quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Rio Grande do Norte completa 503 anos de história


Parabéns Rio Grande do Norte!!!!!

Revolta do Busão está acontecendo neste momento em Natal, manifestantes quebram e picham portas de estabelecimentos na Salgado Filho


O protesto contra o aumento das passagens de ônibus, que acontece agora a noite, começa a causar prejuízos aos estabelecimentos comerciais no percurso dos manifestantes. De acordo com as imagens do Via Certa Natal, lojas foram pichadas e portas de vidro foram quebradas pelo grupo que passou pela avenida Salgado Filho e, neste momento, interdita uma das vias, sentido sul, do cruzamento das avenidas Bernardo Viera e Salgado Filho, na esquina do shopping Midway Mall.


Aumento
A passagem de ônibus em Natal subiu para R$ 2,35 no dia 27 de julho. O reajuste foi aprovado pelo Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana e publicado no Diário Oficial do Município do dia 24 de julho.

Para que o aumento fosse efetuado, a Semob condicionou a cobrança da nova tarifa ao retorno de 50 ônibus às ruas, ampliando os serviços das linhas existentes, além do retorno da linha 66 ao itinerário cruzando o Campus Universitário. Porém, ainda não há previsão para que o reforço das linhas seja concluído.

Prefeito de Mossoró poderá apoiar José Dias para deputado estadual

Deputado José Dias (PSD).
 
É o nome posto à mesa do prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, para apoiar para deputado estadual.
 
O nome seria o do seu pai, Francisco José, que teve o registro indeferido pelo TRE.
José Dias…
 
Pedido do candidato a governador, Robinson Faria.
Justificativa: é o deputado-candidato do partido.


Informações: Thaisa Galvão

Neste sábado (09) terá forró do candieiro


GPP: Wilma tem 34,5% e Fátima aparece com 28,9% na pesquisa estimulada para o Senado

O GPP carioca também sondou os 600 entrevistados em todo Rio Grande do Norte para o Senado. Os números foram divulgados pela Rádio Cidade 94 FM de Natal. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. Eis os números:
Senador (a) Estimulado
Wilma de Faria (PSB) – 34,5%
Fátima Bezerra (PT) – 28,9%
Lailson (PSOL) – 2,5%
Roberto Ronconi (PSL) – 0,5%
Ana Célia (PSTU) – 0,8%
Branco/Nulo –
Não Sabe – 14,7%

TCU ordena investigação sobre Bolsa Família e recursos da saúde em Macau

O Tribunal de Contas das União determinou a abertura de investigação para apurar denúncia de irregularidade no Bolsa Família e na gestão de recursos federais para a saúde no município de Macau.
O Tribunal foi acionado após denúncia do Movimento Articulado de Combate à Corrupção (Marcco). A investigação deverá abranger o período entre 2008 e 2014.

Prefeitura de Santa Cruz reforça iluminação pública no bairro Paraíso


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Obras, desde o inicio da atual gestão vem realizando trabalhos de instalação e reparos na iluminação pública. Nesta quarta-feira (06) a equipe responsável pela iluminação pública realizou a instalação de braços de luz, lâmpadas e reatores na Rua José Lino Dantas, no bairro Paraíso. A ação beneficia várias famílias que viviam amedrontadas em virtude da escuridão.

No local onde os serviços foram realizados pela Prefeitura existiam apenas os postes fixados que não possuíam os demais equipamentos para proporcionar a iluminação necessária para que os moradores pudessem circular durante as noites com mais tranquilidade e segurança.


Caravana de Robinson e Fátima inicia o 4° dia visitando o município de Severiano Melo


Na manhã desta quinta-feira (07), a caravana de Robinson Faria (Candidato ao Governo) e Fátima Bezerra (Candidata ao Senado), esteve em Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Itaú e segue visitando as cidades do Oeste do Estado.
O deputado federal Fábio Faria (PSD), candidato a reeleição, também acompanha a caravana.


Henrique Alves apoia retorno da gratificação dos médicos‏


A Federação Nacional dos Médicos (FENAM), presidida pelo médico potiguar, Geraldo Ferreira,  e o Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed/RJ), Jorge Darze, solicitaram apoio ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN), na busca da autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), para o retorno da gratificação dos médicos federais. Para que o gasto seja incluído no orçamento de 2015, a proposta tem que chegar ao Congresso Nacional até o dia 30 de agosto.
 O presidente da Câmara afirmou que “o momento é péssimo para qualquer atrito com a categoria”, e se prontificou a ajudar na correção do erro que causou o fim da gratificação. A afirmação foi feita durante audiência com os lideres sindicais. Henrique Alves se prontificou a ajudar  os médicos.  O deputado ligou ainda para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, e confirmou que a medida é um equívoco.

Nélter Queiroz: “GPP trabalha para partido de Robinson Faria”

O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB), candidato à reeleição, levantou suspeitas sobre uma possível manipulação de pesquisas eleitorais realizadas no estado e cobrou da Justiça maior rigor na fiscalização às empresas contratadas para fazer levantamento de intenção de voto no Rio Grande do Norte.
Nelter fez a afirmação ao comentar o resultado da pesquisa do instituto GPP, que teve os números de uma nova rodada divulgados hoje de manha pela Rádio Cidade, 94 FM. Segundo o levantamento, Henrique Alves (PMDB) lidera a corrida pelo Governo do Estado com 28,2% das intenções, contra 26,4% de Robinson Faria (PSD).
“É um absurdo que qualquer empresa desconhecida chegue aqui e mostre um cenário tão diferente de todas as outras. A Justiça Eleitoral tem que endurecer a fiscalização”, afirmou Nelter, dizendo ser “estranho” que o instituto GPP tenha ouvido apenas 600 pessoas no Rio Grande do Norte.
Para o deputado, o fato de o instituto ser ligado ao ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, também gera suspeita. “Há quanto tempo essa empresa foi criada? Por que foram atrás de um instituto do interior do Rio de Janeiro”, questionou. O instituto GPP é sediado no município fluminense de Niterói.

GPP diz a verdade ou não?

O Instituto GPP, de São Paulo, apontou empate técnico na medição da intenção de voto do eleitor potiguar na disputa pelo governo do Rio Grande do Norte. Os dados foram revelados esta manhã, no Jornal da Cidade, da FM 94. A Rádio Cidade foi a contratante da pesquisa. De acordo com os números, se a eleição para governador do Estado fosse hoje, haveria empate técnico entre os principais postulantes ao cargo.
O candidato do PMDB, Henrique Alves, entretanto, venceria a eleição, com 28,2% dos votos, contra 26,4% do candidato do PSD, Robinson Faria. Com esse percentual, Henrique teria 49% dos votos válidos, contra 45,5 de Robinson, fato que significaria a realização de um novo turno eleitoral, no último domingo de outubro.
Entre os demais postulantes ao cargo de governador, Robério Paulino (PSOL) aparece melhor situado, com 2% das intenções de voto. Ele é seguido por Simone Dutra (PSTU), com 1%, e Araken Farias (PSL), com 0,3%. Brancos e Nulos somaram 21,3% e não souberam optar, 20,08%.

O Instituto GPP ouviu 600 pessoas em todo o RN, com uma margem de erro de 4%, para mais, ou para menos. O levantamento foi realizado entre os dias 1º e 4 de agosto. Os dados não contemplaram a rejeição aos candidatos, nem houve levantamento com pesquisa não estimulada.

Audiência: Santa Cruz dá mais um passo para a criação do Plano de Saneamento


Mais uma Audiência Pública foi realizada na manhã desta quarta-feira (06) pela Prefeitura de Santa Cruz objetivando a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) do município. O evento aconteceu no auditório do SENAI e contou com a presença dos delegados já constituídos, autoridades locais e populares. O evento foi conduzido pelo engenheiro sanitarista e consultor da empresa que presta os serviços de assessoria à Prefeitura de Santa Cruz para a criação do plano, Aldo Tinoco. Na ocasião foi apresentado o diagnóstico do sistema de abastecimento de água, bem como, do sistema de esgotamento sanitário existente no município.

Aldo Tinoco explicou que na atual fase do processo de criação do plano as informações apresentadas dizem respeito à Zona Rural do município, isto porque a Zona Urbana já foi contemplada em diagnóstico já apresentado. “No Plano de Saneamento, a segunda fase dele é a do diagnóstico, na medida em que a gente vai tendo radiografias do que existe na cidade vamos transferindo isso para a população. Hoje, especificamente, foi o levantamento na Zona Rural. A gente tinha feito na Zona Urbana e agora na Zona Rural. O interessante na Zona Rural é a possibilidade de utilizar água do subterrâneo através de poços, alguns deles com vazão substancial”, afirmou Aldo Tinoco.

Segundo o consultor Aldo Tinoco, a próxima fase do processo, antes da aprovação da lei, será a apresentação do prognóstico para as áreas de saneamento, esgotamento e drenagem, que também será apresentado em Audiência Pública.

O município de Santa Cruz, que já aprovou no ano passado o seu Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e está próximo também de concluir o processo de criação do seu Plano Municipal de Saneamento.

Betinho indica filho para disputar vaga na Câmara

Com a campanha em banho-maria, as atenções se concentravam ontem nos desdobramentos da decisão  do Tribunal Regional Eleitoral que indeferiu  a candidatura à reeleição do deputado federal Betinho Rosado (PP) e do ex-deputado estadual Francisco José, que postulava voltar à Assembleia Legislativa. Durante toda a tarde, a TRIBUNA DO NORTE tentou, sem sucesso, contato com o deputado, e  com a assessoria de imprensa para saber o posicionamento do grupo político, nas proporcionais.

Um pedido de substituição de candidatura de Betinho, pelo filho por Betinho Segundo, conforme informações do blog de César Santos, foi oficializado pelo Partido Progressista (PP), no início da noite de ontem. A documentação foi protocolada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN). Contatado, o setor responsável não confirmou o pedido de registro.

O trâmite se deu com o pedido de desistência da candidatura de Betinho Segundo, que já havia sido deferido pela Corte, na chapa de deputado estadual. E ingressou com o requerimento para a inclusão na chapa de deputado federal, na coligação que tem PSD e PT, dentre outros. 

A campanha, entretanto, só deverá ser lançada após o julgamento e deferimento do pedido, caso se é aguardado o deferimento da candidatura de Betinho Segundo para que seja lançada a  campanha. Betinho Rosado coordenará a campanha do filho à uma vaga na Câmara Federal.

Homens encapuzados executam jovem por engano na frente da mulher e filha em Natal

Um jovem de 19 anos foi executado na frente da mulher e da filha de apenas três anos de idade, na madrugada desta quinta-feira (7), na IV Travessa Dr. Augusto Cesino Monteiro Medeiros, no bairro Potengi, zona Norte da capital. Edilázaro Bernardo Pereira dormia no momento alvejado na cabeça e no peito por homens que chegaram encapuzados em uma motocicleta.
De acordo com a mulher da vítima, que pediu para não ter a identidade revelada, os criminosos chegaram ao local por volta de 1h da manhã e ao entrar na casa após arrombar a porta foram até o quarto onde pai, mãe e filha dormiam. “Foi terrível, nunca mais esquecerei aquela cena. O meu marido dormindo e aqueles homens encapuzados me pedindo para não gritar. A minha filhinha ainda pediu pra eles não matarem o pai, mas não adiantou”, relatou.
A testemunha ocular da execução foi atingida no peito por uns dos tiros, ela disse ainda para a reportagem que em um dado momento após os tiros, um dos suspeitos se desesperou ao ver que o alvo não era aquele dizendo a todo momento que atirou na pessoa errada. Os autores dos disparos fugiram em seguida deixando um cenário de morte para trás.
O crime está envolto a um mistério, os familiares de “bochecha” como era mais conhecida a vítima relataram que o jovem não era viciado em drogas e nunca se envolveu com atividades delituosas. O crime será investigado na 12º delegacia de polícia.