terça-feira, 11 de novembro de 2014

Presidente da Câmara Municipal Samuel Palhares e Josemar Bezerra receberam a visita de Hugo Tavares

O presidente do poder legislativo, o vereador Samuel Palhares e o vereador Josemar Bezerrareceberam no gabinete da presidência da CM, na manhã desta terça-feira (11), a visita do sr. Hugo Tavares Dutra, onde o mesmo realizou a entrega de um documento aos vereadores, solicitando o reconhecimento de utilidade pública da ABRACO-RN, Associação de Rádios Comunitárias. 

O documento foi entregue ao presidente da câmara Samuel Palhares e ao vereador Josemar Bezerra pelo coordenador da ABRACO-RN o Sr. Hugo Tavares Dutra, o reconhecimento é um pilar fundamental para o fortalecimento da entidade no estado, para o sr. Hugo Tavares Dutra é de vital importância esse reconhecimento.


Via: Blog do Joseilson

Robinson está impedido juridicamente de criar loteria estadual no RN

O governador eleito Robinson Faria (PSD) já externou o desejo de criar a loteria estadual no Rio Grande do Norte.
Inclusive, quando deputado, Robinson foi o autor do Projeto de Lei da LOTERN, aprovada à época pela Assembleia, mas até então não criada.
Robinson terá dificuldades para criar a LOTERN. É que o STF, através do ministro Gilmar Mendes, veta a criação de novas loterias estaduais, mantendo as já existentes, como no caso, do Rio de Janeiro.
No RN, apesar da Lei já aprovada, a LOTERN nunca foi criada.
Portanto, o governador eleito Robinson Faria está impedido de criar a LOTERN.

Projeto que beneficia consumidores é aprovado por unanimidade

Os deputados aprovaram esta tarde, por unanimidade, Projeto de Lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS) que dispõe sobre a fixação de data e turno, por fornecedores de bens e serviços, localizados no Rio Grande do Norte, para entrega de produtos ou realização dos serviços aos consumidores.
De acordo com o Projeto, os fornecedores de bens e serviços deverão estipular o cumprimento das suas obrigações nos turnos da manhã, tarde ou noite, em conformidade com os horários por turnos.

Agentes encontram drogas, celulares e facas em presídio do Seridó potiguar


Agentes penitenciários apreenderam na manhã desta terça-feira (11), dentro da Penitenciária Estadual de Caicó, na região Seridó do Rio Grande do Norte, dezenas de facas artesanais, quase meio quilo de drogas, 30 telefones e diversos acessórios para aparelhos celulares, como carregadores, baterias, fones de ouvido e chips. O material foi encontrado dentro das celas de três pavilhões da unidade, que possui atualmente cerca de 440 detentos.
Segundo o agente Alex Alexandre, diretor do Pereirão - como é mais conhecida a penitenciária - a revista foi iniciada assim que o dia amanheceu. “A maior parte deste material entrou na unidade por meio de adolescentes, que jogam os objetos por cima dos muros. Este ano, vários menores foram flagrados e apreendidos fazendo isso”, revelou. Ainda de acordo com o diretor,  uma sindicância interna foi instaurada para tentar identificar os presos responsáveis pelo recebimento e posse do material encontrado.
Participaram da revista agentes do Grupo de Operações Especiais (GOE), do Grupo de Escolta Penitenciária (GEP), além dos próprios agentes da unidade.
Mais de 3.620 objetos proibidos
Levantamento repassado ao G1 pela Coordenadoria de Administração Penitenciária doRio Grande do Norte (Coape) apontou que mais de 3.620 objetos proibidos foram apreendidos dentro das unidades prisionais do estado no período de janeiro ao dia 15 de outubro deste ano. Foram 1.240 aparelhos celulares, 1.678 chips e/ou acessórios para telefones móveis (como baterias, carregadores e fones de ouvido) e 708 armas brancas (facas, estiletes, serras, dentre outros objetos cortantes de fabricação artesanal).
Segundo Dinorá Simas, diretora da Coape, a estatística soma todo o material encontrado em 33 unidades administradas pela Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (Sejuc).
Além disso, ainda de acordo com a diretora, também foram encontrados dentro das unidades 39 litros de bebidas alcoólicas, sendo a maior parte cachaça, e pouco mais de 15 quilos de drogas, sendo a maior parte maconha e pedras de crack.  

Defesa do consumidor vai fiscalizar postos no RN


Em ação conjunta, Promotoria de Defesa do Consumidor e os Procons Municipal e Estadual irão fiscalizar, em Natal e no interior do estado, possíveis práticas abusivas no reajuste de preços dos combustíveis.  Desde a sexta-feira, dia 7, a gasolina está 3% mais cara e o óleo diesel, 5%, nas refinarias. A operação irá avaliar excessos, acima desses patamares autorizados pelo governo federal. A ação foi definida  durante reunião realizada com representantes do Sindicato dos Postos de Combustíveis (Sindipostos/RN) e dos órgãos fiscalizadores, na tarde de ontem.

Os promotores de Defesa do Consumidor, Alexandre Matos e  Leonardo Cartaxo convocaram a reunião na quarta-feira, um dia antes do anúncio do reajuste. “É uma audiência preventiva em caráter informal, para que possamos tratar o assunto e evitar abusos”, disse Alexandre Matos. O promotor Leonardo Cartaxo informou que não houve notificação ao Sindipostos que, pela lei, não teria ingerência sobre a tabela de preços praticados pelos revendedores de combustível. “A reunião tratou de traçar as estratégias para monitorar como será esse repasse ao consumidor”, disse o promotor.

O Procon Municipal inicia hoje uma nova pesquisa junto a Postos de Combustíveis de todas as regiões da capital. Os dados que deverão ser divulgados em mais cinco dias, explica coordenador geral do Procon Natal, Daniel Bandeira, serão confrontados com os resultados da última pesquisa divulgada em outubro. “Vamos a partir daí avaliar o reajuste real dado nos postos de combustível e o impacto para o consumidor e  checar se houve excesso”, afirma o coordenador. 

Sine oferece 364 vagas de emprego na Grande Natal e Mossoró

O Sistema Nacional de Emprego do Rio Grande do Norte (Sine-RN) está oferecendo 364 vagas de emprego em Natal, região metropolitana e Mossoró. 

Entre as vagas oferecidas estão para farmacêutico, pintor, operador de caixa, vigilante e garçom.

Para se candidatar, os interessados precisam levar Carteira de Trabalho, Nº do PIS, RG, CPF e comprovantes de residência e escolaridade às unidades do Sine nas Centrais do Cidadão.

Confira as vagas:

Natal e região metropolitana (vagas permanentes)

ATENDENTE DE FARMÁCIA - BALCONISTA - 20
AUXILIAR DE CONTABILIDADE - 3
AUXILIAR DE GARÇOM - 3
AUXILIAR DE MANUTENÇÃO ELÉTRICA E HIDRÁULICA - 1
BORRACHEIRO - 1
CAPOTEIRO - 2
COPEIRO DE BAR - 1
COZINHEIRO GERAL - 1
CUMIM - 3
ELETRICISTA - 1
ELETRICISTA DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS - 1
ENXUGADOR DE VEÍCULOS - 2
ESTOFADOR DE MÓVEIS - 2
FARMACÊUTICO - 12
GARÇOM - 1
LAVADOR DE VEÍCULOS - 4
OPERADOR DE CAIXA - 25
PINTOR DE PAREDES - 30
POLIDOR DE AUTOMÓVEIS - 2
SERRADOR DE MADEIRA - 1
SOLDADOR - 1
TÉCNICO DE LABORATÓRIO EM PATOLOGIA CLÍNICA - 1
VENDEDOR PRACISTA - 4

Natal e região metropolitana (vagas temporárias)

AUXILIAR DE LIMPEZA - 50
MOTORISTA DE AUTOMÓVEIS - 5
RECEPCIONISTA ATENDENTE - 10
VIGILANTE - 150

(Veja também as vagas de emprego anunciadas no Classificados da Tribuna do Norte)

Mossoró e região 

ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - 1
AUXILIAR DE ALMOXARIFADO - 1
AUXILIAR DE CONTABILIDADE - 1
CHAPEIRO - 3
CHURRASQUEIRO - 2
COSTUREIRA EM GERAL - 1
COZINHEIRO GERAL - 1
GARÇOM - 6
MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO - 1
PIZZAIOLO - 1
PROMOTOR DE VENDAS - 1
PROPAGANDISTA - 2
TÉCNICO DE GESTÃO DO MEIO AMBIENTE - 1
TÉCNICO EM MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA - 1
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO - 1
VENDEDOR PRACISTA - 2
VIDRACEIRO - 1

"Crueldade": Criminosos espancam cadeirante de 79 anos em assalto na Grande Natal


Uma idosa de 79 anos, cadeirante, foi espancada durante um assalto na manhã desta segunda-feira (10) em São José de Mipibu, município da Grande Natal. De acordo com a polícia, os criminosos estavam em busca do dinheiro de um seguro que a idosa receberia pela morte de um filho, mas só encontraram 30 reais.

De acordo com a ocorrência registrada na Delegacia de Polícia de São José de Mipibu, dois homens chegaram na residência da vítima - uma casa de taipa que fica na zona rural do município - e a chamaram no portão. Uma neta da idosa abriu a porta e os homens entraram e anunciaram o assalto.
A senhora - que estava deitada - foi jogada no chão e levou chutes dos criminosos. De acordo com a polícia, um dos homens estava armado e o tempo todo pedia o dinheiro do seguro. "Eles quebraram coisas da casa, como copos, pratos, reviraram tudo e encontraram apenas R$ 30", disse o agente de Polícia Civil Wellington Barbosa. Na delegacia, a família informou que de fato um filho da idosa morreu em 2003 de acidente de carro, mas que ninguém recebeu nenhum seguro.
Segundo a Polícia Civil, a neta da idosa não conseguiu passar as características dos assaltantes e os dois continuam foragidos.

Polícia prende pistoleiros suspeitos da morte de dono de restaurante em Tibau do Sul

A polícia prendeu dois homens pelo assassinato do empresário Jacinto Manoel de Souza, de 55 anos, morto a tiros na manhã desta terça-feira (11), quando estava saindo de casa, em Tibau do Sul. A vítima era proprietária de um restaurante naquela localidade. Os dois homens presos, de acordo com polícia, são pistoleiros e confessaram.
Os suspeitos foram identificados como Rosberg Rodrigues de Couto, de 27 anos, e Ricardo Gomes de Araújo, de 24 anos. Os dois estavam portando duas armas. Eles teriam sido vistos por testemunhas, no momento do homicídio, e a polícia rapidamente foi acionada, passando a realizar diligências.
Já em Goianinha, houve um cerco, e a dupla acabou detida. Eles estavam em um veículo Strada, com placas de Maceió-AL. Rosberg e Ricardo foram levados para a delegacia e lá confessaram ter matado o empresário Jacinto, bem como disseram ser pistoleiros.
A polícia continua ouvindo a dupla para saber detalhes do caso, como quem os contratou para a prática do homicídio e qual seria a motivação.

Estado terá antecipação de chuvas


A seca que castiga o interior do Estado deve dar uma trégua a partir do próximo mês. De acordo com previsões da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a quadra chuvosa – que geralmente inicia  no mês de março e segue até o mês de junho – pode ter início na segunda quinzena de dezembro. No entanto, as chuvas previstas ainda para este ano não serão suficientes para abastecer os reservatórios que estão em colapso.  O prognóstico é baseado em observações das frentes frias e temperatura do Oceano Atlântico.

A informação é do chefe do setor de meteorologia da Emparn, Gilmar Bistrot. Segundo o especialista, o Atlântico Norte tem apresentado, nos últimos meses, condições favoráveis para formação de chuvas na região Nordeste. “Há uma anomalia no Oceano com águas mais frias. Isso é importante para que haja uma influência no vento e possa fazer com que a zona de convergência desça para o Nordeste”, contou. 

Ao mesmo tempo, a região Sudeste do país presencia a formação de frentes frias que favorecem o surgimento de chuvas. Essas frentes, já atuam também no Sul de alguns Estados do Nordeste, como Piauí, Maranhão e Bahia. Algumas chuvas já foram registradas nesses locais.

Walter Alves, o federal que mais arrecadou no RN

Apesar da “ajuda” do pai, José Agripino, Felipe Maia não foi o que mais arrecadou dentre os eleitos no RN na disputa pela Câmara Federal. O posto de maior arrecadador ficou nas mãos de Walter Alves (PMDB), filho do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho. Ele juntou R$ 2,5 milhões para gastar na campanha – e também teve doações da Queiroz Galvão (R$ 150 mil).

Agripino destinou doação de empresas sob suspeita para a campanha do filho Felipe

O senador José Agripino Maia, presidente nacional do DEM, é um dos que mais cobram o aprofundamento das investigações do escândalo da Petrobras e dos políticos que podem ter se beneficiado com os contratos suspeitos de superfaturamento da estatal brasileira. Contudo, de acordo com a prestação de conta dos candidatos de 2014, divulgada neste final de semana pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o filho de Agripino, o deputado federal reeleito Felipe Maia (DEM), teve parte de sua campanha financiada por uma das empresas citadas no escândalo, a Queiroz Galvão, que doou R$ 250 mil para o democrata.
Contudo, essa não é a única empresa suspeita na lista de doadores da campanha de Felipe Maia. O democrata recebeu outros R$ 450 mil da empresa Koleta Ambiental LTDA, citada em escândalo do lixo na cidade de Porto Alegre e que levantou questionamentos, também, por ter sido uma das maiores doadoras do PT em 2013.
No caso da Queiroz Galvão, a empresa foi citada pelo ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, em depoimento à Polícia Federal. Segundo Costa, as empreiteiras contratadas pela Petrobras, dentre elas, a Queiroz Galvão, eram obrigadas a fazer doações para um caixa paralelo de partidos e políticos integrantes da base de sustentação de Dilma Rousseff (PT).
No entanto, não foram só aos aliados petistas que a empresa doou. Afinal, a quantia de R$ 250 mil da Queiroz Galvão chegou à campanha de Felipe Maia por meio da Direção Nacional do DEM (presidida por José Agripino Maia), em “transferência eletrônica”, no dia 15 de setembro (últimas semanas da disputa eleitoral). As doações da Koleta passaram pelas mãos de Agripino, mas como presidente do Direção Estadual do DEM, e foram todas feitas por meio de “cheque”.
É importante ressaltar, porém, que Felipe Maia não foi citado em nenhum dos supostos depoimentos feitos por Costa. O presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves, e o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, ambos do PMDB, por exemplo, foram citados nos depoimentos prestados na PF.

Robinson e equipe de transição se reúnem com superintendência da Caixa Econômica


O governador eleito Robinson Faria está reunido com sua equipe de transição, a senadora eleita Fátima Bezerra e a Superintendência da Caixa Econômica Federal para tratar de assuntos ligados a convênios e contratos entre o Governo do Estado e o banco.

Essa é a primeira reunião oficial de Robinson com a equipe de transição, já que quando a equipe começou a se reunir na semana passada, ele estava em Brasília e São Paulo.

Segundo o superintendente da Caixa no RN, Roberto Sérgio Linhares, o encontro é uma abertura para o novo governo. "Estamos aqui para abrir a Caixa para o Governo do Estado", disse.

Últimos dias para contribuinte de Santa Cruz pagar IPTU com 20% de desconto

Contribuintes de Santa Cruz, proprietários de imóveis e terrenos, podem quitar o seu Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em conta única e com o desconto de 20% até a próxima segunda-feira (17). A Prefeitura informa que é preciso que o contribuinte se dirija à Secretaria Municipal de Tributação para a impressão de um novo boleto.

O pagamento do IPTU/2014 poderá ser efetuado no Bando do Brasil e seus correspondentes (Correios, Central do Cidadão e Farmácia irmã Dulce). Proprietários de imóveis e terrenos que não receberam seu carnê, bem como aqueles que estão com o seu IPTU em atraso, deverão procurar a Secretaria Municipal de Tributação, localizada na Rua Antonio Henrique de Medeiros, nº 219, no Centro Administrativo (antigo PETI) para a emissão dos boletos.

O pagamento do IPTU é extremamente importante para o desenvolvimento do município, pois todos os recursos arrecadados são revertidos em prol da própria população.

Wilma recebeu R$ 3,5 milhões de empresas investigadas em escândalo da Petrobras

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) divulgou a prestação das campanhas que terminaram em primeiro turno no Rio Grande do Norte e o destaque ficou por conta da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, do PSB, que gastou mais de R$ 9,3 milhões durante a eleição e, mesmo assim, ainda perdeu para Fátima Bezerra, do PT, que terminou a disputa pelo Senado Federal com cerca de R$ 3,4 milhões gastos.
Contudo, o destaque não foi apenas pela disparidade das arrecadações e gastos entre as duas principais candidatas na disputa pelo Senado Federal. Chamou a atenção também o fato das duas terem recebido quantias consideráveis de empresas envolvidas no escândalo da Petrobras. Para Wilma, por exemplo, as doações chegaram a quase R$ 3 milhões.
Para a candidata do PSB, a construtora Andrade Gutierrez doou R$ 1 milhão. A OAS, que foi responsável pela construção da Arena das Dunas, em Natal, doou outro R$ 1,8 milhão. A Queiroz Galvão, que é responsável por obras em Natal, onde Wilma é vice-prefeita, doou outros R$ 708 mil para a campanha. As três empresas, vale lembrar, foram citadas pelo ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, como algumas das empreiteiras que teriam fechado contrato com a estatal mediante pagamento de propina a políticos. A Andrade Gutierrez e a Engevix (outra citada no escândalo da Petrobras) também doaram para Fátima Bezerra: R$ 425 mil da Andrade Gutierrez e R$ 50 mil da Engevix.
É claro que, para chegar à quantia de R$ 9 milhões, Wilma de Faria não recebeu doações, apenas, das duas empresas envolvidas no escândalo da Petrobras. A ex-governadora do RN, apontada como favorita nas pesquisas de intenção de voto no início da disputa, foi ajudada também por Café Três Corações (R$ 100 mil), Agro Energia Santa Luzia (R$ 1,3 milhão), Cervejaria Petrópolis (R$ 200 mil), Logimed (R$ 420 mil), Telemont Engenharia e Telecomunicações (R$ 612 mil), Vale Manganês (R$ 700 mil), Cosan Lubrificantes (R$ 600 mil) e a Amil (R$ 300 mil).
A construtora Dois A Engenharia, que pertence ao suplente de Wilma de Faria durante a campanha, o empresário Flávio Azevedo, também participou dos gastos da campanha da pessebista, doando R$ 200 mil para ela.
No caso de Fátima Bezerra, os recursos chegaram, principalmente, da JBS, mais conhecida como Friboi. A empresa doou R$ 1,1milhão para a petista e se destacou como a maior financiadora da campanha dela. A Sucocritrico, R$ 475 mil. O fundo de doações da campanha da presidente Dilma Rousseff  “chegou junto” com R$ 370 mil para Fátima Bezerra.

RN tem o maior crescimento no número de homicídios no país, aponta estudo


O Rio Grande do Norte é o estado com o maior crescimento do número de homicídios, com um aumento de 112,11%, segundo os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira (11). Em 2012 foram 388 assassinatos, enquanto em 2013 o número subiu para 823.

Mesmo com o maior crescimento, o estado não tem a maior taxa de homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. O RN tem 24,3 mortes para cada 100 mil habitantes, enquanto no "campeão" Alagoas essa taxa está em 67,5. Em todo o país, foram 50.806 vítimas de homicídios dolosos, ou 5,8 pessoas a cada hora, o que significa uma taxa de 25,2 mortes para cada grupo de 100 mil pessoas. 

Investimento cai

Enquanto a violência aumenta, o investimento do Governo do Estado na área de segurança pública é o segundo menor do Brasil, ficando atrás apenas do Piauí. Entre os dois anos analisados, os valores destinados à segurança caíram 14,87%. m 2012, foi investido o montante de R$ 831.399.333,58. Ano passado, essa quantia diminuiu para R$ 707.732.558,42.