dos Escoteiros do Brasil – Regional Rio Grande do Norte, Carlos Roberto Pinto, faz parte da proposta da categoria disponibilizar o espaço para outras organizações que trabalhem neste perfil. “Depois de construído, grupos religiosos, RN Vida, qualquer projeto que trabalhe com jovens terá o acesso a Centro de Escoteiro da Juventude”, ressaltou.

Carlos Roberto destaca a importância dos escoteiros para a sociedade. Segundo ele, hoje no Brasil tem cerca de 100 mil escoteiros, enquanto no Estado são mais de 8 mil filiados e 1,3 mil adultos. Ele argumenta que as atividades voltadas para a educação ambiental, civismo, e respeito cidadão. “Em 2012 durante uma campanha de vacinação contra a hepatite no Estado, os escoteiros trabalharam na divulgação e eles impactaram cerca de 300 mil pessoas em todo o RN”, exemplificou o presidente emérito, ressaltado que neste ano teve um aumento de 33% no número de pessoas vacinadas.

Além do jantar, os líderes dos grupos no Estado também planejam buscar doações junto aos empresários potiguares. Eles acreditam no apoio de cerca de 30 mil ex-escoteiros para concretizar o objetivo de pagar o terreno e dar início às obras. Para participar colaborando, o interessado pode realizar sua doação depositando qualquer quantia na Agência 3525-4 do Banco do Brasil, Conta Corrente: 32573-2, e depois enviar o recibo para o email centroescoteiro@escoteirorn.org.br ou através do PagSeguro visitando o site www.escoteirosrn.org.br/cej.

Para comprar as senhas para o jantar, basta entrar em contato através dos telefones (84) 3211-9447, (84) 8896-0582, (84) 8896-0580. Ou então ir até a sede do grupo na rua Ceará Mirim, número 380, no bairro Tirol, próximo ao Batalhão da Polícia Militar.

Deputados aprovam seis Projetos de Lei na sessão desta terça-feira (01)

Seis Projetos de Lei foram aprovados na sessão plenária desta terça-feira, entre eles o que institui no âmbito do poder Legislativo o selo “Copa Legal”, ação que foi aprovada em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa para discutir as formas de combate da exploração sexual de crianças e adolescentes.
 
Pelo Projeto, será conferido um selo, no período que antecede a Copa do Mundo, a bares, restaurantes, lanchonetes, estabelecimentos comerciais ligados ao entretenimento, turismo, organizações públicas, privadas e da sociedade civil que desenvolvam ou se comprometam a desenvolver programas, projetos e ações de promoção de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, em seus ambientes e em suas áreas de atuação.
 
O Projeto de Resolução institui, também, o Comitê Gestor do selo “Copa Legal”, ligado diretamente à presidência da Assembleia Legislativa e a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O Comitê funcionará em parceria com os poderes Executivo e Judiciário, Ministério Público, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Organizações não governamentais e membros da sociedade civil organizada, que possam contribuir para o seu adequado funcionamento.
 
Outro Projeto aprovado pelos deputados foi o que dispõe sobre tempo máximo de espera para atendimento de clientes em estabelecimentos bancários do RN, de proposição do deputado Hermano Morais (PMDB). O tempo começaria a contar a partir do momento em que o cliente entrasse na fila de atendimento. Essa limitação de tempo de espera atinge cooperativas de crédito, loterias, agências dos Correios central e franqueada e qualquer outro estabelecimento que tenha prestação de serviço bancário. Outros quatro projetos de utilidade pública também foram aprovados pelos parlamentares.

Globo abre inscrições nacionais para o “Big Brother Brasil 14″

Nesta terça (01), a Globo abriu as inscrições nacionais para o “Big Brother Brasil 14″.

Esta é uma oportunidade para quem não conseguiu se inscrever na etapa das seletivas regionais, e tem agora a última chance de tentar entrar no reality-show.

Quem quiser participar, deve gravar um vídeo de no máximo 5 minutos contando um pouco sobre sua vida. A produção do “BBB” irá analisar todas as gravações enviadas até o dia 15 de novembro, e os selecionados passarão por uma entrevista na “Cadeira Elétrica”.

As inscrições podem ser feitas no site da Globo.

O “BBB 14″ estreia em janeiro.

Pintado aposta na confiança para vencer o Bragantino

Ameaçado de voltar à zona de rebaixamento, o América precisa vencer Bragantino, hoje à noite, às 21h50, no estádio Nazarenão, em Goianinha, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Empolgado pelo empate fora de casa contra o Palmeiras, o técnico Pintado disse que o grupo está confiante. “Nós ganhamos confiança pra fazer mais um jogo importante, agora, contra o Bragantino”, ressaltou o treinador.

Ainda não será dessa vez que o time poderá contar com Rodrigo Pimpão. O atacante já está recuperado de lesão no maxilar e foi liberado pelo departamento médico, mas a comissão técnica achou melhor poupá-lo visando o confronto de sexta-feira, contra o Sport. “É importante a gente manter uma base na equipe.

Não dá pra ficar mudando toda hora porque só se adquire conjunto jogando junto. Mas também é importante a recuperação física dos jogadores e estamos bem atentos a isso e por isso decidimos poupar o atacante para ele entrar 100% contra o Sport”, expicou Pintado.

O volante Fabinho foi relacionado pelo treinador depois de ser liberado pelo DM, assim como Márcio Passos, que cumpriu suspensão diante do Palmeiras. Anunciados recentemente como reforços, o volante Adilson Goiano e o meia Neto tiveram suas documentações regularizadas e ficam como opções no banco de reservas. O América é o 16º colocado, com 27 pontos, um a mais que o Atlético-GO.

Depois de ter batido o São Caetano na estreia de Marcelo Veiga, o Massa Bruta caiu em casa para o Sport, por 2 a 1, na última rodada, aparecendo na 12ª colocação, com 33 pontos. 

Veiga poderá contar com Geandro, que cumpriu suspensão pelo terceiro amarelo. E o volante pode ser a única alteração na equipe, já que ninguém está suspenso ou saiu de campo por problemas de lesão.

Agnelo propõe criação de comissão única para analisar todas as PECs em tramitação

 O deputado Agnelo Alves (PDT) sugeriu em plenário a criação de uma única Comissão Especial para analisar todas as Propostas de Emenda à Constituição do RN (PEC) que estão tramitando na Casa.
Além da PEC pelo fim do voto secreto, de autoria da deputada Márcia Maia (PSB) e aprovada hoje pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), existem outras diversas PECs tramitando na Casa. 
 
"Tivemos que fazer um trabalho amplo e irrestrito para não ficarmos de projeto em projeto, o que levaria muito tempo. O Rio Grande do Norte está precisando e clamando por uma posição enérgica, forte e rápida de todos nós que temos a representação popular", disse Agnelo, que integra a CCJ.
 
Esse foi o mesmo motivo que o presidente da comissão, deputado Hermano Morais (PMDB), disse que iria encaminhar proposta à mesa diretora da Assembleia Legislativa proposta para a nomeação de uma única Comissão Especial para apreciar todas as PECs em tramitação na Casa, devido ao número reduzido de parlamentares para se formar várias comissões especiais. 
 
PECs 
Entre as propostas que estão tramitando na Casa, tem o  Projeto de Emenda Constitucional 09/2013, de autoria do Executivo, que altera o artigo 26, XI da Constituição Estadual, para definir o teto salarial dos servidores públicos do Estado. A PEC fixa o teto remuneratório para todos os agentes públicos no âmbito de qualquer dos Poderes do Estado, do Ministério Público e do Tribunal de Contas e da Defensoria Pública, cujo valor é o subsídio percebido pelo Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado. 
 
O deputado Kelps Lima (sem partido) deu entrada em quatro projetos de lei: o que exige critérios técnicos qualificadores para nomeação de cargos comissionados no Governo do Estado; A PEC proibindo a propaganda governamental personificada; A PEC que veda a realização de despesa pública para custear despesas pessoas com a residência do governador, do vice e suas famílias e a PEC permitindo a iniciativa popular para emendas à Constituição do RN.
 
A PEC de iniciativa do presidente Ricardo Motta propõe alteração no artigo 42 da constituição, reduzindo o recesso parlamentar e instituindo novas datas para o ano legislativo, que passa a ser de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1 de agosto a 22 de dezembro.
 
PEC do deputado Walter Alves (PMDB) acrescenta o artigo 90-A para instituir a aplicação de despesa orçamentária mínima nos órgãos integrantes do sistema de segurança pública. 
 
Proposta do deputado Fernando Mineiro propõe que a Defensoria Pública do RN tenha autonomia funcional, administrativa e financeira, podendo propor ao legislativo a criação e extinção de seus cargos e auxiliares, sua política remuneratória, planos de carreira e encaminhar a sua prorposta orçamentária.

MP abre inscrições para concurso de estagiários de Direito

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) anunciou nesta terça-feira (1°) a abertura das inscrições para o X Concurso de Credenciamento de Estagiários do Curso de Direito.  Os interessados podem se inscrever, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico a partir de amanhã (02) até o próximo dia 16 de outubro.

Clique aqui e confira o local das inscrições.

O concurso é para cadastro de reserva. Podem concorrer os estudantes matriculados no curso de Direito de instituições de ensino de nível superior, oficiais ou reconhecidas, conveniadas com a Procuradoria-Geral de Justiça. Quando da posse, o candidato deve estar cursando, no mínimo, a metade do período total do curso e, no máximo, o penúltimo semestre.

Os estagiários receberão ajuda de custo mensal no valor de um salário-mínimo, receberá auxílio-transporte a ser pago em pecúnia, no valor equivalente a duas passagens do transporte coletivo de passageiros praticado no Município de Natal, por dia, proporcionalmente aos dias efetivamente estagiados, e terá direito a período de recesso de trinta dias, a ser gozado, preferencialmente, durante suas férias escolares, sempre que o período de duração do estágio for igual ou superior a um ano.

Etapas

O interessado deve ler o edital, preencher formulário e transmitir os dados, providenciando a impressão da inscrição finalizada e efetuando o depósito bancário no valor de R$ 10,00 no Banco do Brasil, agência n° 3795-8, conta corrente n° 30.683-5 (MPE RN RECURSOS FONTE 150), observando prazo de inscrição e data limite para depósito.

O candidato deverá enviar o comprovante de depósito para o e-mail estagiario-mp@outlook.com, estagiario-mp@rn.gov.br ou pgj-assistente@yahoo.com.br. As inscrições efetuadas somente serão confirmadas após o depósito.

A partir de 31/10 o candidato deverá conferir no endereço eletrônico do Ministério Público Estadual a validação do registro e do recolhimento do valor da inscrição. Constatada qualquer irregularidade, o candidato deverá entrar em contato com o Setor de Estágios do MPRN pelo telefone (84) 3232-4098, de segunda a quinta-feira das 08 às 12 horas e das 14 às 17 horas e na sexta-feira das 08 às 14 horas.

A classificação gera para o candidato, apenas, a expectativa de direito à convocação para a vaga de estágio, reservando-se à Procuradoria-Geral de Justiça o direito de chamar os estudantes na medida de suas necessidades.

Projeto de Rogério Marinho, Metrópole Digital quer criar “indústria do cérebro”

O Instituto Metrópole Digital já traçou suas próximas metas. O objetivo, após a consolidação do projeto, é construir um parque tecnológico em Natal, com capacidade para criar no Rio Grande do Norte uma verdadeira “indústria do cérebro”. A revelação foi feita pelo próprio diretor do órgão, Ivonildo Rêgo.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) planeja edificar um polo tecnológico em Natal, no terreno onde está instalado o 7º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército, ao lado do campus. O local serviria como uma extensão do Metrópole. O assunto foi o tema principal do Novo Fórum RN, realizado nesta segunda-feira (30) pelo Novo Jornal.

Presente ao debate, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Rogério Marinho (PSDB), idealizador do Metrópole Digital, ressaltou a importância do projeto. “O Metrópole Digital nasceu com o objetivo de colocar o RN no mapa da tecnologia da informação no país e essa meta está sendo alcançada, contando sempre com nosso empenho a favor desta iniciativa, que veio para revolucionar o nosso Estado”, disse.

Enquanto atuou como deputado federal, Rogério Marinho destinou ampla maioria das suas emendas parlamentares para viabilizar o Metrópole Digital. Até hoje, cerca de R$ 45 milhões já foram destinados para o Instituto a partir da atuação do atual secretário de Desenvolvimento.

Caern suspende amanhã abastecimento em sete bairros da zona Sul

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) vai realizar nesta quarta-feira (02) o conserto de um vazamento da adutora III do Jiqui. Em virtude desse serviço, será suspenso o abastecimento de água da adutora, que leva água para o Reservatório 3.

Durante a atividade de reparo, alguns bairros da zona Sul de Natal deixarão de receber água, são eles: Tirol, Petrópolis, Barro Vermelho, Cidade Alta, Alecrim, Lagoa Seca e Morro Branco.

A Caern informa que a intervenção deve iniciar às 8h e deve ser concluída às 18h. Serão aproximadamente 12 horas de suspensão  e após a obra, segundo a companhia, a normalização do abastecimento será realizada em 24 horas.

Gustavo Fernandes apresenta projeto para evitar desabastecimento em Pau dos Ferros

 O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) apresentou sugestão para diminuir os efeitos da seca em Pau dos Ferros e municípios próximos. Segundo os dados que foram apresentados em plenário, existe “quase que uma barragem submersa sob a barragem de Pau dos Ferros”. A reserva de água citada data do período cretáceo e tem capacidade de fornecer até 300 mil litros de água por hora para a rede de abastecimento de Pau dos Ferros.

O volume seria atingido após a ligação de 12 poços identificados e abastecidos por essa bacia, compreendida entre os municípios de Rafael Fernandes e Francisco Dantas e classificada pelo deputado como uma “fenda geológica”, à rede. Ainda de acordo com o parlamentar, essa solução tem o poder de evitar o colapso no abastecimento de água em Pau dos Ferros.

“Essa solução é a mais rápida e econômica para fazer”, afirmou. Segundo Gustavo Fernandes, o orçamento para executar a obra seria de aproximadamente R$ 500 mil. De acordo com informações trazidas ao plenário pelo deputado, a água de barragem de Pau dos Ferros está com menos de 12% de sua capacidade, quantidade mínima de abastecimento. A previsão para o mês de dezembro é de ficar em torno de 6% de sua capacidade, quando entrará em volume morto, como chamam os especialistas em barragens e abastecimento, por esse volume ser compreendido praticamente de lama. “A água de hoje já está praticamente imprópria para consumo humano”, alertou.

O colapso de abastecimento poderá interferir no funcionamento da adutora José Fernandes de Melo, do Alto Oeste, e diversos municípios da região também entrarão em colapso.

O deputado e líder do governo na Assembleia Legislativa, Getúlio Rêgo (DEM), discordou das informações apresentadas e afirmou que estudos feitos pela Companhia de Águas e Esgotos do Estado (Caern) concluíram pela incapacidade de explorar o referido lençol. “O projeto de execução de uma adutora expressa foi vetado pelo Governo Federal tendo em vista o projeto de transposição do rio São Francisco. Segundo entendimento, seria dinheiro jogado fora”, acrescentou. Getúlio Rêgo ainda afirmou que mesmo assim o assunto não foi descartado. “O presidente da Caern disse que até o final desta semana o projeto estará pronto”, finalizou.

Hospital Deoclécio Marques retoma atendimento, mas escala não está garantida até o fim do mês

Depois de mais de dez dias com o atendimento comprometido por falta de profissionais no segundo maior hospital do Estado, o Pronto Socorro do Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim, retomou os atendimentos, nesta terça-feira (1º), em cirurgia geral, clinica médica e pediatria. Os serviços estavam suspensos desde o final do mês de setembro devido a dificuldades enfrentadas para o fechamento das escalas em função do déficit de profissionais nestas especialidades. Hoje, o atendimento está sendo realizado por dois clínicos, dois pediatras, três cirurgiões, dois anestesiologistas e três ortopedistas. No entanto, a escala médica ainda não está garantida até o final de outubro. 

Caso o Governo do Estado não tome nenhuma providência, depois do dia 20 de outubro, o atendimento será suspenso novamente.

Na manhã de hoje (1º) havia 120 pacientes internados no Hospital Regional Deoclécio Marques de Lucena. Quatro na reanimação, que tem capacidade para até seis pacientes, sete na UTI, que tem capacidade para dez, 34 pacientes na enfermaria de clínica ortopédica (com apenas dois leitos disponíveis), 15 pacientes na clínica cirúrgica, 12 na clínica médica, 21 nas observações de clinica médica, além dos corredores com 17 pacientes de clínica médica e sete de ortopedia. Os pacientes de ortopedia que estavam no corredor serão transferidos ainda hoje para o Hospital Médico Cirúrgico para realizar as cirurgias eletivas.

A situação no Hospital Deoclécio Marques ficou complicada depois que sete médicos pediram exoneração e após implementação de medidas administrativas pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), como o ponto eletrônico. De acordo com a Sesap, a implantação do ponto eletrônico é a garantia do cumprimento efetivo dos plantões. Diante da falta de profissionais, a Sesap convocou, no último dia 21, quatro cirurgiões para atuarem na unidade. Os profissionais têm o prazo de até 30 dias, estabelecido por Lei, para se apresentarem à Coordenação de Recursos Humanos da Sesap. Desses profissionais dois estavam lotados no Hospital Regional de Angicos e um no Hospital Regional de Canguaretama.
 
A Secretaria também abriu um processo em caráter emergencial para contratação de cirurgiões por meio de cooperativa médica, que se encontra em tramitação para cumprimento de prazos administrativos. Para suprir o déficit de profissionais nas especialidades de clínica médica e pediatria, a Sesap irá buscar fortalecer parcerias com a Prefeitura Municipal de Parnamirim.

A diretora do Hospital, Elizabeth Carrasco, disse que as cirurgias foram suspensas desde o dia 27, a clínica médica desde o dia 23 e a pediatria, no dia 25 de setembro. Na área de clínica médica e pediatria não houve pedido de exoneração, o que há, segundo Carrasco, é um déficit de profissionais. De clínica médica há a necessidade de 120 plantões, mas a unidade conta apenas com sete médicos, e cada um pode cumprir 12 plantões por mês. Com isso, há um déficit de 80 plantões. A Prefeitura de Parnamirim completa com até 60 plantões, mas o déficit continua. Na pediatria são oito profissionais lotados no Hospital, mas a necessidade seria de mais oito pediatras. Na área de cirurgia geral são necessários três para a porta de entrada e mais três para evolução, diariamente. Através da Cooperativa serão contratados mais 80 plantões, mas Elizabeth Carrasco avisa que não será suficiente caso ocorra alguma intercorrência.

“Hoje, o serviço está fluindo normalmente, pois os funcionários que já fazem parte do quadro voltaram a cumprir a carga horária, mas provavelmente até o final do mês as mesmas categorias vão permanecer com o déficit de profissionais, se não for feita outra medida de complementação de profissionais. A Prefeitura de Parnamirim tem completado a escala de clínica médica, por exemplo, mas o que ocorre é que não há profissionais disponíveis para cumprir a escala”, destacou Elizabeth Carrasco.

O Hospital Deoclécio Marques de Lucena realiza cerca de seis mil atendimentos por mês. Durante o período em que houve o fechamento dos serviços no hospital, houve uma redução de até um terço no número de cirurgias realizadas. Na clínica médica, são realizados cerca de 200 atendimentos por dia.

Sete municípios do RN começam a receber brasileiros do Mais Médicos

Sete médicos brasileiros, participantes da segunda fase do programa Mais Médicos começaram a se apresentar nesta terça-feira (1º) em sete municípios do Rio Grande do Norte. De acordo com o Ministério da Saúde, nesta etapa, as cidades de Boa Saúde, Ielmo Marinho, Rio do Fogo, Tenente Laurentino Cruz, Touros, Upanema e Viçosa irão receber os profissionais.

Em todo o país, 416 profissionais com diplomas do Brasil confirmaram a participação em 228 municípios e nove distritos indígenas. Eles receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 10 mil custeada pelo Ministério da Saúde. Os gestores locais terão até o dia 14 de outubro para confirmar o início do trabalho desses médicos. Quem não estiver trabalhando até lá, será excluído do programa.

“Esses médicos brasileiros que começam hoje a chegar aos municípios mais carentes por atendimento são essenciais para a população brasileira. Eles vão atuar na atenção básica, onde 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Para confirmar o início do trabalho no programa, os médicos têm de apresentar seus documentos pessoais, além do diploma, registro profissional (CRM) válido no Brasil e termo de adesão assinado. Os médicos tiveram algum impedimento e não se apresentaram nesta segunda-feira terão que enviar justificativa ao gestor e negociar com eles a compensação dos dias não trabalhados.

Os profissionais atuarão, por três anos, nas unidades básicas de saúde em cidades do interior e nas periferias de grandes cidades. É responsabilidade do município o custeio da moradia e da alimentação dos médicos do programa ao longo dos três anos de atuação.

O desempenho da segunda etapa entre os brasileiros cobre apenas 2,4% da demanda por médicos apresentada pelos 4.025 municípios e os 35 distritos indígenas participantes, que apontaram a necessidade de terem 16.625 médicos atuando na Atenção Básica.

A segunda seleção foi aberta em 19 de agosto para adesão de novos municípios e médicos brasileiros e estrangeiros, que puderam se cadastrar até o dia 30 de agosto. Como definido desde o lançamento do programa, os brasileiros tiveram prioridade no preenchimento dos postos apontados.

Estrangeiros


Nesta semana também chegam ao país os 149 profissionais com diploma do exterior, que se inscreveram na chamada individual da segunda seleção do Programa Mais Médicos, e dois mil médicos cubanos que atuarão por meio de acordo entre o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).

 Todos os profissionais com diploma estrangeiro participarão do módulo de avaliação de 7 a 25 de outubro, em quatro capitais do país: Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE). Com carga horária de 120 horas, a avaliação abordará aspectos do Sistema Único de Saúde (SUS), doenças prevalentes no Brasil, conhecimentos linguísticos e de comunicação, além de visitas técnicas aos serviços de saúde. Após o período de acolhimento, os profissionais passarão por uma avaliação e, somente após aprovação, estarão aptos a atuar nos municípios.

 Conforme previsto na MP que criou o programa, os estrangeiros selecionados para atuar no Mais Médicos trabalharão no Brasil por três anos. Neste período, terão registro profissional provisório, que lhes dará o direito de atuar exclusivamente na Atenção Básica e apenas nas cidades a que forem designados pelo Ministério da Saúde, com acompanhamento de tutores e supervisores.

Mineiro requer do governo detalhamento da receita e das despesas de setembro

O deputado Fernando Mineiro (PT) comunicou hoje (1º/10) ao criticar o governo do Estado pelo atraso no pagamento de parte dos servidores, que protocolou requerimento à Mesa Diretora pedindo com urgência ao governo o detalhamento da receita e das despesas no mês de setembro último.
 
Segundo ele, o governo alegou que o atraso ocorreu porque a receita no mês passado foi inferior à receita. No entanto, ainda de acordo com o deputado, há uma divergência nos dados do Portal da Transparência e o que foi publicado no Diário Oficial do Estado.
 
  “Os números da execução orçamentária são divergentes com o que está no Portal da Transparência. Até o dia 29 de setembro o Portal registra uma receita de R$ 6 milhões 641 mil. Já a receita publica pelo governo até agora é no valor de R$ 6 milhões 685 mil. Estou mostrando isso para dizer que o Portal da Transparência não tem transparência, não traz os detalhamentos. Queremos saber onde foram aplicados os recursos arrecadados em setembro. A minha tese é que o governo perdeu o controle das finanças do Estado”, afirmou.
 
Mineiro disse ainda que em junho o governo anunciou uma contenção de despesas, mas ninguém tem informação se isso teve resultado. “O governo não tem o controle da máquina, não tem um sistema de acompanhamento dos gastos”, disse.
 
O deputado disse ainda que os policiais civis receberam os contracheques zerados. O que considerou uma situação grave, “pois os salários foram zerados por perseguição”.

Mais de 100 pessoas esperam por transplante de médula no RN, mas só existem 20 mil cadastros

A medula óssea é uma estrutura que fica dentro dos ossos do corpo, responsável pela produção das células do sangue e das células de defesa. Entre as células sanguíneas produzidas na medula óssea, estão os glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos e as plaquetas, substâncias importantes para o transporte de oxigênio, hormônios e nutrientes para o organismo. Se há algum problema na fabricação dessas células na medula, o corpo sofre conseqüências e a pessoa pode desenvolver leucemia, linfomas, anemias graves ou outras doenças do sangue e daí necessitam de um transplante de medula óssea. No entanto, é muito difícil encontrar um doador compatível e, por isso, a importância de doar para aumentar as possibilidades para os pacientes que precisam. A probabilidade de compatibilidade é de 1 para cada 100 mil cadastrados. Pessoas de 18 a 55 anos podem se cadastrar para doar e, depois, precisam manter o cadastro atualizado para serem encontradas se houver necessidade.

Com o objetivo de sensibilizar a população e aumentar o número de doadores voluntários, a Semana de Incentivo à Doação de Medula Óssea começa hoje e vai até a próxima segunda-feira (7) promovida pelo Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte) em parceria com a ONG Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea (Hatmo). Durante a manhã de hoje, na abertura da Semana, os profissionais de saúde fizeram palestras educativas e de sensibilização. A meta é elevar o número de doadores voluntários de medula óssea no Estado. Atualmente, o Hemonorte conta apenas com 20.017 doadores cadastrados. No Brasil há cerca de 1,5 mil a espera de um transplante de medula óssea. No RN, mais de cem pessoas esperam por um transplante.

Em seguida, o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome) realiza a análise de dados e identifica possíveis doadores compatíveis. A pessoa cadastrada é convocada e tem a liberdade de decidir se, de fato, fará a doação voluntária. Aqueles que optarem por continuar no processo devem comparecer ao hemocentro de referência para realizar a complementação e confirmação do exame de histocompatibilidade humana (HLA), que comprova a compatibilidade. Além disso, é realizado um check-up para verificar o estado de saúde do doador.

A presidente da ONG Hatmo, Rosali Cortez, explica que para se cadastrar a pessoa deve procurar o Hemonorte, onde será feito o cadastro com os dados pessoais e a coleta de uma amostra de sangue retirado do braço. A amostra passará por um processo de tipificação, que levantará as características genéticas de compatibilidade. A partir daí, o doador recebe um número (semelhante a um código de barras) que o identificará no banco de medula. O doador deve ter entre 18 e 55 anos e não ter histórico de doenças infectocontagiosas ou de câncer. As mulheres não podem doar durante a gravidez. Os critérios são semelhantes aos de uma doação de sangue.

“Estamos voltando a essa luta de doadores de medula óssea, através da campanha, para que mais pessoas possam se cadastrar e salvar vidas dos nossos pacientes. É importante que as pessoas doem um pouco de si para salvar vidas”, destacou Rosali Cortez, presidente da ONG Hatmo.

De acordo com Rosali Cortez, existem dois tipos de doação: a tradicional, em que é retirado o sangue da medula diretamente da bacia, com uma agulha e também sob anestesia. Nesse caso, é retirado de 10% a 15% das células e, depois de 15 ou 20 dias, elas já se regeneram e não prejudicam a qualidade de vida do doador. Há ainda a possibilidade do doador receber uma medicação injetável durante 4 ou 5 dias para estimular a liberação das células tronco hematopoiéticas (células que produzem o sangue)  a saírem da medula, irem para o sangue e serem coletadas através da veia.

“Existe uma forma que seria mais fácil para todo mundo que é através da doação do cordão umbilical líquido. Falta interesse dos governantes e ficamos tristes, pois é vida jogada fora nas maternidades todos os dias. É revoltante ver pessoas morrendo todos os dias e saber que o Governo deixa jogar vida fora. As doações não precisariam ter incômodo para ninguém, mas explicamos para as pessoas que esse incômodo traz uma vida para alguém”, ressaltou Rosali Cortez.

Rosali Cortez explica que o doador pode retomar suas atividades normalmente 24 horas após o transplante. Apenas em casos em que a pessoa realize trabalho com esforço físico intenso, o tempo de repouso deve ser um pouco maior. As células doadas se regeneram em pouco menos de 15 dias, por isso o doador pode permanecer cadastrado no banco de medulas para outros transplantes, caso haja novamente a compatibilidade.

Alex Vitor tem 18 anos e há sete está na fila de espera por um transplante de medula óssea. Ele tem aplasia medular, uma doença caracterizada pela deficiência medular, ou seja, disfunção da medula óssea, que pára e não produz as células do sangue. Devido à doença, Alex Vitor não pode fazer esforço físico, tendo que ficar em repouso constante. “A espera é difícil, mas com o tempo vamos aprendendo a conviver com essa deficiência. É necessário que as pessoas se conscientizem da importância de se tornarem doadores de medula óssea, pois assim conseguem salvar vidas. Só quem sabe das dificuldades é quem está passando por elas”, destacou.

Alex encontrou um cordão umbilical compatível, mas pelo peso seria necessário dois cordões umbilicais, pois um cordão umbilical é para quem tem até 50kg. “Mas os médicos estão vendo a possibilidade de realizar o transplante apenas com um, mas ainda não há nenhuma confirmação. Enquanto isso, eu fico na torcida”. Alex já concluiu o Ensino Médio e sonha em fazer um curso superior, mas só depois do transplante. “Quero fazer Enfermagem. Depois de tanto tempo sendo cuidado, acho que já aprendi algumas coisas e gosto da profissão. Também quero cuidar e ajudar as pessoas”, afirmou. Após o transplante, a primeira coisa que o jovem Alex vai fazer é jogar futebol. “Quero jogar bola, nadar, mas acima de tudo continuarei incentivando as pessoas a doar a medula óssea”, destacou Alex Vitor.

Deputado solicita da Segurança patrulhamento rural no Vale do Apodi

O deputado Leonardo Nogueira (DEM) está solicitando da governadora Rosalba Ciarlini e ao secretário de Segurança Pública e da Defesa social, Aldair Rocha que seja executado um patrulhamento rural por meio da Polícia Militar no Vale do Apodi, como forma de unir militares e comunidade rural no combate à violência na região.
 
De acordo com o seu encaminhamento, os moradores do Vale do Apodi, na área conhecida como Várzea reclamam da frequência de arrombamentos e pequenos furtos registrados em várias comunidades.
 
“Segundo informações de jornais locais, vários agricultores da comunidade Bamburral e Água Fria tiveram motores elétricos, usados para irrigação, roubados durante a noite. Também foi registrado o desaparecimento de animais”, justificou.
 
Leonardo disse ainda que a Associação dos Pequenos Produtores de Bamburral teve mais de 40 canos PVC, também utilizados na irrigação de pequenos plantios, roubados. “Com o reforço desse tipo de policiamento ostensivo será ampliada a área de atuação, levando mais segurança à população”, concluiu.

IPI para linha branca e móveis fica maior a partir de hoje

Brasília - As alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos da linha branca e móveis estão maiores a partir de hoje (1º). O objetivo do governo com o reajuste é atingir gradualmente as alíquotas originais. Os produtos foram desonerados como forma de estimular o setor diante da crise.

Segundo o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, a recomposição foi definida com base no atual desempenho da economia. "Estamos observando que a economia no segundo semestre está apresentando bom comportamento. Vendas estão indo bem nesses setores, a produção está regular e o nível de utilização da capacidade instalada também", disse Holland, na semana passada, ao anunciar a recomposição.

A alíquota para o fogão passará de 3% para 4%; da geladeira, de 8,5% para 10%; do tanquinho, de 4,5% para 5%, da máquina de lavar, permanecerá em 10%; e de móveis e painéis, subirá de 3% para 3,5%. O secretário ressaltou que as alíquotas valem até 31 de dezembro.

Originalmente, o IPI da linha branca correspondia a 4% para os fogões, 10% para os tanquinhos, 15% para as geladeiras e 20% para as máquinas de lavar. Em abril de 2009, as alíquotas foram reduzidas, mas voltaram ao normal em fevereiro de 2010. Em dezembro de 2011, a linha branca teve nova desoneração. As alíquotas foram reduzidas e estão sendo gradualmente recompostas desde fevereiro deste ano.

Os móveis e painéis pagavam originalmente 10% de IPI e estão com a tributação reduzida desde novembro de 2009. As alíquotas também começaram a ser reajustadas em fevereiro.

Em Natal, paralisação de advertência de servidores da saúde fecha postos


Os servidores da saúde de Natal realizam uma parada de advertência nas unidades municipais nesta terça-feira (1). De acordo com o Sindicato dos Servidores da Saúde do RN (Sindsaúde), a categoria reivindica um reajuste de 27,08% e melhores condições de trabalho nas unidades de saúde. Com a paralisação, o atendimento nas unidades de saúde fica prejudicado nesta terça.

A unidade de Cidade Satélite está recebendo apenas casos graves que chegam de ambulância. Os postos de Felipe Camarão, Igapó, comunidade da África, estão apenas com uma equipe atendendo. O Samu municipal também aderiu a paralisação e apenas 30% do efetivo está trabalhando.

“Entregamos nossa pauta em abril. O governo pediu tempo para responder e, ao final, diz que teremos que esperar mais um ano com o mesmo salário. Não vamos aceitar. Estamos no sufoco”, afirmou Célia Dantas, diretora do Sindsaúde.

Além do reajuste, os servidores lutam por condições de trabalho na saúde do município. “O dinheiro que viria com o decreto não chegou até agora. As unidades continuam fechadas, como a de Bela Vista, faltam remédios, insumos e equipamentos”, afirma Célia. No Hospital dos Pescadores, os servidores já passaram até 12 horas operando um respirador manual, para manter vivo o paciente.

Os servidores caminham da sede do Sindsaúde, na avenida Rio Branco, até a sede da Prefeitura de Natal.  Após a paralisação de advertência, os servidores devem realizar uma nova assembleia para avaliar a possibilidade de uma greve na saúde pública do município.

Em nota, o Sindsaúde informou que às 14h uma comissão será recebida pelo secretário municipal de Saúde, Cipriano Maia, e pelo chefe de gabinete, Sávio Hackradt. Os servidores também pretendem ir, ainda nesta terça, à Câmara de Vereadores.

Com visita técnica a cidade paraibana, Prefeitura continua estudos para padronizar Feira Livre


A Prefeita Fernanda Costa visitou, no último sábado (28), mais um município paraibano que teve a sua Feira Livre padronizada. Depois de ver de perto a experiência de Campina Grande, desta vez Fernanda Costa esteve em Boqueirão.

Acompanhada do Secretário Municipal de Transportes e Obras Públicas, Francisco Nogueira, da Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, e dos gerentes do SEBRAE, Gustavo Cosme (Santa Cruz) e Leonel Pontes (Nova Cruz), Fernanda Costa foi conhecer o projeto exitoso de Boqueirão.

Essas visitas servem para que a Prefeitura de Santa Cruz possa colher informações técnicas de experiências que deram certo em outros municípios. Na capital do Trairi o Poder Público Municipal já iniciou o processo que tornará a Feira Livre padronizada, bem como, oferecerá cursos de capacitação a todos os feirantes.

Segundo a secretária Marcela Pessoa, Santa Cruz receberá no próximo mês de novembro um especialista em feira livre, referência no Brasil, para fazer um diagnostico completo da feira do município e identificar ações que deverão ser desenvolvidas.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Deputados repercutem situação do Hospital Regional de Angicos

O deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PTB) falou sobre a mobilização popular no município de Angicos, ocorrida ontem (30), em protesto contra o fechamento do Hospital Regional de Angicos. Há cerca de duas semanas, dois cirurgiões foram transferidos da referida unidade hospitalar para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, fato que levou os usuários a reivindicarem a revogação da portaria, por parte da governadora Rosalba Ciarlini. “Não é só Angicos que se beneficia com os serviços do Hospital. Outros municípios da região central enviam seus pacientes para lá. É uma manifestação legítima”, declarou Ezequiel.
 
Durante seu pronunciamento, o deputado informou que o Hospital Regional de Angicos possui 28 leitos, dividido em 15 alas, e atende casos de urgência, clínica médica, obstetrícia, cirurgia geral, cardiologia e pediatria. “Um grande número de cirurgias eletivas foram canceladas”, declarou Ezequiel.
 
Na ocasião, alguns deputados o apartearam, concordando com seu pronunciamento e fazendo um apelo ao Governo do Estado para que tome providências sobre o caso. Para o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ricardo Motta (sem partido) é inadmissível transferir médicos de Angicos para Parnamirim, pois o número de pacientes da região central é maior do que o que é atendido no Hospital Deoclécio Marques.
 
A deputada Márcia Maia (PSB), que já havia se pronunciado sobre o assunto, também aparteou Ezequiel e fez um apelo ao Governo para que reveja a questão da transferência dos médicos. O deputado Walter Alves (PMDB) afirmou que ligou para o secretário de Saúde do Estado, há cerca de três meses, e ele garantiu que o Hospital não seria fechado. “Espero que esse governo não maltrate a região central. Se já não trouxe benefício, que não traga prejuízos”, afirmou.
 
Os deputados Fernando Mineiro (PT), Hermano Morais (PMDB), George Soares (PR), Agnelo Alves (PDT), Nélter Queiroz (PMDB), Raimundo Fernandes (sem partido) foram alguns dos deputados que se posicionaram a contra a transferência dos médicos do Hospital de Angicos. 

Carnatal confirma circuito na Omar O'Grady e anuncia atrações


O Carnatal anunciou hoje (1º), em coletiva de imprensa, as atrações confirmadas para a 23ª edição, que ocorre na avenida Omar O'Grady, entre o bairro de Cidade Satélite, em Natal, e Emaús. 

 Publicações nos perfis da festa no Facebook e no Twitter afirmam que 10 atrações vão percorrer os 3 quilômetros do circuito. Desses, 960 metros serão do corredor. Neste trecho, a estrutura montada pela Destaque terá um camarote temático, uma ala arquibancadas para 2 mil pessoas e capacidade para 100 camarotes particulares.

 As vendas dos abadás começam no dia 10 de outubro, na Central do Carnatal, no Natal Shopping, e através do site www.ingressorapido.com.br

Veja as atrações já confirmadas para o Carnatal 2013:

Quinta-feira (5)
Chiclete com Banana - Nana

Sexta-feira (6)
Chiclete com Banana - Nana
Asa de Águia - Cerveja e Coco
Léo Santana e Parangolé - Swingaê
Saulo Fernandes - Caju

Sábado (7)
Chiclete com Banana - Nana
Asa de Águia - Cerveja e coco
Cláudia Leitte - Caju
Psirico - swingaê
Ricardo Chaves - Bicho

Domingo (8)
Ivete Sangalo - Cerveja e Coco
Tuca Fernandes - Balada
Ricardo Chaves - Bicho
Grafith - Swingaê



CCJ aprova fim do voto secreto na Assembleia Legislativa

Os deputados integrantes da Comissão de Constituição, Justiça e redação aprovaram por unanimidade a Proposta de Emenda Constitucional para fim do voto secreto no âmbito do Legislativo do Rio Grande do Norte. A PEC 005/2013, de autoria da deputada estadual Márcia Maia (PSB), foi apresentada no mês de agosto e agora será apreciada por uma Comissão Especial antes de seguir para a votação em plenário.
 
O relator da PEC, o deputado Hermano Morais (PMDB), ofereceu parecer pela admissibilidade da proposta, sem ressalvas. “Não se verifica qualquer obstáculo legislativo que impossibilite ser a matéria tratada como Proposta de Emenda Constitucional”, redigiu o relator.
 
A PEC estabelece o voto aberto para escolha de desembargadores do Tribunal de Justiça; indicação de três conselheiros do Tribunal de Contas e decisão sobre perda de mandato de deputado. Márcia Maia justificou que o voto aberto é a maneira mais transparente do eleitor controlar o seu deputado. “O voto secreto no parlamento é um atraso em qualquer circunstância. O parlamentar tem obrigação de dar satisfação ao seu eleitorado. Atenta contra a democracia plena a regra que concede o sigilo do voto ao parlamentar”, afirmou Márcia.
 
O deputado Hermano Morais vai encaminhar proposta à mesa diretora da Assembleia Legislativa para a nomeação de uma única Comissão Especial para apreciar as dez PEC´s em tramitação na Casa. “Nós temos dez projetos tramitando que tratam de Propostas de Emenda Constitucional. O número de parlamentares é reduzido para formar várias comissões. Se fizermos só uma garantimos um procedimento uniforme e ágil”, defendeu Hermano.

Confraternização marca o encerramento da Semana Municipal da Pessoa Idosa em Santa Cruz


Santa Cruz vivenciou, no período de 23 a 27 de setembro, a Semana Municipal da Pessoa Idosa. Promovida pela Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a programação promoveu discussões sobre a formação de cuidadores de idosos, cuidados com saúde e intercâmbio com centros de idosos de outros municípios, como: Caraúbas, Campo Redondo, São Bento do Trairi, Japi, Serra Caiada e Sitio Novo.

No encerramento da semana, na última sexta-feira (27), os idosos de Santa Cruz participaram de uma confraternização no Clube Juvenel Pé-de-Copa. Na ocasião foram realizados exercícios aeróbicos e atendimentos de saúde, além de outras atividades.

Com outros compromissos administrativos, a Prefeita Fernanda Costa não pôde participar do evento de encerramento e foi representada pela Chefe do Gabinete Civil, Marcela Ravena.

A Semana Municipal da Pessoa Idosa em Santa Cruz teve como parceiros o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), e Faculdade de Ciência da Saúde do Trairi (FACISA), campus da URFN.






 Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Campo Redondo: Vergonha cerca de 40 servidores da Prefeitura Municipal, recebem sem trabalhar.

Esta notícia vai contrariar muita gente, em especial funcionários públicos que querem ganhar dinheiro sem cumprir carga horária. E isso acontece, com maior ou menor grau, em vários níveis do funcionalismo – municipal, estadual e federal. É um sério problema no país.
Vamos tratar aqui do caso específico de Campo Redondo (RN). Neste município, parte dos funcionários públicos municipais se acha no direito de não trabalhar as horas semanais que a legislação exige.
A legislação exige carga horária, para o funcionalismo público, de 40 horas semanais. Na iniciativa privada, são 48 horas. Se depender de parte dos funcionários públicos de Campo Redondo, a carga horária deles não chega nem perto do que é exigido por lei.
Este blog recebeu inúmeros comentários de funcionários insatisfeitos, pois existe funcionários recebendo dinheiro morando até em outros estados do nosso país. 
Dai revolvemos pesquisar mas ainda não é oficial, já que o relatório é fruto de uma pesquisa feita no diário oficial da prefeitura de Campo Redondo, mas uma fonte de alto coturno disse que existem várias e cabeludas irregularidades com relação aos servidores que não dão seus expedientes. De acordo com ela, depois do recadastramento feito ainda em Janeiro pelo setor de Pessoal, existem hoje cerca de 40 funcionários da prefeitura de Campo Redondo que recebem sem trabalhar, há segundo a fonte, funcionários que se encontram em casa e recebem, assim como servidores públicos do município de Campo Redondo que moram em outros estados há algum tempo e recebem salários.
Seriam verdade tais afirmações? Mas bem que os vereadores poderiam tirar essa história a limpo.
Pois mesmo enxugando o número de funcionários, a prefeitura de Campo Redondo ainda tem servidores que recebem salário sem trabalhar. Atualmente, são cerca de 40 pessoas que estão em casa, mas recebem suas remunerações com desconto proporcional ao tempo de carreira. São servidores que têm estabilidade no cargo e por serem amigos e correligionários do chefe do executivo estão em casa.
 
 
 
Via: Expresso da Notícia

Bandidos arrombam caixa eletrônico do Banco do Brasil em Tangará/RN.

Bandidos fortemente armados, arrombaram um caixa eletrônico de um posto de atendimento do Banco do Brasil na cidade de Tangará, por volta dás 03:30 horas da madrugada desta Terça-feira (01), ainda não se sabem se levaram alguma quantia em dinheiro. 
Segundo populares, Veículos que trafegavam pela BR-226 na hora do ocorrido eram obrigados a parar e dar as chaves dos veículos aos bandidos, o motorista da ambulância do Hospital de Tangará foi parado pelos bandidos próximo a praça dos Táxis e também teve suas chaves levadas, a ação durou menos de 10 minutos, em fuga os bandidos atiraram várias vezes a esmo, que foi ouvido os tiros em quase toda cidade. Felizmente não houve feridos nesta ocorrência, até o fechamento desta matéria a polícia Militar de Tangará se encontrava no local apurando os fatos. Mais informações a qualquer momento.
 
 
 
Via: Blog o Tangaraense