segunda-feira, 30 de junho de 2014

Ex-vereador de Santa Cruz Arinaldo (Ary) vai disputar uma vaga na Assembléia Legislativa do RN

O ex-vereador Arinaldo (Ary) vai disputar uma vaga no legislativo do RN pelo PSDB, partido o qual Ary faz parte e foi candidato a vereador nas últimas eleições em Santa Cruz  não conseguindo se eleger, amigos de Ary falam que o mesmo vai defender as lutas travadas contra o preconceito com as pessoas negras nos municípios e no nosso estado.

Aviadora desembarca no RN durante volta ao mundo em monomotor


A piloto norte-americana Amelia Rose Earhart, de 31 anos, está encarando o desafio de ser a mulher mais jovem a dar a volta ao mundo em um monomotor. Ela desembarcou em Natal na tarde deste domingo (29), de onde segue para Dakar, na África. Natal é a única parada da piloto no Brasil. A viagem terá 18 dias de duração, com 16 paradas em 14 países.
A viagem de Amelia é inspirada na aventura da também norte-americana Amelia Mary Earhart, que em 1937 - aos 39 anos - partiu da Califórnia para uma volta ao mundo em um monomotor. A empreitada não deu certo e ela, no dia 2 de julho, desapareceu no oceano pacífico. Apesar da semelhança dos nomes, a Amelia de hoje não tem nenhum parentesco com a primeira. O nome foi uma homenagem da mãe que tinha o mesmo sobrenome da famosa aviadora.
Amelia conta que começou a se interessar pela história da xará ainda criança. Aos 21 anos iniciou um curso de piloto e se encantou pela aviação. Ela abriu uma fundação onde ensina jovens meninas a voar. Hoje, ela divide as horas de voo com outra paixão: o jornalismo.
Na volta ao mundo, Amelia não vai sozinha. O copiloto Shane Jordan diz que é ela quem faz tudo e que ele está ali apenas para garantir que a viagem sairá como planejada.

Validade das carteiras de estudante é prorrogada para 31 de julho

A prefeitura de Natal prorrogou, mais uma vez, o prazo de validade da identidade estudantil de 2013, dessa vez até o dia 31 de julho. O decreto com a prorrogação será publicada na edição desta terça-feira (1º) do Diário Oficial do Estado.

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (Semob), o tempo estabelecido no decreto será suficiente para a implantação do selo 2014 nas carteiras de estudante do município.

A prorrogação é válida para todos os fins a que se destina, incluindo o direito a meia passagem no sistema de transporte público da cidade e entrada com 50% de desconto em cinemas e teatros.

Famílias de Mãe Luiza receberão Aluguel Social de 1 salário mínimo


As famílias do bairro de Mãe Luiza que tiveram suas casas destruídas ou comprometidas pelas chuvas em Natal, a ponto de estarem desabrigadas, receberão da Prefeitura de Natal um auxílio financeiro de R$ 724,00, valor referente a um salário mínimo. A determinação do benefício foi baseada em avaliações feitas nos alugueis das casas da região e nas dimensões das residências nas quais as famílias viviam. O auxilio será concedido por seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses.
De acordo com o secretário-chefe de Gabinete Civil da Prefeitura de Natal, Kleber Fernandes, o texto do projeto que autoriza o pagamento do Aluguel Social está sendo finalizado e será encaminhado ainda nesta semana para votação na Câmara Municipal de Natal em regime de urgência.
“Como se trata de um projeto que gera despesa ao erário público, precisamos da aprovação por parte dos vereadores. Solicitamos aos parlamentares, através do Líder do prefeito na casa legislativa, Júlio Protásio, para que a votação seja realizada em regime de urgência”, disse. Apesar de o texto do projeto ainda não ter sido finalizado, Kleber informou que o valor do Aluguel Social já está definido.
“Nossa intenção é de que seja concedido o valor de um salário mínimo para essas famílias que estão fora de suas casas, seja por razões de destruição das residências ou risco de desabamento. Esse valor foi baseado nas locações das residências nessa região de Mãe Luiza e no porte de cada casa comprometida”, explicou.

Ônibus de turismo e carreta são alvos de tiros durante assalto na RN-233


Um ônibus de turismo, utilizado para o transporte de sacoleiros, foi alvo de assaltantes na noite deste domingo (29) na RN-233, ente as cidades de Assu e Paraú, na região Oeste potiguar. O vidro dianteiro do veículo foi atingido por vários disparos de arma de fogo. Segundo a Polícia Militar, o motorista e um passageiro ficaram feridos com os estilhaços, mas passam bem.

“Os criminosos são cinco homens que estavam com roupas camufladas. Atiraram com uma pistola 9 milímetros e uma espingarda calibre 12. Renderam as pessoas, roubaram o que puderam e fugiram por uma estrada de terra”, disse o soldado Rodrigues, do 10º Batalhão da PM. O policial não soube informar quantos passageiros estavam no ônibus.
Ainda de acordo com o soldado, o ônibus seguia da região Norte, provavelmente de Belém, para o estado de Pernambuco, onde os sacoleiros fariam compras na feira de Caruaru. “O ônibus foi interceptado por uma picape preta. Os cinco homens desceram a atiraram no veículo. Uma van, que seguia de Pau dos Ferros para Natal, também foi parada, mas os assaltantes viram que ninguém tinha nada de valor e mandaram o carro seguir viagem”, contou Rodrigues.

Polícia contabiliza 19 homicídios na Grande Natal durante fim de semana

No primeiro fim de semana após a Copa do Mundo em Natal, os números da violência voltaram a assustar. O Itep Natal contabilizou 19 homicídios entre a noite de sexta-feira (27) e a madrugada de hoje (30), enquanto quatro assassinatos ocorreram no mesmo período na região de Mossoró. Na capital, seis homicídios.

Além de Natal, foram registrados homicídios em Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará-Mirim e São José de Mipibu. De acordo com dados da polícia, pelo menos 11 homicídios foram por arma de fogo, enquanto um, nas proximidades do Ginásio Nélio Dias, na zona Norte de Natal, ocorreu por espancamento. 

De acordo com o secretário de Segurança do RN, Eliézer Girão, durante a Copa do Mundo, houve uma redução em 60% no número de homicídios em comparação a maio. Para atuar na segurança durante o mundial, Natal recebeu efetivo de 4.600 homens do Exército, Aeronáutica e Marinha, além de um grupo de 300 homens da Força Nacional, 160 policiais rodoviários federais e o aumento no efetivo da PM nas ruas durante a competição.

Nélter: “Betinho Rosado é Rosalba na campanha de Robinson Faria”


O deputado federal Betinho Rosado e a secretária extraordinária de Cultura Isaura Rosado, irmãos de Carlos Augusto, Chefe da Casa Civil do Governo do Estado e marido da governadora Rosalba Ciarlini, participaram no último domingo dos eventos que oficializaram a candidatura do vice-governador Robinson Faria ao governo do estado e o apoio do PP ao projeto do PSD.
Para o deputado estadual Nélter Queiroz, o apoio de ambos não deixa dúvidas de que Rosalba Ciarlini e Robinson Faria mais uma vez estarão unidos na campanha eleitoral – ambos foram eleitos em 2010. Este ano, a governadora não conseguiu lançar sua candidatura à reeleição porque o seu partido, o DEM, negou-lhe a legenda para a disputa.
“Betinho representa Rosalba na coligação de Robinson. Qualquer um vê isso”, afirma Nélter, lembrando que a posição contrária do vice-governador em relação à Rosalba já não existe mais. “Há tempo, Robinson baixou a guarda no combate à governadora”. O deputado estadual também lembra que nas eleições de 2010 esteve no palanque contrário de ambos. O PSD do vice-governador defendia de forma intransigente o impeachment da governadora, mas nas não se posicionou após a união com familiares de Rosalba.

Governo do Estado anuncia como será o pagamento do 13º Salário

Neste momento o secretário Estadual de Planejamento, Obery Rodrigues, concede uma coletiva, explicando como será o pagamento do 13º Salário aos Servidores.
16/07 – 20%
18/08 – 20%
20/12 – 60%
Obery alegando uma discrepância entre receita e despesa.