quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

RN registra 137 homicídios em janeiro e iguala número de 2014, diz governo

O número de homicídios manteve a mesma média do ano passado em janeiro no Rio Grande do Norte. O resultado está no relatório divulgado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed) nesta quinta-feira (5) e mostra que 137 pessoas foram mortas no primeiro mês de 2015. A região Leste do estado, onde está a Grande Natal, responde por 64% das mortes violentas, seguida pela região Oeste, com 21%.
Em Natal, a Zona Norte e a Zona Oeste concetram 75% dos crimes. Foram mortas 48 pessoas, das quais 36 foram assassinadas nas duas regiões. Os demais homicídios se dividiram na Zona Leste (9) e Zona Sul (3).

Enquanto os homicídios mantiveram a média, o número de roubos e furtos caiu, segundo o relatório da Sesed. O documento aponta que o número de roubos no mês de janeiro de 2015 apresentou uma queda de 21,31%. As quatro regiões administrativas de Natal apresentaram redução nos índices.

Também houve redução no número de furtos no mês de janeiro em relação ao mesmo período do ano passado de 9,95%, com destaque para as zonas Lestes e Oeste de Natal que apresentaram significativa queda.

O levantamento da Sesed aponta ainda que houve sete arrombamentos de caixa eletrônicos no Rio Grande do Norte, sendo cinco por explosivos e dois por maçaricos.

Chuvas devem continuar nos próximos dois dias em diversas áreas do Estado


Os próximos dois dias devem ser de muitas nuvens no céu potiguar e de chuvas em diversas áreas do Rio Grande do Norte, entre o Litoral e o Semiárido potiguar. A boa notícia para muitos que já não suportam mais as altas temperaturas e o calor sufocante registrados nas últimas semanas em todo o Estado, foi confirmada na manhã desta quinta-feira (05) pelo meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), Uéllington Pinheiro.
Ele explicou que as precipitações que estão ocorrendo desde a madrugada de ontem não são fortes para provocar transtornos à população, mas são significativas por estarem atingindo municípios de áreas que enfrentam o período de estiagem prolongada, principalmente na região do Semiárido. Lá, o período de chuvas é de apenas três meses, tradicionalmente entre fevereiro e maio.
“Pode ser uma boa perspectiva, mas só podemos confirmar se vai chover de forma significativa na região, o suficiente para minimizar os problemas causados pela seca, ou não, somente no início do próximo mês, quando devemos apresentar os dados consolidados da pesquisa sobre o prognóstico de chuvas no Semiárido para o ano de 2015. Estamos em processo de coleta e análise das informações, por isso, não temos como dizer algo seguro agora”, explicou.
De acordo com o boletim pluviométrico divulgado pela Emparn na manhã de hoje, o município mais beneficiado pelas chuvas foi Riacho da Cruz, onde foi registrado 102,4 milímetros de chuva. Em segundo e terceiro lugares, aparecem Portalegre, com 87,7 e Pilões, com 74 milímetros registrados. Já na região Central potiguar, Timbaúba dos Batistas recebeu 83 milímetros de chuva.
Reservatórios em situação crítica
Uéllington Pinheiro afirmou que, por enquanto, o certo é que irão ocorrer chuvas em pontos isolados do Estado, entre o Litoral e o Semiárido, nas próximas 48 horas e que, a perspectiva é que até a sexta-feira da próxima semana, a Emparn divulgue a previsão de tempo para o período de Carnaval, que acontece entre os dias 15 e 17 deste mês.
“Ainda estamos na estação da seca no interior do Rio Grande do Norte, que é a nossa maior preocupação por causa do longo período de estiagem que a região vive constantemente e também por causa do curto tempo de chuvas, que quando acontecem, não são suficientes para que ela possa se recuperar e a vida de seus moradores, melhorar”, afirmou.
O Rio Grande do Norte enfrenta uma alta deficiência no armazenamento de água nos principais reservatórios do Semiárido potiguar, com destaque para algumas regiões já próximas do colapso total no abastecimento, como o Seridó e o Alto Oeste. Um exemplo é a situação atual do açude Gargalheiras, que abastece os municípios de Acari e Currais Novos e que está com um volume assustador de apenas 2% da sua capacidade hídrica, que é de aproximadamente 40 milhões de metros cúbicos de água. Outro que está com o nível preocupante, mas em melhor posição é o Boqueirão, em Parelhas, que possui cerca de 13%.

Com grande participação popular, Prefeita Fernanda inaugura obras na comunidade Bonsucesso


A Prefeitura de Santa Cruz inaugurou na noite desta quarta-feira (04) três importantes obras na comunidade Bonsucesso: reformas do Ginásio Poliesportivo Izabel Ferreira Bezerra e da Praça Gilson Alves de Andrade, e a pavimentação de duas ruas.

A solenidade de inauguração contou com grande presença popular e de várias autoridades, entre elas, a Prefeita Fernanda Costa, o Deputado Estadual Tomba Farias e os vereadores Raimundo Fernandes, Tarcisio Reinaldo, Gilcely Adriano e Ana Fabrícia, além de secretários e colaboradores da administração municipal.

Considerando que o homem do campo não necessita só de ações voltadas para agricultura, a Prefeitura de Santa Cruz recuperou totalmente o Ginásio Izabel Ferreira e a Praça Gilson Alves, adequando os equipamentos para o lazer e a prática esportiva por parte de crianças, jovens e adultos da comunidade Bonsucesso e comunidades vizinhas. Além disso, foram 3.033 m² (três mil e trinta e três metros quadrados) de pavimentação, melhorando a acessibilidade, e o ir e vir da população da comunidade.

As três obras inauguradas nesta quarta-feira (04) na comunidade Bonsucesso utilizaram recursos oriundos de emendas parlamentares destinadas pelo Deputado Estadual Tomba Farias.


No Bonsucesso, a gestão da Prefeita Fernanda Costa já recuperou estradas, construiu cacimbas e barreiros . Estão em fase de construção ainda na comunidade uma escola modelo e uma moderna Unidade Básica de Saúde (UBS), esta já em fase de acabamento.





Operação prende 46 pessoas por homicídios, roubos e tráfico no RN


Uma operação da Polícia Civil prendeu 46 pessoas nesta quinta-feira (5) suspeitas de homicídios, roubos e tráfico de drogas. As prisões foram frutos de cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão. A ação contou com o apoio da Polícia Militar. As informações são da Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol).

Durante a operação também foram apreendidos três adolescentes, além de armas, drogas, veículos roubados e cigarros contrabandeados. A operação coordenada pelo delegado titular da Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), Ben-Hur Medeiros, foi realizada na Grande Natal e em cidades do interior.

“Decidimos batizar a Operação de Folia pela proximidade com o carnaval, mas o grande foco da nossa Instituição é contribuir para a redução da criminalidade", afirma o delegado geral de Polícia Civil, Stênio Pimentel.

A operação fez prisões em Natal, Arêz, Assu, Baraúna, Campo Grande, Currais Novos, Goianinha, Lajes, Lucena, Macaíba, Macau, Mossoró, Nova Cruz, Patu, Parnamirim, Santa Cruz e Santo Antonio. A Polícia Civil conseguiu aprender armas de cano curto e longo, munições, drogas, material para venda de entorpecentes, veículos roubados e dinheiro. Em Patu foram apreendidas 640 carteiras de cigarros contrabandeados.

Educação é tema do primeiro pronunciamento de Rafael Motta na Câmara


A educação foi o tema do primeiro pronunciamento feito pelo deputado federal Rafael Motta (PROS) na tribuna da Câmara dos Deputados, realizado na tarde desta quinta-feira (5). No discurso, o parlamentar reafirmou que vai trabalhar para melhorar o ensino no País e lutar por mais políticas públicas para a juventude do Rio Grande do Norte. Além disso, diante da crise energética que o Brasil enfrenta, Rafael também defendeu mais recursos para os parques eólicos do RN.
“Atualmente, o déficit no RN é de 187 ônibus escolares, realidade que queremos mudar. Por isso, assumo neste plenário o meu compromisso com os estudantes potiguares. Como deputado federal, vou lutar para amenizar este problema. Esses alunos têm o direito de chegar a sua escola com dignidade e esse trajeto deve ser feito com segurança. Quero dizer que a educação, principalmente a do Rio Grande do Norte, terá sim mais um defensor nesta Casa”, afirmou Motta em seu pronunciamento.

Garibaldi Filho compara ‘crise d’água’ no Sudeste à discriminada seca no Nordeste


A população do Sudeste do País está experimentando, agora, uma situação que um grande número de nordestinos já está acostumada a enfrentar: a falta d’água. Conhecida popularmente como “seca” por aqui, a chamada “crise hídrica” de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais (entre outros estados) está provocando uma mobilização nacional para combater seus efeitos. E é isso que o senador potiguar Garibaldi Alves Filho e o deputado federal Walter Alves, ambos do PMDB, chamam a atenção, tentando trazer para o Nordeste e, claro, para o Rio Grande do Norte. A intenção deles é que essa união de esforços não fique apenas no Sudeste e, ajude, também, a concluir obras antigas e há muito esperadas pelos nordestinos, como a transposição do Rio São Francisco.
“Creio que não podemos deixar de, neste momento, entrar no debate em torno da chamada ’crise hídrica’ do Sudeste, que conhecemos como ‘seca’ no Nordeste, para pleitear soluções de caráter mais definitivo para a nossa região, como está sendo cobrada para o Sudeste”, afirmou o senador/ex-ministro da Previdência Social. “A situação é dramática hoje no Sudeste como sempre foi no Nordeste mas, durante muito tempo, o Nordeste foi alvo de ações paliativas e, infelizmente, se vislumbrava o nosso quadro com certa discriminação”, acrescentou Garibaldi Filho.
Essa discriminação apontada pelo senador se refere ao fato de que muitos, principalmente de outras regiões do País, diziam que a seca no Nordeste não era resolvida devido à chamada “Indústria da Seca”, que seria caracterizada pelo desinteresse político em resolver a situação, mantendo, assim, os eleitores dependentes dele. “Pode ser que tenha havido algum abuso, mas nunca como algo generalizado”, analisou Garibaldi Filho.

Delator afirma que tesoureiro do PT recebeu US$ 50 milhões em propinas


O ex-gerente de Serviços da Petrobras, Pedro Barusco, afirmou à força tarefa da Operação Lava Jato, que o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, recebeu US$ 50 milhões em propinas sobre 90 contratos da estatal petrolífera no período de 2003 a 2013. Barusco declarou que Vaccari recebeu o dinheiro "em nome do PT".

Ele disse que "estima que foi pago o valor aproximado de US$ 150 milhões a US$ 200 milhões ao Partidos dos Trabalhadores". Um dos delatores da Lava Jato, Barusco foi braço direito de Renato Duque na Diretoria de Serviços da Petrobras.

Para não ser preso ele decidiu fazer delação premiada. Seus relatos provocaram a deflagração da explosiva My Way, nona fase da Lava Jato. Segundo Pedro Barusco, o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, conduzido nesta quinta feira, 5, para depor na Polícia Federal em São Paulo, recebeu US$ 4,523 milhões "a título de propina do estaleiro Kepell Fels".