sexta-feira, 2 de maio de 2014

Agenda do mês de maio da banda Forró Xegado


Rio Grande do Norte deve imunizar 1 milhão de cabeças de gado contra aftosa


Começou nesta quinta-feira (1º) a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o estado do Rio Grande do Norte. De acordo com o Instituto de Defesa de Inspeção Agropecuária do Estado do RN (Idiarn), a expectativa é que 1 milhão e 60 mil cabeças de gado, entre bovinos e bubalinos (búfalos) atualmente registrados no órgão, sejam vacinados até o dia 31 de maio.
Cada pecuarista deve apresentar ao Idiarn a nota fiscal da compra das vacinas e o certificado de vacinação até o dia 15 de junho. Os bois e búfalos de todas as idades devem ser imunizados. A declaração de vacinação também pode ser entregue aos escritórios do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) ou nas secretarias municipais de agricultura.
O Rio Grande do Norte é reconhecido oficialmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) como área livre de febre aftosa com vacinação desde o ano passado. Com o reconhecimento e certificação oficial, o estado fica livre de restrições para receber e enviar animais a lugares do país que possuem o mesmo nível de segurança sanitária contra a doença.
“Nós já somos área livre de febre aftosa. Nosso apelo aos criadores é que eles comprem a vacina, declarem a vacinação e atualizem o rebanho existente no Estado, de modo que possamos manter o alto padrão genético do nosso gado, traduzindo essa qualidade com mais produção de leites e carnes. Acreditamos que o criador deve estar sempre protegendo seu rebanho, que pode ser caracterizado como patrimônio econômico e genético do RN”, destacou Maria Leonice de Freitas, diretora-geral do Idiarn.

Votos em Larissa vão aparecer ‘nulos’ e só terão validade se TSE reavaliar

O eleitor de Larissa Rosado que se prepare: na noite de domingo, após a divulgação do resultado oficial da eleição suplementar de Mossoró, os votos dados à candidata do PSB não deverão aparecer na contagem oficial. Serão considerados nulos. Quem antecipa isso é Marco Maia, coordenador de informática do Tribunal Regional Eleitoral. Segundo ele, a situação, que já foi vista na eleição de 2012, será repetida devido à condição de indeferimento do registro de candidatura dela.
“No boletim da urna, vai sair o voto para ela, mas na hora de contabilizar os votos no resultado, eles vão aparecer como nulos”, explicou Marco Maia. “Em 2012 foi assim com os candidatos que tiveram o registro indeferido. Os votos são contabilizados, mas vão aparecer como nulos no resultado”, relembrou o coordenador de informática do TRE.
Em contato com O Jornal de Hoje, Herval Sampaio fez questão de dizer que os votos não serão nulos realmente. Eles serão contabilizados, mas só terão validade, se o Tribunal Superior Eleitoral, para onde Larissa Rosado recorreu para tentar o registro de candidatura, reveter a decisão das duas primeiras instâncias, que indeferiu o pedido dela.
“Os votos a Larissa Rosado serão contabilizados, mas só vão ser validados se houver mudança no TSE da condição atual dela (de indeferimento). O eleitor dela vai estar pela própria conta e risco”, afirmou o juiz eleitoral, ressaltando a situação de “pendência” que o pleito de Mossoró terá mesmo após o resultado oficial, previsto para ser divulgado até as 20h do próximo domingo.

Caern inicia convocações do concurso público de 2014 e planeja novo certame


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está iniciando as convocações dos aprovados no concurso público realizado este ano pela Funcern e que totalizou 581 classificados. Até segunda-feira (5), a Gerência de Desenvolvimento Humano da empresa (GDH) deve divulgar no site companhia a convocação dos novos empregados. Na primeira chamada, serão convocados seis Agentes/Assistentes administrativos para Natal e um engenheiro civil.
Para este ano, está previsto o início de outro processo para realização de mais um concurso, que deverá suprir necessidades com a implantação da nova estrutura administrativa da empresa, e demandas de pessoal nas unidades da empresa no interior do Estado.
O resultado concurso de 2014 foi homologado em 23 de abril. Foram aprovados no certame 438 agentes/assistentes administrativos, sendo 345 para Natal e 93 para Mossoró; quatro economistas; 101 engenheiros civis; 14 engenheiros eletricistas; e 24 engenheiros mecânicos. É importante que os candidatos acompanhem a convocação pelo site www.caern.com.br e mantenham seus dados atualizados, visto que a convocação não é publicada no Diário Oficial, mas sim feita por contato direto da empresa, após publicação em portaria.
OUTROS CONCURSOS
Ao mesmo tempo em que inicia as convocações do concurso de 2014, a Caern prossegue chamando os aprovados em concursos anteriores, de 2010 e de 2013. O concurso de 2010 tem validade até 3 de julho. O concurso do ano passado já teve chamadas aproximadamente 300 pessoas.

    Comerciantes no entorno do Arena das Dunas têm até segunda-feira para desocupar imóveis


    A disputa entre o governo do Estado e os comerciantes instalados próximo ao Centro Administrativo, no entorno do estádio Arena das Dunas, no bairro de Lagoa Nova , na zona Sul de Natal, ganhou um novo episódio. Na terça-feira passada (29), os comerciantes receberam uma notificação judicial para a desocupação de quatro imóveis que funcionam como lanchonetes. O prazo para deixarem o local vai até a próxima segunda-feira (5). Caso contrário, a decisão judicial prevê o uso de força policial para cumprir a “reintegração de posse”.
    Entretanto, os moradores já disseram que vão recorrer da decisão. “Vamos esperar para ver se a máquina vai passar por cima ou não, porque não dá pra sair assim”, falou o comerciante José Raimundo de Oliveira. Além de fazer uso comercial da área, José Raimundo também mora no local com a família (dois filhos e a mulher) e não tem para onde ir se for despejado.
    Os comerciantes se sentiram insultados quando a Procuradoria Geral do Estado os classifica como “invasores” na ação judicial. “Invasores não, a gente foi transferido pela Prefeitura para cá”, disse Antônio Barbosa outro morador de um dos prédios.

    Filha de Wilma fica ‘em cima do muro’ com relação ao impeachment de Rosalba


    A deputada estadual Márcia Maia (PSB) se disse favorável à abertura de processo de impeachment contra a governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Basta, para tanto, que o pedido contenha embasamento jurídico. “Não vi o processo. Vou analisar. Só posso ter posição formada depois que analisar o processo”, afirmou a parlamentar.
    O pedido de impeachment da governadora Rosalba Ciarlini foi lido terça-feira no plenário da Assembleia Legislativa, que, na sequencia, enviou para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), responsável pelo parecer de admissibilidade da matéria. Para Márcia, caso haja embasamento jurídico, ela deverá votar favorável à matéria. “Se tiver embasamento, eu sou favorável”, afirmou.
    Para a socialista, a população do estado já aprovou o impeachment da governadora. “Eu acho que a população já fez o impeachment da governadora Rosalba. Agora o impeachment legal, jurídico, a gente tem que ver o embasamento jurídico”, afirmou a deputada do PSB.

    Prefeita Fernanda Costa participa de reunião sobre Festa de Santa Rita


    O Grupo de Trabalho da Festa de Santa Rita de Cássia se reuniu na tarde da última quarta-feira (30), para definir toda a logística da festa que começa no próximo dia 13 de maio. A reunião foi realizada na sede da Prefeitura de Santa Cruz e entre os participantes estava a Prefeita Fernanda Costa que debateu com os representantes de Paróquia, Policia Militar, SEBRAE e de com profissionais das várias secretarias municipais questões sobre segurança, estrutura e serviços que irão funcionar durante a festa.

    Na ocasião foram apresentados os planos de trabalho da Policia Militar no que diz respeito à segurança e de transito, da secretaria municipal de Saúde, bem como as atribuições de cada secretaria.

    Uma nova reunião para fechar todos os detalhes está agendada para a próxima quarta-feira (07).


    Pe. Marcos Roberto se despede da Paróquia de Santa Rita de Cássia próximo domingo com missa de ação de graças


    O domingo será de emoção para os fiéis e amigos do Pe. Marcos Roberto. O Vigário Paroquial de Santa Rita de Cássia irá deixar os trabalhos na Paróquia de Santa Rita de Cássia. Sua despedida acontece com missa às 19h na Igreja Matriz.

    Pe. Marcos Roberto deixará a Paróquia para iniciar um novo projeto pessoal: a criação de uma comunidade em sua cidade natal, Fortaleza/CE. O padre viajará dia 10 de maio para iniciar a nova missão dentro da Igreja Católica.

    Ao longo de um ano na Paróquia de Santa Rita de Cássia, o Vigário Paroquial desenvolveu importantes trabalhos, especialmente junto a Pastoral da Juventude e ao Grupo de Casais com Cristo, participando de encontros periódicos.

    Para o sacerdote, sua passagem por Santa Cruz foi importante para confirmar sua vocação. “Nunca imaginei vim para Santa Cruz, uma Paróquia tão grande, mas com tanta gente boa, acolhedora. Aqui se vive missão e isso me fez confirmar minha vocação de missão de ter uma comunidade missionária que possam ajudar a Igreja a evangelizar”, enfatizou o padre.

    O Vigário Paroquial de Santa Rita de Cássia irá fundar uma nova comunidade católica. Voltada para a missão, a comunidade terá o carisma de levar a palavra de Deus para os lugares de mais difícil acesso, com seus membros vivendo da misericórdia de Deus.

    Para Pe. Marcos Roberto, o carisma será de levar a palavra de Deus para todos. “Passarei um ano em oração, entregando minha vocação para Deus. Depois disso começaremos os trabalhos para a criação desta comunidade, que viverá da misericórdia de Deus”, afirmou o sacerdote.

    Com a ida para criar a nova comunidade em Fortaleza, Pe. Marcos Roberto pediu uma licença, que foi aceita, pela Arquidiocese de Natal.

    Governo publica decreto que reajusta piso do Bolsa Família

    Foi publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União o decreto que reajusta em 10% o piso do Bolsa Família, programa social criado pelo governo Lula e continuado pela presidente Dilma Rousseff. Com a alteração, anunciada por Dilma na última quarta-feira, o valor mínimo do programa passará de R$ 70 para R$ 77.
    O decreto estipula que o novo valor passe a valer a partir do dia 1º de junho. Segundo a presidente, isso assegura que “todos continuem acima da linha da extrema pobreza definida pela ONU (Organização das Nações Unidas)”.
    Segundo o decreto presidencial, o programa atenderá famílias em situação de pobreza, com renda familiar mensal por pessoa de R$ 154 e de pobreza extrema, quando essa renda por pessoa chega a R$ 77. Com a mudança, o benefício de R$ 77 passa a ser oferecido a pessoas em situação de pobreza extrema. Já para quem possuir na família gestantes, crianças até 12 anos e adolescentes de até quinze anos passam a receber de R$ 32 a R$ 35 por beneficiário, até que seja atingido o limite da bolsa, que passará de R$ 160 para R$ 175 para família.
    No discurso de quarta-feira, Dilma também disse que o governo continuará “a política de valorização do salário-mínimo”. “A valorização do salário-mínimo tem sido um instrumento efetivo para a diminuição da desigualdade e para o resgate da grande dívida social que ainda temos com os nossos trabalhadores mais pobres.”

    Reservas para Natal têm crescimento de 791%


    O total de “reservas aéreas” internacionais para Natal nos meses da Copa é 791% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, revelou a segunda etapa do estudo “Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro”, realizado pela empresa espanhola Forward Data (Fowardkeys®) em parceria com a Pires & Associados no Brasil. De acordo com o estudo, esse foi o maior avanço, proporcionalmente, entre as cidades que vão receber os jogos do mundial. Natal, no entanto, é apenas a oitava no ranking do volume de reservas aéreas.

    Prefeita Fernanda Costa visita obras de construção da Unidade de Saúde do Bonsucesso


    A Prefeita Fernanda Costa visitou na manhã da última quarta-feira (30), uma das várias obras que o Governo Municipal está realizando: a construção da Unidade Básica da comunidade Bonsucesso.

    Acompanhada de auxiliares, a Prefeita de Santa Cruz foi ver de perto o andamento da construção que receberá investimentos na ordem de R$ 410 mil, recursos oriundos do Ministério da Saúde e que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).

    A execução da obra é de responsabilidade da Empreiteira Almeida e Silva Ltda., vencedora da licitação, e a Prefeitura estima que a UBS do Bonsucesso seja concluída no mês de novembro deste ano.


    Exames descartam doença


    Brasília (AE) - O Ministério da Agricultura divulgou ontem que os exames feitos em 49 bovinos suspeitos de estarem contaminados com a Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), doença conhecida como “síndrome da vaca louca”, deram resultado negativo.

    Depois que uma vaca foi sacrificada em Mato Grosso na última semana com suspeita da doença, uma varredura foi feita por técnicos da pasta e autoridades sanitárias do Estado. De acordo com a nota divulgada ontem, foram investigadas 11 propriedades onde esteve a vaca sacrificada. Depois que mais de 4 mil animais foram inspecionados, 49 foram selecionados, por terem nascido um ano antes ou um ano depois da vaca que levantou a suspeita.

    O ministério informou que todos estavam em plena condição física e de saúde e, ainda assim, amostras encefálicas foram recolhidas para análise laboratorial. O resultado negativo ficou pronto na quarta-feira, 30.

    “Todas as ações foram sustentadas nas recomendações sanitárias do Código de Animais Terrestres da OIE, visando cumprir com os seus dispostos, mantendo assim o Brasil com a melhor classificação mundial sanitária para EEB, que é de risco insignificante”, informou a nota. “Essas medidas foram adotadas visando encerrar as atividades de campo, independentemente do resultado conclusivo que ainda está por ser enviado pelo laboratório de referência da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), localizado em Weybridge, na Inglaterra”, acrescentou o Ministério.

    Semopi recorre à PM para conter roubo de materiais


    Como se já não bastasse a correria para tentar entregar as obras de mobilidade urbana relacionadas à Copa do Mundo, dentro do prazo, o secretário de Obras Públicas de Natal teve que pedir apoio da Polícia Militar para evitar roubos de materiais nos canteiros de obras. A providência evitará, segundo o titular da Semopi, Tomaz Neto, prejuízos aos serviços realizados, principalmente, na avenida Mor Gouveia,  zona Oeste da capital potiguar, que já estão atrasados e não devem ser concluídos antes do Mundial.

    19 Postos de combustíveis de Natal são investigados por suposta formação de cartel


    Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade instaurou nesta sexta-feira (2) processo administrativo (PA nº 08700.000625/2014-08) para apurar supostas práticas de cartel e de limitação à concorrência no mercado de revenda de combustíveis na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. O procedimento foi instaurado contra 19 postos de gasolina, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado do Rio Grande do Norte – Sindipostos/RN, a Petrobras Distribuidora S/A e sete pessoas físicas.
    A investigação do Cade teve início a partir do recebimento, em janeiro deste ano, de interceptações telefônicas e monitoramento dos investigados produzidos pela Polícia Federal e pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, no curso de apuração de possível prática de cartel. Os indícios revelaram que o Sindipostos/RN supostamente sugeria reajustes de preços a serem praticados pelos postos de combustíveis, que por sua vez combinavam entre si os valores a serem fixados nas bombas.

    PM registra três assassinatos durante a noite e madrugada na Grande Natal

    Três homicídios foram registrados entre a noite da quinta (1) e madrugada desta sexta-feira (2) na Grande Natal. Segundo a Polícia Militar, os crimes aconteceram nas zonas Sul e Oeste da capital e no município de São Gonçalo do Amarante. Dois homens foram executados a tiros e um terceiro foi espancado até a morte a pauladas.
    O primeiro caso aconteceu no bairro Santo Antônio, em São Gonçalo do Amarante. A vítima foi identificada como Bruno Augusto Freitas Pereira da Silva, de 23 anos. Ainda de acordo com a PM, o jovem estava em frente de casa com a mãe dele quando dois homens em uma moto se aproximaram e efetuaram vários disparos. O rapaz morreu na hora. A polícia não sabe o que motivou o crime.
    O segundo homicídio aconteceu no bairro de Nova Descoberta, na Sul de Natal. Fábio Henrique Silva, de 26 anos, estava dentro de casa quando três homens encapuzados invadiram o local e o executaram. Segundo os familiares e a Polícia Militar, também não há informações sobre o que pode ter motivado o assassinato.
    O terceiro caso aconteceu na madrugada desta sexta no bairro Planalto, na zona Oeste. O corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado por volta das 2h na rua das Torres, com vários ferimentos na cabeça. De acordo com a PM, populares informaram que três homens tentaram assaltar um rapaz e durante a ação o mataram. Segundo legistas do Instituto Técnico-Científico de Polícia, os ferimentos foram causados por pauladas.
    Nos três casos, a polícia chegou a fazer diligências, mas ninguém foi preso. Os corpos foram encaminhados para a sede do Itep, no bairro da Ribeira, na Leste de Natal.

    Prorrogado: comerciantes de Santa Cruz têm agora até 30 de maio para renovar alvarás


    Comerciantes que ainda não renovaram seus alvarás ganharam mais uma chance. A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Tributação e Arrecadação, prorrogou o prazo para a renovação do “Alvará de Funcionamento” dos estabelecimentos comerciais de todos os gêneros. Os que precisam também do Alvará da Vigilância Sanitária devem tratar de renová-los 

    Segundo o secretário municipal de Tributação e Arrecadação, Cares Magno, não basta a empresa ter apenas o CNPJ, é preciso se cadastrar junto ao município, neste caso, os não cadastrados também deve procurar a secretaria para regularizar sua situação.

    O pagamento dos boletos emitidos pela secretaria municipal de Tributação e Arrecadação para as renovações dos alvarás podem ser efetuados na agência do Banco do Brasil e em seus correspondentes.

    Paróquia divulga programação religiosa oficial da Festa de Santa Rita de Cássia 2014

    Com o tema “Entre espinhos, floresceu a paz”, a Paróquia de Santa Rita de Cássia, que tem sede em Santa Cruz, está nos preparativos finais para a principal festa religiosa e social do Trairi, festa da padroeira de Santa Cruz: Santa Rita de Cássia.

    Nesta sexta-feira (2), a Paróquia lançou oficialmente a programação social dos festejos. São 10 dias de intensa programação, recebendo três Arcebispos da Arquidiocese de Natal, o atual Dom Jaime Vieira Rocha, e os eméritos, Dom Matias Patrício de Macedo e Dom Heitor Sales, além de diversos sacerdotes e religiosos da Igreja Arquidiocesana de Natal.

    A programação oficial é a seguinte:

    PROGRAMACAO RELIGIOSA - 2014
    Tema: “Entre espinhos, floresceu a paz”
    Lema: “Bem Aventurados os que promovem a paz” (Mt 3,9)

    DIA 13 – TERÇA-FEIRA
    05h – Alvorada
    7h – Missa de Nossa Senhora de Fátima (Matriz)
    12h – Oficio de Nossa Senhora
    18h – Carreata saindo do posto Apolo XI, acolhendo a imagem de Santa Rita de Ponta Negra.
    - Procissão dos Peregrinos, saindo da residência de Rosa e Januário.
    Hasteamento das bandeiras.
    19h – Novena
    Subtema: A paz edifica o Reino de Deus entre os homens. A exemplo de seus pais, Rita buscou edificar seu lar segundo o coração de Deus.       (Rm 14, 17-19).
    Presidente: Pe. Alcimário Pereira – Pároco de Ponta Negra (Natal)
    Noiteiros: Peregrinos de Santa Rita, Moto-taxistas, Motoristas, Câmara de Diretores Lojistas, Conselhos Pastoral e Administrativo da Paróquia
    Padrinhos dos Altar: Marcelino Menezes Dantas e Raimunda Marques Menezes Dantas (Mara)
    Padrinhos dos fogos: Francisco Pinheiro de Assis e Iraci Marques Pessoa.

    DIA 14 – QUARTA-FEIRA
    5h – Caminhada Penitencial saindo da Matriz.
    12 – Oficio de Nossa Senhora
    18h15min – Terço
    19h – Novena
    Subtema: A paz é dádiva de Cristo para aqueles que o seguem. Rita revestia-se de Cristo a cada passo e sabia que Deus sempre esperava dela o próximo passo.  Jo 20, 19-22
    Presidente: Pe. Gabriel – Administrador Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição - Serra Caiada.
    Noiteiros: Catequese da 1ª Eucaristia, Coroinhas, Infância Missionaria, Escoteiros, Pastoral do Batismo, PASCOM, Pastoral da Criança, Past. Carcerária, Santuário e PIA União de Santa Rita.
    Padrinhos dos fogos: Raimundo Fernandes Soares e Zuleide Guilherme Soares
    Madrinha do altar: Élcio Vagner Rodrigues de Souza e Ana Fabrícia de Araújo
    Francisco Pereira Cosme e Maria Cleide Souza de Araújo Silva.

    DIA 15 – QUINTA-FEIRA
    5h – Caminhada Penitencial
    12h – Oficio de Nossa Senhora
    18h15min - Terço
    19h – Novena
    SubTema: Jesus é a nossa paz. Rita enfrentou a violência e a discórdia em sua própria casa, mas, unida a Cristo, perseverante na oração, conseguiu aproximar o seu esposo cada vez mais de Jesus e restabelecer a paz e a harmonia em seu lar.             ( Ef 2, 14-22)
    Presidente: Pe. Flávio Herculano – Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação – Natal
    Noiteiros:  Secretaria de Ação Social, PETI, Projeto Cidadão do Amanhã, 3ª Idade, Grupos de Idosos, CRAS, Conselhos, SENAI, SEBRAE, CAPS Chiquita Bacana, CRA Navo Rodrigues, CRI Mons. Raimundo, NAPS, Clínicas e 5ª URSAP, Câmara Municipal de Santa Cruz.
    Padrinhos dos fogos: Ver. Samuel Palhares  e Alessandra Guedes– Ver. Josemar  Bezerra e Monalisa Venina
     Madrinhas do altar: Rosa de Lourdes Pereira Maia

    DIA 16 – SEXTA-FEIRA
    5h – Caminhada Penitencial
    12h – Oficio de Nossa Senhora
    18h15min – Terço
    19h – Novena
    Subtema: O perdão restaura a paz entre as pessoas. A experiência de Rita revela que o perdão faz mais por nós mesmos do que por aqueles a quem perdoamos, permitindo que o amor de Deus possa fluir continuamente em nossas vidas. (Mt 18, 21-22).
    Presidente: Pe. Edilson Nobre – Vigário Geral da Arquidiocese de Natal
    Noiteiros: Comunidades Rurais, Setores Missionários, Bairros: Paraíso, Alto do Cruzeiro, Cega Matilde, Conj. Côn. Monte, Maracujá, Aluísio Bezerra, Terra Firme, Miguel Pereira Maia, Alegre I, II e III, Residencial Alegre  3 x 1, Vila Nova, DNER, Barro Vermelho,  Cidades: São Bento do Trairi e Japi.
    Padrinhos dos fogos: Fábio Rodrigues Dias e Isabel Felipe Silva dias
    Madrinhas do altar: José Arimatéia de Medeiros e Eranilma Avelino Cardoso (VINTZ) e Marlon Pessoa e Ayana Caetano (UNIPLAN)

    DIA 17 – SÁBADO
    5h – Caminhada Penitencial
    10h – Missa do Agricultor – Matriz
    11h – Missa no Santuário
    12h – Oficio de Nossa Senhora
    18h15min – terço
    19h – Novena:
    Subtema: A unidade em Cristo gera a paz. Ao buscar entrar no convento, Rita não procurou fugir do mundo. Sua consagração a Deus era uma forma de ser bênção e instrumento de paz na vida dos outros. (Jo 17, 20-23).
    Presidente: Pe. José Nazareno – (Reitor do Seminário de São Pedro e Vig. Episcopal para o Clero)
    Noiteiros: Seminário de São Pedro, Religiosas, MOVAD, Vocacionados, Encontro de Casais com Cristo (ECC), Equipes de Nossa Senhora (ENS), Pastoral Familiar, Moto clubes, Grupos de Jovens, Jovens Shalon, Crismandos
    Padrinhos dos fogos: Dr. Sérgio Coimbra e Dra. Cíntia Coimbra
    Madrinhas do altar: Francisco de Assis Plácido e Terezinha Plácido

    DIA 18 – DOMINGO
    07h – Missa na Matriz
    10h – Missa dos Romeiros - Santuário
    12h – Oficio de Nossa Senhora
    18h15min – Terço
    19h – Novena:
    Subtema: Cristo é o Príncipe da paz. Rita sabia por onde andava porque seus olhos estavam voltados para a única e possível direção: Jesus. Ela trouxe em seu corpo a marca da presença e atuação de Deus em sua vida. (Is 9, 5-6)
    Presidente: Dom Heitor Sales – Arcebispo Emérito - Natal
    Noiteiros: Movimento da Mãe Rainha, Legião de Maria, Fraternidade discípulos da Mãe de Deus, Terço dos Homens, Apostolado da Oração, MECE, RCC, Pastoral da Liturgia, Pastoral da Acolhida, Secretarias de Cultura e Turismo.
    Padrinhos dos fogos: Jailson Melo e Marisa Helena
    Madrinhas do altar: Elias Estevam Damasceno e Clêudia Bezerra Pacheco

    DIA 19 – SEGUNDA-FEIRA
    05h – Caminhada Penitencial
    12h – Oficio de Nossa Senhora
    18h15min – Terço
    19h – Novena:
    Subtema: Cristo nos ensina a depor as armas e a violência. “Rita, nos passos de Jesus, apostou no projeto da vida e do perdão e disse não ao projeto da morte e do ódio.” (Mt 26, 47-54)
    Presidente: Pe. Valtair Lira – Chanceler e Pároco da Paróquia de São Camilo – Lagoa Nova - Natal
    Noiteiros: 7ª DIRED, IFRN, UFRN, UERN, APAE, Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais, Estaduais e particulares.
    Padrinhos dos fogos: Reinaldo Antônio Pereira Ramos e Suelma Rodrigues Freire Ramos
    Madrinhas do altar: Dr. Marcos Antônio Ferreira Lima e Ana Ruth Dantas de Sales Ferreira Lima

    DIA 20 – TERÇA-FEIRA
    5h – Caminhada Penitencial
    12h – Oficio de Nossa Senhora
    18h15min – Terço
    19h – Novena
    Subtema: A caridade, segundo o exemplo de Rita, nos leva a viver de joelhos diante de Deus e, ao mesmo tempo, a nos levantarmos como vidas transformadas e transformadoras. (: Lc 6,27-35)
    Presidente: Pe. Adelson Rodrigues – (Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Santo Antônio/RN)
    Noiteiros: Agricultores, Feirantes, Comerciantes, Indústrias, Sindicatos e Associações, Central do Cidadão, Clubes de Serviço de Santa Cruz, Secretária Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Finanças, Secretaria Municipal de Tributação, Secretarias Municipal de Administração e Planejamento, AVART, Vaqueiros, Secretaria Municipal de Saúde, Unidades Básicas de Saúde /Estratégia e saúde da família. Hospital Regional Aluísio Bezerra e Maternidade Universitária Ana Bezerra, Pastoral da Saúde.
    Padrinhos dos fogos: Sérgio Magno de Oliveira Freire e Margarete Cristina Ferreira Maia Freire
    Madrinhas do altar: Tarcísio Reinaldo e Sueli Crisanto Reinaldo – Dr. Ivanildo Ferreira Lima Filho e millena Sanneza de Lima Bulhões Ferreira

    DIA 21 – QUARTA-FEIRA
    5h – Caminhada Penitencial
    12h – Oficio de Nossa Senhora
    18h15min – Terço
    19h – Novena
    Subtema: Bem aventurados os que promovem a paz.  Quem, como Santa Rita, fez de si mesmo um instrumento de paz entre os homens, goza agora da plena e definitiva paz na eternidade. (Mt 5, 1-9)
    Presidente: Pe. Valdir Cândido (Pároco da Catedral – Natal e Ecônomo da Arquidiocese de Natal)
    Noiteiros: Santa-cruzenses Ausentes, visitantes, Viúvas, Pastoral do Dízimo e Past. da Coleta, Fórum Municipal, Polícias Militar e Civil, Correios, INSS, Rádio Santa Cruz am, Rádio Comunitária Santa Rita, Blogs, Grupos de Jovens, Jovens Shalon, Crismandos
    Padrinhos dos fogos: Dep. Estadual TOMBA
    Madrinhas do altar: Dra. Fernanda Costa – Prefeita Municipal

    DIA 22 – QUINTA-FEIRA
    7h – Missa no Santuário – Pe. Vicente Fernandes
    09h – Missa solene (Matriz) – Dom Matias – Arcebispo Emérito – Natal
    10h – Missa na praça dos Romeiros – Santuário – Pe. Jorge Alves (Vig. Paroquial)
    12h – Missa da coroa – Pe. Aerton Sales – (Pároco da Paróquia de São João Batista -  Arês)
    15h - Missa dos fieis devotos de Santa Rita – Dom Jaime Rocha – Arcebispo Metropolitano – Natal.
    16h – Procissão
    18h – Bênção do Santíssimo – Arreamento das bandeiras

    Em macas, mães lotam corredores de maternidade na zona Norte de Natal

    Com falta de vagas na enfermaria da maternidade do hospital Santa Catarina, na zona Norte de Natal, várias mulheres aguardam em macas nos corredores da unidade depois de darem a luz. O pós-parto no hospital chegou à sua lotação nesta quinta-feira (1º).

    Incêndio atinge estacionamento de shopping de Natal


    Um incêndio atingiu o shopping Midway Mall no início da tarde desta sexta-feira (2). De acordo com informações preliminares, a área atingida foi um local utilizado como depósito de papel e material reciclado, o que contribuiu para propagação das chamas. Não há informações sobre possíveis feridos, mas os acessos ao shopping foram bloqueados.

    De acordo com informações da assessoria do Midway Mall, a área atingida foi isolada rapidamente pela brigada de incêndio do local e também houve o acionamento do Corpo de Bombeiros para auxiliar no combate ao fogo. Os acessos ao estacionamento do shopping foram impedidos para o combate às chamas. A assessoria de comunicação do shopping afirmou que a situação estava controlada e, por volta das 15h, os bombeiros ainda faziam o trabalho de rescaldo do incêndio.