sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Cura de câncer em criança chega a mais de 70% se descoberto cedo

Junior tinha oito anos quando conheceu o câncer. O que parecia um carocinho no pescoço, era um linfoma de Hodkins – tumor no sistema linfático. Após sessões de quimio e radioterapia, foi avisado de que estava livre da doença. Mas não estava. Tempo depois, o tumor voltou. Desta vez, fez um transplante com sua própria medula. Também não resolveu. Na terceira reincidiva, recebeu medula de um desconhecido. E deu certo. Quatro anos após o primeiro diagnóstico, ficou curado. Isso já faz dois anos.
A história de Junior é de vitória, mas não é uma exceção. Ela mostra como, apesar de o diagnóstico assustar, o câncer infantil tem chance alta de ser curado: gira em torno dos 70% quando diagnosticado precocemente. Para efeitos de comparação, quando a doença acomete adultos que vivem em países desenvolvidos, a chance de cura é de 50%.

Deputado Federal Felipe Maia destaca geração de energia renovável no RN

O Rio Grande do Norte supera média brasileira e bate recorde de geração de energia eólica. O fato foi comemorado pelo deputado Felipe Maia (DEM), em discurso na tribuna da Câmara, nesta quinta-feira (13). De acordo com o parlamentar, a estatal Chesf atrasou a entrega das linhas de transmissão, impedindo a energia gerada de chegar à casa dos consumidores. Entretanto, há a expectativa de que a Linha Extremoz- João Câmara seja estabelecida no final deste mês. Com isso, o RN atingirá a liderança em energia eólica gerada no Brasil, com mais de 1.100 MW de potência instalada.
“Diariamente vemos a situação preocupante dos reservatórios de água que estão diminuindo em virtude da seca. E o RN, mesmo em meio à crise de energia que atinge o país, aproveita seu potencial eólico e investe em energia limpa e sustentável”, disse o parlamentar.
O RN já conta com 14 parques eólicos com 273 geradores em operação. Com isso, são produzidos mais de 400 MW de energia. Com a ativação dos 27 novos parques serão 41 usinas eólicas gerando mais de 1.163,39 MW por meio de 700 turbinas eólicas. Valor que supera a produção de energia de vários países e a média brasileira. “O Brasil caminha no limite em termos de disponibilidade energética. E a energia renovável é uma alternativa ambiental e econômica viável. Por isso defendo o investimento no setor”, concluiu.

Pedra Preta registra novo tremor de terra

A cidade de Pedra Preta, na região do Mato Grande do Estado, sofreu com mais um tremor de terra na quinta-feira (13).  Segundo o Laboratório Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN), “não há indício de que a atividade esteja num processo de entrar em calmaria”.
O laboratório registrou a magnitude 1.8 no tremor de ontem (13). Com um intervalo de menos de 15 dias do último evento acima do limite de percepção, já foi registrado um novo evento, prenunciando novos tremores.
No final do ano passado, o município potiguar enfrentou fortes abalos de terra, chegando a ser decretado estado de emergência. Algumas residências foram danificadas e os moradores chegaram a dormir na rua com medo de abalos sísmicos.

Juiz mantém Gilson Moura no cargo

Apesar do Ministério Público Federal ter pedido a indisponibilidade dos bens e afastamento do cargo do deputado estadual Gilson Moura (PROS) em razão das investigações da Operação Pecado Capital, o juiz federal Ivan Lira de Carvalho não autorizou.Faltaram provas para justificar o esvaziamento patrimonial do réu:
- “A petição inicial não descreve circunstância excepcional indicativa de que o demandado está praticando ou prestes a praticar atos de esvaziamento patrimonial, razão pela qual entendo que o pleito da indisponibilidade de bens não merece ser acolhido.
O deputado também poderá aguardar o julgamento final no exercício de suas funções:
-” Não enxergo prejuízo à obtenção de elementos que possamcomprovar os argumentos da inicial, não obstante o réu ocupar função pública de relevância”.



Via: Laurita Arruda

Horário de verão termina no próximo domingo

Termina na madrugada do próximo domingo (16) o horário de verão, e os relógios devem ser atrasados em uma hora nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida começou a valer no dia 20 de outubro do ano passado.

O governo ainda não divulgou os impactos da medida para o país. A expectativa do Ministério de Minas e Energia era que a redução da demanda nos horários de pico, com a adoção do horário de verão no período 2013-2014, ficasse entre 4,5% e 5%, com redução de consumo geral do sistema de 0,5% em média.

No Distrito Federal, a redução da demanda máxima de energia no horário de pico (das 18h às 21h) foi 4%, representando demanda da ordem de 45 megawatts (MW). Segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), a redução equivale a, aproximadamente, um alívio no carregamento do sistema correspondente à carga da cidade do Guará no horário de ponta.

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas. Também no fim do ano há um aumento na demanda por energia, resultante do calor e do crescimento da produção industrial devido ao Natal.


Agência Brasil

Candidatos pagavam até R$ 2,5 mil pela Habilitação

A tentativa fraudulenta de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação  (CNH) que resultou na prisão de cinco paraibanos dentro do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), na tarde da quarta-feira (12), pode ser a ponta de uma organização criminosa com atuação a partir da Paraíba, admite o delegado de Defraudações em Natal, Júlio Costa. 

O Delegado de Defraudações afirmou ter informações de que no telefone celular do agenciador da venda de CNHs fraudulentas  Dequivan Freire da Costa estão agendados pelo menos 300  números de processos do Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach) abertos naquele vizinho estado. “Os candidatos pagavam até R$ 2,5 mil pela carteira”, afirmou o delegado Júlio Costa.

Comércio do RN é o que mais cresce


Embalado por investimentos públicos e incentivos federais, o comércio do Rio Grande do Norte alcançou o maior crescimento do Nordeste, no volume de vendas, com um avanço de 8,8%, em 2013.

O percentual, que inclui as vendas de veículos e materiais de construção, foi apontado em pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada ontem. Sem veículos e materiais de construção, a alta chega a 9,3% e também é a maior entre os estados nordestinos.

Os números do ano passado mostram aceleração do setor, em comparação a 2012, quando o comércio ampliado cresceu 7,6% e o restrito – sem veículos e materiais de construção – avançou 7,0%, no estado. Nacionalmente, o movimento foi inverso: as vendas perderam fôlego e a responsabilidade é atribuída principalmente à inflação.

No caso do Rio Grande do Norte, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/RN) analisou que o desempenho positivo reflete o maior volume de investimentos públicos – que fez circular mais dinheiro na economia, aumentando o consumo – e incentivos federais,  como redução de imposto em alguns produtos e o programa Minha Casa Melhor, que aqueceu, principalmente, o segmento de Móveis e Eletrodomésticos.

“Registrar uma alta de 8,8% (no varejo ampliado) é extremamente positivo. É um percentual que representa praticamente três vezes o crescimento do PIB brasileiro e também é mais de duas vezes maior que a alta nas vendas do país (que ficou em 3,9%). Isto em um ano em que tivemos uma crise sem precedente no nosso turismo”, disse o presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Queiroz, em nota à imprensa. 

EmpregosAlém das vendas em alta, ele  ressaltou que o comércio foi destaque na geração de empregos, no Estado. “O segmento foi o grande responsável pela abertura de novas vagas de trabalho e, sem dúvida, assumiu a condição de locomotiva do desenvolvimento potiguar”, disse, referindo-se ao fato de, das 10.384 vagas de emprego com carteira assinada abertas no ano passado no estado, 9.966 (cerca de 96%) terem sido geradas pelo setor de Comércio e Serviços.

Com relação às vendas de dezembro, mês tradicionalmente aquecido para o setor, a pesquisa aponta avanço de 6,1% para o varejo restrito – percentual idêntico ao alcançado em 2012 – e um aumento de 5,9% no ampliado, abaixo do ano anterior, quando ficou em 7,5%.


Eleição de Mossoró será definida na próxima terça


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte programou para a próxima semana a resolução que trará a data da nova eleição de Mossoró. Inicialmente, a resolução seria aprovada ontem. Mas o presidente do TRE, desembargador Amílcar Maia, preferiu esperar pela publicação do acórdão de uma nova decisão que cassou a afastada prefeita Cláudia Regina (DEM). Com isso, a definição de data do pleito deverá ocorrer na sessão da próxima terça-feira.

Nessa quinta-feira, a Corte condenou pela oitava vez a prefeita de Mossoró à cassação e afastamento do mandato. O processo envolveu novas acusações de acusação de abuso de poder econômico. A denúncia realçou a participação do empresário Edvaldo Fagundes nas doações para a campanha. Os juízes do TRE, a unanimidade, votaram pela condenação da prefeita afastada.

Divergência 

A marcação da nova eleição de Mossoró já prenuncia para um embate jurídico. O entendimento da Presidência do TRE é que com o julgamento deste último recurso, o último que estava suspenso, o novo pleito já pode ser marcado. Já os advogados da prefeita de Mossoró sinalizam que poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral por entenderem que uma liminar do ministro Marco Aurélio Mello suspende a nova eleição até que todos os processos contra a gestora mossoroense transitem em julgado.


Na última terça-feira, Claudia Regina já havia sido cassada por abuso de poder político. Além disso, também na sessão da terça, o TRE desaprovou as contas de campanha da gestora. Os magistrados da Corte acolheram o recurso do Ministério Público Eleitoral. Prevaleceu na Corte o entendimento da incompatibilidade dos valores de aluguel de veículos do tipo Hilux. O juiz Verlano Medeiros apontou que na prestação de contas foi mostrado que carros desse tipo foram alugados por R$ 33,00, o que é “fora do valor de mercado”.

A desaprovação das contas não traz reflexo imediato para prefeita, que já está cassada e afastada do cargo por seis decisões do TRE. A decisão de ontem trouxe prejuízo para as próximas eleições, já que Claudia Regina não terá como apresentar a quitação eleitoral.

BRASÍLIA
Para tentarem reverter as cassações da prefeita Cláudia Regina, os advogados de defesa entraram com uma ação cautelar no Tribunal Superior Eleitoral. A primeira ação, que englobou três processos apreciados pelo TRE, já foi julgado monocraticamente pela ministra Laurita Vaz, que optou por negar o pedido da defesa. Agora os advogados entrarão com um agravo regimental para situação ser apreciada pelo pleno do TSE. Outra ação cautelar, incluindo três outros processos julgados pelo TRE, será impetrada no Tribunal, em Brasília.

NÚMEROS
R$ 33,00 foi o valor do aluguel de um veículo tipo Hilux, avaliado no processo como fora do valor de mercado 
8 ações foram julgadas contra a prefeita afastada no Tribunal Regional Eleitoral 

Justiça determina prazo para Estado garantir abastecimento em Pau dos Ferros

A Justiça determinou um prazo de 60 dias para que o Governo do Estado garanta a continuidade de abastecimento doméstico de água potável. A determinação é da 1ª Vara Cível, em deferimento a tutela antecipada de ação civil pública movida pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca contra o Estado. Segundo o Ministério Público, a governadora Rosalba Ciarlini já foi intimada e o prazo começou a ser contado no dia 3 de fevereiro.

De acordo com a determinação, o serviço deve respeitar os critérios de potabilidade estipulados pelo Ministério da Saúde, tanto na entrega da água, quanto no tempo estimado para consumo. Para isso, está previsto que o estado utilize adutora expressa ou engate rápido, perfuração de poços ou outra solução adequada.


“Esperamos que o Estado compreenda a gravidade e a urgência do problema e reconheça a importância de cumprir a decisão judicial no prazo. A expectativa dos cidadãos de Pau dos Ferros é grande quanto a essa possibilidade”, observou o titular da 1ª Promotoria de Justiça de Pau dos Ferros, o Promotor de Justiça, Mac Lennon Lira dos Santos Leite. O MP afirma que o objetivo da determinação é garantir o serviço e eliminar os problemas de mau cheiro e cor escura da água.

Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Pau dos Ferros é uma das oito cidades potiguares com a iminência de entrar em colapso de abastecimento até abril. No município, a má qualidade da água é motivo de reclamação de moradores.