sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Jornalista Tulio Lemos faz homenagem a Iago Cure e ao seu pai Edmilson Cure

IAGO CURE, O DENTISTA
Essa semana foi de felicidade infinita para meu amigo Edmilson Cure. A razão de tanta felicidade está no fato de que seu filho, Iago, colou grau no curso de Odontologia. O estoque de lágrimas de Edmilson ficou no nível crítico. O organismo precisou de carro pipa para abastecer os canais lacrimais de meu amigo Edmilson, que externou toda a sua satisfação através das lágrimas de felicidade.

Quem é bom, é do bem, sente alegria pela alegria de quem você gosta. Assim é Edmilson, que transpirou felicidade com a formatura de Iago, filho querido e que será um grande profissional.

Hoje é o baile de formatura de Iago. É o coroamento de uma vida dedicada à formação profissional. Iago e Edmilson sabem das dificuldades, das dúvidas, dos sacrifícios, das lágrimas... Mas Deus abençoou e hoje ele é um dentista filho de um pai orgulhoso e feliz.

Meu amigo Iago, a primeira batalha foi vencida; agora começa um duro e competitivo caminho pela frente. Pelo que lhe conheço e pela sua origem, mais uma vez você será vitorioso nessa nova jornada. Acredite no seu talento e procure sempre fazer o melhor possível.

Parabéns a Iago pela formatura; parabéns a Edmilson pela formação. Que Deus ilumine ainda mais a vida de vocês.

Abraço do amigo

Tulio Lemos

Atraso no repasse de recursos impossibilita prefeitura de pagar servidores de programas do Governo Federal


Santa Cruz e todos demais municípios brasileiros começaram o ano tendo que administrar mais um problema, o atraso dos recursos para o pagamento de profissionais que atuam em programas federais nas áreas da saúde e da assistência social (PACS, ESF, Saúde Bucal, CRAS, CREAS e ACESSUAS).

O não cumprimento do compromisso pelo Governo Federal, responsável pela maior parte dos recursos, tem impossibilitado que as prefeituras efetuem o pagamento dos salários dos profissionais referentes ao mês de dezembro.

No caso do Programa dos Agentes Comunitários de Saúde (PACS) de Santa Cruz, como exemplo, na folha do mês de dezembro que gira em torno de R$ 126 mil, o Governo Federal é responsável por mais de R$ 90 mil reais.

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Finanças, confirmou o atraso do envio dos recursos do Governo Federal e espera o repasse para efetuar o pagamento dos profissionais complementando o valor.

A Secretária de Finanças de Santa Cruz, Sueli Crisanto, ressalta que todos os esforços da gestão da Prefeita Fernanda Costa objetivam manter em dia o pagamento de pessoal, como tem ocorrido nesses três anos, mesmo em meio à crise financeira que atinge os municípios, porém, diante da situação, a prefeitura não tem como arcar com a totalidade do pagamento e aguarda que o Governo Federal repasse os recursos que lhe competem.

Grande Natal tem três pontos impróprios para banho, diz boletim


A praia de Miami, próximo ao relógio solar, e a praia da Redinha, ambas em Natal, e mais o balneário do Rio Pium, em Parnamirim, estão impróprios para o banho. É o que aponta o boletim de balneabilidade do programa Água Azul divulgado nesta sexta-feira (8).
O programa é realizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) em parceria com Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). A análise é válida por sete dias e é classificada com base na quantidade de coliformes fecais encontrados na água das praias monitoradas e de acordo com o estabelecido em uma resolução Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Aneel promete estabilidade na conta de luz ao longo de 2016


Brasília (AE) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê um ano de relativa estabilidade tarifária, depois de 2015 registrar aumentos superiores a 50% nas contas de luz dos brasileiros. A previsão foi feita pelo diretor-geral da agência reguladora, Romeu Rufino, em entrevista ao Broadcast do jornal O Estado de S. Paulo. "Eu diria que a tarifa de energia elétrica tende a andar de lado, meio de lado. Eventualmente, podemos ter até uma pequena redução na tarifa de algumas distribuidoras", disse o executivo.

Segundo Rufino, os itens que mais contribuíram para elevar a conta de luz em 2015 vão ajudar a reduzi-la neste ano, principalmente para os consumidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.  É o caso da tarifa de Itaipu, que ficará 32,27% mais barata neste ano, e dos subsídios do setor elétrico - cobrados por meio do encargo Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) - que devem cair 7,27% para essas regiões.

A agência reguladora prevê que o impacto da redução desses dois itens será forte a ponto de neutralizar o custo de outros componentes, que vão subir ou acompanhar os índices de inflação.

Nota do Enem 2015 é divulgada; Sisu abre disputa por vagas na segunda


As notas do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) foram divulgadas nesta sexta-feira (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Cada um dos 5,7 milhões de candidatos pode conferir seu desempenho no site da instituição. Basta utilizar o CPF e a senha: clique em http://enem.inep.gov.br/participante/#/login.

Após o Inep anunciar a divulgação, o site sofreu instabilidades e participantes relataram não ter conseguido fazer a consulta.

O Inep diz que o sistema "funciona sem problemas" e eventualidades podem estar realacionadas a picos de acesso.

Relato de problemas: acesso e redação
Os participantes do Enem relataram desde os primeiros minutos de consulta diversos tipos de problemas relacionados à visualização da nota.
No Twitter, posts contavam sobre falha no acesso. Após digitar o endereço, o site não carregava. Em outros casos, a consulta não exibia resultados

RN registra chuvas em 76 municípios


A incidência de um fenômeno meteorológico chamado “vórtice ciclônico de ar superior”, sobre a Região Nordeste, tem favorecido a formação de áreas de instabilidade em todo o Rio Grande do Norte. De acordo com o meteorologista Gilmar Bistrot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), “esse período deve continuar até meados de janeiro, tanto no litoral, quanto no interior. É um sistema que atua nos meses quentes, especialmente em janeiro, no qual o ar sobe como um inspiral e carrega consigo a umidade. Vários fatores influenciam para esse fenômeno, mas é algo comum por conta frequente incidência de frentes frias”, esclarece.

Em 48 horas, das 7h de terça-feira (5) até as 7h desta quinta-feira (7), choveu em 76 municípios potiguares, segundo o boletim divulgado pela gerência de Meteorologia da Emparn. Foram registradas chuvas de intensidades variadas em 83 dos 197 postos pluviométricos instalados no Estado (algumas cidades têm mais de um posto de observação). Os mais altos índices foram anotados em Lucrécia (76,5mm), Coronel João Pessoa (65,0mm), Encanto (60,0mm), São Miguel (60,0mm) e Serrinha Dos Pintos (57,0mm), postos localizados na mesorregião Oeste Potiguar.

Na mesorregião Central Potiguar, choveu mais forte em Lajes (45,6mm) e Cerro Corá (32,5mm). Na mesorregião Agreste Potiguar, a chuva em Jaçanã foi de 55,2mm. Na mesorregião Leste Potiguar, choveu em Extremoz (11,9mm) e Canguaretama (7,1mm). 

De acordo com a Emparn, continua a condição de céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões do Estado. Pancadas de chuvas fracas e isoladas poderão cair ao longo da faixa litorânea leste devido a influência da brisa e da umidade.

Novos membros do Conselho Tutelar de Santa Cruz tomam posse domingo (10)


Eleitos no final do ano passado, os novos membros do Conselho Tutelar de Santa Cruz tomarão posse no próximo domingo (10). A solenidade ocorrerá a partir das 18h, no auditório do Centro da Juventude ”João de Dula”.

A eleição que definiu a nova formação do Conselho Tutelar aconteceu no dia 04 de outubro de 2015 e na ocasião foram eleitas, através do voto popular, Laodiceia de Ari, Betânia Confessor, Telma de Washington, Fátima Gonzaga e Kadma de Aldo. O mandato de um conselheiro tem duração de quatro anos.

O Conselho Tutelar integra a estrutura do município de Santa Cruz responsável pelo desenvolvimento da política de direitos de crianças e adolescentes.