quarta-feira, 22 de junho de 2016

Prefeitura fortalece parceria com horteiras de Santa Cruz em mais um “São João das Horteiras”


A Prefeitura de Santa Cruz foi a principal parceira da Associação das Horteiras de Santa Cruz na realização das comemorações do “São João das Horteiras”, evento que aconteceu nesta terça-feira (21), na sede da associação, no bairro Paraíso. Animado pelo som do “Trio Arapuá”, o evento teve muita animação, comidas típicas e a presença de diversos associados que festejaram o São João.

A associação existe há 11 anos e conta com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz no desenvolvimento de suas atividades, com diversos incentivos para enfrentar as dificuldades, como a falta de água, entre outras.


Detran/RN inicia novo sistema de testes práticos de direção veicular


O Detran/RN deu início ao novo sistema de testes práticos de direção. A partir de agora os candidatos a motorista vão utilizar veículos adaptados com equipamentos que monitoram todo o percurso e as ações no momento do exame.

Para o diretor-geral, Marco Medeiros, a principal mudança desse novo sistema será a transparência em todo o exame. “Estamos investindo em tecnologia para proporcionar mais transparência e segurança para os usuários e o resultado disso são testes mais rápidos, em que os motoristas poderão ter total acesso dos registros do seu desempenho”, explicou Marco Medeiros.

São 51 veículos para Natal e Mossoró, sendo 18 motocicletas, dois caminhões, dois ônibus, duas carretas e 27 carros (dois desses adaptados para pessoas com deficiência física). O contrato prevê ainda mais três vans equipadas com a estrutura similar de monitoramento que as sedes de Natal e Mossoró possuem, uma maneira de também realizar testes móveis pelo interior do Estado.

Os veículos possuem computador de bordo e sensores internos para detectar, por exemplo, se o condutor ajustou os retrovisores e está fazendo uso do cinto de segurança. Cada carro possui ainda quatro câmeras instaladas para registrar o desempenho dos candidatos: uma fica no para-choque traseiro, uma no retrovisor direito e há também duas câmeras no interior do veículo: uma voltada para o candidato e outra filmando o percurso.

Os dados da Telemetria captados na hora do teste prático são enviados automaticamente para o sistema de avaliação, permitindo que os examinadores definam prontamente as ações do motorista e o resultado do teste. Dessa forma, se julgar necessário, o condutor pode solicitar ao Detran todos os registros do teste de direção.

Com o novo sistema, os testes de direção para as categorias A e B já estão sendo marcados diretamente na sede do Detran/RN, no setor de Habilitação, sala 2, guichê 7. Em 15 dias, também poderão ser agendadas as categorias C, D e E. Atualmente, a sede em Natal realiza diariamente uma média de 180 exames práticos. Com a implantação do monitoramento, os candidatos têm conseguido agendar os testes cada vez mais rápido, até para o mesmo dia, dependendo da oferta de vagas.




Casal entra de charrete em motel e vira hit na web


A foto de um casal entrando de charrete no motel “Ele e Ela”, em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana da capital, virou hit na internet e está dando o que falar nas redes sociais e no whatsapp.

Ainda não se tem informações de quem realizou o flagrante do casal na entrada do estabelecimento, que fica às margens da BR-101. Mas, a voto viralizou e muitas pessoas já publicaram em seus perfis do Facebook com diversas legendas de apoio ou de humor.

Com informações do Via Certa Natal.


Operação prende 6 PMs e apura 14 mortes por grupo de extermínio no RN


Seis policiais militares foram presos em Mossoró, cidade do Oeste potiguar, suspeitos de integrarem um grupo de extermínio apontado como responsável pela morte de pelo menos 14 pessoas na região. As informações foram confirmadas pela assessoria de comunicação da Polícia Civil.
A operação, denomina de ‘Intocáveis’, foi realizada por equipes da Força Nacional em conjunto com policiais civis e militares logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (22). Também participou da ação o helicóptero Potiguar 1, aeronave da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed).
Ainda de acordo com a Polícia Civil, detalhes da operação serão repassados à imprensa no final da tarde desta quarta, durante coletiva que acontece em Natal.


Grevistas cobram reajuste e criticam falta de estrutura nos hospitais do Estado


Os servidores da saúde estadual iniciaram nesta quarta-feira (22) uma greve geral. Entre as reivindicações da categoria estão o pagamento em dia dos salários, realização de concurso público e a retirada do projeto de lei da Previdência Complementar da Assembleia Legislativa.
O Sindicato dos Servidores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde) promoveu um ato público em frente à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Durante o protesto, os grevistas também cobraram a melhoria das condições de trabalho nos hospitais públicos do RN.
Em entrevista ao Portal Agora RN, um dos membros do Sindsaúde, Breno Abbott, cobrou do governo estadual atenção com os servidores. “Estamos há 6 anos sem aumento salarial, com péssimas condições de trabalho. Não tivemos outra alternativa a não ser o início da greve”, ressaltou.
O líder sindical e também enfermeiro do Hospital João Machado denunciou a falta de medicamentos nas unidades hospitalares do Estado. “A falta de medicamento é absurda, tá faltando medicamentos essenciais, os pacientes estão com cirurgias suspensas por questão de pagamentos suspensos”, completou.