sexta-feira, 6 de junho de 2014

Consult registra primeira pesquisa eleitoral do RN

O Instituto Consul acaba de registrar a primeira pesquisa eleitoral com vistas ao pleito deste ano no RN.

A informação foi repassada pelo diretor-geral da empresa, Paulo de Tarso, através do Twitter.

A contratante é a Rádio 96FM de Natal.





Fonte: Blog do Tales Vale

Prefeitura de Santa Cruz faz Chamada Pública para aquisição de alimentos destinados à merenda escolar

Agricultores familiares e empreendedores familiares rurais devem ficar atentos, pois a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza mais uma Chamada Pública objetivando a aquisição de gêneros alimentícios para atender a demanda do Programa de Alimentação Escolar.

A “Chamada Pública” nº 002/2014 terá a sessão de recebimento dos envelopes 01 e 02 no próximo dia 16 de junho, às 10h, na sede da Secretaria Municipal de Educação, local onde os interessados também poderão ter acesso ao edital e mais esclarecimentos necessários para a participação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

A “Chamada Pública” para a aquisição de alimentos permite que alunos tenham acesso à alimentação, em quantidade, qualidade e regularidade necessárias, sobretudo para aqueles em situação de insegurança alimentar e nutricional, bem como a inclusão econômica e social, com fomento à produção sustentável, comercialização e ao consumo, por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

Veja: “Henrique é ditador, dá chilique e engaveta votação para não contrariar Dilma”


Desde que assumiu a presidência da Câmara Federal, no início de 2013, o deputado potiguar Henrique Eduardo Alves, do PMDB, sempre disse que a prioridade dele seria o Rio Grande do Norte. E, realmente, está sendo, sobretudo, quando se aproxima a Eleições 2014, quando o parlamentar disputará o governo do Estado. O problema é que o parlamentar poderia não só está “exagerando” nessa priorização, como também conduzindo os trabalhos no Congresso com uma postura ditatorial e com o mero objetivo eleitoreiro.
Quem aponta essa conduta é o jornalista Reinaldo Azevedo, da Veja. Em texto publicado no site da revista, ele afirma que o “presidente da Câmara e candidato ao governo do Rio Grande do Norte, decidiu que não vai colocar em votação, em regime de urgência, proposta de decreto legislativo que susta o famigerado decreto 8.243, da presidente Dilma Rousseff, aquele que atrela a administração pública federal ao PT por intermédio de conselhos populares formados pelos ditos ‘movimentos sociais’, que são controlados pelo partido. É que o digníssimo deputado está mais preocupado com a sua candidatura ao governo do Rio Grande do Norte do que com o país”.
Segundo a publicação, Henrique teria “engavetado” a votação porque não queria ficar mal com a presidente da República, Dilma Rousseff, do PT, que visitará Natal nos próximos dias para conhecer o novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante e, na oportunidade, deverá elogiar o trabalho do presidente da Câmara, o que renderá a ele alguns votos – mesmo o PT estando, no RN, na oposição a chapa encabeçada por Henrique.

Como vingança ao DEM, Rosalba pode entregar governo do RN a Robinson Faria

A informação correu como rastilho de pólvora, na manhã desta quinta-feira: caso seja preterida no próprio partido, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) renunciaria ao governo do Rio Grande do Norte, entregando a gestão aos adversários do DEM, no caso, o vice-governador Robinson Faria (PSD) e o PT. Segundo fontes, ligadas a Carlos Augusto Rosado (marido de Rosalba e secretário-chefe do Gabinete Civil), que pediram sigilo, seria uma espécie de vingança do casal ao fato de estar sendo massacrado no DEM do senador José Agripino Maia, que trabalharia para naufragar a possibilidade de reeleição de Rosalba com objetivos nítidos de fortalecer o palanque de Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Wilma Maria de Faria ao governo e ao Senado, respectivamente.
Há cerca de trinta dias, os bastidores da política foram tomados pela informação de insatisfação do casal que administra o Estado para com o próprio partido administrado pelo senado José Agripino Maia. Mesmo em dificuldades administrativas, Rosalba esperava um gesto político de Agripino pelo fato de ter permanecido no DEM quando foi convidada a migrar para o PSD. O gesto em favor de Agripino significou dificuldades para o governo e afastamento da base da presidente Dilma Rousseff.

ABC faz homenagem a Prefeita Fernanda e ao Deputado Tomba e agradece carinho que recebeu em Santa Cruz


A Prefeita Fernanda Costa foi homenageada na última terça-feira (03) pelo ABC Futebol Clube, na ocasião em que o time natalense realizou a sua última partida das cinco que estavam previstas em Santa Cruz, no Estádio Iberezão, por motivo de uma punição imposta pelo STJD e pelo fato do Frasqueirão estar cedido à FIFA.

No intervalo da partida entre ABC x Náutico o dirigente Rogério Marinho entregou um buquê de flores à prefeita e também uma placa como forma de agradecimento pelos esforços que viabilizaram os jogos ao ABC na Cidade Santuário. O dirigente reconheceu que a Prefeitura de Santa Cruz foi extremante importante, sobretudo, devido às adequações que foram promovidas no estádio para que as partidas acontecessem. O Deputado Estadual Tomba Farias esteve presente e também foi homenageado. Na oportunidade, Fernanda Costa também presenteou o ABC com uma imagem de Santa Rita para que ela continue iluminando a campanha da equipe na competição nacional.

Uma faixa foi exposta pelo ABC agradecendo o carinho pelo qual foi recebido por todos em Santa Cruz.

Foram cinco partidas realizadas em Santa Cruz pelo ABC na primeira parte do Campeonato Brasileiro da Série B, antes da pausa para a Copa do Mundo. Os confrontos foram contra o Boa Esporte, Sampaio Corrêa, Icasa, Oeste e Náutico, com saldo positivo. Jogando no Iberezão foram três vitorias do ABC, um empate e apenas uma derrota. Resultados que ajudaram o time a figurar entre os primeiros colocados e integrar o G4 da competição (grupo dos primeiros colocados).

Se para o ABC a passagem por Santa Cruz foi positiva, a cidade também tem muito o que comemorar. Além dos cinco grandes eventos que recebeu, com hotéis e pousadas aumentando o número de hospedes, restaurante e vendedores ambulantes aumentando seus faturamentos, a cidade também ganhou em visibilidade, afinal, as partidas foram todas transmitidas pela TV para todo o Brasil e isso é importante para uma cidade turística, uma boa divulgação. Sem falar dos demais veículos de comunicação (rádios, sites e jornais) que estiveram cobrindo os jogos e divulgando o nome de Santa Cruz.

Fotos: Frankie Marcone




Pacientes com câncer estão sem aparelho para diagnóstico no RN


Pacientes com câncer que moram no Rio Grande do Norte estão sem uma opção importante para o diagnóstico da doença. O equipamento para fazer o exame, chamado de PET Scan, até existe, mas não é utilizado há sete meses porque o Governo do Estado parou de enviar os recursos que bancam o exame que é realizado pela Liga Norte Riograndense Contra o Câncer, principal centro de tratamento da doença no estado.
Em nota, a Secretaria Municipal de saúde Pública (Sesap) reconhece a dívida de R$ 495 mil, mas diz que isso não inviabiliza o tratamento - que está sendo feito com outros recursos, como a quimioterapia e a radioterapia. De acordo com matéria exibida pela Inter TV Cabugi, o convênio não foi renovado porque só em março o Ministério da Saúde incluiu o PET Scan na tabela do SUS, e o Governo não sabe quanto irá receber pelo procedimento. Essa análise pode durar até três meses.

Marinha do Brasil abre 113 vagas para níveis superior e técnico; confira

As oportunidades são nas áreas de engenharia cartográfica (1), civil (4), de materiais (3), de produção (2), de sistemas de computação (4), de telecomunicações (6), elétrica (12), eletrônica (12), mecânica (15), naval (8), nuclear (1), química (3), além de arquitetura de urbanismo (1).
As inscrições começam no dia 9 de junho e vão até dia 24 de julho, pelo site www.ensino.mar.mil.br. As datas de realização das etapas ainda não foram definidas.
O edital completo será publicado no site www.ensino.mar.mil.br.
CP-QTPA
As chances são para área técnicas de eletroeletrônica (18) e mecânica (22). Os aprovados atuarão na operação e manutenção e submarinos. Poderão participar candidatos homens que tenham curso técnico em automação industrial, eletroeletrônica, eletrônica, eletrotécnica, eletrotécnica naval, mecatrônica, manutenção automotiva, mecânica, mecânica naval, refrigeração e climatização, manutenção de máquinas pesadas e mecânica de precisão.
O concurso é constituído das seguintes etapas: prova escrita, redação, inspeção de saúde, teste de aptidão física, verificação de dados biográficos e curso de formação. As datas de aplicação da prova escrita e da redação ainda não foram definidas.

Câmera térmica reforça Potiguar 1


O Rio Grande do Norte recebeu, recentemente, um dos equipamentos anunciados como parte do “legado da Copa” para a área de segurança pública. Com investimento na ordem de R$ 8 milhões do Governo Federal, o helicóptero Potiguar 1, da secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) foi equipado com um imageador térmico aéreo. Entre as missões, o Potiguar 1 vai auxiliar na escolta das delegações e autoridades que estarão em Natal durante o evento esportivo.

As imagens geradas pelo equipamento serão enviadas, em tempo real, para o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), instalado na Escola de Governo. O imageador chegou ao Estado há algumas semanas, mas foi apresentado à imprensa somente na manhã de ontem, dia 5. De acordo com a assessoria de imprensa da Sesed, nos últimos dias, agentes da secretaria e da Polícia Militar do Estado (PM/RN) realizaram treinamentos e testes com o equipamento de alta tecnologia.

Datafolha: Dilma lidera e cresce número de indecisos

O Instituto Datafolha divulgou nesta sexta-feira (6) os resultados da pesquisa de intenção de votos para presidente da República concluída ontem. O principal aumento foi em relação aos eleitores que não sabem em quem votar, de 8% para 13%. Além disso, brancos e nulos representam 17%. 

Dilma Rousseff segue com leve recuo, variando de 37% para 34%, em relação a maio. Entretanto, seus principais adversários também não avançaram. Juntos, Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves (PSDB) somam 26%.

A pesquisa entrevistou 4.337 pessoas em 207 municípios do país, entre os dias 3 e 5 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Veja os números da pesquisa:
- Dilma Rousseff (PT): 34%
- Aécio Neves (PSDB): 19%
- Eduardo Campos (PSB): 7%
- Pastor Everaldo (PSC): 4%
- Magno Malta (PR): 2%
- Denise Abreu (PEN): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- José Maria (PSTU): 1%
- Randolfe Rodrigues (PSOL): 0%
- Eymael (PSDC): 0%
- Levy Fidelix (PRTB): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Brancos/nulos/nenhum: 17%
- Não sabe: 13%

Em Brasília/DF: Fernanda Costa e Henrique Alves discutem liberação de recursos para Santa Cruz


A Prefeita Fernanda Costa se reuniu nesta quinta-feira (05) com o Presidente da Câmara dos Deputados, Dep. Henrique Eduardo Alves, em Brasília-DF. O encontro foi um dos compromissos da prefeita de Santa Cruz em mais uma viagem administrativa à capital federal.

Fernanda Costa, que esteve acompanhada do Secretário Municipal de Transportes e Obras Públicas e pela Chefe de Gabinete, Francisco Nogueira e Marcela Ravena, respectivamente, discutiu com Henrique Alves vários projetos para o município, principalmente nas áreas de esporte e turismo. A Chefe do Poder Executivo municipal aproveitou a oportunidade para solicitar o apoio do deputado para que recursos e emendas parlamentares já empenhadas possam ser liberadas. Os recursos de uma das emendas, no valor de R$ 650 mil, assinada por Henrique Alves, serão usados para a recuperação do Centro de Treinamento, um dos principais equipamentos para práticas esportivas em Santa Cruz.

A prefeita também relatou sobre o empenho de recursos para iluminação do acesso ao Santuário de Santa Rita de Cássia, e sobre a licitação, já concluída, para a obra do teleférico que vai ligar a Igreja Matriz ao Alto de Santa Rita.


Ex-prefeito e empresário de Currais Novos são condenados

O juiz Fábio Wellington Ataíde Alves, da 4ª Vara Criminal de Natal e integrante da Comissão das Ações Coletivas e de Improbidade nº 04/2014 CNJ, condenou o ex-prefeito de Currais Novos, José Marcionilo de Barros Lins Neto, bem como Márcio Costa, proprietário de uma empresa de eventos que prestou serviços para aquela Prefeitura, por crimes tipificados na Lei de Licitações.
Os réus foram denunciados pelo Ministério Público Estadual que acusou José Marcionilo de Barros Lins Neto, prefeito de Currais Novos à época do fato, de ter efetivado contrato sem licitação durante a realização do Carnaval 2005. Para a contratação da banda “Encontro Magnético”, foi destinado a quantia de R$ 20 mil e para a organização do Carnaval do ano de 2005, R$ 34.986,05.
O ex-prefeito foi condenado a quatro anos de detenção, em regime inicial semiaberto e a uma pena de multa no índice de 3% do valor do contrato celebrado com dispensa ou inexigibilidade de licitação. Já o empresário foi condenado a uma pena de dois anos, em regime aberto, e onze meses de detenção e a uma pena de multa no índice de 2% do valor do contrato celebrado com dispensa ou inexigibilidade de licitação.

Renda da Fifa com a Copa do Mundo será de R$ 10,1 bilhões

O secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke divulgou que a renda da Copa do Mundo vai superar as expectativas mais otimistas e atingir a marca de R$ 10,1 bilhões (US$ 4,5 bilhões). Ele também disse que foram gastos quase US$ 2 bilhões com a organização, indicando que o país-sede também tem lucros. Nesta sexta-feira e no sábado, a federação reúne em São Paulo sua cúpula para repassar a situação financeira da entidade. 

De acordo com a federação, os valores da receita de marketing, obtida com a venda de ingressos e direitos de televisão, foi quase US$ 1 bilhão superior às projeções iniciais. Para ter o direito de transmissão, as redes de televisão pagaram um valor recorde: cerca de US$ 1,7 bilhão. A expectativa é de que a audiência seja recorde.

A Copa no Brasil será o mundial dos recordes: o custo dos estádios é três vezes maior do que a CBF indicou para a Fifa em 2007, o número de jornalistas credenciados superou todas as outras edições e o número de ingressos pedidos foi quase quatro vezes maior que os disponíveis. 

Dilma inaugura Aeroporto de São Gonçalo na próxima segunda-feira(9)

A presidente Dilma Rousseff vem ao Rio Grande do Norte, na próxima segunda-feira(9), para a inauguração do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves.

Agenda inicial da presidente, aponta que ela desembarcará às 9h da segunda-feira em São Gonçalo do Amarante

Os nomes dos ministros que integrarão a comitiva de Dilma Rousseff ainda não foram divulgados.

Prefeita Fernanda vai à Brasília-DF. Em pauta, construção da creche do Maracujá e outros assuntos da administração


A Prefeita Fernanda Costa esteve nesta quarta (04) e quinta-feira (05) em Brasília-DF cumprindo agenda administrativa. A chefe do Poder Executivo municipal participou de reuniões na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e também no Ministério da Saúde.

Uma das prioridades de mais uma viagem administrativa da Prefeita Fernanda Costa à capital federal foi agilizar os documentos para as obras de construção de creche no bairro Maracujá, além de questões relacionadas às obras de construção da Unidade Básica de Saúde – UBS do Bonsucesso e da Unidade de Pronto Atendimento – UPA do Paraíso (já iniciadas), bem como, as reformas que passam as Unidades Básicas de Saúde dos bairros Maracujá e DNER.

Nesta quinta-feira (05) Fernanda Costa também foi recebida pelo Presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves para tratar de assuntos administrativos.

O retorno da Prefeita, que está acompanhada da Chefe de Gabinete, Marcela Ravena, e do Secretário Municipal de Transportes e Obras Públicas, Francisco Nogueira, ocorreu no fina da noite desta quinta-feira (05).